Relatório da Saab de fim do ano 2023 e próximos passos na jornada de crescimento

0

A Saab apresentou os resultados do ano de 2023 e realizou um evento de Atualização da Execução da Estratégia

“2023 marcou uma mudança radical para a Saab, com uma realidade de mercado diferente e uma nova jornada de crescimento. Nosso desempenho no ano reflete nossas ambições nesse novo ambiente, com um forte aumento de pedidos e vendas, investimentos em competências, capacidades e Pesquisa & Desenvolvimento, ao mesmo tempo em que melhoramos os lucros e geramos um fluxo de caixa positivo. Com base em nossa posição única e capacidade de execução, a Saab é uma empresa com oportunidades significativas de longo prazo”, afirmou Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.

Confira abaixo os principais destaques do quarto trimestre de 2023:

  • A entrada de pedidos totalizou SEK 31.501 milhões (29.866), incluindo SEK 6 bilhões de reavaliação de cláusulas de índice. O crescimento em pedidos médios e pequenos foi de 57% e 19%, respectivamente.
  • As vendas do grupo totalizaram SEK 16.122 milhões (13.866), com um crescimento orgânico de 16%, impulsionado pela maioria das áreas de negócios.
  • O EBITDA aumentou e totalizou SEK 2.032 milhões (1.883) com uma margem EBITDA de 12,6% (13,6) no trimestre.
  • O EBIT melhorou para SEK 1.420 milhões (1.314) com fortes contribuições das áreas Surveillance e Kockums. A margem EBIT no trimestre foi de 8,8% (9,5).
  • O lucro líquido totalizou SEK 1.254 milhões (1.154) e o lucro por ação foi de SEK 9,08 (8,32), um aumento de 9%.
  • O fluxo de caixa operacional melhorou e foi de SEK 3.691 milhões (1.682) no trimestre, impulsionado pelo maior nível de pagamentos de marcos.
  • A posição de liquidez era de SEK 2,3 bilhões (2,4) no final do período.
  • O Conselho propõe um dividendo para 2023 de SEK 6,40 (5,30) por ação para a AGM, a ser pago em duas parcelas iguais.
  • Perspectiva para 2024: crescimento orgânico das vendas entre 12% e 16%, crescimento da receita operacional superior ao crescimento orgânico das vendas e fluxo de caixa operacional positivo.
  • Atualização da meta de médio prazo para o crescimento orgânico das vendas, que agora é de cerca de 15% (CAGR), em comparação com os 10% anteriores, para o período de 2023 a 2027.

O CEO e presidente da Saab, Micael Johansson, e o CFO e CEO adjunto, Christian Luiga, apresentaram nesta sexta-feira (09) os resultados do quarto trimestre e do ano inteiro de 2023 da Saab e fizeram uma atualização sobre a execução da estratégia. O relatório final está disponível em www.saab.com/investors/reports-and-presentations

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 22.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments