Base Aérea de Salvador foi o local escolhido para receber a instalação do empreendimento

O Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa (MD) e do Comando da Aeronáutica (COMAER), juntamente com o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec) formalizaram, nesta quinta-feira (18/01), a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, a fim de promover o desenvolvimento nacional da indústria aeroespacial.

Além do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também participaram do evento o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; o Ministro-Chefe da Casa Civil, Rui Costa dos Santos; a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos; o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues Souza; o Presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos; o Diretor-Geral do Senai Cimatec, Leone Andrade; além de demais autoridades civis e militares.

O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia ficará sediado na Base Aérea de Salvador (BASV) e será um ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação no campo aeroespacial.

O projeto tem como objetivo o avanço de soluções em ciência, educação, tecnologia e inovação para os quatro principais desafios do setor: aeronáutica, espaço, defesa e mobilidade aérea autônoma. Estes serão a base para realizar direcionamento estratégico, busca de recursos para desenvolvimento de projetos e geração de impacto para as empresas e a sociedade.

A implantação do Parque viabilizará atendimentos à indústria nacional e a previsão é que no primeiro semestre de 2025 já seja possível ter operações no local.

O Ministro da Defesa José Mucio ressaltou a importância da criação do campus para o desenvolvimento do país. “É um grande passo para diminuir as desigualdades sociais no Brasil, em especial na região nordeste. E, mais uma vez, com a participação fundamental das Forças Armadas”, destacou a autoridade.

“Damos hoje um importante passo rumo à inovação tecnológica, anunciando, aqui, no Estado da Bahia, uma nova era de progresso para a região nordeste. A assinatura do acordo de hoje oportuniza promissores e transformadores horizontes para o povo baiano”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.

Com o lançamento do Parque Tecnológico Aeroespacial, a Força Aérea Brasileira (FAB) reafirma sua vocação em fomentar o campo tecnológico e aeroespacial, contribuindo para a inovação tecnológica nacional e com o desenvolvimento da Bahia.

Parque Tecnológico Aeroespacial

O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia terá cerca de 800 mil metros quadrados e mais de 100 mil metros quadrados de construções. O local contará com diversos prédios de engenharia, além de pista para pouso e decolagem de aviões.

Senai Cimatec

O Senai Cimatec, Instituição gestora do novo Centro, é um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação do Brasil, referência em atividades de pesquisa e soluções para a indústria. A entidade integra uma Escola Técnica, um Centro Universitário e um Centro Tecnológico, que atuam em conjunto. Fundada em 2002, além da sede em Salvador, o órgão opera o Complexo Industrial Cimatec Park, em Camaçari (BA), e os recém-lançados campi Cimatec Sertão e Cimatec Mar.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jagder#44

Acarajé voador.
Deixando a brincadeira de lado, qualquer iniciativa que vise o espraiamento do desenvolvimento tecnológico é bem vinda, principalmente, neste caso, em um estado tão pobre quanto a Bahia.

Last edited 3 meses atrás by Jagder#44
Nilo

A Bahia não é pobre, está largada, quem sabe agora este atual Presidente der atenção ao Estado, já que foi favorecido no voto pela segunda vez no Estado e olha que a esquerda tem sido muito votos, mas na prática os resultados tem sido pífio. Com a Akaer no páreo fico mais um pouco otimista quanto aí projeto não ser apenas uma passagem de trio elétrico.

Last edited 3 meses atrás by Nilo
Kornet

A Bahia é governada há 17 anos pelo ParTido,e o o governo federal atual e estadual sempre foram alinhados,pois só quem é baiano sabe o que é a Bahia de verdade e não a de propaganda de governo estadual ou de turistas.

Nilo

Meu Caro Kornet estou a saber, me conte aquilo que só o baiano sabe. Ceplac que demorou anos para dar a solução para a praga de bruxa para o cacaueiro, ainda não atingiu o recorde de 1986, na produção, de 395,5 milhões de toneladas/ano. Terra do cacau, em termos de turismo do chocolate conheco Gramado-RS, a nível nacional desconheço marca de chocolate da Bahia. Mas com certeza os Gaúchos migram para o oeste da Bahia e se tornam ‘protagonistas’ no agronegócio. Em pós graduação ouvi elogios de um mestre da GV sobre a excelencia em soluções do setor da gestão pública pública baiana, só.… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Nilo
José Gustavo

Lhei dei um like que valeu por 2, e vieram 2 dislikes juntos. Esquisitices do algoritmo do site?
Todavia, que o Brasil progrida em conhecimento, como um todo.

Jagder#44

Vai saber. Tem gente que não gosta que os grotões do Brasil se desenvolva.
Povo desenvolvido = executivo, judiciário e legislativo têm que andar na linha.

Camargoer.

É apenas a atualização da página… enquanto vocẽ está lendo, alguém aperta um dos botões… daí, quando vocẽ chega a uma opinião e decide concordar ou discordar, a ṕágina se atualiza e aparecem junto as escolhas de outras pessoas….

leonidas

Apoio?
Tirando a retorica o que há de certo nisso tudo?
Ja falei antes e repito quando há interesse dinheiro aparece como a tal renuncia fiscal de nada mais nada menos que 16 bilhões de reais.
Não falta iniciativas voltadas a criar e fomentar tecnologia de ponta no pais.
Falta politica de estado que torne isso crivei com garantia a longo prazo de verba e garantia de aquisição do produto desenvolvido.
Esse negocio de anunciar é fácil fazer…

Patta

A Bahia não é pobre. Só é abandonada pelo L e pelo J. Hoje a violência na Bahia ta pior que a do RJ. Tenho autoridade pra falar isso, porque hoje a Bahia lidera os estados com crimes mais violentos do Brasil. E também sou baiano. Emfim, 17 anoos do partido do amor governando a Bahia e o povo não aprende, o J fazendo propaganda.
” O melhor governador do nordeste” saindo em um monte de jornais daqui. Sendo que a realidade é outra. O pior governador do nordeste. Um abraço.

Kornet

Pois é,mas tem gente que acha que a Bahia é a propaganda de 17anos de gestão do ParTido que encanta e engana turistas e visitantes,venha morar para ver a realidade .
A Bahia lidera em muitas coisas ruins e não é só a violência,é como dizem é o Estado do atraso.

Moriah

A futura aeronave nacional da Leonardo (ATR) será uma concorrente do turboélice da Embraer?

Camargoer.

Se forem espertos, farão juntos.

Um Simples Brasileiro

Excelente notícia.

LucianoSR71

Para quem não sabe o Cimatec tem acordo c/ as Forças Armadas americanas (3 projetos), fez um trabalho de revitalização dos navios Varredores classe Aratu e está caminhando p/ ter (não sei se já inaugurou a ampliação) o maior laboratório de balística, fora os do EB, do Brasil.

fewoz

Ótima notícia. Um dos grandes males do Brasil é a centralização. Um país rico é um país diversificado.

Ander

Excelente notícia os centros tecnológicos e de ensino devem se espalhar pelo país. O ITA também vai abrir uma unidade no Ceará, vi uma reportagem que fala que os alunos do Ceará possuem as melhores notas no vestibular do ITA.

Fernando EMB

Sim. O Ceará éo estão que mais aprova no ITA. Pensa que os alunos já entram no ITA com o objetivo de ir trabalhar no mercado financeiro.
Hoje apenas uma parcela muito pequena dos engenheiros formados no ITA vai trabalhar com engenharia!!!

Nilo

Meu caro a finalidade do privilégio de estudar no ITA segundo o visionário Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, que, na década de 1940 sonhava em impulsionar a indústria aeronáutica agora impulsiona o mercado financeiro.