O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, de 04 a 08 de dezembro, a primeira fase da Avaliação Operacional (AVOP) contratual do F-39E, na Base Aérea de Anápolis (GO).

A Operação foi executada por militares do Comando de Preparo (COMPREP), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e do Laboratório de Logística do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AeroLogLab-ITA), tendo ainda a participação do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), do Grupo Logístico (GLOG-AN) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Uma AVOP decorre da necessidade de verificar a efetividade e adequabilidade para a missão a qual o produto adquirido está destinado, quando empregado no ambiente operacional brasileiro, no início do ciclo de vida, em conformidade com a DCA 400-6 – Ciclo de Vida de Sistemas e Material da Aeronáutica. Para o Gripen, o Contrato nº 003/DCTA-COPAC/2014 prevê uma AVOP após o recebimento das primeiras aeronaves de série em cada nova configuração. Portanto, cada vez que esse projeto receber atualizações que incrementem as suas missões, será necessário realizar uma AVOP.

Segundo a Coordenadora Geral da Operação, Tenente-Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, “um aspecto inédito da AVOP do F-39E é a união de três atividades distintas: Verificação Técnica (VT), Validação Operacional (VO) e Validação Logística (VL), e já nessa primeira fase executada foi notável mais integração, proatividade e sinergia entre as equipes técnicas, operacionais e logísticas.”

Essa primeira fase avaliou a versão Basic Capability (BC) e consistiu de uma VO e VL simulando deslocamento e operação de aeronaves fora de sede. “A AVOP relativa à capacidade de Deployment do F-39E representou mais um importante marco no projeto F-X2. Sob o enfoque operacional, pode-se afirmar que esse evento simbolizou a reunião de militares das áreas técnica, logística e operacional em prol da maximização da operação da aeronave”, destacou o Comandante do 1º GDA, Unidade Aérea operadora do avião, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto.

“A AVOP é o início da operacionalidade do Projeto; é quando começamos a ter certeza de que o que foi testado em um ambiente controlado durante o desenvolvimento, funciona no teatro de operações real”, concluiu o Coordenador Logístico da primeira VL do Gripen, Capitão Engenheiro Carlos Monteiro Barbosa Filho. Na AVOP, a equipe logística finalizou a lista de itens para serem levados em uma operação de F-39E fora de sede, realizando, inclusive, toda a paletização da carga.

Para o Gerente Operacional do Gripen e Coordenador Operacional da AVOP, Tenente-Coronel Aviador Felipe Bombarda Guedes, “durante a primeira VO do Gripen fizemos os testes no ambiente operacional, por pilotos do 1º GDA, simulando condições corriqueiras da aeronave e seus sistemas. Foi a primeira vez que tal avaliação foi feita nos moldes adotados para o Gripen, servindo como um caso de boas práticas também para a implantação de futuros Projetos da FAB, a fim de garantir que os equipamentos e sistemas serão implantados e operados na sua máxima eficiência, do jeito que a FAB e que o Brasil merecem”, finaliza.

FONTE: DCTA

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Fabio Araujo

Mais uma etapa concluída, boa notícia! Já foi feita alguma avaliação de ataque? Seja ataque ao solo ou contra drones alvos?

Marcelo Bardo

Acredito que a avaliação ar-solo virá depois das avaliações ar-ar.

Rinaldo Nery

Drones alvos? E temos isso aqui?

Alecs

Já li alguma coisa sobre drones para exercícios de tiro antiaéreo da MB. Dá FAB só os de tiro com o F-5 rebocando alvo. Será que já testaram o canhão do Gripen contra alvos rebocados pelo F-5 Coronel Nery?

Fernando XO

Prezado Rafael, os drones pertencem ao CASOP e são empregados em lançamento de MSA… abraço.

Rinaldo Nery

Não. Esse teste não precisa ser realizado. Os canhões funcionam. Quando realizarem a primeira campanha de tiro aéreo, provavelmente em Natal, o rebocador será o próprio F-39.

Nilo

Comandante ele deve está se referindo a Diana, Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) de alta velocidade com função de alvo. https://www.aereo.jor.br/2018/07/25/fab-testa-sistema-diana-seu-novo-alvo-aereo/

Fabio Araujo

A Equipaer não produz o Diana? A FAB andou testando, não adotou?

Last edited 4 meses atrás by Fabio Araujo
Rinaldo Nery

Não sei. Por isso perguntei.

SGT MAX WOLF FILHO

Acho que os simuladores de voo fazem isso melhor que o real hoje… e tem o simulador na aeronave tbm!

Fabio Araujo

Acho que nesse caso o caça esta sendo avaliado na aceitação, então não tem lógica usar um simulador pois você quer testar na prática para ver as capacidades se estão dentro do especificado, a hora de solicitar os ajustes é essa, depois da aceitação fica complicado cobrar por algo que deveria ter sido visto na aceitação!

Santamariense

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/32482/OPERACIONAL%20-%20Novo%20alvo%20a%C3%A9reo%20da%20FAB%20%C3%A9%20testado%20no%20Centro%20de%20Lan%C3%A7amento%20da%20Barreira%20do%20Inferno

“A ARP do INTA foi adquirida pela Força Aérea em 2014, por meio de acordo de compensação comercial dentro dos projetos P-3 e SC-105 Amazonas.”

Rinaldo Nery

Grato.

Fabio Araujo

A Equipaer comprou a licença para a produção do Diana no Brasil, e depois a Equipaer foi comprada pela Mac Jee, o alvo Diana ainda faz parte do portfólio da Equipaer/ Mac Jee.

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

Tem sim. Aqui perto em Sete Lagoas MG, no 4° antiaéreo tem. São aeromodelos radio-controlados designados alvos ou rebocando um .

Zero77

Calma, desenvolver protótipos demora…

Santamariense

Qual protótipo? O alvo aéreo Diana foi entregue para a FAB e é operado pelo 1⁰/12⁰ GAV, aqui de SM. Não sei informar quantos exemplares foram adquiridos.

737-800RJ

Excelente!
Caiafa disse em sua última live que o Mansup será integrado ao Gripen E. A versão C consegue transportar até 4 RBS-15… Então teoricamente o E poderia levar a mesma quantidade de Mansup, partindo do princípio que possuem pesos similares. Com a próxima geração alcançando os 200 km, é pólvora de respeito!

Rinaldo Nery

Sabe tudo esse Caiafa!

737-800RJ

Rinaldo, ele parece ter boas fontes porque a taxa de acerto dele é bastante alta.
Muitos dos furos de reportagem da Defesa saem do canal dele.
Segundo ele, nessa mesma live, o Mansup será testado nos primeiros meses de 2024 e o alvo será o recém desativado NDCC Mattoso Maia. Pode ser que ele esteja errado? Claro, mas o tempo mostrará a verdade.

Camargoer.

Olá 737. Eu acompanho pouco o Caiafa. A minha impressão é que ele tem boas fontes. Ele acerta nos furos de reportagem, mas erra bastante nas análises.

cipinha

Eu acompanho bastante o Caiafa e ele tem boas fontes e acerta nos furos de reportagem, as analises dele são menos certeiras, creio eu, porque ele deixa a emoção tomar o lugar da racionalidade

Nilo

Dou preferência a olhar a isenção na análise dos dados, se é uma opinião própria mesmo equivocada, mas distante do favorecimento de um grupo com intuito de agradar para ter o privilégio de notícia a primeira mão. Tenho a considerar que um artigo ou uma opinião do editor é salutar, mas quando usa o poder do meio que o veículo proporciona para calar vozes discordantes ou impor opinião, como tem alguns que retira o espaço para opiniões divergente mesmo quando embasadas, muitas vezes justifica a retira do espaço para o comentário divergente de forma generalizada, dizendo não ser um canal… Read more »

Nilo

….”menos” gastos de energia…..

Fernando "Nunão" De Martini

737, Essa é uma questão interessante. Taxa de acerto alta em que? Em ser comprovado que a iniciativa existiu ou que a compra ocorreu? Essa coisa do “tempo mostrará a verdade” varia muito. Isso porque há uma diferença entre entender fatos e processos. Se a FAB não comprar nenhum F-16 significará que o tempo não mostrou a verdade? Não. Vai significar que as coisas mudaram com o tempo e que a suposta facção da FAB não conseguiu impor essa solução. A verdade poderá ser comprovada, nesse caso, de um fato: que a FAB em determinado momento (no caso o momento… Read more »

cipinha

Isso é uma realidade, nem tudo que se comenta dentro dos gabinetes acabam se tornando realidade e as vezes as fontes também gostam de jogar balões de ensaios para dar espaço a algum tipo de discussão que estava escanteada. Mas se o jornalismo de defesa já sofre com isso, imagina o de política que se envolve com maiores paixões

Santamariense

O MANSUP só possui versão mar-mar. A versão ar-mar ainda precisa ser contratada, desenvolvida e adquirida. Vai bastante tempo até estar operacional…se chegar a isso. Até lá, a FAB deveria adquirir o RBS15, um formidável míssil antinavio.

Fabio Araujo

Eu ouvi que existem conversas para o desenvolvimento das versões ar-mar e terra-mar, mas por enquanto só conversas, eu creio que isso poderá sair do papel.

Fernando "Nunão" De Martini

Está num passo além de conversas. Há acordos assinados para os novos desenvolvimentos do Mansup e cartas de intenções pra aquisições.

Mas eu creio que versões lançadas de aeronaves e submarinos serão com motor foguete. Ao menos inicialmente. E que a prioridade para a versão com propulsão turbojato será mar-mar.

cipinha

Foi o que o Caiafa disse

Fabio Araujo

Que bom que esta andando. Espero que com o dinheiro dos árabes essas versões avancem mais rápido!

Filipe Prestes

Então serão o MANSUPER, Nunão?

Cipinha

A versão com motor foguete é a atual e provavelmente será ela que terá uma versão lançada por aeronaves, é isso que o nunão está dizendo

Fernando XO

MANSUP não, com certeza… talvez ele tenha citado uma versão denominada MANAER… abraço.

Tomcat4,4

Excelente !!!!

Filipe Prestes

O Gripen já tem previsão de data para a FOC? Os Meteor já chegaram?

Rinaldo Nery

Os Meteor já chegaram.

Camargoer.

Sim. A FAB já recebeu alguns Meteor e Iris-T

BLACKRIVER

Segundo os comentários o tem a possibilidade da integração MANSUP ao F39

E quanto aos MICLA-BR é baseado no míssil superfície-superfície MTC-300 (ou AV-TM 300), lançado pelas viaturas do Sistema Astros 2020 do Exército Brasileiro?

Everton BM

Podemos ver nesse jornal colombiano que o gripen E biplace da Força aérea brasileira já estar “finalizado” https://youtu.be/nC-TplsQE4Q?si=tzBF0ikTYpx-QBiO

Last edited 4 meses atrás by Everton BM
Fernando "Nunão" De Martini

Everton,
Você quis dizer Gripen F biplace, certo?

Camargoer.

Olá Everton. Obrigado pelo link. O avião da FAB que aparece é o 4107, que foi entregue recentemente para a a FAB. O modelo biplace que aparece é o JAS39D.