Wenchang, Hainan, 15 dez (Xinhua) – A China lançou com sucesso um novo satélite de sensoriamento remoto em sua órbita planejada a partir da Base de Lançamento de Naves Espaciais de Wenchang, na província insular de Hainan, no sul, na sexta-feira (15/12).

O foguete transportador, codificado como Longa Marcha-5 Y6, decolou às 21h41. (horário de Pequim), transportando o Yaogan-41, um satélite óptico de sensoriamento remoto de alta órbita.

O satélite será utilizado no levantamento terrestre, na estimativa do rendimento das colheitas, na gestão ambiental, nos alertas e previsões meteorológicas e na prevenção e redução abrangente de desastres.

Isto marca a 502ª missão dos foguetes transportadores da série Longa Marcha.

VÍDEO: Longa Marcha-5 Y6 decola levando o satélite Yaogan-41

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

Quando a política de desenvolvimento tecnológico sai do discursozinho barato de curto prazo para um efetivo a longo prazo, não tem crítica de “palafuso singling” soltando que se sustente rsrsrsrs

Last edited 4 meses atrás by Nilo
Antonio Cançado

Você confia na tecnologia chinesa? Eu não, sinto muito…

Tiago

Eu tenho certeza absoluta que para fazer esse comentário algum aparelho ou recurso tecnológico chinês vc usou. Exceto se estiver postando isso de dentro da NSA.

Bosco

E daí?
O que eu perdi?

Carlos

É muito chato isso! Creio que o objetivo da China não é o desenvolvimento do país e sim incomodar o velho Bosco. E digo mais! Denuncio este blog que nos últimos anos vem em parceria fazendo isso! Nunão tem de explicar isso!

#PazAoBosco

Fernando "Nunão" De Martini

Tudo eu, tudo eu…

Bosco

Não torço mesmo para regimes comunistas se é isso que quer dizer mas o meu ponto não é esse e sim a relevância do fato divulgado. Não entendo a fascinação que a China exerce em algumas pessoas. Claramente eu não padeço desse mal . Talvez deva passar por uma instituição para ser “reeducado”. Voltando ao assunto que tanto te indignou, o ponto é que no ano que se finda já foram realizados 199 lançamentos orbitais e colocados em órbita mais de 2000 satélites. Houve 18 caminhadas espaciais. várias sondas lançadas em direção à Lua, ao Sol , a Júpiter e… Read more »

Jagdverband#44

E nenhum acidente fatal.

Carlos

Eu só torço pro meu $$. A questão não é torcer ou não torcer. O fato foi o lançamento e o blog noticiou. Fosse o os EUA, tu daria uma aula técnica. Essa é a diferença (talvez a idade não conceda a percepção disso). Numa linguagem mai vulgar…Mete um curso de engenharia, monta um fábrica de foguetes (empreendedorismo e capitalismo puros) e entra na briga!

Ah e sobre isso “Voltando ao assunto que tanto te indignou“.

A coisa que me indigna é fruta cristalizada no panetone! Aí é pra matar…

Bosco

Não saberemos nunca a minha reação a uma hipotética matéria sobre os EUA ter colocado um satélite de reconhecimento em órbita porque isso jamais seria considerado um fato relevante pelos editores.
Quanto ao resto do seu comentário segue na mesma linha do inicial: ridículo e preconceituoso.
Deveria ter com pessoas idosas o mesmo respeito e admiração que tem a regimes autoritários.

Carlos

admiração que tem a regimes autoritários.

Viu como estás com dificuldade?

Não tenho preconceito com velho, não posso ter comigo mesmo. E deixa de mimimi! Fui…

Bosco

Na verdade eu acho essa superexposição da China um tiro no pé. Fica parecendo que ela está ainda em crescimento e precisa ser bajulada. Eu quando comecei a anda a minha querida mamãe e meu querido papai ficaram encantados e me deram um monte de beijinhos carinhosos. Quanto eu aprendi a comer sozinho também fui muito elogiado. Mais tarde aprendi a falar, a ler , andar de bicicleta, a nadar , a dirigir. Sempre sendo elogiado. Hoje, o velho Bosco não é mais elogiado por fazer nada disso porque já faz com destreza há 6 décadas. A China, há 6… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Bosco
Carlos

superexposição da China“.
É só não entrar no link da manchete…

Bosco

Agora, se fosse um feito de Zimbábue ou de Butão, sem dúvida até eu estaria babando de admiração.

Dagor Dagorath

Perdeu as estribeiras.

Bosco

“Isto marca a 502ª missão dos foguetes transportadores da série Longa Marcha.”
Os foguetes denominados “Longa Marcha” são completamente diferentes entre si e nominam vários tipos de foguetes orbitais chineses utilizados desde a década de 70 , e portanto, essa quantidade de lançamentos não é de um único modelo.

Fernando

Meu caro Sr. As vezes vc dá uma aula, muitas vezes é um chato arrogante. Se vier do tio sam, até firula tu faz, mas vindo de outros, só crítica. Não sou fã de comunismo, mas esse menosprezo por não ter sido pras bandas de cá a matéria chega a ser doentio.
Te respeito, é um guru de sabedoria militar mas… Mas, às vezes…

Bosco

Sim! Mas vc falou , falou… citou características que você vê na minha pessoa mas não disse a relevância da matéria. Eu respeito os editores da Trilogia que me faz companhia há 20 anos e sei o trabalho hercúleo que é manter o site em atividade e pautar matérias que nos façam ter interesse. Sou grato a eles, mas assim como qualquer meio de comunicação estão sujeitos a críticas. Eu sinceramente não vejo nenhuma relevância nessa matéria. Um outro participante comentou acerca da pouca relevância da matéria do Su-27 inflável. Eu discordo. Pra mim é relevante já que nos informem… Read more »

Last edited 4 meses atrás by Bosco
Orivaldo

Legal. Gostaria de saber o motivo de não ter mais atualizações na Guerra Israel X Hamas ?

Fernando "Nunão" De Martini

Fique tranquilo. Quando houver novidades realmente importantes será publicado (provavelmente no blog das Forças Terrestres) e você poderá comentar.

Orivaldo

Entendi. Parece que uma matéria sobre um su27 inflável merece mais atenção

Fernando "Nunão" De Martini

Entendi. Parece que você resolveu encher o saco e pautar os blogs.

Orivaldo

Sim. Meu direito de expressão é vc tem o seu de nem ligar.

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, o direito das pessoas serem chatas é sagrado e inalienável. Desfrute.

Orivaldo

Obrigado pela compreensão

Heinz

Se tá achando ruim, crie um blog e poste assuntos do seu interesse.

Nemo

A real importância deste lançamento está sendo perdida aqui. Até então o monitoramento das colheitas agrícolas era feito apenas pelos EUA E EU que divulgavam apenas dados secundários. A China promete fivilgar os dados primários para os parceiros, isso é de grande importância para os produtores de commodities como o Brasil.

Aéreo

E você acredita que os chineses vão divulgar dados que não sejam do interesse deles. Algo como, “olha aqui produtores brasileiros, houve uma quebra da safra de milho dos EUA, esta na hora de vocês aumentarem os preços de vocês”

Bosco

Apenas os EUA defende seus interesses em detrimento dos outros.
A China , de modo diferente, irá exercer seu poder hegemônico de forma benevolente e altruísta já que ela faz parte do “amor” e jamais se negaria a nos ajudar.

Nemo

Na verdade os dados de quebra de safra já são divulgados. A China vai divulgar os dados primários. Nenhum país é bonzinho, neste mundo cão é cada um por si e o aliado de hoje é o inimigo de amanhã. A China ganharia uma maior inserção no grupo de países produtores dos quais ela já é o principal cliente.

Orivaldo

Já aqui nao se lança nem V2.

Nilo

Meu caro enquanto isso, a FAB leva para Alcântara um punha de representante do governo brasileiro, para angariar apoio para empresa pública ALADA.
Motivo dado pela FAB: A “ALADA é uma possibilidade real de alavancar o setor espacial com estrutura existente atualmente, visando celeridade na apresentação de resultados imediatos. Implantar e consolidar o Programa Espacial Brasileiro em ambiente empresarial economicamente sustentável, capaz de mantê-lo e de criar novas oportunidades de negócio, com níveis crescentes de nacionalização.”
Sinceramente sempre achei que o que alavanca o setor seria recursos mais robustos e melhoria nos salários dos pesquisadores.

Orivaldo

Eu queria acreditar que isso vai dar certo

Antonio Cançado

É o XingLing IV…rsrsrsrs

Maurício.

Foguete chinês subindo, e lágrimas de “brasileiros” descendo, segue o jogo.

Heinz

Por que?

Sergio

Quem dera fosse o Brasil. Mas um país que não põe moral e permite-se dominar por bandidos não merece tal avanço. Enquanto isso , mais ainda uns três séculos?, vamos nos divertir com o ” sequestro” do Marcelinho carioca. Vocês viram? Tava talaricando no show de pagode e o boi zebu resolveu dar-lhe uma lição, digamos, pouco ortodoxa. Assunto do dia no esgotao. aaaaa Brasil. Cansa.

Machado

Quando o Longa Marcha 9/10 for concluído terá a mesma/maior dimensão e capacidade do Starchip do Elon Musk

Bosco

Creio que se equivoca.
O Longa Marcha 9 e 10 serão semelhantes ao Falcon Heavy e não ao Starship

Paulo Henrique

Eua precisa da soyuz p trazer de volta seus astronautas da estação espacial e o editor puxando saco do tio SAN .

Enviar 500 veículos em órbita não é nada !!

Perder 2 ônibus espaciais e tripulação é bacana 👍🏼

Já pensou se a Rússia tivesse o mesmo orçamento dos 🇺🇸 ??

Na moral bosco, tem horas que vc fica sem argumentos 🤦🏻‍♂️

Joli Le Chat

Satélite de sensoriamento remoto da China? O que isso nos traz à memória? Isso mesmo, o CBERS! Vejam o site do programa, no INPE:http://www.cbers.inpe.br/sobre/historia.php Deste site, destaco: Motivações para a AliançaNo final da década de 1980, o governo chinês traçava diretrizes de desenvolvimento intensivo de vários setores, entre eles a indústria e a área espacial. Com o emprego de novas tecnologias, os chineses emergiram de duas décadas de isolamento para elevar o nível de suas competências científicas e tecnológicas. No Brasil, o avanço nos diversos programas de satélites da Missão Espacial Completa Brasileira (MECB) incentivava as pesquisas na área. O… Read more »