Eurofighter Typhoon da Luftwaffe

A Alemanha não se oporá à nova venda de jatos Eurofighter para a Arábia Saudita, disse a ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, no domingo.

Baerbock conversou com repórteres após se reunir com o presidente israelense, Isaac Herzog, e com o ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, em Jerusalém Ocidental, segundo a agência de notícias alemã Deutsche Presse-Agentur (dpa).

Observando que a Arábia Saudita contribui para a segurança de Israel ao interceptar mísseis disparados contra o país pelos rebeldes Houthi do Iémen, Baerbock disse que, por esta razão, “o governo alemão não se oporá à ideia de a Grã-Bretanha dar mais Eurofighters à Arábia Saudita”.

Ela observou que “a Arábia Saudita é um contribuidor fundamental para a segurança de Israel e está ajudando a conter o risco de uma conflagração regional”.

Baerbock enfatizou que Riade há muito está ciente do perigo que os Houthis representam para a segurança da região. A Alemanha já se opôs à venda de armas à Arábia Saudita.

Como o Eurofighter é um projeto conjunto do Reino Unido, Itália, Alemanha e Espanha, é necessária a aprovação alemã para vender os caças.

Os Houthis têm como alvo navios no sul do Mar Vermelho, alertando que atacarão todos os navios com destino a Israel. Afirma que os ataques visam apoiar os palestinos que enfrentam a “agressão e cerco” de Israel em Gaza.

O Mar Vermelho é uma das rotas marítimas mais utilizadas no mundo para transporte de petróleo e combustível.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, anunciou recentemente a criação de uma missão multinacional – Operação Prosperity Guardian – para combater os ataques Houthi.

Israel lançou ataques aéreos e terrestres em Gaza após uma incursão transfronteiriça do grupo de resistência palestino Hamas em 7 de outubro do ano passado, matando pelo menos 22.800 palestinos e ferindo mais de 58.400 outros.

Acredita-se que quase 1.200 israelenses tenham sido mortos no ataque do Hamas.

FONTE: Anadolu Agency

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Henrique

E agora José?
A Arábia Saudita pedirá os 48 Eurofighters que queria e desistirá dos 54 Rafale.

Ou vai mandar a Alemanha catar coquinho na descida e fechar os 54 Rafale com os franceses?

Matheus

O Eurofighter é mais interessante. Mas na boa, tomara que mandem ________

EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fabio Araujo

É bem capaz de diminuir os números e comprar 24 Eurofighters e 27 Rafale!

Rodolfo

E nao seria a versão F4 do Rafale do mesmo nível ou superior ao Tranche 4 do Eurofighter. Talvez como superioridade aérea o Eurofighter tenha um desempenho ligeiramente superior mas o Rafale seria mais versátil?

Heinz

A pergunta é: Qual o caça mais capaz?

Carlos Crispim

F-15EX.

Carlos Campos

Rafale com suíte de guerra eletrônica Spectra é melhor, carrega mais armas, França tem menos frescura para exportações e tá comprometida a continuar evoluindo o Rafale.

Mercenário

Carlos e suas informações privilegiadas sobre a suíte EW dos caças europeus.

O novo radar do Eurofighter será superior e o motor é superior. Além disso, tem mais mísseis AA homologados, embora o Rafale possa lançar armas nucleares (o que a Arábia não precisa).

Carlos Campos

Pra mim a capacidade EW é algo fundamental para a sobrevivência de um caça, sobre o futuro Radar do Typhoon vai ser superior mesmo, mas até o momento o Rafale continua sendo melhor que o Typhoon, leva mais armas, e a França vende sem tanta frescura

Willber Rodrigues

Pra Alemanha, vender Eurofighhter pra AS, tá de boa.
Mas pra gente vender Guaraní, que usa(va) caixa de câmbio alemão, pras Filipinas, ser embargado com desculpa de “violações aos Direitos Humanos”, não pode, né?

Ora, ora, como são as coisas….

deadeye

Você sabe que o veto da exportação do Guarani foi levantado né?

Marcelo Andrade

Eu acho que ele não sabe…

Willber Rodrigues

Sim, eu sei.
Mas isso muda o fato de que houve esse embargo, e que isso pode ter prejudicado futuras expoetações do Guaraní?

Orivaldo

Foi retaliação pelo Estadista ter negado Guaranis a Ucrânia

Last edited 3 meses atrás by Orivaldo
Nonato

Estadista onde?

Bachini

Na republica ditatorial das bananas…

wilhelm

A diferença é que no vespeiro da Ucrânia a venda dos Guaranis teria afetado também a nossa relação com a Rússia, que — quer queiram ou não — é um importante parceiro comercial do Brasil em diversos setores. Talvez o lucro obtido na venda sequer compensaria o prejuízo que o Brasil teria no outro lado.

Essa guerra não nos diz respeito. É melhor o Brasil ficar bem longe disso.

Rodrigo

Até pq.nao temos condições nem de proteger nossas fronteiras…imagina ser player em alguma guerra

Carlos Crispim

É a SUA teoria.

Carlos Crispim

Correção: Grande estadista e democrata!

AVISO DOS EDITORES A TODOS DESTA SEQUÊNCIA DE COMENTÁRIOS: VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA E EVITEM DESVIAR PARA A DISPUTA POLÍTICA E IDEOLÓGICA. ESSE DESVIO JÁ FICOU REPETITIVO E SEM QUALQUER GRAÇA OU CONTRIBUIÇÃO PARA O DEBATE, COM TENDÊNCIA A GERAR REAÇÕES DE OUTROS COMENTARISTAS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Usa câmbio alemão. Pelo menos não vi nenhuma noticia da mudança para outro fornecedor.

Rodrigo

Não existe outro fornecedor ou ZF atual ou Eaton ambos são alemães. Talvez…Dana consiga mas é EUA, mercado de transmissão no Brasil é monopólio…já trabalhei em projeto com ZF e Eaton.

Carlos Crispim

Interessante essa informação, Rodrigo, é monopólio de quem?

Rodrigo

Monopólio dessas empresas, Zf e Eaton devido a normas iatf, exigências é quase impossível entrar um player novo…transmissão de veículo pesado e off roda é sempre Eaton e Zf, e muitos eixos tracionados da Iveco, CNH são da ZF, já caminhões no Brasil são Eaton. Existe um tal de Alisson transmission mas nunca vi alguem aplicando aqui. Fora questão investimento em transmissão tudo quase é forjado matrizes são caras…

Groosp

Nós nos negamos a vender ambulâncias para a Ucrânia! Era um negócio pelo menos 4X maior. Também não vendemos blindados para o Iraque. Agora vamos culpar a Alemanha.

Carlos Campos

E somos obrigados a vender para Ucrania e obedecer a Alemanha?

Rodrigo

Não, mas se ta no contrato senta e chora.

Carlos Campos

Contrato que não prevê bloqueio sobre uma transmissão, rídicula a atitude da Alemanha, mas temos que sentar e chorar mesmo, pq não temos uma transmissão tupiniquim

Vendéen

Boa noite Brasil,

A razão para esta reviravolta é justificada diplomaticamente lol.
Segundo a ministra alemã dos Negócios Estrangeiros (Annalena Baerbock), o papel construtivo iniciado pela Arábia Saudita após o ataque do Hamas contra Israel é muito apreciado.
Dito isto, como esperado, a Arábia Saudita usou Dassault e seus Rafale-F4 como meio de pressão para fazer a Alemanha dobrar.

Obviamente, este meio de pressão funcionou bem lol.

Vitor Botafogo

Exato. Até nossos hermanos flertaram com JF-17 mas no fundo querem o F-16.

RenanZ

O poder do dinheiro é impressionante né?

Logo a Alemanha, defensora ferrenha de direitos humanos, fingindo que não vê os descalabros que a A.S. comete em suas políticas interna e externa

Marcelo Andrade

Tirou as palavras da minha língua!! Como cantava o RPM: “…E o cinismo e o protestantismo europeu..”

Vitor Botafogo

Desde que o mundo é mundo, esse é o cenário. Acreditar em outra coisa é utopia. A Amazonia esta queimando em 2024 e 23 mais que 2022, mas essa foi a narrativa para derrubar alguem que não era do “clube”.
Na relações internacionais não existe ingenuidade, somente interesses.

Fernando "Nunão" De Martini

Vitor, O assunto já está descambando para a disputa política, sugiro que voltem ao tema. Ainda assim, cabe um pouco mais de informações sobre o ponto importante que você levantou: as queimadas aumentaram de fato, mas ao mesmo tempo o desmatamento teve redução na mesma época. Nada é simples nessas análises, pois o desmatamento de um ano influencia nas queimadas do ano seguinte, assim como eventos como seca recorde. Vale a pena ler este estudo feito com dados do INPE. https://www.ufpb.br/ufpb/contents/noticias/estudo-aponta-que-na-amazonia-o-desmatamento-cai-mas-queimadas-aumentam PS: não repita comentários. Basta escrever uma vez. Repetir respostas para mais de um comentarista polui o blog e… Read more »

Nonato

Mas ele está certo quanto a usarem pretextos. Uma emissora importante espalhou em 2019, que o “Brasil” tinha aumentado as queimadas em 80% em 2019. Sem mencionar que queimadas variam de ano para ano e em 2019 estava dentro da média dos anos anteriores. Em 2007 houve recorde de devastação da Amazônia ninguém disse nada. Em 2019, a emissora tentou queimar o Brasil no exterior. O “ambientalista” qie você diz ter reduzido o desmatamento quer aumentar a produção de petróleo na Amazônia. Dizem que combustíveis fosseis prejudicam o meio ambiente e provocam mudanças climáticas. Afinal de contas Biden e Macron… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

O “ambientalista” qie você diz ter reduzido o desmatamento quer aumentar a produção de petróleo na Amazônia.”

Eu não disse nada disso. Por favor me mostre onde eu escrevi isso. Não invente besteira. Postei link para um estudo acadêmico baseado no INPE. Leia e tire suas próprias conclusões, mas não invente que eu escrevi algo que não escrevi.

Em 2007 houve recorde de devastação da Amazônia ninguém disse nada.”

Hein? Ninguém disse nada em 2007?

https://www.estadao.com.br/brasil/aumento-das-queimadas-ja-faz-de-2007-ano-critico/

https://www.estadao.com.br/politica/desmatamento-aumenta-em-areas-protegidas-do-para/

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2309200703.htm

https://www.wwf.org.br/?9400/

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2509200705.htm

Kornet

A coisa é muito pior do que você possa imaginar.
Quanto a esse “clube” mil vezes não querer fazer parte.
Como disse o Laranjão “vamos drenar o pântano”.

Nativo

Os alemães já experimentaram o clube do seu santinho e se arrependeram.

Kornet

O seu larápio mor não faz parte desse clube.
Quando o pântano for drenado ,e será,não vou me espantar se algumas “sumidades,impostores,farçantes ,hipócritas”,façam parte desse “clube” que amam uma 🍕.

Marcelo

Logico que a alemanha nao fara o oposicao a aquisição 48 para arabia saudia e 40 para Turquia.
Essa quantidade de aviões comprados manterá a linha funcionado pelos proximo 6 anos e manterá muitos empregos em varios países da Europa.

Rosi

O texto diz AS…a intriga da Europa com a Turquia e outra novela. Um capítulo bem específico em parte

Orivaldo

Quando se trata de dinheiro os Alemães esquecem dis direitos Humanos e aquecimento Global

Vitor Botafogo

Desde que o mundo é mundo, esse é o cenário. Acreditar em outra coisa é utopia. A Amazonia esta queimando em 2024 e 23 mais que 2022, mas essa foi a narrativa para derrubar alguem que não era do “clube”.
Na relações internacionais não existe ingenuidade, somente interesses.

Nonato

Exatamente
Em outros anos houve desmatamento e queimadas ninguém nunca reclamou.
Em 2019, uma emissora antidemocrática espalhou pelo município que a Amazônia estava queimando.
O tal clube que você falou.
Em 2020, nos Estados Unidos, Biden disse que Trump era culpado por 400 mil obitos.
Mas no Google Biden, com vacina à disposição e um presidente que disse que sabia lidar com a covid…
Foram 750 mil obitos, o dobro de mortes em relação à administração Trump quando no início não havia mascaras nem respiradores nem vacina.
Usaram cadáveres como palanque para se dar bem…

Magalhaes

Belíssima aeronave de combate ! E essa foto com 6 Meteor…meu deus !

Last edited 3 meses atrás by Magalhaes
Leandro Costa

4 Meteors, 2 AMRAAM e 2 Iris-T.

E é sim uma bela foto.

Magalhaes

Realmente Leandro. Viajei na maionese! Vi antes de dormir, acho que o sono atrapalhou e nãi vi os AMRAAM..rs

Last edited 3 meses atrás by Magalhaes
Leandro Costa

De relance dá para confundir mesmo sem sono hehehehe

Flamenguista

A Alemanha faz valer a máxima , ruim com eles, pior sem eles!

Paulo Sollo

Como é de praxe o que decide uma compra desta são questões econômicas e geopolíticas. Rafale e Thypoon são hoje equivalentes depois que o consórcio eurofighter correu atrás para reverter e tremenda estupidez de projetar seu caça a princípio apenas como um interceptador, enquanto os franceses fizeram o óbvio racional projetando seu caça desde o inicio como multipropósito. Porém o Rafale tem duas vantagens. Custo operacional menor e taxa disponibilidade imbatível comprovada em combate. Só o Gripen C/D se iguala neste último quesito. Portanto o que deve ser avaliado é qual é a barganha pretendida pelos sauditas. O que eles… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“o consórcio eurofighter correu atrás para reverter e tremenda estupidez de projetar seu caça a princípio apenas como um interceptador, enquanto os franceses fizeram o óbvio racional projetando seu caça desde o inicio como multipropósito” Não foi bem assim. Ambos foram projetados como caças multipropósito e ambos tiveram suas primeiras versões (F1 no caso do Rafale e Tranche 1 no caso do Eurofighter) restritas a capacidades ar-ar. A diferença foi a escala e o tempo. O Rafale F1 foi produzido em pequena quantidade e apenas para a Marinha Francesa, que tinha urgência em substituir seus caças F-8 Crusader americanos de… Read more »

Carlos Campos

Agora a França já levou. e na minha opinião, com as informações que tenho, o Rafale é melhor, até que o Typhoon tenha o prometido AESA top, a Rafale é superior

Mercenário

Typhoon tem AESA já nas versões do Kuwait e todas as novas encomendas dos parceiros do programa. É provável/lógico que a AS tenha os seus com AESA.

Carlos Campos

sim, mas eles vão mudar para AESA ainda mais incrível, do nível do que está no F35

JPonte

O presidente da Alemanha mês passado ao chegar ao Qatar ficou 40 minutos no avião à espera de alguma autoridade local para recepciona lo …. o tratamento a Alemanha no reinos do Golfo onde são todos primos , está gélido quase congelante … com a carência de energia que sofre , precisando de novos fornecedores agora … todo o papo passado de direitos humanos foi pra o saco ….. a vida real é dura ..

Cansado

E provavelmente serão Eurofighters completos, não depenados, que nem um certo aviãozinho de brinquedo que veio das terras nórdicas.
É uma enorme diferença.