Cerimônia foi realizada nessa segunda-feira (20/11), na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP)

Fundamental para a formação dos cadetes da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave T-27 Tucano completa quatro décadas de operações na FAB. A cerimônia alusiva aos 40 anos da chegada dos T-27 à Academia da Força Aérea (AFA) foi realizada nessa segunda-feira (20/11), em Pirassununga (SP).

Para celebrar o momento histórico, uma das aeronaves da AFA recebeu uma pintura especial que foi apresentada ao público pela primeira vez na cerimônia.

O T-27 Tucano com a pintura comemorativa dos 40 anos de operação na FAB foi pilotado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e pelo Chefe da Divisão de Operações Aéreas da AFA, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Guimarães Resende.

Em voo comemorativo, o T-27 Tucano foi escoltado pelas aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, que por mais de três décadas utilizou o T-27 em suas demonstrações.

Durante o voo, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno comentou via fonia sobre a experiência de pilotar a aeronave homenageada. “É um prazer muito grande fazer parte desse momento, nessa aeronave que formou grande parte dos nossos aviadores, praticamente todos. Voar essa máquina é uma sensação maravilhosa. Parabéns a todos. É um grande prazer. Somos todos Força Aérea”, disse.

Ao regressar do memorável voo a bordo do T-27, o Comandante da Aeronáutica destacou a relevância histórica do Tucano e imbuída do propósito de estar à vanguarda das inovações não só doutrinárias, como tecnológicas.

“Celebrar quatro décadas do ingresso desse avião de fabricação brasileira em nossa honrada Instituição, reconhecendo que, agora modernizado, continuará a exercer seu fundamental papel na formação dos futuros Oficiais Aviadores, é motivo de orgulho para a nossa Força Aérea”, frisou.

Pilotos de gerações passadas e contemporâneas se reuniram para celebrar o aniversário da chegada desse ícone à Academia da Força Aérea.

O evento contou, ainda, com a presença do Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; do Comandante-Geral do Pessoal (COMGEP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, entre outros Oficiais-Generais e convidados.

Dando continuidade aos eventos comemorativos, houve, ainda, o descerramento da Medalha Simbólica alusiva aos 40 anos de excelentes serviços prestados pelo T-27 na formação dos pilotos militares.

Na ocasião, ocorreu, também, uma homenagem da Embraer ao Comando da Aeronáutica. Além disso, a Academia da Força Aérea entregou um troféu ao piloto da FAB, na ativa, com mais horas de voo (4.344 horas) no T-27 Tucano: o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares. “É uma surpresa muito grande. Uma emoção. Toda a minha história na FAB como aviador foi praticamente no Tucano. Então, eu tenho um carinho muito grande por essa aeronave porque voei na Força Aérea nas asas do Tucano na maioria das minhas horas de voo”, celebrou o Oficial-General.

Em seu discurso, o Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo ressaltou a evolução da aeronave. “Hoje o “quarentão” T-27 segue cada vez mais forte e resiliente, superando todos os desafios e intempéries. Permanece como um ícone da indústria aeronáutica brasileira e um orgulho para a Academia da Força Aérea, que tem o privilégio de formar seus pilotos em um dos melhores aviões de treinamento do mundo, agora modernizado”, sublinhou.

História

Publicidade do Tucano no ano de seu primeiro voo
Publicidade do Tucano no ano de seu primeiro voo

Fruto de uma parceria entre a Embraer e a FAB nos anos 80, o Tucano surgiu da necessidade da FAB de substituir a antiga aeronave de treinamento T-37, que era utilizado na instrução avançada da formação de pilotos na Academia da Força Aérea. Nascia assim uma máquina com desempenho notório e reconhecida internacionalmente.

O “Embraer 312 Tucano” é um dos melhores treinadores militares do mundo, sendo um sucesso de vendas, com 637 exemplares produzidos. Ele entrou em serviço em setembro de 1983 na FAB e já foi exportado para diversos países, como Angola, Argentina, Colômbia, Egito, França, Honduras, Inglaterra, Irã, Iraque, Paraguai, Peru e Venezuela.

Em 29 de setembro de 1983, a FAB recebeu os primeiros oito exemplares, sob matrículas 1303 a 1310. As aeronaves foram distribuídas para o Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea, na AFA, e para o Esquadrão de Demonstração Aérea, marcando a reativação da Esquadrilha da Fumaça. O primeiro avião a pousar na AFA foi o FAB 1303, primeiro T-27 da Força Aérea Brasileira. Na ocasião, os pilotos eram o Tenente-Brigadeiro do Ar Délio Jardim de Mattos, Ministro da Aeronáutica à época, e o então diretor do CTA, Major-Brigadeiro do Ar Lauro Ney Menezes.

YT-27 Tucano no primeiro voo
YT-27 Tucano no primeiro voo

Modernização do T-27

Em dezembro de 2021, foi dado início a uma nova era na formação dos futuros aviadores da FAB, com a entrega das primeiras aeronaves T-27 modernizadas, equipadas com um sistema aviônico capaz de preparar os cadetes da AFA para as modernas aeronaves de todas as aviações da Força Aérea, ressaltando o alto grau de competência e de profissionalismo dos integrantes da Força Aérea Brasileira.

FONTE: Força Aérea Brasileira

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André Sávio Craveiro Bueno

Uma saudação a Joseph Kovacs!

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

Parabéns Ten. Ricardo Tavares . (piloto com mais horas de voo no T-27).
O TUCANO é ainda o avião mais elegante da FAB.
TADINHO DO SUPER-TUCANO, mais conhecido como ( A-29 SHREK )

Rinaldo Nery

Tenente Brigadeiro. Servimos juntos na 2a ELO e na AFA. Fui ao casamento dele, em Leopoldina, em 1990.

Luiz Carlos - Pará de Minas

Roger

BLACKRIVER

Um ícone
Esse avião mereceria estar com a linha de montagem semi ativa até hoje… inclusive se tivesse uma versão civil é provável que teria vendido algumas unidades…

Matheus

40 anos. Esta na hora de se estudar um substituto. A Embraer poderia desenvolver uma ótima plataforma.

Camargoer.

Caro Matheus. Se a estrutura dos T27 ainda suportam os esforços, o mais adequado foi mesmo uma atualização dos sensores. Os motores, imagino, também têm um limite de horas que deve ser inferior ao limite de horas de voo da estrutura.

Vida longa ao tucaninho.

Matheus

Olá Camargo. Concordo com você. A atualização foi uma decisão correta. O avião ganha uma sobrevida, mas não é eterna. Deveríamos ainda nesta década iniciar estudos para um provável AT-X T-X que venha a substituir o venerável T-27 daqui a 10 ou 15 anos. O T-25 também precisa de um substituto.

cipinha

Antes de pensar em substituto para o T-27 precisam de pensar no do T-25

Matheus

Acho o T-27 mais bonito e aerodinâmico que o A-29.

Rafael

Eu acho impressionante como o design sinuoso do T-27 é agradável aos olhos e parece não envelhecer. Daqui a 40 anos continuará sendo bonito.
Se eu pudesse escolher um, ficaria com o Short Tucano, o mais belo da “família”.

Camargoer.

Se é bonito, voa bem.

Rinaldo Nery

Avião que voei por 12 anos. Participei da cerimônia dos 10 anos na FAB, em 1993. Realizamos um desfile aéreo com 42 aviões, liderado pelo JPATS.

Jota

Rinaldo, na sua opinião quantos anos de vida útil o T-27 ainda teria na FAB ? E como sugeriria sua substituição: desenvolver novo ou comprar(Pilatus?)

Rinaldo Nery

A vida útil é definida pelo fabricante. A vida útil do T-27 é, salvo melhor juízo, seis mil horas. A do A-29 é doze mil horas. Ao atingir a marca é realizada uma inspeção estrutural, e, cumpridos determinados boletins de manutenção, a vida útil pode ser estendida. Quando houver a necessidade de substituição, na minha humilde opinião, a EMBRAER deveria desenvolver outra versão mais avançada.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Lembro de ler, há muito tempo, que o A29 possui peças estruturais usinadas. Acho que o protótipo tinha foi fabricado com peças de chapas dobradas, mas isso foi logo mudado, o avião desmontado para ser remontado com peças usinadas. Lembro da matéria mencionar que isso deixava o avião mais caro, mas o ganho estrutural e a ampliação no tempo de vida da célula estrutural compensariam.

Foi isso mesmo?

Rinaldo Nery

Quando fala-se em vida útil de célula, fala-se em asas, que sofrem a maior fadiga por conta da carga G. A fadiga em fuselagem é quase desprezível. As asas do A-29 são as asas do Tucano França, com outra estrutura interna.

Fernando "Nunão" De Martini

Ou seja,
Teoricamente, se a FAB quiser estender ainda mais a vida útil do T-27, bastaria encomendar novas asas de A-29 à Embraer e substituir as velhas (provavelmente haveria peças diversas de outros sistemas a substituir também, mas as asas seriam o principal componente a trocar). Até onde sei, embora diferentes internamente e provavelmente mais pesadas, a envergadura, corda e perfil são os mesmos.

Rinaldo Nery

Certamente.

Overandout

É um avião bom de voar? Se pudesse apontar algum defeito, qual seria?

Rinaldo Nery

É perfeito p voar. Defeito? Talvez a falta de um motor mais potente (1000 SHP) e de um autorudder.

Overandout

Ai o aluno nao fica safo no pe e mao kkkkk

Deve ser um aviaozaco mesmo… Se tivesse algum particular ja teria pago ha muito tempo para pilotar

Rinaldo Nery

Há, na manete de potência, um interruptor para o compensador do leme (rudder). Baixa velocidade, bolinha espirra pra direita. Alta velocidade, bolinha espirra pra esquerda. Aperte o botão na manete (direita ou esquerda) e centralize a bolinha.

Salomon

Uma conquista brasileira, sem a menor dúvida. Aproveitando: e os que foram acidentados, infelizmente, pelo vento na AFA, alguma informação? Perdemos quantos?

Rinaldo Nery

Parece que foram três.

Camargoer.

O que noticiaram foram 3 perdidos e outros 7 danificados.

Allan Lemos

Essa pintura laranja é muito bonita.

Luiz Carlos - Pará de Minas

Seguindo o padrão francês.

Overandout

Este eh um dos unicos avioes que me deixa realmente triste pois provavelmente nunca irei pilotar 😀

Luiz Antonio

O Tucano A-27 é, no meu entender, algo parecido com o T-6 em fazer história. Projeto próximo da perfeição para o voo propriamente dito. Esses bichos, além de bonitos e serem referências, voam no túnel do tempo.

Rinaldo Nery

T-27.

Jota

Luiz, se não me engano é :
Treinador T-27
Ataque A-29