A partir de janeiro, a Saab divulga os novos episódios da 5ª temporada da websérie que desde 2017 vem registrando o trabalho conjunto entre a Suécia, a Saab, o Brasil e a Força Aérea Brasileira para o desenvolvimento e implantação do caça F-39 Gripen no país.

Vamos acompanhar de perto o início da jornada operacional do caça brasileiro, na Base Aérea de Anápolis (GO).

Confira no teaser o que está por vir!

DIVULGAÇÃO: Saab

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Que em 2024 venham mais 24 caças.
Pelo menos.

Gabriel

Considerando a necessidade de substituir todos F-5 e A1 (vale lembrar que teriam que substituir também os M-2000C), 60 seria o mínimo do mínimo.

Enfim, aguardar e torcer…

Heinz

Para um país do tamanho do Brasil, o mínimo seriam uns 120/140 caças, pois nem sempre todos estão disponíveis.

Clésio Luiz

Eu lembro que o acordo inicial era para o Brasil começar o pagamento depois da última unidade ser entregue. Isso ainda está de pé ou as parcelas já estão sendo pagas?

Camargoer.

Caro. A decisão pelo F39 foi tomada no fim de 2013 e o contrato com a Saab assinado em 2014. Então, começou a negociação com o banco de fomento da Suécia. O contrato foi assinado em agosto de 2015. O valor contratado foi de Sek$ 39 bilhões, cerca de US$ 240 milhões e outros Libra$ 185 milhões (busquei na memória, podem ser um pouco diferentes) O valor em coroas suecas tem uma taxa de juros de 2,3% ao ano. Também foi acertado que os pagamentos das parcelas seriam feitos semestralmente, com o primeiro pagamento no fim de 2015. O pagamento… Read more »

Underground

O então Ministro da Fazenda estava em negociação com Banco quando foi pego de surpresa com a assinatura do contrato, com os juros cheios. O banco sueco ficou feliz, o povo sueco também. Vai ver por isso que eles são um povo feliz.

Camargoer.

Roberto. Os aportes do banco na Saab estão relacionados com andamento dos trabalhos. No começo são feitos aportes maiores porque demanda a construção da infraestrutura, implementação das linhas de montagem e desenvolvimento do aparelho.

A Saab apresenta relatórios de avanço dos trabalhos e o banco vai fazendo os aportes.

O valor e o cronograma de aportes do banco na Saab não tem relação com o cronograma de parcelas que o Brasil para ao banco.

Fabio Araujo

É como eu imaginei o banco libera uma ou mais parcelas para ser feita a linha de montagem e o restante a medida que as entregas vão acontecendo e creio que uma ou duas vezes por ano uma parcela extra para manter as demandas de peças e materiais fluindo.

Nonato

Quando vi a chamada li “5a geração”

Marcelo Andrade

Vai ser lindo assim lá em Anápolis!!!

Manuel

Muita novelinha e poucos caças.

Nonato

Com todas essas variáveis mencionadas, deveriam ter identificado as alterações na fase de projeto, em 2008.

Last edited 3 meses atrás by Nonato