F-16 e piloto ucraniano: as marcações na aeronave foram feitas em Photoshop

Os pilotos ucranianos que treinam nos F-16 dos EUA estão “muito impressionados” com os caças, disse uma reportagem

Os pilotos ucranianos estão “muito impressionados” com os caças F-16 dos EUA, informou o Voice da America ucraniano.

Um piloto que usava o indicativo de chamada “Phantom” disse em entrevista ao veículo que os pilotos ucranianos que treinavam nos caças multifuncionais nos EUA e na Europa elogiaram a aeronave.

“Nossos pilotos estão muito impressionados”, disse ele. “Este avião simplesmente superou suas expectativas. Mesmo com a quantidade de informações que receberam durante o treinamento, eles já veem grandes perspectivas e um grande potencial de como esta aeronave ajudará nossa Força Aérea”.

E você pode imaginar que há informações que eles ainda não aprenderam, que ainda não lhes deram, sobre o que mais esta aeronave pode ser capaz.”

Mas “Phantom” acrescentou que o retreinamento de pilotos em aeronaves avançadas apresentava certos desafios, já que muitos estavam acostumados a voar em antigos Su-27 e MiG-29 de fabricação russa.

O Secretário de Imprensa do Pentágono, brigadeiro-general Pat Ryder da Força Aérea anunciou em agosto que os EUA começariam a treinar pilotos ucranianos nos jatos F-16 “em apoio ao esforço internacional para desenvolver e fortalecer as defesas de longo prazo da Ucrânia”.

Os EUA começaram a treinar pilotos ucranianos em outubro, enquanto a Força Aérea Real britânica começou em agosto, colocando os pilotos em aulas de voo e de inglês antes de um primeiro grupo iniciar o treinamento específico do F-16 na Dinamarca, em dezembro.

Grant Shapps, secretário de Defesa do Reino Unido, disse num comunicado de imprensa na altura que, embora a Ucrânia tivesse sido “vulnerável” aos ataques aéreos russos durante as fases iniciais do conflito, “as suas Forças Armadas são agora capazes de interceptar e destruir a esmagadora maioria de munições recebidas” graças aos apoiantes internacionais que fornecem ajuda para as suas defesas aéreas.

 

“Juntos, estamos agora indo mais longe, garantindo que a Ucrânia tenha uma força aérea moderna no futuro, formada em torno do caça F-16 de quarta geração altamente capaz”, acrescentou.

O Ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, disse: “A Ucrânia valoriza muito o treinamento de pilotos que o Reino Unido e outros parceiros estão oferecendo”, acrescentando que forneceu um “programa rápido e eficaz para equipar os pilotos ucranianos com as habilidades necessárias na guerra contra a Rússia”.

Ainda demorarão vários meses até que entrem em ação contra as forças russas, disse um porta-voz da Força Aérea Ucraniana.

A Holanda, a Dinamarca e a Noruega estão oferecendo até 60 caças F-16 à Ucrânia, informou o The Telegraph.

De acordo com o site da Força Aérea dos EUA, o F-16 Fighting Falcon “é um caça compacto e multifuncional” usado tanto em combate ar-ar quanto ar-superfície.

A aeronave de 15 metros de comprimento pode transportar duas bombas de 2.000 libras, dois mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder, dois mísseis ar-ar avançados de médio alcance AIM-120 e dois tanques de combustível externos de 2.400 libras. Também é equipado com um canhão multicano M-61A1 de 20 mm.

Acrescenta que pode voar mais de 500 milhas ao conduzir operações ar-superfície.

Mas o think tank do Atlantic Council expressou dúvidas numa matéria de Agosto de que o caça provaria ser um divisor de águas na guerra, já que os sistemas de mísseis terra-ar S-400 da Rússia provavelmente representariam uma séria ameaça para todos os jatos ucranianos e forçá-los a voar em altitudes mais baixas, colocando-os em desvantagem.

Apesar disso, observou que “o esforço despendido na formação de pilotos, tripulações de terra e logísticos ucranianos para operar e manter estas aeronaves terá valor a longo prazo”.

FONTE: Business Insider

VÍDEO: Combate BVR passo a passo e tutorial no F-16C Viper no simulador DCS

Subscribe
Notify of
guest

137 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
profyler

É um belo pássaro, mas não mudará o destino da guerra. Preferiria que tivessem recebido mais artilharia e misseis de maior alcance.

Bosco

Não sei não!
Na invasão do Afeganistão pela URSS um míssil de 10 kg mudou o destino da guerra.

Bosco

E novamente contra a Rússia em 2022 o mesmo míssil de 40 anos atrás e um míssil mais novo, dessa vez de 12 kg , mudou (ou ajudou muito a mudar) o destino da guerra.
Fôssemos nos basear nos comentários dos mais entusiasmados nos dias que antecederam a 24 de fevereiro de 2022 e não fossem esses “brinquedos” o Putin já teria Portugal como território tampão contra os EUA.

ElBryan

Lembro que, em um desses treinamentos, os militares choravam ao se despedir dos pilotos ucranianos. A sensação que tive ao ver essas cenas é que eles sentiam que seria um adeus definitivo. É estranho que essa guerra continue sem sequer tentarem uma solução. Daqui a algum tempo, a população masculina da Ucrânia poderá ser reduzida a níveis semelhantes aos do Paraguai durante a Guerra contra a Tríplice Aliança. Ontem, assisti a um vídeo de um soldado ucraniano com síndrome de Down. É realmente perturbador o que estão fazendo com esse povo.

Bernardo

sim, vai acabar a população masculina de um país que só manda homens a partir dos 27 anos pro serviço militar (agora, nesse exato momento, durante a guerra).

________
________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

ElBryan

Eu disse reduzir, você disse acabar. Tem dificuldade de interpretação? Em nada seu argumento rebate o que eu disse. A faixa etária entre 15 e 24 anos já era baixa antes da guerra, cerca de 2.156.338 (9,57%). E por lá, o congresso já quer reduzir a idade para convocação obrigatória por conta do baixo contingente. No entanto, eles sabem que fazer isso representa um risco para o futuro do país, daí a resistência quanto à idade. Agora se você acha que não terá efeito essa mortandade, espere para ver até o final.

Carlos I

Por curiosidade quantos russos estavam nesta condição? Se considerarmos a diáspora dos russos que fugiram da guerra, mortos e feridos eles não estão em situação melhor não.

Marcos Silva

Não se preocupe com isso. Muitos soldados ao redor do mundo vão se juntar à Ucrania na luta contra os porcos invasores.

Marco Aurélio

Hoje a mídia noticiou que os mercenários colombianos que estavam na Ucrânia, fugiram de suas posições quando foram alvos dos drones russos. Imagina quando sentirem a força devastadora de um reles míssil??

Sagaz

Ucranianos e russos…

deadeye

Mudar o que;? A Rússia está perdendo mesmo. Atingiram algum objetivo estratégico? não

Mirade1969

Atingiu sim, a Ucrânia não conseguiu retomar os seus territórios perdidos e dia após dia perde muitos soldados em maior numero que a Rússia, sendo assim a Rússia está conseguindo seus objetivos.

Renato B.

O conceito de “perdas aceitáveis” do Putin é maior do que o do ocidente. Então ele está em vantagem.

deadeye

Me avisem quando Kiev cair, e a UE congelar

Marialva

” em maior número que a Ruzzia … ” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Marco Aurélio

Não tem uma semana que não ouço essa frase: “A Rússia está perdendo!” Pelo tempo os ucranianos devem esrae às portas de Moscou!!

ElBryan

Propaganda é a alma da guerra.

Orivaldo
Last edited 2 meses atrás by Orivaldo
Leonardo Bastos

Pensei exatamente a mesma coisa….!! Kkkk

Paulo Sollo

Obviamente que o “Phantom” de Kiev faria parte da primeira turma de pilotos a serem capacitados no F-16, rs… E não há dúvidas que será um salto de capacidades em relação a jatos da era soviética. Porém como já foi alertado por oficiais dos eua, nem o F-16 ou qualquer outra plataforma serão capazes de promover um milagre e como se sabe a restrição a nível de atuação continuará porque quem tem o domínio dos céus nesta guerra é a grande quantidade de defesas AA de vários alcances operadas por ambos os lados. Vamos lembrar que logo no início da… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Paulo Sollo
Felipe M.

Portanto a principal função destes jatos será a de lançamento de mísseis de cruzeiro a distâncias seguras.”
Que é exatamente a principal função dos caças russos no conflito…

Jaum

Foi fogo amigo colega. Um S-300 ucraniano derrubou aquele Su-27

Last edited 2 meses atrás by Jaum
Satyricon

“a principal função destes jatos será a de lançamento de mísseis de cruzeiro a distâncias seguras”.
Será uma delas. Mas a principal, a meu ver, será caçar a defesa anti-aérea russa, fazendo -a recuar. O míssil Harm, já fornecido à Ucrânia, é integrado ao sistema de combate desse jato e, junto ao seu radar, dificultará bastante o trabalho da aa russa.

Willber Rodrigues

Bom, os caras estavam acostumados com Mig-21 e outros da mesma época, certo?
É a mesma voisa de um fabiano acostumado a F-5, pilotando Gripen.

Groosp

Voam Su-27, MiG-29, Su-24 e Su-25.

Mirade1969

MiG 21, 23 e 27 já tinham sido dado baixa no tempo da URSS.

Eromaster

Será que a Ucrânia vai ter lugar para operar esses caças dentro do país deles sem serem destruído pelos russos? Acho difícil.

Diego

Vao sim pois ja opera outros modelos de aeronaves

Eromaster

Operam tanto que eles não tem mais caças. Tiveram que recorrer ao F-16, a Rússia destruiu todos os caças que a Ucrânia tinha.

Acredito que esses F-16 serão destruídos também como os outros. Não há lugar seguro para F-16 dentro da Ucrânia.

Marco Aurélio

E tem mais, chegaram a cogitar desses F-16 ficarem estacionados na vizinha Polônia. E Putin mandou a letra que vai considerar como alvo legítimo! Resultado, não tocaram mais no assunto!

Bosco

Com a ISTAR russa funcionando como o Mister Magoo não tem problema não.
Basicamente a ISTAR russa funciona a base de “informantes”.

Groosp

A Rússia está lançando vários satélites de reconhecimento, diminuindo o intervalo entre as passagens. Tem até um modelo com um radar SAR.

Fabio Araujo

A diferença é a diferença entre os caças mais antigos de 4ª geração sem upgrade e de caças de 4ª geração com upgrade para a 4ª geração + já com maior poder computacional, aviônicos modernos e armas mais avançadas e imagina se tivessem acesso aos F-16 V de 4ª geração ++?

Maurício.

A Ucrânia chegou a modernizar um número de Mig-29 antes da guerra, só não sei a quantidade.

comment image

Ramon Grigio

Um piloto ucraniano deu a entender que tanto esses Mig quanto alguns fornecidos para reposição receberam basicamente melhorias na aviônica (interface homem-máquina). Seu sistema de armas teria permanecido inalterado, com o radar n-010 e o R-27 como arma principal.
Este usou o adjetivo “same old, same old”, referindo-se que, em capacidade ar-ar, era basicamente o mesmo avião.

Rinaldo Nery

Agora vai!

Bosco

Como já disse antes, sem poder atacar o coração do inimigo nem o B-2 resolveria.
Esse caça só vai por mais um prego na reputação e na confiança do ditador e sabemos que ditadores não podem se dar ao luxo de mostrar fraqueza.
Como se diz na gíria , a batata do Putin tá assando e o F-16 só vai colocar mais uns gravetos na fogueira.

Felipe M.

“a batata do Putin tá assando” Sei não. Internamente, me parece que o aparato implementado tem sido mais do que suficiente para manter a força política de Putin. Com exceção dos danos comerciais e geopolíticos à Rússia, me parece que Putin “vencerá” mais uma eleição, com bastante tranquilidade, e continuará fazendo o que sempre fez. Creio que os efeitos a serem sentidos virão no longo prazo, com a perda de mercados importantes e a dependência cada vez mais umbilical da China e de outros aliados mais pontuais (Índia, Irã, CN etc). Fato é que a outrora grandiosa Rússia, que sempre… Read more »

Bosco

Regimes fechados como o da Rússia não são passíveis de previsões baseadas na observação dos acontecimentos.
Há mais forças ocultas atuando no cenário do que essas mesmas forças que atuam nas democracias verdadeiras e disfarçadas.
Se o Putin for derrubado será um acontecimento abrupto , “inesperado” e completamente contra intuitivo.
Diferente de Hitler o Putin tem menos controle do ambiente interno do que gostaria e claramente está pisando em ovos e sem meios de desfazer a lambança que fez que só o deixa com uma direção a seguir que é a do fracasso.

Groosp

É isso aí, ele teve que acabar com o Grupo Wagner que era uma unidade militar respeitada até no ocidente e agora bloqueou a candidatura de um sujeito até então desconhecido. Os ovos parecem terem cascas especialmente finas.

Fabio Araujo

Acho que a maior ameaça para Putin não é externa, mas sim interna, na Rússia governantes que demonstram fraquezas podem terminar perdendo o poder e esse é um dos grandes receios da OTAN o Putin se enfraquecer cair e entrar um doido imprevisível no lugar! A OTAN quer salvar a Ucrânia mas sem uma derrota humilhante para o Putin, se possível uma paz negociada, coisa que nesse momento é difícil de ocorrer.

Leonardo Bastos

Que eu saiba a popularidade do “ditador” anda nas alturas. Já no países do OTANISTÃO a rejeição dos governantes só não é maior do que a do próprio Zé Lensque…

Bosco

Ainda bem então que a popularidade do Putin está alta porque diferente do “Otanistão” lá na Rússia não há mecanismos para promover a alternância do poder.

Mirade1969

Nos Eua também e o bi partidarismo que dura séculos e sendo sempre a mesma coisa com partidos que mais se parecem um país monopartidario.O EUA são sempre de direita nunca nem de longe de centro ou esquerda não é a toa que o país explora outros pelo mundo com sua ideologia e imperialismo que se traduz em muitos conflitos por causa de seus interesses nas riquezas alheias diga-se petróleo por exemplo.

LUIZ

Nos EUA os bonecos ventrículos azuis e vermelhos alternam no poder pela escolha dos delegados de cada estado. É uma bela de uma democracia governada pelo complexo industrial militar.

Bernardo

a rejeição do Zelenskyy só é alta nas pesquisas da TASS. A aprovação dele ainda é maior que praticamente qualquer líder de lá até o Havaí, com exceção de El Salvador e Uganda. El Salvador em 90% ou mais e Uganda nao me lembro agora. Mas a do Zelensky gira em torno de 60-70% de aprovação. Não aquela frescura de “bom, ótimo, regular, ruim, péssimo”. aprova ou desaprova. Já foi maior, sim. 90%. Mas 2 anos de guerra nas costas é uma pik*. e putin nao é “ditador” é ditador sem aspas. a popularidade dele também caiu, mas continua alta.… Read more »

Santamariense

Quando tu coloca a palavra ditador entre aspas é por que tu acredita que putin não seja um ditador?? É sério isso?? E essa aprovação dele é medida como?? Pelo “IBOPE” russo?? Ora, meu caro, por favor!! Aqui você debate com pessoas adultas. Não tem como imaginar que você, em sã consciência, acredite no que escreve.

Leonardo Bastos

Existem diversas formas de medir a popularidade. Sugiro uma busca na Internet. No mais, estou aguardando sua definição de ditadura e democracia…

Santamariense

Eu prefiro a pior das democracias antes da melhor das ditaduras. Que busca na internet? Quem vai lá perguntar para os russos o que eles acham do ditador deles? Ora, tenha um mínimo de lógica! Se tu acredita numa eleição presidencial limpa e isenta na rússia, não há como debater contigo.

Mirade1969

O povo russo acredita em lideres fortes o que é isso que Putin simboliza para eles, tem se também uma desconfiança principalmente no ocidente não sem razão pois é sabido que os EUA não são de confiança principalmente por causa dos eventos após o fim da guerra fria. Eles se guiam pelo que é bom para eles e neste caso Putin restabeleceu um certo orgulho pois com ele o país cresceu e se tornou novamente um player mundial. Por isso por mais que se queira uma democracia modelo americano isso nunca vai ocorrer na Rússia.

Leonardo Bastos

Lógica…?? Fico surpreso que alguém que não consegue interpretar e responder um texto adequadamente possa saber o que é isso…

Santamariense

Interpretação de texto? Te proponho um desafio de interpretação de texto em qualquer lugar, dia e hora! Seu questionamento sobre as definições de democracia e ditadura são um subterfúgio usado por ti para relativizar a indecência da manipulação da informação, política e opinião por parte do ditador pseudo-eleito do kremlin. Um exemplo daquilo que tu chama de democracia: Alexei Navalny …

Plinio Jr

A popularidade do ditador é alta somente aqui … com aqueles que não vivem a realidade com ele

Orivaldo

Todo ditador tem a popularidade nas alturas. Ainda mais a Resposta seja só sim ele é bom kkkkk

José Luís

A torcida vai a loucura kkkkk

Last edited 2 meses atrás by José Luís
Willber Rodrigues

O problema é:
E se não for?
E se o F-16, assim como o Abrams, o HIMARS, o Javelin e Challenger, não mudar o cenário?
E agora?

Rinaldo Nery

Não vai mudar cenário nenhum. Sentem à mesa e acabem com essa sandice. Até o ex cmt das FFAA ucranianas concorda. Fosse o Trump nos EUA essa guerra já teria acabado. Mas ele vai retornar.

Giora Epstein

Trump quer acabar a guerra forçando os ucranianos a darem o que os russos querem….

Já vimos esse filme em 1938 e não terminou bem, por que terminaria agora?

Rinaldo Nery

O grupo Blackrock tá adorando esse conflito…

No One

_____

COMENTÁRIO APAGADO.
MANTENHA O RESPEITO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.
VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO ANTES.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

No One

____

COMENTÁRIO APAGADO POR ATAQUE PESSOAL E POR USAR O ESPAÇO PARA PROSELITISMO POLÍTICO.

VOCÊ NÃO TEM A DESCULPA DE DESCONHECER AVISOS ANTERIORES PARA LER E SEGUIR AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 2 meses atrás by No One
Rinaldo Nery

Vai pesquisar de quem o Blackrock é dono, amigo. ______________

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO DEVOLVA OFENSAS PESSOAIS PARA NÃO ESCALAR AS BRIGAS, AGUARDE A INTERVENÇÃO DOS EDITORES QUANDO NECESSÁRIO, POIS OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO MODERADOS EM TEMPO REAL.

O COMENTARISTA QUE LHE ATACOU FOI ADVERTIDO E TEVE SEUS COMENTÁRIOS APAGADOS AGORA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 2 meses atrás by Rinaldo Nery
Leonardo Bastos

“Quem vive de passado é Museu…”

Giora Epstein

EDITADO:
Comentário repetido.

Bernardo

cara, o dinheiro dos EUA ainda tá lá sendo discutido. a europa entrou pra cobrir (a ALEMANHA que demora QUINZE ANOS pra construir navio abriu a mao). a ucrania sofreria bastante sem o apoio dos EUA, mas a guerra se sustentaria só com o apoio da europa. principalmente pq ngm conta que tem um primo com um trilhao 700 e tantos bilhoes (de dolares) so de reserva rendendo que nao tira um p*to réis do bolso (como se dizia antigamente). com uma população de, sei lá, 5 milhão de nego. sem contar o PIB, só de reserva. era 1 trilhao… Read more »

Santamariense

Teria acabado, não duvido. Mas, em quais termos? Com a Ucrânia fatiada?

Groosp

O HIMARS e o Javelin mudaram o cenário.

Willber Rodrigues

Que cenário é esse que “mudou”, e os russos continuam plantados na Criméia e no território ucraniano que ainda estavam a meses?

Groosp

Os Himars forçaram os russos a pulverizar os depósitos de munição e centros de comando, deixando-os menos eficientes. Os poucos ATCMS obrigaram os russos a utilizarem bases aéreas mais distantes, aumentando o tempo de resposta da aviação, principalmente dos Ka-52 que se mostraram muito eficientes na conta ofensiva ucraniana do ano passado. Os Javelins destruíram muitos tanques e foram muito importantes na defesa de Kiev.

Willber Rodrigues

Não nego que essas armas foram um duro golpe nos russos, e os obrigaram a se readaptarem.
Mas a pergunta continua: como “mudou”, se os russos continuam na Criméia e nos território em que eles já estavam?
Ou vão me dizer que o principal objetivo não era tirar os russos da Criméia?

Bosco

Só acaba quando termina. Ainda não terminou.

Maurício.

Só um detalhe, não dá para colocar só na conta do Javelin todos aqueles tanques e blindados russos destruídos. A Ucrânia recebeu muita coisa, várias versões de RPG, Carl Gustaf, AT-4, M141, M72, C-90, Panzerfaust 3, RGW90 matador, TOW, alcotan 100, NLAW e o próprio Stugna P ucrâniano, entre outros. Ou seja, dizer que o Javelin mudou o cenário é um erro, já que não dá para saber quantos tanques e blindados ele destruiu sozinho.

cerberosph

Quem vai entrar em combate primeiro, o Abrams ou o f16?

Santamariense

Não sei de onde vocês tiram essa ideia de que um equipamento específico pode mudar o quadro de uma guerra.

Talisson

Uma legião de fãns da Ucrânia/OTAN dizia isso a cada chegada de material, em especial Himars e M777. Canais com milhões de seguidores impulsionavam opiniões desse tipo

Santamariense

Eu não assisto canais com milhões de seguidores. Aliás, “seguidores” é um dos termos mais sem noção que existem atualmente. Eu leio jornais, assisto noticiários e leio notícias de fóruns. Canais como os que existem aos montes no YouTube são, em sua maioria, apenas desinformação. Leio, assisto e ouço de várias fontes a formo minha opinião. Não “sigo” ninguém. Ser seguidor e ter seguidores são um exemplo da sociedade de hoje … as pessoas têm uma necessidade doentia de ter aprovação em redes sociais. Aliás, outra excrescência são os ditos ‘influenciadores”. Quem é alguém para influenciar milhões de seguidores? Onde,… Read more »

MMerlin

De acordo Santamariense.
As redes sociais e os “influenciadores” são a demonstração mais clara de como nosso sociedade está voltada para o excesso de ego, grandemente alimentado pelo número de seguidores e likes.
Incrível a dependência que a sociedade atual (e não apenas uma geração) tem dessa necessidade de aprovação.

Bosco

Eles sabem que não mas fazem trabalho de formiguinha como colaboração ao esforço de guerra russo como forma de tentar minar o apoio popular ao fornecimento de armas à Ucrânia de modo a fragilizá-la.
O SVR agradece!

Santamariense

Pois é, Bosco. Exatamente isso.

Fabio Araujo

As armas ocidentais mudaram o cenário da guerra aumentando o equilíbrio, os russos ainda continuam tendo mais blindados e artilharia, mas a qualidade do armamento ocidental equilibrou as coisas pois tanto os blindados ocidentais quanto a artilharia ocidental tem maior alcance e maior precisão que os similares russos.

JHF

Tanto bla bla bla patrocinado pode estragar o resultado real da entrada dos velhos F16 no TO. Eu aguardo a entrada dos Abrams perto do front e una 4 meses de uso do F16 para ver qual a realidade.

Bosco

E pela entrada do Armata e do Su-57? Tá ansioso também?

Felipe M.

Esses já entraram no TO.
Teatro Orquestral em Moscou.

Orivaldo

Os Armatas serão Utilizados para o desfile, em Lisboa

Rodrigo

Desculpe esses somente versão desfile ainda…versão combate é só maquete..teremos que aguardar uns 8 anos.

Matheus

Editores, a primeira foto claramente é um photoshop.

Alexandre Galante

Está na legenda

Leandro Costa

*** facepalm ***

Leia a legenda da foto…

Renato Garcia

O engraçado dessa matéria é que o próprio Pentágono afirmou em entrevista coletiva que não havia nenhum piloto ucraniano treinamento de F-16 nos Estados Unidos outra coisa é que os aviões que estão querendo enviar a Ucrânia não são os mesmos atualizados que voam tanto em países da Otan como nos Estados Unidos ou seja vão virar sucatas rapidamente.

Santamariense

Os F-16 oferecidos por Holanda e Dinamarca são aeronaves que passaram pelo programa de atualização MLU. Não existem aeronaves em configurações originais operando nesses países.

JPonte

São um vetor relevante .
A estratégia com que será usado , a forma e a coragem com que serão manuseados , a sustentação da percepção situacional no campo de batalha , os armamentos disponibilizados , a capacidade da equipe técnica de manutenção e suporte precisarão se provar a altura para que algum resultado concreto posso surgir daí …. aguardemos !

JPonte

O maior óbice será o reset necessário na mente dos pilotos nas táticas de uso instalados nos sangues dos aviadores ucranianos que possuem mesma lógica russa , distinta da ocidental …. aprender a técnica e as possibilidades materiais do avião é um desafio , mas desafio mesmo será mudar conceitos de uso da força aérea no campo de batalha !

Groosp

Li em algum lugar que eles estão sendo equipados com o radar SABR AESA. Tomara que seja verdade.

Bosco

Se o F-16 puder estabelecer a superioridade aérea sobre o campo de combate já estará prestando um grande serviço. Se ainda puder varrer os russos com bombas (e nem precisam ser guiadas) ajudará mais ainda.
Um F-16 operando bombas burras da série Mk-80 no modo CCIP a média altitude deve permitir um CEP menor que os alcançados por mísseis guiados russos.

*Um companheiro inseparável do F-16 é o míssil Maverick D. Não duvido que venham alguns

Renato

Uau.. Agora sim um game changer de respeito! Confia!

Santamariense

Essa história de game changer surgiu por parte dos torcedores russos, tentando desmerecer os esforços pró-Ucrânia.

Last edited 2 meses atrás by Santamariense
Maurício.

Coloca no Google: “game changer Leopard Ukraine”.
Olha a quantidade de matérias falando em “game changer”, isso que é só o Leopard, mas também tem matérias sobre o Challenger 2, Abrams e tantos outros, todas nesse sentido, de “virada de jogo” ou “divisor de águas”, a própria mídia saiu com essa, e basta olhar os comentários de alguns aqui na trilogia, muitos entusiasmados também saiam com essa ladainha, isso é um fato, não tem como negar.

Santamariense

Gente descerebrado tem em todos os lugares, ainda mais na imprensa, para escrever as maiores bobagens, seja para o lado que for. E aqui, os que repetem ad nauseam esse comentário, são os russófilos.

Santamariense

Descerebrada*

Marcos

Já foram tantas armas e sistemas que mudariam a guerra e dariam a vitória à Ucrânia que esse artigo fica desacreditado, ainda que diga apenas verdades…

Bosco

A Ucrânia não busca vitória mas tão somente expulsar o invasor.
Quem buscava vitória na conquista de território mas já sabe que não a alcançará era a Rússia que foi expulsa de Kiev e agora ocupa uma faixa de 150 km onde estabeleceu uma guerra de trincheiras e defende essas com métodos primitivos de assalto em ondas humanas para ganhar ou deixar de perder algumas dezenas de metros, como ocorria há 110 anos.

JHF

Seguindo o estilo do publicado encima, o comentário se excede em narrativas muito usadas e abusadas. Parece um “cópia e cola” de algum manual de contra argumentação enviado a quem se presta a este tipo de comunicação cansativa e repetida. Aja Paciência.

Bosco

Alguém já disse que uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade. Ledo engano!
Uma mentira jamais se sustenta após 1000 vezes repetida e no máximo se torna uma mentira palatável, geralmente por medo ou conformismo do ouvinte , mas nunca por ela ter se tornado verdadeira.
Já a verdade repetida mil vezes é absolutamente irritante para os que não a suportam.

JHF

O tempo vai deixar bem claro quem está mais perto da verdade e quem faz panfletagem.

Bosco

Qual parte do meu comentário é mentira? Você já leu o discurso do Putin um dia antes da invasão? Você viu a entrevista que ele deu recentemente? Vou colocar aqui as minhas afirmações e você pontua uma a uma as mentiras que eu disse, ok? 1- A Ucrânia busca expulsar o invasor 2- Quem buscava invadir toda a Ucrânia era a Rússia 3- A Ucrânia expulsou as forças russas de Kiev. 4- A Rússia foi chutada e esta entrincheirada numa faixa de 150 km ao leste da Ucrânia 5- A Rússia adota a defesa estática baseada na ocupação de trincheiras… Read more »

JHF

Tá nervoso douto? Eu falei em “narrativas” e “panfletagem”, vc já foi direto para as ” mentiras” (ato falho heim!). Eu sei que gosta de fazer listas mas esta foi totalmente desnecessária. Senta ahi e tente se divertir alguma coisa com o carnaval.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO DOS ARGUMENTOS E PARTINDO PARA A SIMPLES DISPUTA PESSOAL. DEBATAM OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

O que seria “ahi”?

Santamariense

Nesse caso, não é “aja”. É “Haja”. Do verbo “haver”.

Leonardo Bastos

A Ucrânia só busca agora não perder mais territórios e atacar território russo pra fazer o maior estrago q der…

Bosco

Sim, concordo.
Mas a Ucrânia está numa posição confortável. Lembra do Afeganistão que tinha sido totalmente ocupado pelos soviéticos. Após 10 anos eles foram expulsos.
E recentemente o mesmo Afeganistão que foi todo ocupado pelos EUA. Após 20 anos os americanos foram expulsos.
O tempo é o senhor da razão.
A Ucrânia tem só 16% do seu território ocupado após 2 anos de guerra e essa guerra vai levar muitos anos para ser resolvida. Não acho que o desfecho será diferente do que foi em relação ao Afeganistão. Irá demorar!

Leonardo Bastos

São 18%, sendo que nele está a região mais rica e estratégica. O litoral quase todo foi perdido…

JHF

Exato, e vou acrescentar o fator demográfico e o impacto na população economicamente ativa. O Afeganistão sempre foi uma montanha com estrutura social medieval. Já a Ukrania do leste pretendia entrar para a Europa como economia estável e sociedade ocidental equilibrada. O exemplo não se aplica neste caso. E a Ukrania está desaparecendo demográfica e economicamente.

Orivaldo
Bosco

Ainda que seja, os 82% que os russos não ocuparam é mais rica que os 18% mais rica.
Sem falar que os próprios russos devastaram esses 18% deles com 70 mil obuses por dia durante quase 2 anos e não deve estar muito rica agora.
Não sei se esse prêmio de consolação (caso eles o mantém) vai valer muito a pena não.

Santamariense

Quem diz que existem game changers? Os torcedores da rússia.

Maurício.

Eu acho que o F-16 pode causar um grande estrago nas forças armadas russas, mas não vai ser um divisor de águas, nem vai mudar muita coisa no TO. Acho que na Ucrânia ele será mais dedicado para as missões ar-terra.

Heinz

sim, vai provavelmente usar bombas guiadas para atacar posições com muita infantaria russa, além de ser uma ameaça constante para os Ka52 e caças russos, mas isso depende do radar que vai vir nestes caças e do armamento empregado, sem vier um F16 no nível do Venezuelano, ai é a mesma coisa de um MIg29.

Maurício.

Para missões ar-ar, um AEW pode fazer falta, se bem que eu acho que nem os russos utilizam muito essas aeronaves, acho que eles não tem a mesma doutrina americana, de sempre terem uma aeronave AEW em vôo nas guerras.

adriano Madureira

Esse será o tal “Game Changer’?!

_____

EDITADO. NÃO POLUA O BLOG COM REPETIÇÃO DE IMAGENS DEZENAS DE VEZES.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Esse termo foi criado pelos russófilos para tentar desmerecer o esforço pró-Ucrânia.

Marcelo Machini

Quanta subserviência

Rafael Aires

Cometário mais sensato: agora vai!

carvalho2008

Bem , eu vejo estes F-16 apenas como uma reposição de seus contemporaneios MIG-29….

Sim, contemporaneos….são F-16 Downgraded….não estão atualizados e nem a OTAN e EUA desejam que sensores atualizados nos ultimos 20 anos caiam em mãos Russas,,,

Vão operar na retaguarda…..

Santamariense

Meu caro carvalho, esses F-16 são do mesmo padrão dos F-16 operacionais na Holanda e Dinamarca. Todos passaram por MLU e suas atualizações.

carvalho2008

Mestre, mestre….são F-16 que estavam sendo desativados na holanda…..e desativados na medida da entrada dos F-35….tal como os F-16 que ela forneceu a Jordania em 2017…..

Last edited 2 meses atrás by carvalho2008
Santamariense

Caro carvalho, eu sei que esses F-16 são aqueles fabricados nos anos 80. E sabemos que todos eles passaram por um extenso MLU no início dos anos 2000 e que depois continuaram recebendo atualizações periódicas. São aeronaves mis modernas que qualquer outra que os ucranianos possuíam ou possuem. Se fornecerem mísseis AMRAAM e armas ar -solo com capacidade stand-off, oferecerão capacidades muito importantes aos ucranianos. Mas, não serão eles, sozinhos, que darão a vitória aos ucranianos, isso é mais que óbvio. Mas, colocarão belas pedras no caminho dos russos.

Bosco

Só de curiosidade, esses mísseis compatíveis com o F-16 já estão sendo utilizadas na Ucrânia:
1- APKWS
2- JDAM-ER
3- HARM
4- AIM-9 L/M
5- AIM-120 A/B/C
6- Sparrow

Recruta Zero

O pessoal acha que os F16 ucranianos vão operar igual os Falcons da USAF,em pacotes de ataque,com plataformas AWACS e C4IR além de aeronaves SEAD em apoio próximo sem contar escolta de caças F15,no TO ucraniano terão que atuar como os SU24 estão atuando,disparadondo armas stand-off,ou interceptação tipo os que os vietnamitas faziam com seus MIG21 durante a guerra do Vietnan.

BraZil

Bom dia. Dei um pausa nas brejas, para espiar como está o mundo. Como disse um colega. Propaganda é a alma do negócio. Fico imaginando o escândalo se a manchete fosse”F16 não está superando as expectativas dos Ucras”. Os caras estavam na era da guerra do Vietnam até ontem…qualquer troço superaria as expectativas…

Sidney

Eu, há muito tempo já só passo por aqui para ler os comentários e observações do Bosco e do Cel. Nery. A maioria dos demais deveria se abster de falar tantas bobagens (que eu não leio mais pois continuam a ser bobagens) e ir estudar Inglês para se informar melhor. Alguns devem ser fãs daquele canal chamado “A Arte do Engodo e da Torcida pró Rússia”.

Felipe

Ou seja, entra aqui só pra se iludir.

Machado

Coitados dos ucranianos. Não chance nenhuma

Gavião

Sou anti-Rússia desde sempre, mas sou realista. Não tem como a Ucrânia vencer esta guerra. A Rússia praticamente é autossuficiente em produção de armamanto, tem um vastíssimo território (ou seja fora do alcance de qq ataque) e população maior. Uma guerra de desgaste só favorece a Rússia. Creio que a Criméia ja está perdida (e historicamente é russa mesmo), e o máximo que a Ucrânia poderia pleitear é a retomada do Donbass.

FELIPE

Gosto deste caça, sempre quis vê-lo na FAB no lugar dos F-5.

Scudafax

A Ucrânia pode fazer bom uso dos F-16, bem como faz bom uso das centenas de bilhões de dólares em armamento, treinamento, inteligência e apoio informacional que recebe anualmente, necessários para não sucumbir ao poder militar russo. Lembrando que a capacidade de inteligência espacial ucraniana é fornecida pela Maxar, ou seja, eles utilizam um aparato espacial de bilhões de dólares, fornecido pelos EUA, capaz de prever concentrações de tropas. Basta ver a situação da guerra civil Síria, com a base ilegal de Al-Tanf, para vermos que os EUA e demais países aplicam dois pesos e várias medidas.

Paulo Henrique

Caramba!!!! Como ninguém pensou nisso antes agora a maré vai mudar!!! Segundo os editores deste site ______
____________
Difícil encontrar análises parciais hoje em dia 😞

COMENTÁRIO EDITADO.
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Felipe

A participação do F-16 no conflito será igual a dos tanques Abrams. Ninguém sabe, ninguém viu. Vai ficar bem longe da linha de frente, para evitarem serem perdidos e isso vire uma propaganda negativa dos invencíveis produtos ocidentais (sim, isso é mais importante para os EUA que a própria Ucrania).