O Bendix Central Air Data Computer (CADC) é um computador analógico usado por aviões de combate na década de 1950. Ele calculava a velocidade no ar, o número Mach e outros parâmetros importantes. Ken Shirriff fez a engenharia reversa de como o CADC realizava esses cálculos com pequenas engrenagens, diferenciais e cames.

A ideia básica é que cames com formato especial convertam valores em logaritmos. As engrenagens diferenciais somam e subtraem esses valores. Outras cames podem assumir exponenciais ou outras funções.

A “seção Mach” central calcula a pressão estática do registro, a taxa de pressão do registro, a pressão de impacto e o número Mach. Este diagrama mostra como os cálculos são realizados com diferenciais e cames.

Aqui está um close das engrenagens e diferenciais que realizam os cálculos.

As saídas do CADC são transmitidas eletricamente para outras partes da aeronave.

Dispositivos cilíndricos chamados sincronizadores convertem as rotações do eixo em sinais elétricos de 3 fios. Este diagrama mostra os sincronizadores e outros componentes dentro do CADC.

O CADC recebe pressões do tubo pitot da aeronave. Um problema é que o fluxo de ar sobre a aeronave distorce a leitura da pressão estática. A solução é aplicar um fator de correção de erro de pressão. Este fator é determinado pelo Compensador, uma unidade externa.

O Compensador utiliza um came 3D para gerar o fator de correção, enviado ao CADC como um sinal sincronizado. O CADC usa um servo loop para gerar uma rotação correspondente a esse fator e depois multiplica-o por um diferencial.

Uma placa amplificadora usa transistores e amplificadores magnéticos para acionar o motor que gira o eixo. Eles não usavam placa de circuito impresso, mas sim componentes soldados a pinos de metal. Aqui está o esquema em que foi feita engenharia reversa.

O CADC é um cilindro enfadonho visto de fora. Você não esperaria que uma incrível complexidade mecânica fosse encontrada lá dentro.

VÍDEO: Bendix Central Air Data Computer (CADC) em funcionamento

 

Leia o artigo completo sobre o CADC clicando aqui.

LEIA TAMBÉM:

O Computador Central de Dados Aéreos do F-14 foi o primeiro microprocessador do mundo

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Alguns otimistas dizem que no ano 3000 a engenharia brasileira deve alcançar esse nível.

Hertz

A engenharia brasileira não perde para ninguém. Quem está na idade da pedra são administradores, juristas, políticos e gestores, civis e militares.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O Brasil está involuindo justamente porque tem gente demais estudando humanas (Direito é humanas, apesar de não aceitarem) e fazendo do mimimi uma profissão. Tivesse mais engenheiros, matemáticos, físicos e químicos, nossa indústria seria mais capacitada, e nossas universidades também. MAS, para cada engenheiro, formam-se uns 5 bachareis em DIreito, e não tem país no mundo que resista a tanta gente preocupada demais com os direitos e de menos com as obrigações de um cidadão. E digo isso sendo advogado… a profissão é sublime do ponto de vista da proteção do cidadão, mas o excesso causado pelo boom das faculdades… Read more »

Mirade1969

Ainda bem que as pessoas tem o livre direito de escolher qual a melhor carreira a se seguir e não são só meros humanos que pensam que só as ciências exatas que deve ser levado em conta pois se fosse assim você não aprenderia nem a ler pois professores de letras são de humanas e não de exatas.

André Macedo

O tanto de engenheiro trabalhando de Uber contradiz totalmente sua [des]informação.

RPiletti

De todos os colegas de curso, e das demais
engenharias, que conheci na universidade não há UM atuando fora da profissão, sou formando de 2005, esse papo de “tanto eng. trabalhando de Uber” não cola…

Nilo

Isso é um comentário, triste, infeliz do pais que tem engenheiros de motorista de uber, ou que vão lavar pratos nos EUA para poder melhor viver.
A falta de tradição em investimentos em pesquisas, o custos elevados para emprestimos em novos negocios, …. Contudo vemos setores cartorias exlusivos cobrando forntunas, só um exemplo. Tenho 2 formações em Humanas, tenho maior respeito aos que possuem formação de Engenheiro e mais respeito se encontra um Engenheiro que apesar da formação, não tem vergonha em exercer uma função de uber para ganhar a vida honestamente.

Last edited 2 meses atrás by Nilo
Ander

Engenheiros mecânicos, elétricos, eletrônicos, aeronáuticos, químicos e de ciências da computação lendo essa sua mensagem e rindo.

Um Simples Brasileiro

Não se faz um país só com gente de “ciências brutas” meu caro…

Luciano

É justamente por declarações como essa que precisamos de mais pesquisadores de humanas, letras e artes (e especialmente historiadores)! A base do pensamento do ensino superior ocidental vem justamente em universidades…de humanas! Fora medicina, tradicionais universidades como as de Bolonha, Oxford e Paris (algumas das mais antigas), por exe, formavam pensadores em direito, teologia e filosofia! Ou seja, todo o desenvolvimento em ciências exatas e de saúde foi precedido pela estruturação de um pensamento lógico com as humanidades! Aliás, mesmo na antiguidade todos os grandes pensadores matemáticos eram também filósofos! Até hoje essas universidades são referências em formar profissionais de… Read more »

Pedro

Vi outro dia, e gostei:
(Referindo-se a pessoas da área técnica que minimizavam e depreciavam a filosofia):
“Pergunte a eles de onde vem o “Phd” dos seus títulos”… rsrs…

Santamariense

Para ti, e também para Luciano, Um Simples Brasileiro, André Macedo e Mirade1969, pergunto:
Onde, em qual parte do comentário dele, o FABIO disse que só precisamos de profissionais de Exatas?

Pedro

Olá Santa
Carma…
Eu não disse o que você disse que eu disse sobre o que ele disse…
Na verdade respondi ao Luciano, complementando a colocação “aliás mesmo na antiguidade todos os grandes pensadores eram filósofos “, eu apenas diria que “todos os grandes pensadores são filósofos, independentemente do “ramo”…”…
Ainda na verdade, eu concordo com as colocações do Fabio, principalmente considerando a porcentagem de bacharéis que passam no exame da OAB e tem condições de exercer a profissão.

Santamariense

Tá bem, Pedro. Entendido. Abraço.

Nilo

….precisamos de mais pesquisadores de humanas, letras e artes… já o temos, mais ainda?, então iremos precisar de mais leis trabalhistas de proteção das categorias, mais leis de proteção previdenciarios das categorias, mais leis Rouanet, precisamos de mais Micaretas, …rsrsrs

ln(0)

Sr. Luciano, acredito que o colega não desmerece a importância dessas áreas, mas o fato de que o país forma muito mais pessoas de humanas (por exemplo, advogados e sociólogos) do que o mercado consegue absorver. Por isso o que ele disse de de discurtir a exaustão o óbvio para defender a birra de algum grupo ou pessoa. No caso de humanas, temos uma multidão de advogados sendo formados (área de pretígio) e poucos professoras de história, geografia e português (ser professor não dá tanto prestígio). Mas para se desenvolver um país com uma industria robusta, capaz de gerar grande… Read more »

João Moita Jr

Anos atrás o Brasil abriu as portas para as ONGs, e foi inundado pelas mesmas. Esse, é o resultado.

Last edited 2 meses atrás by João Moita Jr
Santamariense

Exato! E grande parte do problema são as instituições com cursos EAD…tem cursos de graduação na área da saúde (Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, …) na modalidade EAD! Farmácia (minha profissão) em um curso tradicional (presencial), no mínimo 60% da carga horária composta por aulas práticas em laboratórios. Bioquímica, Farmacodinâmica, Química Analítica Quantitativa, Química Analítica Qualitativa, Farmacologia, Anatomia, Farmacotécnica e muitas outras disciplinas, tem grande parte da carga horária realizada em laboratórios. Sabe como o EAD faz essas aulas? Um ou dois finais de semana por mês os alunos se reúnem e fazem aulas práticas em laboratórios terceirizados. E isso não é… Read more »

Pedro

Tenho me envolvido com o EAD desde seus primórdios, antes mesmo de existir a internet, e toda essa cultura “informatizada”. Nunca acreditei no EAD. Apesar de ser vendido como uma panacéia moderna para o ensino e aprendizagem, nunca passou de uma forma de redução de custos, onde “professores” fingem ensinar, e “alunos” fingem aprender, recebendo ao fim um “certificado”. Na verdade até acredito no EAD, mas acho que ele só é útil e efetivo para pessoas que não precisam dele, aqueles autodidatas automotivados que realmente se interessam por um assunto e usam o EAD como uma ferramenta adicional para o… Read more »

Santamariense

Exato, Pedro. É bem por aí.

José de Souza

Que besteira…

Nilo

Está se referindo ao seu comentário? Claro.

Elias E. Vargas

O problema do Brasil é político, pois um governo que investe na ideolização nos cursos universitários, mas prima em não invistir pesado na educação fundamental, em português e matemática e na formação técnica de n´vel médio, para que tenhamos acadêmicos com base para a uniniversidade. Assim fizeram países que a 20 ou 30 anos eram mais atrazados que nós e hoje tem um IDH de causar inveja. Estagnamos, excato no agro-negócio que foi investido pesado por quem acreditou que seriamos o celeiro do muno. A tecnologia ve dos esportes e da defesa, pois para cada produto nessa área, uma centena… Read more »

Nilo

Ao bom cidadão, basta entender:
“Summum jus, summa injuria”

Horacio

Acredito que esse tenha um dos motivos do salto que a Coreia do Sul deu em menos de 40 anos .

Reinaldo

Sabe pq?? Há poucas vagas para engenheiros e, por isso, são mau remunerados. Triste o país q não ve que investir em tecnologia é a melhor alternativa..

Rinaldo Nery

Mal… mal#bem; mau#bom.

André

Concordo, mas com uma restrição “temporal”. A qualidade dos profissionais de todas engenharias caiu assustadoramente nos últimos 10 anos, fruto das filosofias de cotas e de que não pode “reprovar”.
Não digo que não existam ainda bons formandos, sempre vão existir, por que como eu digo, não é o professor que ensina, mas o aluno que aprende…

O problema é que o “segundo” e “terceiro” escalão de qualidade de formandos, aqueles que precisam de tudo mastigado, vem piorando vertiginosamente, baixando a média de forma gritante.

Frederick

Interessantes impressões, Fábio e André.
Fonte?

André

Ola Frederick, minha fonte é minha experiencia pessoal de vários colegas no ramo, já há mais de 35 anos trabalhando diretamente na indústria tanto em área operacional, projetos e R&D. Alias este fenômeno não está restrito ao Brasil.

Frederick

Sua opinião pessoal.
Entendi.

Ramses

Ele disse experiência, não opinião.

Pedro

Não opinião, experiência… No meu caso, com 14 anos, sem qualquer recurso, morando em um projeto de cidade no interior de minas e estudando em escola pública, junto com um colega montamos uma “régua de cálculo” básica e primitiva (usando papel logarítmico, que até hoje lembro a dificuldade para conseguir… Só vim a ter contato com uma “de verdade” anos mais tarde, no curso técnico, e assim mesmo emprestada para o curso…). Faça um teste: Vá a qualquer supermercado hoje, faça uma compra de R$ 37,50, e dê ao caixa R$ 52,50… Preste atenção na cara dele, antes de consultar… Read more »

Frederick

A discussão sobre ferramentas… É antiga e já superada.

Tenho uma coleção de ábacos em casa. Não ousava levar qualquer um deles para o trabalho. Não fazia sentido.

Last edited 2 meses atrás by Frederick
Pedro

Bom Dia
A discussão e a colocação não são bem sobre “ferramentas”, a menos que você considere o cérebro como uma…
(Aliás, pensando bem, eu considero…)

rosario

e vc acha que uma pessoa que passa em uma universidade por cota com uma nota menor que outra nao e a prova de que estao priorizando gente menos capacitadas para profissoes que deveriam ser exercidas por quem estao no topo por merito?sabes porque a raposa sai todos os dias a cacar seu alimento? e porque o seu pet nao? a raposa nao tem quem te alimente sem esforco nenhum tem que lutar pra sobreviver.enquanto existir bolsa familia e as cotas, o brasil vai continuar sendo o que e.

Maurício de Moura

Sou professor universitário e concordo com ele. Sinto no passar dos semestres a decadência dos alunos que chegam ao 5° período. Há os que lêm e não entendem e não sabem as operações básicas da matemática. São difíceis de lidar, têm somente direitos e nenhuma obrigação. Atuo em ensino há 40 anos.

José de Souza

Sou professor universitário e vejo garra e gana nesses estudantes, que falta, aliás, aos que sabem que vão trabalhar na empresa do papai…
Se o governo financia a educação é mais que justo que metade (apenas metade, senhores) das vagas seja para várias modalidades de cotas. E ah, mesmo nas cotas, são as maiores notas, dentro da faixa, no ENEM.

Frederick

Minha prática docente, em uma instituição bem complicadinha, deu-me outras percepções.

De modo que minhas experiências forjaram minha opinião. E não significa que ela seja o reflexo do todo. Explicando, por ocasião, a relação central entre ambas; opinião e experiência.

Mas nada disso tem aderência ao CADC, assunto da matéria. Deixemos para um café.

Last edited 2 meses atrás by Frederick
Mirade1969

Antigamente a universidade era só para uma elite, hoje ela é mais democrática. Estranho muito que há pessoas que as cotas não são só para reparar um erro histórico, racismo e discriminação social por gente que pensa que o lugar dele não pode ser ocupado por gente que não foi bem nascido quanto ele. Este tempo esta passando só que a pessoa não quer ver isso.

Rinaldo Nery

Ainda bem que agora é pra “todes”, né?

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Equilibrium

___________

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE PESSOAL A OUTRO COMENTARISTA.

MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilo

Desculpa srs. editores mais é um assunto importante. Que diz a todos ou a quase todos, mais fato importante histórico do país. Afinal não entendi o que tem a haver as cotas raciais (reparação histórica de período escravocrata, mal feita, do qual sou contra) com a referencia a “todes”, questão de genero. RESPOSTA DOS EDITORES: O COMENTÁRIO EM QUESTÃO GEROU UMA SÉRIE DE RESPOSTAS RACISTAS E PROPAGADORAS DE PRECONCEITOS, QUE FORAM DELETADAS, TENDO FICADO APENAS UMA APAGADA COMO AVISO A OUTROS QUE INSISTAM EM MUDAR O ASSUNTO PARA TEMAS FORA DA MATÉRIA E GERAR BRIGAS E ATAQUES PESSOAIS TOTALMENTE DESNECESSÁRIOS.… Read more »

Nilo

Obrigado aos editores e entendo e concordo. Desculpem, Mas na questão quanto, conforme dito “um apagado como exemplo” por ataque pessoal ou ofensivo. Mas o outro comentário logo acima do apagado, que gerou o comentário com ofensa pessoal, ainda permanece. Considerando que para servir de exemplo a falta apagada tem que ter o mesmo peso da que não foi. Sendo assim, então é presumivel constartar que a ofensa ou ataque mesmo que não pessoal ou não dirigida a todos, mas a um parte do todo e lá permanecendo, por meio deste veículo a ofensa não apagada permanece perpétua. A intenção… Read more »

Frederick

Um debate um tiquinho fora do tema – e bem polêmico-, mas que contribuo com minha opinião, caro confrade; ainda que dentro dessas vagas reservadas, nos cursos das universidades públicas, os selecionados são os mais aplicados indivíduos dos segmentos aos quais pertencem. Não escrevo “elite”, mas algo assim. E, nota rápida, cortam um dobrado para nivelarem-se às exigências acadêmicas da instituição, dadas as bases precárias que receberam em graus anteriores e a despeito de seus próprios ímpetos estudantis. Mas chegam lá. E é muito bonito de ver, porque a curva de aprendizado é quase uma reta aguda e tornam-se ávidos… Read more »

José de Souza

Exato o que vejo em minha sala de aula. A “experiência” e o “eu acho” não se sustentam a um olhar mais atento.

André

Caro José
Veja que seu comentário é baseado em sua experiencia. Logo faça uma análise lógica do mesmo…

Klesson Nascimento

Este sistema de cotas, em todas as suas matizes, é uma sofisticada ignorância criada por pessoas que não dão a mínima para elas. O maior programa social para um ser humano é o Estado fazer o seu trabalho, mas…

André

Caro Mirade1969, eu sou de 1968! Mas de qualquer forma estou falando de aspectos de qualidade técnica, a retórica sobre ser mais ou menos democrático eu deixo para o pessoal que gosta de resenha… Nos meus tempos de universidade nos idos do anos 80, tinha muita gente que não era elite nas universidades federais. Na verdade as elites em geral iam para as particulares… Quanto ao tempo passar e a pessoa não querer ver, bem te garanto que vejo, e minha constatação é a que já mencionei, a qualidade caiu muito… A tempo, o discurso melhorou bastante, mas discurso não… Read more »

André Bueno

Caro xará, também sou de 68 e corroboro seu discurso.

Santamariense

“… racismo e discriminação social por gente que pensa que o lugar dele não pode ser ocupado por gente que não foi bem nascido quanto ele. ”

Argumento recorrente é que não se embasa. Sabe por que? Porque esse problema não se resolve facilitando o ingresso nas universidades para pessoas dessas classes, etnias, etc. Se resolve melhorando a qualidade dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas, permitindo que esses alunos concorram em pé de igualdade com os outros. A maneira que é hoje, com as cotas, é como construir uma casa a partir do telhado.

rosario

nao e racismo e meritocracia.

Pedro

Apenas lembrando que não há uma “filosofia de cotas”, mas sim uma “política de cotas”…rs…

André

Grato Pedro! Esta correto!

Beatriz

Verdade! Sempre nos viramos, sendo engenheiros ou técnicos. Aqui é feito na unha e muito bem feito! Tá fácil, só lembrar Santos Dumont.

EduardoSP

Sei não. O que tem de obra viária mal projetada não está no gibi.
Até o Vietnã e a Costa Rica conseguem ter vias melhores do que as brasileiras.

Horacio

A Engenharia Brasileira perde para muitas outras ,falta R&D ,falta formação básica de exatas nas escolas ,sobra imposto,burocracia ,politicagem. Acho que você confundiu Engenharia com Engenheiros .

Gerson Carvalho

kkkkkkkkk

Underground

Cara, do jeito que a coisa vai, se em 2050 soubermos plantar banana, já será um grande avanço.

Paulo Sollo

A engenharia aeronáutica brasileira produz o avançado Wide Area Display do Gripen E, produz as aeronaves da Embraer com diversos componentes tecnológicos de desenvolvimento próprio, diversos sistemas para emprego naval e terrestre em diversas áreas.
Eu poderia citar vários exemplos mas vou apenas sugr que você faça uma pesquisa para conhecer mais a respeito.
Se ainda existe atraso em algumas áreas no Brasil isto acontece principalmente porque existem pessoas como você repletas de mentalidade derrotista e depreciativa.

Klesson Nascimento

Diga isto sobre você e suas capacidades cognitivas.
Se auto flagelar não é ser inteligente, mas…

AVISO DOS EDITORES: MANTENHAM A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA, SEM ATAQUES PESSOAIS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 2 meses atrás by Klesson Nascimento
João Moita Jr

A engenharia brasileira está aqui nos Estados Unidos. Pelos anos já conheci muitíssimos engenheiros aeronáuticos brasileiros super capacitados trabalhando na Boeing, Ratheon, etc. A resposta invariavelmente quando perguntava o porquê era; Ora, no Brasil não dá, né?

Abs

Mcruel

Exato João! Há desenvolvedores/programadores de softwares morando no Brasil, trabalhando on-line pra gringo e ganhando em USD/EUR. Não vão pra fora pois o que ganham de lá se multiplica por 5 aqui (câmbio). Se fosse um trabalho in loco, acredito que também sairiam do país.

Carlos Crispim

engenharia, física , matemática…nem hoje em plenop século 21 no Brasil não tem condições de fazer NADA disso, por isso o pessoal que ama os ToT$ deitam e rolam, pagamos o triplo por um avião de 3,5 geração, o preço de um de 5 geração, que daqui a alguns anos ninguém se lembrará de nada…E vamos levando…

Fawcett

Estudo de humanas é importante, mas num país que tem mais faculdades de direito que Europa e Estados Unidos somados fica clara uma certa anomalia existente no nosso sistema educacional.

Ander

Falou alguém de humanas que não sabe ao menos o q é um resistor ou muito menos um transistor.

AVISO DOS EDITORES: O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS NÃO É PALCO PARA DISCUSSÕES DO NÍVEL DE BRIGAS DE TORCIDAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Marcos

Ciência brasileira ta esperando sair um paper desse computador pra poder replicar a tecnologia e pegar uma verba do cnpq pra financiar uma pesquisa em cima. Quem sabe até pode sair mais um Doutor com suas teses magníficas que ninguem lê

Paulo Sollo

Parafernália genial.

Rodrigo Maçolla

É mesmo notavel parece até uma obra de arte, mais não é, é pura engenharia mecânica, eletrica, lógica, fisica, computação, entre outros….. Nesta época no Brasil não tinhamos condição para fabricar algo igual, Mais hoje não é mais necessário (aleas já a um bom tempo)… Mas o que penso mesmo quando vejo tais dispositivos antigos é como o ser humano é inteligente e capaz de resolver um problema e ou apontar soluções quando exigido. Por isso não duvido dos grandes feitos da antiguidade, das civilizações antigas, e também quanto de conhecimento deve ter se perdido…

Rafael Santos

E daí aqueles abobados do History Channel dizem que é tudo obra dos aliens. “Os teóricos dos antigos astronautas sugerem que sim”

João Moita Jr

Quando eu era adolescente, lembro quão bacana era o History Channel quando apenas era lançado, ainda na era que a TV a cabo só provia ao redor de 13 canais, e mais meia dúzia de premium channels. Infelizmente, como quase a totalidade da media aqui, se tornou lixo.

Last edited 2 meses atrás by João Moita Jr
Mcruel

João… já assistiu o Smithsonian Channel ? Muuuito bom! Tem a série “Air Warriors” que conta a história de diversos aviões, etc. Se não viu, fica a dica!

Blits157

Também penso assim, imagino como seria a humanidade hoje em dia se as grandes bibliotecas da antiguidade não tivessem sido destruídas…

Last edited 2 meses atrás by Blits157
Pedro

Na verdade, quando leio alguns comentários aqui não sei se fico com pena ou com raiva dessa turma ______ _________ _________ garantem e juram de pés juntos que o homem não foi a lua, e alegam que “naquela época não havia tecnologia para isso”… Essa turma acostumada com giga e terabytes de memória, processadores multicore operando em GigaHertz, e convivendo diariamente com “milagres” tecnológicos, sem a mínima idéia de como tudo isso funciona e como foi criado, nem imaginam o que é possível fazer com 4 Kb de ram, 73KB de rom (ambas construídas com núcleos magnéticos), e com uma… Read more »

Rafael dos Santa

Começam duvidando do programa Apollo e acabam na Terra Plana, depois de fazer “pesquisas” em canais do submundo do YouTube. É como com as drogas, as mais leves levam para as mais pesadas.

Rafael dos Santa

E com esta sua postagem me lembrei do primeiro sistema de fly-by-wire digital que a Nasa testou em.um F8 Crusader, adaptando este computador do programa Apollo no avião.

Pedro

Peço desculpas se ofendi alguém, mesmo que os tais “termos ofensivos” não tenham sido dirigidos a qualquer um em particular, e apenas se referissem a nossa realidade cotidiana, não necessariamente apenas aqui ao site…

Hhhh

Hoje essa tecnologia é basicamente básica na aviação em geral. O Brasil é capaz de criar por engenharia reversa, temos até tecnologias melhores do que essa. Só fico na dúvida se o br seria capaz de criar uma máquina de ressonância magnética do zero ..

Angelo

Excelente, mais uma obra de arte da sabedoria humana , quando bem utilizada e focada rende grandes frutos , descobertas, etc…
Será que o B52 tinha mais de um para ter redundância?

Fagundes

Os caras não perdem tempo, o transistor tinha sido descoberto a pouco tempo e já estava sendo aplicado de maneira prática. Observo também a forma formidável a minuaturização para época e como se comunica com os periféricos, os giroscópios, que mostravam informações para o piloto.

Frederick

As publicações do Shirriff são sempre entusiasmantes. Vale acompanha-lo.
Excelente sugestão aos leitores, Poder Aéreo.

LucianoSR71

Um dos maiores feitos tecnológicos alcançados durante a 2ªGM é também um dos menos conhecidos e valorizados: o projétil c/ espoleta de detonação por proximidade. Conseguir miniaturização e resistência dos componentes a brutal aceleração do disparo c/ as limitações tecnológicas da época e ainda produzir uma quantidade absurda é algo realmente incrível. Tem um vídeo que explica bem isso, vou postar abaixo e ver se não fica retido, p/ quem gosta de ciência e história é um prato cheio.

LucianoSR71
LucianoSR71

Como eu temia, o link do vídeo ficou retido, quem quiser ver é só pesquisar no YT o título é “The Secret Invention That Changed World War 2”

AVISO DOS EDITORES: O COMENTÁRIO FOI LIBERADO.

LucianoSR71

Obrigado pela liberação.

Sergio

Imaginar que em pleno 2024 o quinto maior país da terra não tem capacidade de fazer nada nem próximo disso.

Desanima.

Frederick

Bem, particularmente fico feliz que os cientistas desta nação não desperdiçam recursos desenvolvendo aviônicos mecânicos obsoletos.

Rinaldo Nery

Kkkkkkk.

Pedro

“Quem não conhece a história está fadado a repeti-la”

Vale também para a ciência e para a tecnologia…

Alexandre Galante

Sergio, depois da invenção do computador digital, os calculadores analógicos ficaram obsoletos. O F-14 Tomcat foi o primeiro a ter um CADC digital:

https://www.aereo.jor.br/2023/08/28/o-computador-central-de-dados-aereos-do-f-14-foi-o-primeiro-microprocessador-do-mundo/

Orivaldo

Fico triste em saber que não estarei presente para ver o que teremos em 74 anos futuros !!

Um Simples Brasileiro

Impressionante!

Luccas Enzo Kauê

_____
_____
É de desconhecimento tremendo, existem centros de incentivo como Porto Futuro em Recife, que desperta nos jovens a possibilidade de os mesmos seguirem carreira nas Ciências e Tecnologias.
O ITA e outros centros de formação, o sucesso do KC 390 da Embraer o que temos de mais atual.
Vocês poucos estão ______
_______

COMENTÁRIO EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Clésio Luiz

A parte eletrônica de aeronaves de combate nessa época é bonito de ler a respeito, mas era bastante problemática. Toda a frota de aeronaves da USAF dessa época tiveram sérios problemas nos aviônicos, piorando a medida que se tornavam mais sofisticados.

A disponibilidade na linha de frente era tão baixa, que apenas massivas modificações resolveram em parte os problemas, com alguns modelos só atingindo um bom nível de operacionalidade já bem dentro da década de 1960.

Jorge

Há diversos comentários falando a realidade do nosso país. Mas uma coisa é fato, a qualidade do ensino caiu muito, isso em todas as esfera e níveis. Agregando a isso encontramos políticos que têm como objetivo principal o poder e a vingança, como se vivessem numa eterna guerra. Com essas atitudes e a degradação da educação, fica difícil enxergar um progresso.

Nilton L Junior

Quem sabe a próxima geração de caças incorpore alguns sistemas analógicos para se proteger dos sistema de interferência.

Nino

Libro que na época da guerra fria os soviéticos desenvolveram válvulas termiônicas miniaturizadas em suas aeronaves para evitar interferências do PEM.

Nilton L Junior

Olha só, não sabia disso.