Uma aeronave de treinamento IA-63 Pampa III da Força Aérea Argentina realizou um pouso de emergência no aeroporto de Córdoba com o trem de pouso dianteiro recolhido.

O avião realizava um voo de teste pelo Centro de Ensaios em Voo da Força Aérea Argentina (FAA) e tinha passado por extensa modernização para o padrão Block 2. Foi entregue em dezembro de 2023 pela FAdeA à FAA.

Os pilotos conseguiram pousar com segurança e não sofreram ferimentos.

VÍDEO: Pouso de emergência do IA-63 Pampa III da FAA

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Foi um bom pouso, dadas as circumstâncias.

Emmanuel

Não tá fácil para a FAA.

Thunder

Parece que a FAA vai mesmo de F16, mas resta saber se terá capacidade de manter e operar esses aviões e que demandam de uma boa infraestrutura.

Camargoer.

Vai se complicado o governo argentino explicar que o corte de benefícios sociais de um lado e a compra de material militar do outro… os anarcossocialistas vão iniciar um quebra-quebra monumental.

Allan Lemos

As duas coisas não são excludentes, já que seria um financiamento a se perder de vista, praticamente uma doação. Pelo que ando lendo, a população está aceitando bem todas as medidas dele, no que pese os protestos da minoria ruidosa, as tentativas de protestos recentes fracassaram, então acho improvável que haja empecilhos dessa natureza. O povo está entendendo que as novas medidas são um remédio amargo, mas necessário, certamente irá compensar, li ontem que para esse ano já há projeções de superávit.

Paulo Sollo

Fonte: “meus achismos pessoais pró milei”…
Postei um comentário com valores e observações relevantes mas lamentavelmente foi bloqueado.
Não há nenhum financiamento “a perder de vista, quase uma doação”. Vai custar caro, quase 700 milhões de dólares e em apenas 3 parcelas as velhas células block 10 e 15 que durarão apenas 10 anos em serviço.

AVISO DOS EDITORES: O COMENTÁRIO JÁ FOI LIBERADO.

Last edited 3 meses atrás by Paulo Sollo
Allan Lemos

A fonte é só o Bank of America.

Os que confundem desenvolvimento econômico verdadeiro com populismo devem ter ficado assustados com o brilhante discurso do Milei em Davos.

Nuno Taboca

Populismo e brilhante na mesma frase não combinam .

Milei e só mais falastrão que nossas combatidas nações latino americanas parem a cada an o. Bolsonaro , Lula,Milei, tudo igual.

Só podemos e congratulações pelo piso forçado realizado pelo piloto do pampa que fez um bom trabalho

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO JÁ DESVIOU PARA A DISPUTA POLÍTICA ENTRE OS COMENTARISTAS. VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Henrique

“Milei e só mais falastrão que nossas combatidas nações latino americanas parem a cada an o. Bolsonaro , Lula,Milei, tudo igual.”

imagina chegar ao ponto de fala que o cara que diz que o Estado não deve existir é igual a alguém que defende ditadores e Estado máximo

kkkk

Waldir

Hoje saiu no Estadão que nosso judiciário gasta 3x mais que a média dos países da OCDE. A bagatela de 1,6% do PIB ao ano. Imagino que legislativo e executivo devem tbem ser os campeões mundiais (igual ao Legislativo). Um choque de gestão aqui viria bem a calhar.

Paulo Sollo

O detalhe é que estão a ventilar que o valor da compra será mais do dobro do inicialmente divulgado que seriam us$ 338 milhões, ficando na verdade em us$ 681 milhões, incluindo alguns mísseis e manutenção. Sendo o pagamento iniciado após carência de um ano e dividido em três parcelas de 227 milhões. Diante das anarco reformas que El Loco está pondo em prática, pare impossível vislumbrar qualquer recuperação econômica em um ano. Inclusive Milei disse semana passada que suas reformas só apresentarão resultados “em 15 anos”… E o detalhe é que as velhas e stressadas células destes F-16 Block… Read more »

Bernardo

Depende das condições de venda (que a gente não sabe ainda). Os caças chineses são mais baratos na compra e na manutenção (pelo menos no papel), mas dependendo da circunstância, não duvido que os EUA estejam dispostos a perdem dinheiro no financiamento pra não perder espaço, já que vem perdendo bastante na América do Sul há um certo tempo. E a oportunidade é essa, pq o Milei tá hoje, mas pode não estar na próxima gestão. Caso os peronistas voltem (nao é impossível), eles perdem a janela. Considerando que tão perdendo espaço na Colômbia, não acho difícil não. Até pq… Read more »

Heinz

A Argentina já está quebrada há muito tempo, atualiza ai

Camargoer.

Olá Heinz. Minha análise é sobre o atual contexto no qual a Argentina está com baixas reservas cambiais e uma política de cortes de gastos sociais. Milei teria que ter uma sofisticada habilidade política para justificar o uso de reservas e de recursos públicos para comprar equipamentos militares ao mesmo tempo que corta os gastos sociais.

Até o momento, Milei teve sucesso eleitoral, mas ainda não mostrou habilidade política.

Henrique

ele vai justificar do mesmo jeito tosco que vc justifica o Brasil ficar comprando armas enquanto metade da população não tem saneamento básico

“defesa de soberania”

engraçado é que essa compra seria feita pelos peronistas e ninguém iria reclamar mesmo eles causando um desgraça econômica na argentina ano após ano, agora só pq o cara é contra pior cancer da Argentina a compra agora o peronistas falam que é ruim kkkkk

Last edited 3 meses atrás by Henrique
Wilson

E assim, com muito menos grana conseguem equipamentos que se igualam (ou mesmo superam) aos da FAB.

Camargoer.

Não. A FAB está adquirindo Kc390 novos e montando uma frota de F39 novos. Tem os Caracal novos, comprou os C105 novos. Tem uma enorme frota de A29 comprados Novus e está modernizando a sua frota de treinamento.

AFab tem muitos problemas, mas seus equipamentos sso muito superiores em qualidade e quantidade que os da Argentina.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é. Bons exemplos. Só pra elucidar ainda melhor: a FAA tem reequipado sua aviação de transporte com um punhado de aviões C-130H usados. Em nenhum sentido dá pra dizer que esses C-130H usados da FAA igualam ou superam os KC-390 da FAB, seja em quesitos qualitativos ou quantitativos. Quando (e se) a FAA começar a receber seus F-16 usados, a FAB já terá equipado por completo pelo menos um esquadrão de F-39 Gripen, que já terão IOC e a caminho da FOC. E quando terminarem de receber todos os F-16 usados e todos os pilotos destinados a esses aviões… Read more »

Carvalho2008

Boa, mestre Camargoer….!!! Isto mesmo!!!

jorge costa

De onde você tirou que F16 é igual ou superior ao Gripen, estude o assunto, antes de falar fake.

Rinaldo Nery

Certa feita, anos atrás, fiz um vôo para Córdoba, pela Azul. Na aproximação não consegui enxergar as instalações da Escola Militar de Aviação, noutro local distinto do aeroporto civil. Em casa fui no Google Earth, e verifiquei que as condições da pista lá eram bem precárias. Mal dava pra ver as marcações da pista (faixa, zebra etc.).

Camargoer.

Olá RInaldo. Toda aquela areia na pista é modo de reduzir o atrito ou é a pista que está ruim?

Sergio Cintra

Espuma! Qdo o pessoal está sabendo que a “encrenca” já está com pane, no local de atrito já colocam a espuma anti-chamas que é um pouco mais densa, prevenindo as fagulhas. Como já era esperado, as equipes estão posicionadas bem próximo. A durabilidade é curta.

Camargoer.

Valeu.

Isso me leva a outro comentário. Sempre achei que os carros do corpo de bombeiros nas cidades deveria ser amarelos neon, como os usados nos veículos de emergência em aeroporto.

Aliás, tanto os veículos de bombeiros quanto as ambulâncias deveriam ser amarelas, com faixas reflexivas na parte traseira…

Last edited 3 meses atrás by Camargoer.
Jadson S. Cabral

Também acho mais bonitas as ambulâncias nessas padrões, como se vê em alguns países a europeus.

Camargoer.

Pois é. A gente vê de longe os furgões do Mercado Livre.
Deveria ser o contrário. As ambulâncias amarelas e os furgões de entrega brancos

Rinaldo Nery

Espuma.

Camargoer.

Obrigado Rinaldo

Thunder

A escola militar de aviação fica em um outro complexo do outro lado da cidade:  31°26’27.37″S  64°16’8.67″O . Olhando no Google Earth parece tudo bem conservado, principalmente o aeroporto internacional.

Rinaldo Nery

Eu sei aonde fica. E sei que o aeroporto está conservado. Pousei lá. Mas a pista da Escola não estava há vários anos atrás.

Angelo

“e tinha passado por extensa modernização para o padrão Block 2”- que coisa hein hermanos….mas o piloto foi habilidoso, ainda bem….

Nilton L Junior

Que situação.

Willber Rodrigues

Que bom que o piloto está bem.
O problema é que, na atual ( atual que dura décadas, mas divago… ) situação da FAA, qualquer aeronave inoperante já causa grande impacto pra eles.

Santamariense

Aeronave recém modernizada envolvida em incidente. Me lembra o AF-1C N-1013 da MB, que varou a pista ao abortar decolagem, em 21/10/2019. Havia sido recebido, pós-modernização, em 06/09/2019. Até hoje não voltou a operar (acredito que nem volte).

Fabio Araujo

Ainda bem que dá para recuperar, pois já não possuem muitos e agora vão ficar temporariamente com um a menos. Pelo que estão falando a compra dos F-16 está perto de ser fechada e em poucos meses a situação deve melhorar!

Fernando "Nunão" De Martini

Fabio,
Não se costuma entregar aviões, mesmo usados, em poucos meses. Sempre há inspeções e manutenções importantes a fazer.

Fabio Araujo

Imaginei que já teriam começado as revisões pelo menos os F-16 que estão reservados para a Argentina já foram relacionados inclusive alguns sites argentinos já falaram da relação com o número de série dos F-16, eu sei que leva tempo, mas imagino que devido a falta de caças da Argentina as entrega não serão todas ao mesmo tempo deverá ser escalonada a medida que os F-16 sejam revisados.

Fabio Araujo

Uma coisa que já deveria estar começando é o treinamento dos pilotos, não adianta chegar os caças sem ter pilotos treinados nos F-16!

Fernando "Nunão" De Martini

Treinamento de pilotos também é um item a ser contratado. Ou seja, sem contrato, sem treinamento.

Fernando "Nunão" De Martini

Fabio,
Ninguém vai começar nada nesses aviões sem contrato assinado.

Patta

Ai é onde o piloto coloca em prática o que ele aprendeu nas aulas. Parabéns ao piloto! muito bem treinado.

Last edited 3 meses atrás by Patta
Bispo

Estão literalmente vendendo o almoço para pagar a janta e acontece mais M….realmente os governos e políticos comunas, corruptos… que antecederam Milei … F@dER@M o País…

curisco

kkkkkkk

colega… tem 50 anos pelo menos que os hermanos estão caindo pela tabela.

E adivinha porque teve a guerra das Malvinas?

Henrique

Gov da Argentino de 1982: “minha politica doida peronista não funciona, deixa eu fazer um guerra pra ver se melhora ”

kkkkkk

curisco

Peron, Militares, direitas, esquerdas… lá é fábrica de lambança.

Galera quer analisar um país olhando 4 anos para trás. ridículo

Salomon

É triste ver isso. Entregue em Dezembro.

BVR

Parabéns ao piloto e a equipe de socorro da base. Acho que o pouso – dentro das condições apresentadas – estava “sob controle”; pois parece que deu tempo de colocar a espuma antes. E sendo assim, é sinal que ele já havia tentado pousar antes. Daí pensaram habilmente numa solução. Mas ainda assim com o pouso de emergência planejado (meio contraditório né ? Algo emergencial sendo planejado) o piloto mandou bem pacas. Pergunta. Em caso de uma emergência assim o piloto é obrigado a tentar o pouso ? Pois é a vida dele que ele cola em risco. Um avião… Read more »

Rinaldo Nery

Primeiro siga o que está previsto no procedimento de emergência para falha do trem de pouso. Se ele tem combustível (e talvez tivesse), ainda pode falar via rádio com um técnico. Se decidir pela ejeção, nada vai acontecer com ele. Essa pane não era grave, o avião ainda voa. Pra isso existe simulador: para treinar procedimentos de emergência.

BVR

Cel. Nery, agradeço o esclarecimento.

Bernardo

Rapaz, que pena. Espero que dê pra recuperar sem muitos problemas já que foi recém modernizada. O piloto deu show

Um Simples Brasileiro

Perda total nesse caso? Porquê lembro que das últimas vezes que aconteceu algo assim com a FAB não teve reparo (Mas, devo frisar que eram aeronaves maiores).

A FAA já tem carência de meios, e ainda ocorre um problemas desses…

Sincero Brasileiro da Silva

Que os F-16 Block 25 cheguem logo!!!

Gilson Elano

Não sei como não empurraram goela abaixo, esses aviões, como aviões de treinamento avançado pra FAB.

Rinaldo Nery

Já tentaram.

Jadson S. Cabral

Aí tbm não, né amigo? Temos nossos deslizes, mas tbm é a casa da mãe Joana

Fabio Araujo

Tetaram empurrar para o Brasil e para o Uruguai e ainda estão tentando vender para a Guatemala.

Last edited 3 meses atrás by Fabio Araujo
Carvalho2008

Ele nO tem o que a acrescentar sobre o A29…a pouca velocidade a maior não compensa todos os outros requisitos em que perde….eu sou simpatico a este avião, mas ele morreu no nascimento de exíguos encomendas próprias e ausência de no mínimo uma ou duas qualidades superlativos para emprego. O A29 por exemplo, tem autonomia e tempo de voo absurdo de até 6 horas…além de um excelente equilíbrio de custos com um PT6A para 1500kg de carga… Se o Pampa tivesse perseguido o conceito Boeing Skyfox talvez tivesse agregado algumas qualidades superlativos que se ajustaram a concorrência ias de alguns… Read more »

Wilson

Se comprarem KC-390 de contrapartida pode até ser que aconteça. Afinal já compramos até Helis de ataque com 10 anos de validade.

Kornet

No governo do Sarney o Alfonsin tentou. Pensaram que a FAB iria optar pelos Pampas na substituição dos Xavantes.

Orivaldo

Incrível, eles ainda tem aviões que vooam