H145M

Donauwörth, 14 de Dezembro de 2023 – A Bundeswehr alemã e a Airbus Helicopters assinaram um contrato para a compra de até 82 helicópteros H145M multimissão (62 pedidos firmados mais 20 opções).

Esse é o maior pedido já feito para o H145M e, consequentemente, o maior para o sistema de armamento integrado, HForce. O contrato também inclui sete anos de suporte, garantindo uma entrada otimizada em serviço. O exército alemão receberá 57 helicópteros, enquanto as forças especiais da Luftwaffe receberão cinco.

“Estamos orgulhosos pelo fato de a Bundeswehr ter encomendado 82 helicópteros H145M”, disse Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “O H145M é um helicóptero robusto e multifuncional, e a Força Aérea Alemã já possui uma quantidade significativa de experiência operacional com sua frota de H145M LUH das Forças de Operações Especiais. Iremos garantir que a Bundeswehr receba os helicópteros de acordo com o ambicioso cronograma de entrega, que inclui as primeiras entregas em 2024, menos de um ano após a assinatura do contrato.”

O H145M é um helicóptero militar multimissão que possibilita sua utilização em uma ampla variedade de operações. Em poucos minutos, o helicóptero pode ser reconfigurado de uma função de ataque leve com armamento balístico, axial e guiado e um sistema de autoproteção de última geração, para uma versão de operações especiais que inclui equipamento de fast rope. Os equipamentos adicionais incluem recursos de guincho e transporte de carga externa. Além disso, o novo H145M alemão inclui opções para futuras funcionalidades em missão, como a possibilidade de operar com a integração de equipes tripuladas e não tripuladas e links de dados e sistemas de comunicação de última geração.

A versão básica dos H145Ms encomendados será equipada com provisões fixas, incluindo o sistema de armamento integrado HForce, desenvolvido pela Airbus Helicopters. Isso permite que a Bundeswehr treine seus pilotos no mesmo tipo de helicóptero que já é usado para operação e combate. As onerosas mudanças de modelos serão eliminadas e o mais alto nível de profissionalização será atingido.

O H145M é a versão militar do testado e aprovado helicóptero biturbina leve H145. A frota global da família H145 já acumulou mais de sete milhões de horas de voo. Ela é usada por forças armadas e policiais em todo o mundo para as missões mais exigentes. A Bundeswehr já opera 16 helicópteros H145M LUH SOF e oito helicópteros H145 LUH SAR. O Exército dos EUA emprega quase 500 helicópteros da família H145 sob o nome de UH-72 Lakota. Os atuais operadores do H145M são Hungria, Sérvia, Tailândia e Luxemburgo. O Chipre encomendou seis aeronaves.

Impulsionado por dois motores Turbomeca Arriel 2E, o H145M é equipado com controle digital de motor (FADEC). Além disso, o helicóptero é equipado também com o conjunto de aviônicos digitais Helionix que, juntamente com o inovador gerenciamento de dados de voo, inclui um piloto automático de 4 eixos de alto desempenho, que reduz consideravelmente a carga de trabalho do piloto durante as missões. Sua acústica particularmente baixa faz do H145M o helicóptero mais silencioso de sua categoria.

DIVULGAÇÃO: Helibras / JeffreyGroup Brasil

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GRAXAIN

Excelente máquina!

BK117

Belo helicóptero. Belíssimo. (mesmo com esse Fenestron horroroso)
Acho que ainda vamos ver uns desses no EB ein…

adriano Madureira

Será o Fenestron que irá abater o inimigo? Feio ou não é irrelevante desde que ele cumpra o seu papel na defesa…´

Groosp

Existe alguém que acha o fenestron feio.

The Brazilian Gripen

Tá aí um helicóptero que a AvEx deveria ter!

adriano Madureira

Com certeza ! Ou ele ou seu irmão asiático…

comment image

comment image

Qualquer um cairia bem no EB…