EUA aprovam venda de caças F-16 para a Turquia e F-35 para a Grécia após governo turco aprovar a entrada da Suécia na OTAN

80

Caças F-16 da Turquia

A administração Biden aprovou a venda de caças F-16 para a Turquia após a ratificação do governo turco esta semana da adesão da Suécia à OTAN

WASHINGTON – A administração Biden aprovou a venda de caças F-16 para a Turquia após a ratificação pelo governo turco esta semana da adesão da Suécia à OTAN. A medida representa um desenvolvimento significativo na expansão da aliança, que assumiu importância adicional desde a invasão da Ucrânia pela Rússia.

O Departamento de Estado notificou o Congresso de sua aprovação da venda de F-16 por US$ 23 bilhões para a Turquia, juntamente com uma venda complementar de caças F-35 avançados por US$ 8,6 bilhões para a Grécia, na sexta-feira. A medida ocorreu poucas horas depois de a Turquia ter depositado o seu “instrumento de ratificação” para a adesão da Suécia à NATO junto de Washington, que é o repositório dos documentos da aliança, e depois de vários membros importantes do Congresso terem levantado as suas objecções.

A venda para a Turquia inclui 40 novos F-16 e equipamentos para modernizar 79 de sua frota existente de F-16. A venda para a Grécia inclui 40 caças F-35 Lightning II Joint Strike Fighters e equipamentos relacionados.

A Turquia, aliada da NATO, há muito que procura actualizar a sua frota de F-16 e condicionou a ratificação da adesão da Suécia à aprovação da venda dos novos aviões. A administração Biden apoiou a venda, mas vários legisladores expressaram objeções devido a preocupações com os direitos humanos.

Caças F-35A da USAF

 

Essas objeções, inclusive do presidente e membro graduado do Comitê de Relações Exteriores do Senado, os senadores Ben Cardin, D-Md., e Jim Risch, R-Idaho, foram agora superadas, disseram as autoridades.

Cardin disse em comunicado na sexta-feira que ainda tinha preocupações sobre o histórico de direitos da Turquia, mas concordou com a venda com base nos compromissos que a Turquia assumiu para melhorá-lo. “Estou ansioso por começar este novo capítulo na nossa relação com a Turquia, expandindo a aliança da NATO e trabalhando com os nossos aliados globais para enfrentar a contínua agressão russa contra os seus vizinhos pacíficos”, disse ele.

A Turquia atrasou a aprovação da adesão da Suécia à NATO por mais de um ano, aparentemente porque acreditava que a Suécia não levava suficientemente a sério as preocupações de segurança nacional da Turquia, incluindo a sua luta contra militantes curdos e outros grupos que Ancara considera serem ameaças à segurança.

Os atrasos frustraram os EUA e outros aliados da OTAN, quase todos os quais foram rápidos em aceitar a Suécia e a Finlândia na aliança depois de os estados nórdicos terem abandonado a sua neutralidade militar de longa data após a invasão da Ucrânia pela Rússia em Fevereiro de 2022.

A adesão formal da Suécia à NATO depende agora da Hungria, que é o último aliado remanescente da NATO que não aprovou a sua adesão. Autoridades dos EUA e da OTAN disseram esperar que a Hungria aja rapidamente, especialmente após a decisão da Turquia.

FONTE: ABC News

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alecs

Boa tarde, senhores. A autorização da Hungria não vai demorar. Assim como as bravatas russas quando a Suécia for membro da OTAN. Vamos ver quais as idiotices serão ditas por Moscou.

Camillo

Vc está muito bem informado, parabéns por compartilhar a notícia, pois o próprio Orban disse que não é prioridade essa aprovação para a Hungria. Outra, Trump favorito esse ano pra vencer a eleição nos EUA, e a próprio Otan pode acabar.
Com relação a Turquia a prioridade é o Kaan, o F-16 é só uma solução provisória. Muito melhor ter F-16 novos enquanto finaliza seu próprio caça de 5g do que ficar totalmente nas mãos dos EUA e ter que arcar com a manutenção bilionária do F-35, esses bilhões a Turquia economiza e investe no desenvolvimento de seus próprios equipamentos.

Jadson S. Cabral

OTAN acabar kkkkkkkkk vc é pior que argentino achando que Milei vai para de negociar com a China e que achou que o Brasil sairia do Mercosul

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS QUE SÓ SERVEM PARA DESVIAR O ASSUNTO E PROMOVER BRIGAS INÚTEIS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Kkce

OTAN só “acaba” se os EUA se retirar dela, coisa que qualquer ser pensante sabe que não vai acontecer. “ah mas o Trump” primeiro que país onde presidente tem poder absoluto é lá na Rússia. Segundo que a fala dele em 2019 foi pura ameaça, e com razão, pois na época os europeus estavam com baixíssimos investimentos em defesa e os EUA basicamente bancando tudo.

O mestre do xadrez 5D fez os europeus acordar e deu motivos pra existência e fortalecimento da aliança ocidental.

rui mendes

Concordo em tudo, mas hipoteticamente pondo a hipótese, dos EUA se retirarem, a Nato até podia acabar, com o actual esquema e nome, mas a Europa, chegaria a acordo, para manter a Nato, mas agora só com os Europeus e o Canadá, porque é existencial para a Europa, com vizinhos como a Rússia.

Filipe Prestes

A OTAN não vai acabar pq os americanos precisarão dela se tiverem que lutar uma guerra no Pacífico.

Diego Lima

OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Fabio Araujo

O que eu ouvi foi o Orban falar que vai aprovar e se não me engano logo depois enviou para o congresso a aprovação para ser votada, só que o congresso esta em recesso e o presidente do congresso, Laszlo Kover, falou que não vê urgência na aprovação, um partido de oposição pediu um convocação extraordinária para votar a aprovação, e vai esperar o fim do recesso para analisar. Deve ser aprovada a entrada da Suécia, só não vai ser agora e vai ser sem pressa.

rui mendes

A Hungria vai aprovar, só está a fazer a chantagem habitual, com a comissão Europeia, tentando libertar os seus fundos Europeus, que estão retidos por Bruxelas, por Orban, não cumprir leis e regras da UE.
Só que muitos Eurodeputados, começam a pressionar, a comissão Europeia para aplicar á Hungria, uma alinea do tratado Europeu, que prevê retirar o direito de veto, a um estado, temporariamente, por esse estado abusar desse direito.

rui mendes

Otan acabar???? Otan não acabará, mesmo que o inanarrável candidato ganhe as eleições e depois retire os EUA da Nato, o que não acredito, pois os EUA sendo o que sâo, não dependem só da vontade do presidente, essa é mais uma vantagem das democracias, mas mesmo que saísse, a Otan não acabará, pois é essencial á própria existência da Europa, que para se bater com super-potências mundiais, com a mesma área ou mais de toda a Europa e com quase a mesma população ou mais de toda a Europa, só unida o consegue, o mesmo é válido para a… Read more »

LUIZ

Presidente dos EUA tem tanto poder que pode se igual ao Rei Charles da Inglaterra.

Marcelo

2 contratos de 32 bilhões de dólares você pode imaginar quantos empregos diretos e indiretos isso deve gerar e movimentar na economia da cidade e o estado.

Alecs

Não consigo imaginar, mas são muitos e de alta tecnologia. Uma pena não termos uma política industrial em nosso país. Temos empresas e capacidades, mas os impostos altíssimos e o baixo retorno do que pagamos afasta possíveis investidores. Quem sabe no futuro… Nossa indústria aeronáutica é reconhecida no mundo todo.

lucena

Tem certas coisas que só um turco para entender a cabeça de outro turco … a Turquia participou financeiramente, no programa que resultou o F-35 e no final da história …quem ficou com o F-35 foi o seu rival, a Grécia e agora … por ter optado pelos S-400 …vai se contentar com os F-16.
.
Eis, o resumo da ópera turca.

Jefferson B

Exatamente, Lucena. No fim ficou engraçado a história.
Não sei não, olhando de fora parece que a Grécia ficou com uma força aérea melhor que a turca kkkkk
Não gosto desses sistemas S da Rússia (s300, s400 etc…), os turcos investem bastante na defesa, deveriam se unir com algum outro país/empresa para desenvolver algo diferente, caso não queira algo já existente da NATO.

Jadson S. Cabral

Isso que dá ser membro OTAN e de uma hora pra outra se aproximar da Rússia comprando os sistemas mais modernos disponíveis deles.
Colocaram na balança e acharam que valia a pena

Nativo

Pois é.
A Turquia acabou se dando mal e seu rival dos últimos séculos se deu bem.

Adriano RA

Justo. A política dúbia do autocrata Erdogan precisava ser punida. A Hungria está a beira de sofrer restrições dentro da UE e vai aprovar a adesão sueca, quer queira ou não. Pura pressão.

Camillo

Grécia rival da Turquia nos últimos séculos? Até 1828, se não me engano, a Grécia fazia parte do Império Otomano. Quando a Turquia foi fundada, após o fim do Império Otomano no final da I guerra mundial, aí sim realmente sempre houve rivalidade. Um século, não séculos…

Leandro Costa

Bem… se levarmos em consideração os Micênicos e Hititas, aí seriam milhares de anos hehehehehe

Nativo

Quando a Grécia estava sob poder do império otomano estava feliz com isso,?
E pela História desde o império bizantino na História moderna, gregos e turcos não se bicam pela divisão religiosa.

Guacamole

Mas é óbvio. Fizeram o mesmo que os portugueses fizeram com o Brasil: receberam o know how do avião, mas decidiram se vão comprar ou não só depois.

Filipe Prestes

Sobre o S-400 o que me causa estranheza é o fato de nada que existe no arsenal turco poder “conversar” com eles.

Marcelo

A Grécia comprou o F-35 e tem seus S-300 e não abre mão deles e os americanos não reclamou,o problema turco com os americanos sobre o S-400 foi politico e econômico obrigando os turcos a ser reserva de mercado da industria americana e obrigando os turco a comprar os material de defesa (defesa anti missil ) americano por causa do F-35.

Rodolfo

Existe a possibilidade de um acordo (por baixo do pano para evitar desgaste dos gregos com os russos) para transferir o S300 grego para a Ucrânia e substituir pelo Patriot americano, os EUA pagariam pela troca. Os Gregos não irão receber os F35 antes do final dessa década, era esperado em 2027 mas com os atrasos do TR3 e do Block 4, até lá já se livraram do sistema russo.

Paulo Sollo

Estava óbvio que o empecilho criado pela Turquia estava relacionado à negativa do governo Biden em lhe vender os jatos e o pacote de modernização.

Estranho este altíssimo valor de contrato de 23 bilhões por 40 jatos novos e 79 modernizações.

Segundo algumas mídias, Taiwan comprou 66 F-16V novos por 8,1 bilhões ou segundo outras 13 bilhões incluindo pacote de manutenção e armas. E o valor da modernização de 140 F-16 ficou en 4,45 bilhões de dólares.

Camillo

Não tenho a informação nesta transação, mas a Turquia praticamente em qualquer compra que faz de armamento no exterior paga para receber transferência de tecnologia e fabricar em sua própria indústria.

Alecs

“A venda aprovada envolve um pacote abrangente, com a Lockheed Martin, com sede em Greenville, South Carolina, nomeada como contratante principal. O equipamento proposto inclui 40 novas aeronaves F-16C/D (incluindo 8 jatos de dois lugares), 8 motores F110-GE-129D sobressalentes e 149 estações de radar AN/APG-83 SABR (40 para aeronaves novas, 99 para atualizações e 10 sobressalentes). Também estão incluídos 79 pacotes de atualização, 16 pods de mira AN/AAQ-33 Sniper e um arsenal substancial: 952 mísseis AIM-120C-8 AMRAAM, 864 bombas GBU-39/B SDB-I, 96 mísseis AGM-88B HARM, 96 Mísseis AGM-88E AARGM e 401 mísseis AIM-9X Sidewinder Block II.”

Wagner Figueiredo

Alguém aqui já tinha cantado essa bola 😂😂😂

Jadson S. Cabral

Estão vendo o que acontece com quem escolhe se alinhar com a Rússia? E notem que estamos falando da Turquia, que não só é membro da OTAN como tem uma indústria militar bem maior e mais independente que a nossa. Escolheram comprar S-400, começaram a tricar os EUA e deu no quê? Foram expulsos do programa F-35, mesmo tendo gastado nele. Depois foram barganhar F-16 (que é a única coisa que os EUA os venderiam) para aprovar a entrada da Suécia na OTAN. No fim vão ficar com F-16 e a Grécia, inimiga declarada, vai de F-35. Ué, seu Erdogan!… Read more »

Hcosta
Jadson S. Cabral

Ninguém quer SU-57 pq quem testou sabe que não oferece o que promete. Um protótipo que aparentemente é falho em vários espectros que o tornariam bom. Índia pulou fora do projeto quando percebeu.

Paulo Sollo

Caro ___________, até hoje nenhum outro país além da Rússia testou o SU-57. A Índia desistiu do projeto devido à divergência de interesses em relação a questões técnicas e atributos operacionais. Mas se você tem informações privilegiadas que demonstrem suas alegações de que o jato “aparentemente é falho em vários espectros”(sic), compartilhe aqui. ____ _____ Uns caras velhos postando um monte de comentários birrentos, que nada de positivo acrescentam ao debate e só contribuem para poluir o ambiente e demonstrar falta de maturidade… E em relação ao F-16, e como um colega disse acima. A Turquia está prestes a começar… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Paulo Sollo
Paulo Sollo

O verdadeiro motivo pelo qual a Índia desistiu do SU-57: A Índia investiu us$300 milhões no projeto. Os russos gastaram us$6 bilhões. A Índia achava absurdamente que pelo pequeno valor que investiu poderia passar a produzir o jato em seu território com a Rússia lhe transferindo toda a tecnologia que desenvolveram, porém não havia qualquer cláusula no contrato que obrigasse os russos a isto. Os russos então disseram aos indianos que eles teriam que pagar us$5 bilhões para que tivessem acesso a toda tecnologia e todos os segredos do caça. Os indianos então desistiram alegando que por este valor poderiam… Read more »

leonidas

Eu quero saber é como a Índia irá contrabalancear a provável aquisição do Paquistão do J 35.
Os EUA poderiam fornecer o F 35 mas ocorre que a Índia é operadora de muitos sistemas Russos e não é membra da Otan, logo não seria um parceiro confiável.
Mas sem opções talvez ela tenha que reconsiderar e voltar a adquirir caças russos SU 57…rs

Rodolfo

A Lockheed já levou o F35 pra demonstração na Índia em 2023.

https://www.reuters.com/business/aerospace-defense/us-tries-woo-india-away-russia-with-display-f-35s-bombers-2023-02-17/

Junto com o Japao, Australia e EUA, a Índia faz parte de uma aliança no pacífico que visa conter a China. O mais provável é que os Indianos continuem diversificando seus sistemas de defesa, já sao clientes dos europeus e israelenses, tem cargueiros C17 americanos, adquirir o F35 deve ser questao de tempo.

leonidas

Faz sentido! Valew 🙂

Rodolfo

Também não ajudou a dependência da Russia para manutenção dos seus Su30 e o histórico de 12 acidentes com perda da aeronave, a maioria fatais.
Como a experiência brasileira no esquadrão Sabre que operava Mi35 mostrou, depender de manutenção russa é algo complicado.

Alecs

Falou o engenheiro da Força Aérea Indiana que chama o outro comentarista de “Mickeyboy”, mas que nesse é em vários outros comentários não esconde a torcida pro Rússia. Passou pela moderação, mas seu comentário deveria ter sido editado.

AVISO DOS EDITORES: OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO MODERADOS EM TEMPO REAL. ESTÁ ENTRE OS ITENS DAS REGRAS DO BLOG. JÁ SOLICITAMOS DIVERSAS VEZES A TODOS PARA LEREM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Paulo Sollo

O fato de você, torcedor anti Rússia, achar que tem o direito de postar compulsivamente comentários depreciativos contra aquele país e que ninguém tem o direito de agir de forma oposta a sua demonstra a hipocrisia básica, a intolerância, o despotismo dos que se dizem “defensores da democracia e da liberdade de expressão”.
Eu não sou contra a torcida anti Rússia de ninguém, apenas rebato comentários que disseminam mentiras e infantilidades com fatos.

Portanto nós vivemos em dois universos diferentes, sendo que o meu é baseado no real e o seu no imaginário.

Last edited 2 meses atrás by Paulo Sollo
Maurício.

“Ninguém quer SU-57 pq quem testou sabe que não oferece o que promete.”

Acho que o único que supostamente testou o Su-57 foi a Índia, Índia essa que disse que varreu dos céus os Eurofighter britânicos com os seus Su-30.

Chris

India desistiu do acordo de desenvolvimento do SU-57 e da compra de outros caças russos, optando ate pelo Rafale !

O que atraiu a atenção… É que eles puderam testar todos os caças !

Luís Henrique

No programa indiano que o Rafale saiu como o vencedor, não concorreram caças pesados pois a Índia já estava produzindo uma boa quantidade de caças Su-30 Mki e pretendia um caça de porte médio. A Índia também sempre manteve a decisão estratégica de não depender de apenas 1 grande parceiro militar, então sempre operou caças soviéticos/russos e Franceses. Mesmo após ter decidido pelo Rafale por volta de 2015, continuou fabricando e recebendo caças Su-30. Inclusive em 2020 e 2021 decidiram adquirir + 12 Su-30 Mki e 21 MiG-29. Depois em 2022 foi divulgado que estava difícil adquirir caças russos por… Read more »

Rodolfo

Eles tem cerca de 270 Su30 e estao planejando upgrade com avionica local incluindo AESA proprio. Para conter a China, a Força Aerea Indiana precisa de todos os caças que tem a seu dispor em condições adequadas de voo, nao faria sentido se livrar de 270 aeronaves.
Mas a tendencia daqui pra frente visto embargos ocidentais na area de semicondutores contra os russos, será de comprar mais e mais equipamento militar europeu, israelense e americano quando nao puderem comprar domesticamente.

Luís Henrique

Faria sentido se os indianos considerassem o caça inferior.
Era só encontrar um comprador, vender tudo e reverter o dinheiro em uma grande compra de Rafale.

Rodolfo

Essas 12 unidades também seria para repor 12 que foram perdidas em acidentes anteriores. 60% das partes sera fornecida por empresas indianas, o resto incluindo turbinas vem da Russia.

Luís Henrique

Pra que repor? Se é uma porcaria como alguns comentam aqui, deveriam deixar a frota com 12 unidades a menos e gastar dinheiro em 12 caças que sejam Bons.
Afinal um país que leva defesa tão a sério, que tem 2 inimigos um de cada lado, não pode gastar dinheiro com caça ruim…

Alecs

Há alguns detalhes que você esqueceu de colocar em seu comentário: A Índia tem carência de aeronaves, pois está desativando aviões antigos e não consegue repor os esquadrões na mesma velocidade que desativa. Os 21 Migs 29 foram comprados usados. Os Su-30 tem muitos aviônicos israelenses e franceses. Os indianos não são bobos e estão procurando produzir o que vem tendo dificuldade em comprar dos russos. Concordo que o Su-30 é uma excelente aeronave, desde que mantida adequadamente como qualquer outra.

Luís Henrique

Amigo, alguns aqui insistem que os caças russos não prestam para nada. Usaram até a Índia como exemplo dizendo que eles preferiram o Rafale.
Caso isso fosse verdade a Índia faria um esforço para encontrar F-16 ou Mirage usado em vez de MiG-29. E em vez de adquirir + 12 Su-30 MKI teriam adquirido + 12 Rafale.

Victor Filipe

Oque o pessoal gosta de esquecer é que os Su-30 Indianos tem aviônica Israelense.

Luís Henrique

Outro detalhe esquecido é que os Su-30 Mki são bem inferiores aos Su-35 e os indianos querem realizar uma grande modernização na frota de Su-30.

Farias

O problema é que pro Brasil nem precisa se aproximar dos rivais americanos, eles simplesmente não vendem o que tem de melhor pra gente. Vide FX-2 onde eles ofereceram o Super Hornet e F-16 enquanto a França oferecia o Rafale e a Rússia oferecia o Su-35 (chegaram até a tentar enfiar uma participação no Su-57 no meio). Podem até argumentar que não ofereceram uma participação no F-35 porque o FX-2 era do governo “comunista” do patê, mas até durante o governo militar os EUA tinham restrições para com o Brasil no quesito de aquisições militares. Venderam o F-5, não o… Read more »

JapaJantador SP

Equipamentos russos estão se mostrando uma piada. Prova disso é Turquia suplicar por caças americanos.

Maurício.

A Turquia abriu mão do S-400?

C G

Tem como abrir mão depois dessa presepada toda sem fica no mínimo ridículo?

Maurício.

Abriu ou não abriu mão? Quero fatos, não ladainhas.

Rodolfo

Nao, eles vao continuar a operar o S400, por isso nao foram aceitos de volta no programa do F35.

Alecs

Maurício. os fatos que você quer podem vir no futuro. Estamos falando de equipamento de defesa, não é pão que sai toda hora na padaria. A Turquia jogou com os parceiros da OTAN e, em minha opinião, se deu mal em vários aspectos. Quando comprou o S400 não acreditou que seria ejetada do programa F-35. Pensaram que os USA estavam blefando. Não imaginavam que a Rússia ia invadir a Ucrânia e consequentemente sofreria sanções de componentes de alta tecnologia que não produzem. Com isso a disponibilidade dos S400 deve estar comprometida. Havia planos de compra de mais baterias e isso… Read more »

Orivaldo

Não se pode jogar dinheiro no lixo duas vezes

Luís Henrique

A Turquia possui uma frota de cerca de 250 F-16. Eles são um parceiro aliado da Otan. Seus pilotos, mecânico estão familiarizados com o F-16 e os mísseis e bombas de seu arsenal foram todos adquiridos para serem usados pelos F-16. Jogar tudo isso no lixo e começar do zero seria muito custoso, demorado e difícil. E não faz tanto sentido um aliado Otan adquirido caças russos. Eles compraram S-400 porque os EUA não aceitaram vender Patriots para a Turquia. A Indústria de defesa turca também se desenvolveu muito nos últimos anos. É desejo do governo possuir uma indústria bélica… Read more »

Alecs

O Kaan vai voar com motores americanos da GE. Esses motores serão basicamente uma versão dos que equipam os F-16s. Os turcos querem, no futuro, motorizar o Kaan com motores próprios, mas não será fácil o desenvolvimento. acredito que mesmo que desenvolvam seus motores ainda dependerão de componentes americanos no Kaan.

Fabio Araujo

F-16 para os turcos e F-35 para os gregos, que já possuem o F-16V! Os gregos vão seguir com superioridade!

Emmanuel

Você já viu o tamanho do exército turco em comparação ao grego?
Acha que só caça é suficiente para impedir a Turquia de chutar a porta da Grécia?

Então, numa briga entre os dois, que são membros da Otan, ninguém vai meter o seu “bedelho”. E a última coisa que os aliados europeus precisam é dos turcos “macetando” os gregos.

Leandro Costa

Já ouviu falar em Chipre?

Emmanuel

Já ouviu falar em Chipre do Norte?

Orivaldo

Quando se trata de Civis Armênios Sírios e Curdos, realmente o Exército Turco dá medo

Emmanuel

Pergunta para a Grécia porque ela não retoma o Chipre do Norte a força, para ver se o medinho é só de civis curdo.

Orivaldo

E pq a Turquia não faz o mesmo ? Mas obrigado por me fazer rir. “Pergunte para a Grecia” faz muito sentido kkkkkk

Emmanuel

Foi a Turquia quem tomou, Não a Grécia.
A Turquia não precisa perguntar para os gregos porque eles tomaram um pedaço da Grécia.

Orivaldo

Pelo visto que Ganhou com a Entrada da Suécia na Otam foi a Lockheed kkk

DSC

Os caras da Lockheed estão assim:
comment image

Fabio Mayer

Foi a Lockheed que convenceu a Turquia…

C G

A chantagem quando passa do ponto sai pela culatra!

Augusto

Os EUA conseguiram satisfizer gregos e troianos e ainda ganharam milhões de doletas em lucro para suas indústrias, além de terem garantido muitos empregos.

Heinz

Os caras sabem fazer dinheiro como nenhum outro país.

Fabio Araujo

Segundo fontes ucranianas os gregos após a liberação dos F-35 para a Grécia vão liberar para a Ucrânia sistemas de defesas antiaéreas “ultrapassados”, a Grécia tem vários sistemas de origem soviética que estão sendo trocados por sistemas ocidentais mais moderno. Os gregos possuem 12 sistemas S-300, 4 sistemas TOR, 38 sistemas OSA e alguns ZSU-23, se realmente parte ou todos esses sistemas forem enviados para a Ucrânia vão bem úteis!

Last edited 2 meses atrás by Fabio Araujo
Rodolfo

Sim, parece existir um acordo que os americanos vao fornecer Patriots aos gregos e esses sistemas iriam pra Ucrania.

Fabio Mayer

E nós, aqui no Brasil, sonhando com um S-300…

Gavião

mais F-16 para a Turquia? Caraca, os caras tem mais de 240 F-16, e ainda querem mais.

Luís Henrique

O valor de U$ 8,6 bi para 40 caças passou despercebido por aqui ?

Nós compramos 36 Gripen E por U$ 4,5 bi.

Teve país que disse que o F-35 é mais barato que o Gripen. Rss.