O MoU reflete o compromisso da Embraer e da Mahindra com o “Make in India”

Nova Déli, 9 de fevereiro de 2024 – Embraer Defesa & Segurança e Mahindra Defence Systems anunciaram hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) envolvendo o C-390 Millenium. O objetivo do acordo é de cumprir os requisitos da Força Aérea Indiana para a aquisição de aeronaves de transporte médio multimissão em seu próximo projeto de aquisição de Aeronaves de Transporte Médio (MTA). O MoU foi assinado na Embaixada do Brasil em Nova Déli.

“Estamos honrados em anunciar esse MoU com a Mahindra Defence System. A Índia tem uma indústria de defesa e aeroespacial diversa e forte e escolhemos a Mahindra como nosso parceiro para competirmos em conjunto no programa MTA” , afirma Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Índia é um mercado-chave para a Embraer e nós apoiamos totalmente a visão da Índia para se tornar autossuficiente (Atmanirbhar Bharat). Vemos essa parceria como símbolo de fortalecimento das relações entre Brasil e Índia e uma forma de promover a cooperação global Sul-Sul.”

Embraer e Mahindra Defense Systems irão trabalhar com a Força Aérea da Índia para identificar os próximos passos do Programa MTA, assim como em meios para colaborar com a indústria aeroespacial e de defesa indianas para iniciar o desenvolvimento do plano de industrialização local do projeto.

“Estamos orgulhosos em iniciar essa parceria com a Embraer, uma companhia conhecida por sua excelência em engenharia e um portfólio único de aeronaves e sistemas. O C-390 Millenium é a aeronave militar mais avançada do mercado e acreditamos que essa parceria vai não apenas reforçar a habilidade operacional da Força Aérea Indiana, mas também proporcionar uma solução de industrialização eficiente completamente alinhada com os objetivos do ‘Make in India’”, afirma Vinod Sahay, Presidente do Setor Aeroespacial e de Defesa e Membro do Conselho Executivo do Grupo – M&M.

O Memorando de Entendimento foi assinado pela Embraer Defense & Security e pela Mahindra Defense Systems, uma subsidiária 100% controlada pela Mahindra, que se concentra em veículos blindados e produtos relacionados à segurança, incluindo eletrônicos.

A Embraer tem uma presença estabelecida na Índia nas áreas de defesa, aviação comercial e aviação executiva. Em agosto de 2023, a Embraer realizou o C-390 Millennium Day em Nova Déli, para aprofundar o engajamento com a indústria aeroespacial local, evento que contou com grande participação da cadeia de produção indiana.

O C-390 Millenium é a nova geração de aeronave militar de transporte multimissão que traz mobilidade incomparável, alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, em uma combinação imbatível

Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e mais recentemente na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 11.500 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria. O C-390 Millenium alcançou a Capacidade Operacional Completa (Full Operacional Capability – FOC na sigla em inglês) pela Força Aérea Brasileira em 2023, que endossa a capacidade da plataforma de realizar todas as missões para as quais foi projetada.

Até o momento o C-390 Millenium foi selecionado pelo Brasil, Portugal, Hungria, Holanda, Áustria, República Tcheca e, mais recentemente, Coreia do Sul.

O C-390, a aeronave militar mais moderna do mercado, pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa a 870 km/h (470 nós). É capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando inclusive em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho. A aeronave configurada para reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, já comprovou sua capacidade tanto como tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 utilizando cápsulas (pods) instaladas sob as asas.

A colaboração em torno do C-390 Millennium trará a mais recente tecnologia em termos de aeronaves aeroespaciais e de transporte militar para a Índia. Tanto a Embraer quanto a Mahindra Defence explorarão o potencial de transformar a Índia em um futuro centro da aeronave C-390 para a região.

Nos sigam no Twitter: @Embraer @MahindraRise

Sobre Mahindra

Fundado em 1945, o Grupo Mahindra é uma dos maiores e mais admirados conglomerados multinacionais de empresas, com 260.000 funcionários em mais de 100 países. O Gruope desfruta de uma posição de liderança em equipamentos agrícolas, veículos utilitários, tecnologia da informação e serviços financeiros na Índia, e é a maior empresa de tratores do mundo em volume. Tem uma forte presença em energia renovável, agricultura, logística, hotelaria e imóveis.

O Mahindra Group tem um foco claro em liderar o ESG globalmente, possibilitando a prosperidade rural e melhorando a vida urbana, com o objetivo de promover mudanças positivas na vida das comunidades e das partes interessadas para que elas possam crescer.

Sobre Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington S.

E o C-390 vai se consolidando na Índia. Muito bom!

Emmanuel

Vai levar.
Chora Hércules.

Bueno

se levar vai ser uma pancada viu!! Vai puxar muitos clientes.

Falam em 40 a 80 aeronaves

Willber Rodrigues

Mesmo se a Índia comprar “apenas” 25 aeronaves, já vai ser muita coisa.

Bueno

sim
Para mim já esta sendo um Sucesso , 6 clientes firmes + o Brasil.. mais clientes virão.Só aguardando!!

Este ano deve fechar com Arábia Saudita… a Índia deve dura mias, gostaria muito de ver na Força Área da Suécia e da Itália , são países que o Brasil tem e teve grandes negocio com a EMBRAER , acho importante fortalecer as parcerias com eles.

Last edited 2 meses atrás by Bueno
Fabio Araujo

Espero que consigamos esse grande contrato, se sair a Índia vai ser o maior usuário do KC-390, maior até que a FAB!

Willber Rodrigues

Se a Índia escolher o 390, já era, a porteira vai ser escancarada, vai chover pedidos, e o 390 vai ser o novo padrão em aviação militar nesse segmento, como o Hércules foi por décadas.

Marcelo Andrade

Conhecendo a india eles vão comprar 40 kc390 e 40 c130j! kkkkkkk

Filipe Prestes

Não é impossível e do ponto de vista deles talvez seja até vantajoso ter duas linhas diferentes, o que criaria mais postos de trabalho especializado para seus emgenheiros. Nunca depender de um único fornecedor também é algo como uma doutrina antiga naa FA deles.

adriano Madureira

não duvidaria disso ! para quem tem vários modelos de caças, ter vários modelos de cargueiro não seria surpresa…

Filipe Prestes

Eu pensei que era obrigatório no programa indiano a associação com a HAL para a linha de montagem local. Isso significa então que a Lockheed se associou á HAL antes? De qualquer forma, espero que o gorducho ganhe. Seria bom para ambos e criaria confiança para outros programas como sistema antiaéreo e cooperação tecnológica em satélites e foguetes, áreas nas quais a Índia está décadas a nossa frente.

PSTx27

Maduro vai comprar 17

Elintoor-_

Senta lá Cláudia…
Confia…

Orivaldo

Normalmente a Índia compra em quantidade boa. Preparem os bolsos

JPonte

Se levar na Índia e se levar na Arábia Saudita … então vai chover pedidos da Ásia e Central Ásia ….. todos irão desejar ” fugir ” da dominância americana neste quesito também .