Aciturri and Crouzet assinam acordos de fornecimento para componentes do eVTOL

SINGAPURA – Feb. 20, 2024 – A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) selecionou dois novos fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A Aciturri será responsável pelo desenvolvimento e fabricação dos revestimentos e longarinas das asas, bem como as bordas de ataque e de fuga. A Crouzet fornecerá o controle do piloto, especificamente o joystick usado para controlar a aeronave em voo. Ambos os fornecedores assinaram acordos que contemplam o ciclo de vida da aeronave, incluindo a produção de protótipos, além do serviço e suporte operacional pós-venda.

“Enquanto avançamos com a produção do nosso primeiro protótipo, estamos fechando acordos de grande importância”, destaca Johann Bordais, CEO da Eve. “Nossa prioridade é estabelecer uma relação sólida com cada um dos nossos fornecedores. Nesse sentido, Aciturri e Crouzet, empresas notáveis pela excelência e pelo suporte dedicado, são parceiras com as quais temos grande expectativa de colaborar, visando o início das operações para 2026 em diante.”

A Aciturri possui uma extensa experiência no desenvolvimento de aeroestruturas para uma variedade de aeronaves. Sua especialização e competência em engenharia e na produção sustentável para o segmento de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) foram fatores decisivos para sua seleção como responsável pela fabricação da asa do eVTOL da Eve. Além disso, a Aciturri teve participação ativa na fundação da Clean Aviation – uma iniciativa público-privada na União Europeia que tem como objetivo o desenvolvimento de novas tecnologias aeronáuticas.

A Crouzet assumirá a fabricação e o fornecimento dos controles do piloto, mais especificamente o manche, para o eVTOL da Eve. Com mais de um século de experiência em manufatura, a empresa é reconhecida pela produção de componentes mecatrônicos de alta qualidade utilizados em diversas indústrias, com destaque para as indústrias aeroespacial e de transporte. O design ergonômico do manche do eVTOL será pensado para assegurar o conforto do piloto e oferecer uma resposta imediata aos seus comandos.

Os novos fornecedores se juntam à Garmin, Liebherr Aerospace e Intergalactic, que foram anunciados em outubro de 2023, e à Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, BAE Systems e DUC Hélices Propellers, cujas parcerias foram divulgadas no Paris Air Show do mesmo ano. Em janeiro deste ano, a Eve selecionou quatro nomes adicionais, incluindo Thales, Honeywell, RECARO Aircraft Seating e FACC.

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

Em julho, a Eve revelou que sua primeira fábrica de eVTOL será estabelecida na cidade de Taubaté, em São Paulo. A empresa iniciou a montagem do primeiro protótipo do eVTOL em escala real, que dará sequência à campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para as primeiras entregas e entrada em serviço em 2026.

Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de UAM em todo o mundo.

Siga a Eve no Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube: @EveAirMobility.

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

DIVULGAÇÃO: Eve Air Mobility

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Parabéns por mais um acordo. Ao mesmo tempo em que assegura redução de custos, também reduz riscos.

Palpiteiro

Uma pena não contratar empresas da cadeia brasileira, principalmente da área estrutural que temos várias empresas muito competentes.