O treinamento dos pilotos da Força Aérea Brasileira para operar o caça Gripen aconteceu na Suécia, em duas cidades.

Antes do voo, em Linköping, o grupo passou por aulas teóricas e de condicionamento físico no Gripen Centre da Saab. A famosa centrífuga é utilizada para testar o corpo humano quando submetido ao efeito 9G, que é o nível de força alcançado em uma manobra com caças supersônicos.

Acompanhe em mais um episódio da Web Série Colaboração Real 5. Essa é mais uma etapa da cooperação entre Brasil e Suécia para habilitar a Força Aérea Brasileira a dominar a operação do Gripen.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BK117

Muito interessante o treinamento, e bem completinho esse centro de treinamento, ein? Piscina simulando ondas e vento e tudo mais, além da centrífuga. Lembro de já ter conversado com os colegas sobre isso uma vez, mas adoraria que a FAB comprasse uma centrífuga dessas pro treinamento local dos pilotos.

Matheus R

É até estranho que ainda não tenha uma.

Marcelo Andrade

Não tem porque não precisava. O Gripen puxa muitos Gs , mais que F-5 e Mirage. Pode ser que futuramente seja colocada uma em Anápolis.

Rinaldo Nery

Se for não será em Anápolis. Será no IFISAL, nos Afonsos. Sim, a FAB já adquiriu uma centrífuga francesa, muitos anos atrás. Venceu a validade nas caixas. Nunca foi montada. Não me perguntem por que… Quem adquiriu, à época, foi a Diretoria de Saúde (DIRSA).

Nilo

Se for…Deve ser comprado. Acredito que um piloto deste nivel deva está preparado para trabalha no seu limite.

Rinaldo Nery

Ninguém disse que não precisa.

Santamariense

Então, não precisa comprar outra…deixa quieto. Quando precisar, manda os pilotos treinarem na Suécia.

Rinaldo Nery

Concordo. Diárias em dólar.

Santamariense

Não falo por isso. Penso que o investimento em algo desse tipo, que deve ser caríssimo, não deve ser algo prioritário, pois o número de pilotos a serem treinados não deve compensar. Mas, posso estar errado. E se comprarem e também não montarem? Histórico, conforme você informou, existe.

Marcelo Andrade

É, não se pode esquecer que o TO em que opera a Suécia é bem frio a maior parte do ano. Um casa desses cai no mar, tem poucos minutos para se salvar, apesar do macacão de voo tb ser protegido.

Rinaldo Nery

Se for traje anti exposição terá muitos minutos pra esperar o resgate.

Santamariense

Lembro que os pilotos argentinos (e ingleses provavelmente também) usavam trajes anti exposição no conflito de 1982.

Rinaldo Nery

Comprei um livro em Buenos Aires sobre um Esquadrão de A-4B, que combateu nas Malvinas. Escrito por uma antropóloga, muito bom. Nesse livro ela conta que encontraram um corpo dum piloto argentino que havia ejetado, congelado num bote, 10 anos depois. Estudei muito esse conflito, e essa história me era desconhecida.

Santamariense

Caramba! Dez anos depois?!? Que loucura! Eu também sou aficcionado pela história desse conflito. Na época eu tinha 13 anos e lembro bem que naquele ano fez um inverno bem rigoroso, com muitos dias nublados e muuuito frio! Eu via as notícias na TV e ficava pensando no que estava se desenrolando lá…pensava que tudo estava acontecendo não tão longe assim de Santa Maria (claro que perto também não era). Lembro também que naqueles meses tiveram bastante voos de AT-26 e visitas de F-103 e F-5 na BASM. Os esquadrões operadores de A-4 na FAA no conflito eram os Grupos… Read more »

Rinaldo Nery

O livro é muito bom. O cmt do Esquadrão só aceitou conceder entrevista nas comemorações dos 20 anos do conflito. Ao chegarem em Comodoro Rivadavia (foram os últimos a chegar), não havia alojamento para eles. Ficaram numa casa, que chamaram de “Casita de Bariloche”. Já havia uma rivalidade com o Esquadrão de Mirage III, que se achava “elite” ( como aqui…). Depois foram pra San Julian, e ocuparam um hotel, que ainda existe.

Jefferson Henrique

Realmente e exatamente o que eu iria frisar. Dentro de todo o programa Gripen, será que está incluído um centro de treinamento deste nível por aqui.
Seria algo incrível! Você luta como você treina.

Marcelo Andrade

Gostei do “Senta a Pua” ! no final do teste!! Tem videos de pilotos suecos desmaiando nesse treco aí. Deve ser sinistro. Depois de uma feijoada então…..

BVR

Verdade Marcelo. Deu uma pequena mostra do espírito da missão e da motivação dos pilotos brasileiros.

Welington S.

Nossos pilotos são ___________!

EDITADO. MODERE O LINGUAJAR.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Akhinos

______

COMENTÁRIO APAGADO. A DISPUTA POLÍTICA ENTRE PARTIDÁRIOS DO EX-PRESIDENTE E DO ATUAL PRESIDENTE NÃO É TEMA DA MATÉRIA.

COLABORE PARA A DISCUSSÃO NÃO DESVIAR PARA A BRIGA POLÍTICA E IDEOLÓGICA ENTRE DESAFETOS DE UM OU DE OUTRO LADO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Renato

Os pilotos de Mirage ou F5 não passam por esse tipo de qualificação na FAB? Como é avaliada hoje na FAB a capacidade dos pilotos de suportar cargas G?

Rinaldo Nery

Não é avaliada. Não tem mais Mirage na FAB, faz tempo.

Camargoer.

Olá… durante o trecho da centrífuga, lembrei do filme “Os eleitos” sobre o Projeto Gemini na Nasa, no qual os futuros astronautas eram submetidos ao mesmo treinamento.. o filme é sensacional e tem partes muito engraçadas… vale a pena

Rinaldo Nery

Li o livro também. Right Stuff.