Fort Lauderdale, Flórida, EUA, 25 de janeiro de 2024 – A Azorra entregou os dois primeiros jatos E195-E2 para a Royal Jordanian Airlines. Uma cerimônia realizada na segunda-feira, 22 de janeiro, nas instalações da Embraer em São José dos Campos foi seguida de uma celebração organizada hoje pela Royal Jordanian Airlines por conta da chegada das aeronaves em Amã, na Jordânia.

O pedido anunciado em maio de 2023 prevê a entrega de oito jatos no total – seis aeronaves fazem parte da carteira de pedidos firmes da Azorra com a Embraer e outros dois E195-E2 serão entregues diretamente à companhia aérea da Jordânia.

“A parceria de longa data com a Royal Jordanian começou há mais de uma década. Desde o primeiro Embraer E175 até a nova geração dos E2, temos orgulho em continuar apoiando a companhia aérea em suas metas de modernização e expansão da frota. Estamos certos de que a Royal Jordanian em breve irá comprovar as vantagens ambientais e econômicas de operar os jatos da família E2, que oferecem um nível superior de conforto para os passageiros”, afirma John Evans, CEO e Fundador da Azorra.

“Seremos o primeiro operador dos jatos E2 no Oriente Médio, com o apoio de nossos parceiros da Azorra, e isso é motivo de grande satisfação. A família de aeronaves E2 contribuirá para alcançar os nossos objetivos estratégicos, complementando a frota de jatos de médio porte (narrowbody). Dessa maneira, poderemos adequar a capacidade de nossa frota à demanda, reduzindo os custos operacionais e as emissões de carbono, ao mesmo tempo em que oferecemos uma experiência melhor com mais conforto para os passageiros, ressaltando o nosso status de companhia aérea preferida na região”, afirma Samer Majali, Vice-Presidente e CEO da Royal Jordanian Airlines.

“A escolha da família E2 para atualizar a frota da Royal Jordanian é uma comprovação das capacidades avançadas dessas aeronaves, da nossa história de sucesso e da sólida relação que mantemos com a Azorra e com a Royal Jordanian. A geração mais avançada dos E-Jets oferece os jatos mais silenciosos, menos poluentes e mais eficientes no mercado de até 150 assentos. Dessa maneira, a Royal Jordanian pode atingir simultaneamente suas metas de crescimento, lucratividade e de sustentabilidade operando uma frota de pequenos narrowbodies E2 que complementa a frota de aeronaves maiores. Estamos orgulhosos em aprofundar a nossa parceria de longo prazo com a Royal Jordanian e com a Azorra”, afirma Arjan Meijer, CEO e Presidente da Embraer Aviação Comercial.

Sobre a Azorra

Azorra é uma empresa de arrendamento de aeronaves voltada para fornecer aluguel (leasing), financiamento, transição de frota e gerenciamento de ativos para investidores de aeronaves, financiadores e operadoras de companhias aéreas no mundo todo. A equipe multicultural da Azorra reflete os mercados globais que atendemos e inclui competências essenciais em legislação aeronáutica, financiamento de aeronaves, manutenção, marketing, vendas e leasing. Nosso time é liderado por experientes profissionais de reconhecida competência e inclui jovens talentos que trazem novas perspectivas, ideias e entusiasmo. A Azorra possui e gerencia uma frota de 100 aeronaves utilizadas por 30 operadores, em 23 países, nos cinco continentes, e encomendas para mais de 160 aeronaves, incluindo pedidos de novas aeronaves Airbus A220-100/300 e aeronaves Embraer E190/195-E2. A empresa está sediada em Fort Lauderdale, na Flórida, com escritórios em Dublin, Seattle e Toulouse. Para informações adicionais, por favor, visite www.azorra.com ou nosso Linkedin.

Sobre a Royal Jordanian

A Royal Jordanian Airlines, fundada em 1963, é a companhia aérea nacional da Jordânia. Com sede em Amã, a companhia aérea tem desempenhado um papel fundamental nas conexões internacionais da Jordânia . Com uma frota mista composta por 28 aeronaves, a Royal Jordanian voa para destinos no Oriente Médio, Europa, Ásia e América do Norte. Como membro da aliança Oneworld, a Royal Jordanian beneficia-se de uma rede global de companhias aéreas, oferecendo aos passageiros uma experiência de viagem sem igual com ampla conectividade e com o objetivo de expandir a sua malha aérea para 60 destinos.

A Royal Jordanian tem investido continuamente na atualização da sua frota e planeja aumentá-la para 40 aeronaves, adotando as mais recentes tecnologias de aviação para aumentar a eficiência operacional e reduzir o impacto ambiental. O serviço de bordoda Royal Jordanian oferece uma mistura de hospitalidade tradicional jordaniana e comodidades modernas, ao mesmo tempo em que oferece opções de entretenimento durante a viagem.

Com uma atuação fundamental na região, a Royal Jordanian contribuiu para o desenvolvimento econômico da Jordânia, promovendo o turismo e facilitando o comércio. O papel da companhia aérea vai além do transporte, participando ativamente em iniciativas que promovem o intercâmbio cultural e a cooperação internacional.

Para mais informações, acesse www.rj.com.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMB3) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves.

Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.

A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. O escritório da Embraer para a região Ásia-Pacífico está localizado em Singapura e o escritório da China, em Beijing. Para mais informações, visite www.embraer.com/global/en

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Angelo

O padrão e cor da pintura ficaram muito bonitos, este dispositivo em cima da fuselagem perto da calda do avião o que é?
Internet via satélite pros passageiros ou link de comunicação com a empresa?

Rinaldo Nery

Pode ser os dois.

Underground

Falando em Embraer…
Previsão de entrega do KC390 para Hungria e no segundo semestre de 2024. Portugal pode eventualmente receber sua segunda aeronave no primeiro semestre desse ano.

A C

Linda aeronave, por dentro e por fora. Pena que as vendas (substanciais) nao decolaram.

fewoz

Culpe os tais “scope clause” americanos e a concorrência feroz da Airbus… De qualquer forma, a canadense Porter vem pedindo mais e mais…

Underground

As barreiras afetam tão somente o E175E2, que vem sendo substituído pelo E175.

A C

Exatamente, meu caro Fewoz. Ateh hoje tenho dificuldades de entender como a EMB desenvolveu o E2 sem considerar o “scope clause” que nao conseguiu superar ateh o momento apesar dos lobbies nos EUA. Enquanto isso a Airbus nada de bracada. Alias, acredito que a EMB tem competencia suficiente de entrar no mercado do B737 MAX e A321neo. O risco eh alto mas talvez esse seja o melhor momento pois a Boeing enfrenta dificuldades importantes com a familia 737 por ser um projeto antigo que jah passou do limite do seu desenvolvimento. Prova disso sao os problemas encontrados na familia MAX.… Read more »

rommelqe

Outro dia voei num A220….que decepçao, pessimo aviao!
No aeroporto havia varios E175 … fiquei com saudades dos Embraer.

Franz A. Neeracher

Depende do ponto de vista.

Como pax tb prefiro a Embraer, melhor configuração 2×2 contra 2×3 do A220.

Mas muito empresário prefere o A220 por transportar mais passageiros.

Do ponto de vista técnico, ambos modelos são excelentes.

rommelqe

Prezado Franz: estas configuraçoes de alta densidade resultam em excessivo desconforto dos passageiros. Ja voei tambem em muitos outros avioes de porte medio e mesmo de pequeno tamanho. Acho qu o A220 foi o pior entre todos eles.

rommelqe

Tenho tambem outra questao: quais seriam os diferenciais de custo por passageiro com 95%, 70% e 50% de cada um dos dois concorrentes? O A220 pode operar no London City com 100% de passageiros e abastecido para qual alcance maximo nestas circunstancias?

Franz A. Neeracher

Não sei te responder sobre esses detalhes sobre LCY.

Sei que pelo menos por enquanto, somente o A220/100 está operando a partir de lá.

Em geral, podemos dizer que ambos são excelentes aeronaves, porém acontece que para uma determinada empresa o Embraer se encaixa melhor e em outras o A220 é melhor….além de outros fatores como:

  • Preço do leasing ou compra?
  • A empresa já opera um dos modelos?
  • Pressões e / ou subsídios de governos?
rommelqe

Um comparativo publicado em https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/o-embraer-e-jet-e2-e-o-airbus-a220-frente-a-frente.html me parece bem ilustrativo. Veja que em varios aspectos tecnicos o E195 e superior. Em suma, sao avioes similares, porem as configuraçoes de alta densidade sao muito desconfortaveis.

Franz A. Neeracher

Sim, mas não é o fabricante que define o interior da aeronave e sim o cliente.

Esse decide quantos assentos vão ser instalados, pitch entre as fileiras, o número de toiletes, de galleys entre outros detalhes.

Escuto com frequência “ahh o Boeing X é muito apertado” ou “ahh o Airbus Y é desconfortável”.

O fabricante leva a culpa, seja ele qual for, mas é tudo decisão do cliente.

Last edited 3 meses atrás by Franz A. Neeracher
Rommelqe

Tudo bem, caro Franz. É o cliente que escolhe mas a soluçao de engenharia quem define é o fabricante. De qualquer forma entendo que são dois conceitos de aviões comparados nos limites de suas versões ( maior E195-E2 e menor A220-100. Saudações.

Ozires

Péssimo em que aspecto?

rommelqe

Na configuraçao na qual viajei, o espaço entre poltronas e horrivel. Em detalhes que afetam o conforto sao bem sofriveis e detalhes tais como bandeja retratil (muito fragil e reduzindo ainda mais o espaço do passageiro), movimentaçao do encosto (quase despresivel, pois mesmo rebatido em sua extensao maxima e imperceptivel o ganho em conforto, assim como na posiçao mais ereta voce quase bate com a cabeça no banco a frente), espaço nos bagageiros de cabine, corredor estreito e assim vai. O banheiro tambem muito mal concebido. Enfim, os Embraer sao melhores em todos estes aspectos. Se fosse configurado similarmente a… Read more »

Patta

Um interior que eu achei muito bonito foi da Helvetic Airways.

https://th.bing.com/th/id/OIP.b-B7b_55xIOp9My-iuacDgHaD4?w=335&h=180&c=7&r=0&o=5&dpr=1.1&pid=1.7

Alguém sabe como coloca alguma imagem aqui no blog sem aparecer esse link?

Last edited 3 meses atrás by Patta
fewoz

De fato é bastante interessante. Esse vermelho é muito retrô.

fewoz

A pintura mais linda do mundo.