Autoridades militares russas e ucranianas relataram a derrubada de aeronaves inimigas no domingo em diferentes áreas da frente de 1.000 quilômetros de extensão da guerra que já dura 22 meses.

O comandante da Força Aérea da Ucrânia, Mykola Oleshchuk, disse que unidades antiaéreas ucranianas atingiram um caça-bombardeiro russo Su-34 perto da cidade ocupada pela Rússia de Mariupol, no Mar de Azov, no sul da Ucrânia.

Oleshchuk, escrevendo no aplicativo de mensagens Telegram, disse que a aeronave não retornou à sua base, mas não deu mais detalhes.

O Ministério da Defesa da Rússia disse anteriormente que seus sistemas de defesa aérea derrubaram quatro aeronaves militares ucranianas nas últimas 24 horas – apenas dois dias depois de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter dito que Kiev havia abatido três aeronaves russas.

Em seu despacho diário, o Ministério da Defesa russo disse que sua defesa aérea abateu três caças Su-27 e um bombardeiro tático Su-24 nas regiões de Zaporizhzhia e Dnipropetrovsk, no sudeste da Ucrânia. O despacho não forneceu mais detalhes.

Na sexta-feira, Zelensky disse que as forças do país abateram três caças-bombardeiros russos Su-34 na frente sul, comemorando os abates como um sucesso no conflito.

O comandante da Força Aérea, Oleshchuk, também disse que os aviões foram abatidos.

A Reuters não foi imediatamente capaz de corroborar os relatórios do campo de batalha de nenhum dos lados.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Que conflito insano… 22 meses.

Rogério Loureiro Dhierio

Acho que vai longe.

No mínimo o dobro dos meses.

Maurício Vaz

Acho que vai se tornar uma nova “coreia” Atingindo um impasse onde as áreas anexadas serão pra sempre russas…

Thiago Santos

Ou seja, ninguém abateu ninguém.

Rogério Loureiro Dhierio

Ou todo mundo abate todo mundo.

Ao menos na retórica.

Hcosta

Como há do lado Russo boatos de que abateram alguns F-16 então é muito provável que algo de grave tenha acontecido.

Como no ataque às bases do helis, em que no dia seguinte teriam “derrubado” dezenas de aviões da Ucrânia…

E como os Ucranianos conseguiram atacar um navio no outro lado da Crimeia, novamente, com mísseis de cruzeiro…

Akivrx
Gilson Elano

Vários grupos no telegram confirmam o abate de aviões russos, não específica o número.
Enquanto a aviação ucraniana, a destruição do navio, na Criméia, prova o contrário.

Yuribfranca

Alguma atualização real da situação do front? Quem está à frente agora ?

Rogério Loureiro Dhierio

Depende de qual fonte você buscar a informação, ambos os lados podem estar a frente ou já terem até ganho a guerra.

Underground

As mídias dão conta de os russos terem perdido 2 Su34 e 3 Su30.

Magalhaes

Creio que informaram 3 SU-34 em um dia, no mesmo dia um SU-30 sobre o Mar Negro e outro SU-34 no domingo eu acho.

Jagdverband#44

Sim

Mirade1969

Mas contudo não foram mostradas as evidencias, no Telegram apenas um Su 34 consta como abatido. Recentemente um Mig 31 forçou um Mig 29 Ucraniano a pousar em um campo conta como abate pois ele não vai voltar a voar.

Jmgboston

Guerra de atrito, como diz um certo comandante uma ova. A poderosa Russia está com sérios problemas. Vão vencer essa guerra mas não é um passeio no parque.

Jefferson B

A Rússia já perdeu essa guerra…faz guerra é sempre uma derrota, principalmente nas suas fronteiras. Putin sabe disso, ele esperava uma operação especial, algo relâmpago, não uma guerra. A reação Ucrânia e principalmente do Zelensky nos principalmente dias entregou completamente a estratégia do Putin. O problema é que Putin não sabe o que fazer e espera a mudança de governo nos EUA para tentar abrir uma brecha. Situação terrível para a Rússia e Ucrânia. A Rússia cometeu um erro de cálculo tremendo, uma guerra com custos absurdos que não faz sentido estratégico algum. Até agora só a Otan como instituição… Read more »

Bispo

Quem realmente perdeu foi a Ucrânia, seguida pela Alemanha.

Alexandre

Sr , esse conflito é um litígio entre civilizações. Nele será demarcado novas áreas de contenções. O Ocidente está criando um arco de isolamento. Zonas cinzas . Esse conflito nunca foi pensado em dias ou meses! Quanto aos custos, a Europa de longe é a que mais está perdendo. Principalmente no que se diz respeito a soberania.

Talisson

Mas a guerra de atrito é exatamente isso. Desgastar ambos os lados. Quem tiver a maior reserva e tolerância às perdas humanas, “tende” a ganhar. Se estamos falando do mesmo comandante, nesse ponto ele ta certo. Até hoje, a única coisa que vi ele errar, foi dizer que aqueles mega exercícios em janeiro e fevereiro de 2022 na fronteira não eram preparativos pra invasão. E um tal jornalista, que sigo e gosto dos videos dele no youtube, ex amigo do Cmte, se é que me entendem, bastante pró Otan, já até abandonou o assunto Ucrânia. Sinais do aceite de uma… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Talisson
Aéreo

Ainda é cedo para saber exatamente como está sendo o emprego do poder aéreo neste conflito, o que é real e o que é mentira nestes abates anunciados por ambos os lados. A impressão que passa é que pode estar ocorrendo com o Su-34, o mesmo que ocorreu com o Tornado na Guerra do Golfo em 1991. Apesar de ser um dos aviões de ataque mais sofisticados presente no teatro, os Tornados tiveram perdas proporcionais acima de outras aeronaves da coalisão. A explicação era o uso de táticas planejadas para um cenário de conflito no contexto da guerra fria, aplicadas… Read more »

Rinaldo Nery

A proibição dos ataques à baixa altura partiu do próprio JFACC, Lt Gen Charles Horner. Ele conta no seu livro, Every Man a Tiger.

Aéreo

Obrigado Nery, vou ver se acho este livro.

Felipe

Há relatos também de um piloto ucraniano que desertou com um Su-27 para a Rússia.

Last edited 4 meses atrás by Felipe
Underground

Bobagem. A Rússia destruiu toda a aviação ucraniana no primeiro dia.

Nilton L Junior

23/12/2023 Telegram Raybar Na região de Kherson, o Exército Russo perdeu ontem aeronaves Su-34. O inimigo preparou uma emboscada para pilotos militares que realizavam missões em uma rota semelhante há semanas e abateu nossos aviões com sistemas de defesa aérea. Uma combinação de fatores levou à tragédia, incluindo a falta de interação entre as unidades de vôo com uma brigada de reconhecimento separada e a obtenção de um quadro completo das áreas de posicionamento das forças de defesa aérea inimigas antes das partidas. A luta no solo continua perto de Krynki. fonte https://t.me/dva_majors 24/12/2023 Telegran Wargonzo As Forças Armadas russas… Read more »

Plinio Jr

Ué….os russos haviam dito que haviam destruído a FA Ucraniana e 22 meses depois ainda alegam que derrubam aviões ucranianos ….ou seja, os russos mentem deslavadamente …

Mirade1969

Não esta destruída mas não pode voar muito pois são abatidos por SAM ou por caças, então não estão ganhando a guerra e estão desesperados por reforços já que a Rússia perde um caça mas repõe ele pois fabrica eles já os ucranianos….

Plinio Jr

Sim, os aviões ucranianos tem uma série de limitações devido a oposição russa, mas fica evidente que a FA ucraniana não foi destruída como os russos em vários momentos afirmavam .

A capacidade russa de repor as perdas é limitada , é melhor que a ucraniana, sim é melhor, mas estas perdas diminuem a capacidade operacional e de quantidade da FA russa frente a OTAN ou EUA .

JHF

Tivemos entregas volumosas de vetores e partes sobressalentes para a FA da Ukrania durante este ano todo. Não lembrar disso seria negligência para fechar a matemática. Além.disso, temos informações de vários abates de aeronaves da FA ukra todas as semanas e vamos falar disso como “perdas dos dois lados” na semana de uma bela.emboscada a Su34. Enfim, escolher a notícia no momento certo sempre foi até normal, mas nesta guerra da Ukrania estão abusando tanto disso que depois vão ter que se esforçar para explicar porque a Ukrania está desaparecendo econômica, demográfica e geograficamente.

Plinio Jr

A Ucrania desaparecendo é algo que vcs alegam desde o primeiro dia da invasão e pelo visto continuam resistindo e impondo severas baixas aos russos.

Entregas volumosas de vetores ? duas dúzias de obsoletos Mig-29s ?

JHF

Corretíssimo, 24 Migs 29 on site deve ser considerado como entrega volumosa em tempos de guerra. Os Ukra tem pilotos treinados e acostumados a estes vetores. A outra opção demora para entregar 12 meses por conta de reparos, treinamento, falta de equipes de terra, etc, etc etc. Ainda não vimos os F16 entrar em ação e quem está dando trabalho no front é o “obsoleto” Mig29.

Talisson

Sempre pensei que a mentira fosse uma arma de guerra. Deve ter mudado, então.

Plinio Jr

Não mudou e os russos o fazem com bastante frequência…

Zorann

Os caras receberam um monte de aeronaves e vão receber mais…. óbvio que a força aérea ucraniana ainda existe…. continuam sendo abastecidos pela otan….

Mas em vários momentos a força aérea ucraniana praticamente não existiu.

Se a Rússia mente deslavadamente , a Ucrânia só diz verdades??

Por favor…. menos

Plinio Jr

A FA Ucraniana possui uma força de combate obsoleta e graças a incompetência russa não conseguiu colocá-la fora de ação. A OTAN forneceu um punhado de Mig-29s e Helicópteros , mas outros vetores como o Su-27 e Su-24 não se encontra nos arsenais da OTAN e aliados, ou seja, sempre estiveram disponíveis na própria Ucrania. Os Su-24 armados com Scalp e Storm Shadow estão dando dor de cabeça para os russos , hoje outro navio foi durante atingido na Criméia e provavelmente este vetor com estas armas são os suspeitos … A entrada dos F-16s vão trazer novas possibilidades para… Read more »

Nilton L Junior

Claro claro, a força aérea ucra esta intacta.

Plinio Jr

Onde disse que ela está intacta ?

Jefferson B

Vocês percebem como essas forças armadas da Rússia estagnaram no tempo?
É uma humilhação um país como a Rússia, como todo esse orgulho militar, expansionista e de superioridade de raça (discurso interno na Rússia, semelhante ao nazismo), após 22 meses ainda entrar em combate aéreo com a Ucrânia.
É patético o amadorismo militar russo, um forte sinal de fraqueza.

Zorann

A Rússia é uma economia menor do que a nossa e olhe a capacidade que eles tem.

A Ucrânia está desde 2014 recebendo armas da Otan de todos os tipos. Aeronaves de origem russa foram enviadas aos montes.

A Ucrânia mesmo recebendo toda a ajuda, com apoio maciço da Otan, uma gierra por procuração sem precedentes, não conseguiu empurrar a Rússia de volta para seu território. Muito pelo contrário, ultimamente quem tem a iniciativa do combate é continua avançando são os russos.

Lógico que muita coisa deu e continua dando errado para a Rússia, mas ela continua avançando.

Plinio Jr

A Ucrânia só teve ajuda maciça da OTAN depois de 2022 , tivessem tido isto desde 2014 o papo seria outro . O envio de aeronaves obsoletas dos tempos da URSS ajuda , mas vale lembrar que uma duas dezenas de Mig-29 não é aos montes , . A preocupação da Ucrania após a invasão de 2022 era da sua própria existência como país , pois o objetivo russo era a tomada do mesmo e nisto os russos fracassaram miseravelmente , os ucranianos só puderam pensar em empurra-los de volta apartir do fim de 2022 e o conseguirem em diversas… Read more »

Santamariense

“ A Ucrânia está desde 2014 recebendo armas da Otan de todos os tipos. Aeronaves de origem russa foram enviadas aos montes.”

Usando suas próprias palavras: Por favor … menos

Mirade1969

Falou o doutor em defesa pós graduado na universidade internet.

Jefferson B

Não precisa ter doutorado para ver e achar extremamente estranho a Rússia não conseguir ter o controle aereo da Ucrânia.
Da próxima refuta meu comentário e não a minha pessoa.

Jacinto Fernandes

O que impressiona é a Ucrânia, praticamente 2 anos após o inicio do conflito, ainda conseguir operar uma força aérea. O que se esperava antes do conflito era que a Rússia tinha capacidade destruir a estrutura necessária para operação aéreas até o ponto de inviabilizar a atuação da força aérea da Ucrânia.

Hcosta

Procure no liveuamap qualquer cidade com alguma dimensão e veja a quantidade de pistas de aviação que existem na Ucrânia.

Presumo que um dos motivos seja para receber as tropas paraquedistas/aerotransportadas. Uma herança da União Soviética???

Talisson

“superioridade de raça (discurso interno na Rússia, semelhante ao nazismo)”
A ucrânia tem grupos ditos nacionalistas com quase 100 anos de existência que militam exatamente nesse sentido. No inicio da guerra os chamavam de heróis, de voluntários, etc

Hcosta

Então presumo que o senhor apoia estes movimentos “nacionalistas” Russos ao ponto de os defender com a velha estratégia do “ele também fez o mesmo…”

Bispo

A CNN a maior mídia puxa saco ucraniano , nada divulgou sobre tais eventos.

Séria possibilidades de ser mentiras x mentiras.

Vinicius Momesso

E a Ucrânia já está acusando o NY Times de conluio com a Rússia.

Mirade1969

Eles trabalham com fatos apesar de desconfiar deles acho que eles mesmo não acharam nenhuma evidencia ou a fonte ucraniana não é de confiança provavelmente.

Sergio Machado

Via de regra, noticias do front – principalmente no que tange abates de aeronaves – são fakes até que se prove o contrário, com fotos e ou vídeos dos destroços. Fora isso, difícil de acreditar, principalmente vindo dos Ucranianos, que lutam melhor e mais valentia que qualquer exército da OTAN. Contudo, a situação desesperadora implica em necessidade absurda de fatos positivos.
Na falta, se cria ou aumenta.
3 abates de SU 34 no mesmo dia força a tanga.

Hcosta

Não foi a primeira vez. Teorias dizem que foram abatidos um caça e dois helis na Rússia através de um sistema AA há algum tempo atrás. Ou algo parecido…

E a reação Russa foi semelhante, ou seja, não teve qualquer meio para eliminar esta ameaça e restou-lhe parar os ataques aéreos na região.

E os canais pró-russos confirmaram esta notícia…

Sergio Machado

Disse tudo: teorias.
Ainda não passa, sem provas de ambos os lados, guerra de narrativas dentro de contexto de um conflito. É do jogo.
Obviamente, acredita quem quer.

Hcosta

O exemplo que dei está mais do que provado que aconteceu, as teorias são sobre como foi feito…

Walsh

Quanta besteira, é fácil saber quem esta mentindo, os russos anunciaram que derrubaram alguns F-16 que simplesmente não chegaram ainda. Como eles derrubaram aviões que nem estavam lá? Cheguei a ler num blog russo que eles tinham derrubados alguns F-35! Gzuis, ai vem os russófilos dizendo que esta todo mundo mentindo. Hahahaha

Escrevam ai, a informação vinda da Ucrânia, pode ser mentira, mas o que vier da Rússia com certeza é.

Victor Filipe

No Natal a Ucrânia também contabilizou um abate de Su-34 e outro de Su-30

Os 3 Su-34 abatidos anteriormente foram numa emboscada aerea usando o Patriot

Tutor

E a torcida que acredite no lado para o qual está torcendo kkkkkk