Ontem, 18 de dezembro, o avião KC-390 realizou o transporte de um recém-nascido com quatro dias de vida entre os Açores e o Continente. Este foi o primeiro transporte aeromédico do avião KC-390 desde a sua entrada em operação na Força Aérea.

A precisar de cuidados neonatais indisponíveis no Arquipélago dos Açores, foi solicitado o transporte à Força Aérea por forma a que o bebé fosse transferido para uma unidade hospitalar do Continente.

Depois de ter descolado Base Aérea N.º 11, em Beja, o avião chegou a Ponta Delgada pelas 18h40. Já em S. Miguel, a incubadora onde seguia o recém-nascido foi colocada em segurança dentro da aeronave. Meia hora depois, o KC-390 voltava aos céus, aterrando em Lisboa 2h20 depois, pelas 21h30.

A acompanhar a missão, garantindo a comodidade do bebé, esteve uma equipa de saúde militar, do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea (NEA), para além de uma equipa de saúde civil a bordo. Para maior conforto, o bebé esteve sempre acompanhado dos pais.

Pela necessidade de realizar o transporte com a maior celeridade, o avião KC-390 da Esquadra 506 – “Rinocerontes” viria a ser fundamental, tendo o bebé sido transportado de forma rápida, cómoda e segura.

A voar, protegemos!

FONTE: Força Aérea Portuguesa

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Pedro Fullback

KC-390 sendo bastante utilizado pela Força Aérea Portuguesa.

O KC-390 elevou consideravelmente as capacidade da FAP.

Douglas Rodrigues

Têm muito “tuga” queimando a língua quando ao KC-390, os comentários contrários a essa aquisição foram enormes… Mas como vc falou, elevou consideravelmente a capacidade, no Facebook a FAP divulgou um vídeo do transporte dos BH60 dos EUA para Portugal.

Carlos

A FAP sempre fez transporte de doentes, transporte de órgãos para transplante, quando necessário, das ilhas entre ilhas e das ilhas para o continente https://www.facebook.com/profile/100064576306420/search/?q=A%C3%A7ores e usaram C130, Falcon 50, C-295 e EH-101 e os EH-101, os C-295 e os P3 C ORION são usados em buscas e salvamentos. Se traçares num mapa uma linha entre Portugal e o Amapa, dois terços a três quartos dessa distância é mar português na busca e salvamento https://www.youtube.com/watch?v=FJRhsDbinPk&t=297s&ab_channel=F%C3%B3rumOceano (timeline 4:52). O KC-390 é uma boa aeronave e a FAP retira o máximo que ela dá, mas elevar consideravelmente as capacidades da FAP, é… Read more »

Matheus

Como não amigo? O C-130 não era capaz de atravessar o atlântico com um BH dentro, por exemplo. A força não ganhou em mobilidade? Fora toda a capacidade de reabastecimento em voo do avião, guerra eletrônica. Tudo isso elevou sim a capacidade da FAP.

Last edited 4 meses atrás by Matheus
Carlos

À pergunta “Black Hawk can fit into a C-130!?” a resposta é “With pintle mounts, some versions can carry 7.62mm or . 50 caliber machine guns in windows. Fits Inside a C-130 – with some disassembly, the long, low profile of the Black Hawk allows it to be transported by a C-130 Hercules.”, ou seja e resumindo um UH60 pode ser transportado num C-130, reabastecimento em voo é inútil para a FAP porque o sistema de abastecimento dos F-16 não é compatível com o sistema usado no KC-390, e quanto à guerra eletrónica usada no KC da FAP foi desenvolvida… Read more »

Matheus

Como assim não é útil? Portugal é OTAN amigo. Não vai reabastecer apenas seus aviões.

Sensato

Entendo que não há questionamento sobre o aumento das capacidades mas sim sobre o adjetivo “consideravelmente”, que foi usado. Aparentemente, ele não vê o avião como um salto assim tão grande. Creio que mudará de opinião ao longo do tempo.

Salomon

De fato, estão usando intensivamente e o avião se sai muito bem. Isso está sendo observado, é claro, por muitas FAs.
É um enorme tento da Embraer e do Brasil.

Nilo

Será que ainda tem algum Portugal com alguma dúvida? Rsrsrsrs

eron

O bixo é bom demais. Orgulho para nosso país, em meio a tantas vergonhas…

Fabio Araujo

Rápido e seguro as palavras chaves para um bom transporte aeromédico. O KC-390 segue mostrando suas qualidades.

Matheus

Mas precisa de um C-390 pra carregar um paciente?

Regis Campos

Quanto uma vida vale para você?

Fernando "Nunão" De Martini

Se o C-390 é a aeronave disponível na ocasião, se precisa levar os equipamentos médicos, incubadora etc, se o paciente está no Açores, a quase 1.500 km do continente e se há pressa, a resposta é sim.

Rodrigo Maçolla

Cumprir uma missão como essa acredito eu seja a safisfação plena para qualquer piloto… Os caças são glamurosos , mas os aviões de transporte é que carregam literalmente o piano…. Parabéns a FAP, e é mais uma vez o KC-390 provando seu valor. Desejo toda a sorte do mundo a criança que teve estes verdadeiros anjos a seu dispor.

Last edited 4 meses atrás by Rodrigo Maçolla