Por Juliano Lisboa

Ocorreu no dia 18 de dezembro a cerimônia de passagem de comando do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado na Base Aérea de Anápolis (GO).

O Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto transmitiu o comando em voo para o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas. Gustavo estava voando o Gripen 4102 e Fórneas o 4106.

Os dois foram os primeiros pilotos da FAB a realizarem o curso do Saab JAS 39C/D Gripen na Suécia, ainda como capitães, em 2014.

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel

Só elogios.

Inicialmente com a seleção bem feita dos 2 militares, que foram os primeiros a fazer o curso na Suécia, ainda como Cap.

Na sequência lógica, agora como Of Sp, um assume o Cmdo do 1º GDA na preparação da OM e recebimento dos primeiros Gripen e passa o Cmdo para o outro dar continuidade na implantação e recebimento.

Planejamento e execução exemplares na administração do pessoal.

Obviamente, por ser um fato que só merece elogios, muitos entusiastas assíduos vão guardar as palavras para algumas críticas, logo ali na frente, sobre outro assunto.

Bueno

Parabéns para os Militares, Dedicação , esforço e animo resulta em sucesso !

Tomcat4,5

Endosso suas palavras meu caro !!! Só elogios e orgulho de nossos pioneiros no domínio do Grifo !!!

João

Anápolis??? O que os caças fazem em Anápolis??? Deveriam estar baseados na Amazônia, em Manaus e Boa Vista. O inimigo potencial não é mais a Argentina, é a Venezuela? “Proteger Brasilia” ??? Para que?

Matheus

Sucesso ao novo comando!

Manuel

Mirage disparadamente mais Bonito que o Gripen.

Regis

Eu não acho mais bonito não. Acho que ele tem a elegância clássica dos anos 1970.

BLACKRIVER

Mirage é é aquela dama linda e charmosa que sempre agrada os olhos dos homens de verdade!
Que máquina linda!!!

José de Souza

Elegância pura, reparem no “F-103E 4910” pintado na fuselagem do Mirage e no gigantemente desnecessário “F-39 4102” no Gripen… Pelo menos dos Gripen mais recentes tiraram o F-39, vai ver perceberam que não precisa escrever para não confundir com os F-5, A1, KC-390…

Heinz

A FAB está indo para outro patamar com o gripen e o Kc390. Sucesso ao novo comandante!

Claudio Moreno

Belas fotos!

Bravo Zulu!

Sgtº Moreno

Fabrízio

E o TC Pascotto irá para qual unidade?

Juliano Lisboa

Vai continuar em Anápolis mas em outra função. Vai continuar voando F-39.

Matheus

Interessante. COMAER abriu exceção para ter dois TC no esquadrão?

Juliano Lisboa

Não… Cel. Gustavo vai pro Esquadrão de gestão organizacional. E o Cel. Fórneas no GDA.

João

Prezado
Não vejo problema.
Quando comandei, eu tinha mais de um TC sob meu comando, q os recebi como Maj antigos.
Isso é bem normal, pelo menos no EB, dependendo do tipo de Unidade.

Rinaldo Nery

O Gustavo vai servir na Base. O Esquadrão tem outro efetivo. Servir na Base e voar no Esquadrão. Chama-se QT (Quadro de Tripulantes) externo.

Matheus

Olá Rinaldo, certa vez conversei com o Maj Gustavo Cury e ele havia me falado que no esquadrão tem apenas um TC od demais são TEN, CAP, MAJ Etc. Mas não sabia desse detalhe, por isso a dúvida.

Rinaldo Nery

Sim. Só o cmt é TenCel. O Operações é Maj.

Fabrízio

Obrigado

Fabrízio

Obrigado

Walker

O oficial demora tantos anos pra chegar no patamar que ele se encontra, e agora que chega as aeronaves ele sai, o treinamento, tempo investido, na minha opinião humilde, deveria ser revisto a carreira de piloto. Entendo que a ascensão na carreira impõe outros horizontes, mas é uma exclamação a ser deixada. Forte abraço. E Sucesso aos Oficiais substituto e substituído.

Juliano Lisboa

Ele não vai parar de voar, vai só deixar de ser o comandante do GDA. Continua voando F-39.

Rinaldo Nery

Comando são dois anos. Pra todos.

Thunder

Parabéns, Gustavo! Você fez um excelente trabalho. :)Bons ventos para o Ramon e sua equipe.

Gynaviacao

Coisa boa, em Anápolis já tá começando a surgir reclamações, tímidas mas tem, sobre as aeronaves, de 2013 pra cá chegaram pra morar 60 mil pessoas de fora em Anápolis, e de lá até aqui eles conviveram com o Silêncio do F5 que voava pouco, depois de anos voltou o assunto “barulho forte no céu”, hoje é muito fácil achar na cidade alguém que nem sabe da existência da Base, mas é aquilo né, se com 7 aviões tá assim imagina com 30 kkkkkkk, isso que dá se mudar pra cidade sem pesquisar

Fernando Vieira

Isso acontece em todo lugar do Brasil. Claro que Anápolis é um caso especial por se tratar de base militar mas se procurar há reclamações em basicamente os entornos de todos os aeroportos do Brasil.

As pessoas só esqueceram que quando os aeroportos foram construídos eles estavam em locais distantes. A cidade que cresceu, quase sempre desordenadamente, para o lado do aeroporto.

Bueno

Em uma das fotos tem uma estrutura inacabada, tem algum tempo que vejo nas fotos de cerimonias na BAAN este “esqueleto”
Esta estrutura ao fundo é um hangar inacabado ?
Li em algum lugar que a SAAB tem muitas exigências em relação aos Hangares para os Gripens , esta estrutura tem relaçao com Isto?

Gynaviacao

Não, aquele hangar é pro GTT, a estrutura do Gripen tá toda pronta e fica do lado oposto daquele hangar do outro lado da base, uns 500 metros de distância do esqueleto, é um hangar isolado com um pátio gigante na frente

Bueno

Obrigado!

Santamariense

É o hangar para os KC-390 do 1° GTT. Está em construção há anos e, pelo que li, sofreu ou ainda sofre atrasos para sua conclusão devido à questões trabalhistas e de condições de trabalho dos funcionários da empresa vencedora da licitação para construção do hangar. Até nade isso é real eu não sei, apenas repasso o que li.

Bueno

Obrigado!
Que coisa , parece com as obras publicas interrompidas que vemos no Brasil, tem um pedaço de um viaduto na minha cidade , obra que iniciou e parou no meio do caminho… Não sei se foi erro da construtora ou embargo por algum Órgão fiscalizado.


Last edited 4 meses atrás by Bueno
João

Esse negócio de problema trabalhista das empresas vencedoras de licitação é um verdadeiro INFERNO pra Administração Pública e comando de qq Unidade que tenha obra.
Sem exagero nenhum!!!!!

José de Souza

Pela Lei 8666 contratava-se obras pela modalidade “menor preço”, e muitas empresas jogavam o preço muito embaixo já apostando nos aditivos de 25%. Para fazer a obra “barata” acabavam economizando com o “dispensável”: mão de obra e a segurança no trabalho (!!), além da qualidade do material. Tentaram me entregar obra com maçanetas de péssima qualidade que saíam na mão na primeira abertura, ainda durante a execução das obras! Essas empresas eventualmente acabavam falindo lá pelo 1/3 da obra e deixam esses esqueletos que vemos por aí.

Santamariense

Eu imagino. Deveria ser menos burocrática a eliminação dessa empresa e o chamamento da segunda colocada na licitação para que dê andamento à obra.

Salomon

Concordo integralmente com o escrito acima.Numa certa obra encontraram no solo seringas velhas, umas 3, de muitos anos, e embargaram tudo porque era insalubre.
No mais..bela cerimônia de uma Força que a cada dia mostra a que veio. Sucesso ao novo comandante.

Fábio CDC

Como é que o Mirage-2000 consegue ser tão brutalmente mais lindão que o Gripen NG? Como é que pode?

José de Souza

Começa pelo elegante “F-103E 4910” pintado na fuselagem do Mirage e no gigantemente desnecessário “F-39 4102” no Gripen… Pelo menos dos Gripen mais recentes tiraram o F-39, vai ver perceberam que não precisa escrever para não confundir com os F-5, A1, KC-390…

Santamariense

Ele falou do Mirage 2000, não do Mirage III.

Marcos Silva

Aquele Jaguar estilizado numa faixa na deriva do Mirage lll ficaria bem legal no Gripen. Aliás, códigos das bases(AN,caso) eram nem legais também.

Rinaldo Nery

Foram retiradas pra que o narcotráfico não saiba de onde são as aeronaves.

Wallace Albuquerque de Azevedo

Poxa… Em 2005 eu servia aqui na Base Aérea de Natal, e eles eram aspirantes, ainda no curso de piloto de caça do 2°/5° GAV. Eram muito gente boa, tratavam bem nós soldados, principalmente o Fórneas. Eu tirava serviço na guarda da base, e os via chegar todos os dias. Enfim, é uma bela jornada dos dois, já comandantes de esquadrão. Boa sorte e Deus os abençoe…

À lá chasse!

Blits157

Fora os dois que foram os excepcionais pioneiros Br em fazer o curso para voar o Gripen, quantos pilotos operacionais temos hoje em dia? pode ser que já tenha mais aeronaves que pilotos?

Fernando "Nunão" De Martini

“Recentemente a Revista Aerovisão, da FAB, informou que foi completado o quadro de 14 pilotos operacionais que realizaram o curso de Gripen C/D na Suécia. Este é o total de pilotos que está agora no 1º GDA (Base Aérea de Anápolis – GO) realizando fases sucessivas de adaptação e treinamentos no Gripen E.
Além deles, 3 oficiais aviadores do IPEV (Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo, de São José dos Campos – SP) realizaram na Suécia o curso de piloto de provas no Gripen C/D.“

https://www.aereo.jor.br/2023/11/15/em-2024-piloto-do-1o-gavca-vai-treinar-no-gripen/