O Presidente Lula está agendado para se encontrar com uma comitiva sueca para dialogar sobre questões, incluindo a negociação de aeronaves militares, informa a Folha de São Paulo.

Após extensas negociações, a Suécia pode adquirir até quatro aeronaves KC-390 da Embraer, e o Brasil considera expandir seu pedido de caças Gripen da Saab.

Este adicional ao acordo de 2014 não é uma simples troca monetária, mas sim uma expansão de até 25% sobre o pedido inicial, podendo representar um acréscimo de 14 caças ao lote já combinado de 36, totalizando um valor adicional de cerca de R$ 4,5 bilhões. O KC-390 vem ganhando terreno no mercado europeu, tendo sido vendido já para cinco países do continente, ocupando o espaço do veterano C-130 Hércules.

A conclusão do negócio, que poderia ter acontecido no mês passado, foi adiada devido aos eventos em Israel e a necessidade de repatriar cidadãos brasileiros. A expectativa é que a decisão final seja tomada no próximo ano.

Subscribe
Notify of
guest

147 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

C-390 em troca de Gripen.
Espero que não melem.

Camargoer.

Quem é o sujeito indeterminado da frase?

Nilo

Só sendo professor para sair com essa 🤣🤣

Moisés

Eita…precisa de comentário “fora” de lugar…cada uma…

Camargoer.

RIso. Seria mais fácil pedir para calcular a velocidade média de um gás ideal.

Camargoer.

Para os curiosos.. a velocidade média de um gás ideal em qualquer temperatura é zero.

Cássio

Grato pela informação Comandante! 👍

Angelo

Sujeito oculto.

Camargoer.

Provavelmente, o sujeito está oculto embaixo da cama. riso

Angelo

Se está oculto embaixo da cama então é o Ricardão.

Camargoer.

Riso. O Ricardão é comunista. riso

J Moura

Socializa a esposa alheia

Angelo

Algum pronome possessivo.

karl Bonfim

“meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.

F-5

Não despertem o professor de língua portuguesa adormecido em mim…kkkk

karl Bonfim

Não é possível identificar!

F-5

Boa!!!! Kkkk

André Luís

EDITADO

Nilo

“…Este adicional ao acordo de 2014 não é uma simples troca monetária, mas sim uma expansão de até 25% sobre o pedido inicial,..”
Não é venda tão pouco compra combinada. De onde tiram isso e a discussão deslancha rsrsrs

karl Bonfim

“compra combinada” ou venda casada?

Nilo

Toda casada é combinada rsrs?

Sturmgewehrstgde

Mas uma expansão de 25% sobre o pedido inicial de 36 aviões seria mais 9 aviões.
Estão falando de mais 14 aviões.

Camargoer.

Caro. O aditivo é sobre o valor do contrato. Como o contrato inicial previa 36 aeronaves e muitas outras coisas, pode ser que 25% do contrato possa ser suficiente para comprar 14 aeronaves adicionais, já que tudo o resto (simulador, treinamento, armamento, etc….) já foi adquirido junto com as 36 aeronaves iniciais.

Fernando "Nunão" De Martini

Você está raciocinando só em número de aeronaves e não em relação ao valor do contrato.

O valor total do contrato inclui outros itens (treinamento, transferência de tecnologia, desenvolvimento, apoio logístico etc) e por isso é maior que o custo unitário das 36 aeronaves somadas.

Ou seja, 25% de acréscimo ao valor total do contrato compra mais do que 9 aeronaves.

Robson Rocha

A Embraer foi sagaz em atrair a Saab para o esforço de venda do KC-390 para a Suécia. Se a venda se concretizar, ela ganha duplamente: com a comissão da venda e a inclusão de possíveis equipamentos Saab no KC-390 para a Força Aérea Sueca e na venda de 14 Gripens adicionais ao Brasil.
E o governo brasileiro também cumpriu seu papel ao condicionar a compra de caças adicionais à venda de nosso KC-390 para eles.
A bola agora, está com campo sueco.

Carlos

Já estava certo 40 unidades , então 25% não é 14 não ….⁉️ 🤣🤣
Atá é mesmo , esqueci é o 📛 Nine fazendo cálculos….

Camargoer.

Não. O contrato são para 36 aeronaves por cerca de US$ 4 bilhões. Houve uma autorização para comprar 4 aeronaves adicionais dentro deste financiamento, por mei do corte de peças e armamentos.

As negociações foram na direção de um aditivo de 25% do valor do contrato (ou seja, um acréscimo de US$ 1 bilhão) para a compra de 14 aeronaves adicionais, ao invés de apenas 4.

Recomendo você buscar as matérias anteriores sobre este assunto e ler os comentários.

Demolidor

Não sabia que os 4 Gripens adicionais que o governo anterior comprou foi usando dinheiro de corte de peças e armamento, então não foi um bom negócio, não adianta nada comprar mais unidades sem armamentos adequados e peças de reposição.

Last edited 5 meses atrás by Demolidor
Camargoer.

Caro. Aquela compra de 4 caças adicionais não foi assinada. Então, o contrato continua sendo de 36 aeronaves.

Aquela negociação para 4 aeronaves adicionais foi abandonada, sendo substituída pela aquisição de 14 aeronaves adicionais, segundo as noticias que temos lido.

Ainda é uma negociação. Torcer para dar certo.

Demolidor

Que bom que não foi concluído, tomará que a nova negociação de certo.

Camargoer.

Também estou torcendo para dar certo.

Santamariense

Não teve compra de 4 aeronaves adicionais e nem diminuição do fornecimento de peças e armamentos.

Felipe

Na verdade os 36 caças saíram por 5,4 bilhões de dólares à época pois houve um acréscimo de valor em razão da decisão de se utilizar o painel tipo WAD desenvolvido pelo Brasil em todos caças F-39.

Alexandre Fontoura

Negativo. A proposta inicial era prevista em cerca de US$ 4,5 bilhões, mas o contrato de financiamento dos 36 caças foi de 39,3 bilhões de coroas suecas, que equivaliam a US$ 5,4 bilhões em 2013. Porém, em 2015, quando entrou em vigor, esse mesmo valor já equivalia a US$ 4,7 bihões, por diferenças cambiais.
Para comparação, a proposta da Boeing para 36 Super Hornet atingia US$ 6,6 bilhões e a proposta da Dassault para 36 Rafale somava US$ 8,8 bilhões, pelo o que lembro.

Camargoer.

Não. Segundo o relatório da FAB, o contrato assinado em agosto de 2015 com o banco sueco era de SEK$ 39,9 bilhões, US$ 245 milhões e Libra$ 185 milhões. No momento da assinatura, isso valia US$ 5,2 bilhões. O contrato recebeu vários aditivos, sendo que o valor em coroas suecas foi reduzido para SEK$ 39,5 bilhões. Hoje, ele é equivalente á US$ 4,2 bilhões, ou R$ 20 bilhões. O custo do desenvolvimento do WAD está incluído no valor do financiamento. Eu não lembro o valor, mas tenho certeza que não afetou o valor do contrato. Para comparação, o desenvolvimento do… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Só para esclarecer a todos nesta discussão: Houve sim acréscimo de valor durante a fase de negociação do contrato (entre a seleção e a assinatura) por vários ajustes técnicos solicitados pela FAB (o que também seria o caso nos demais concorrentes), entre eles sistemas de controle ambiental e outros que não me lembro mais, e a inclusão do WAD no lugar das 3 telas estava entre as solicitações. Mas a parte do valor relacionada ao WAD era muito menor do que esse total de 900 milhões de dólares que reaparece tal qual lenda de Internet há 8 anos em comentários.… Read more »

Camargoer.

Olá Nunão. A escolha do avião foi em dezembro de 2013. O contrato de aquisição foi negociado ao longo de 2014, quando foram definidos os requisitos e o valor do contrato. O financiamento foi assinado em agosto de 2015.

Então, o contrato de financiamento já foi assinado considerando o valor do WAD. Depois de assinado o financiamento, foram assinados vários aditivos, um deles reduziu o valor do financiamento.

A SAAB escolheu a AEL para fazer o painel WAD do F39 em fevereiro de 2015. O contrato de financiamento foi assinado em agosto de 2015, seis meses depois.

Fernando "Nunão" De Martini

Camargo, não estou dizendo que houve acréscimo após a assinatura, e sim durante a negociação, o que é absolutamente normal quando há ajustes finos sobre o que a empresa ofertou e o que a FAB deseja a mais, dado que um vencedor de uma concorrência é o que mais se aproxima do desejado, mas nem sempre vai “gabaritar” em todas as especificações.

Ou seja, o WAD e outros itens foram adicionados antes da assinatura do contrato.

Camargoer.

Exato. Achei importante esclarecer este ponto enquanto era pequenino. riso. A negociação do contrato com a Saab levou meses para definir as características do avião, os aspectos de offset e tudo mais. Dai, o financiamento teve que passar pela Fazenda e Planejamento para acertar prazos, taxas e outras coisas. Lembro que existia uma proposta de financiamento sobre uma carência, mas no fim, a Fazenda abriu mão dela reduzindo as taxas de juros para 2,3%. O Tesouro paga duas parcelas anuais do financiamento desde o segundo semestre de 2015. Estas parcelas já incluem o principal e os juros. Pelo que lembro,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Não, Felipe. Esse acréscimo não foi nesses valores porque a imprensa em geral, na época de divulgação dos fatos, simplesmente adicionava uma porcentagem ao valor original do contrato convertido em dólares, esquecendo que foi assinado em coroas suecas. Na época da assinatura do financiamento, pela flutuação do dólar, o valor convertido (apenas para referência) era praticamente o mesmo do ofertado. Houve acréscimo de valor em coroas suecas por conta da mudança de três telas para Wad, assim como outras alterações solicitadas pela FAB para as condições de operação no clima brasileiro, sistema de comunicação etc, não lembro exatamente os itens… Read more »

Bueno

Entrado na conversa de gente grande. Todo projeto para ser autorizado a entrar em execução tem que ter uma projeção de X% para mais dos gastos e do preço do produto final já preestabelecido, isto deve está incluso nos riscos do projeto a ser executado, estes valores preestabelecido e autorizado não inviabilizarão o protejo no decorres de suas fases.   Temos que ter em mente que o GRIPEN era um caça em desenvolvimento e tinha 1 ou 2 protótipos em Voo, e qualquer alteração no projeto mexe nos gastos e no custo do produto final. Não existe está de preço… Read more »

Camargoer.

Boas festas e Feliz 2024.

RSmith

…tem gente que nunca entende…
o melhor é “desenhar”

Camargoer.

Olá RS. Quando o debate é educado, vale a pena explicar. Nos outros casos é perda de tempo.

F-5

Pois é, o nine como você chama, está na presidência pela terceira vez. Já o inominável se tornou o primeiro mandatário a não se reeleger…

AVISO DOS EDITORES: ESSA DISCUSSÃO ESTÁ COMEÇANDO A DESVIAR PARA A DISPUTA POLÍTICA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Chevalier

É claro que está pela 3a vez. Olha o nível do povo na black friday. Olha o q acontece toda vez q tomba caminhão na estrada. Olha o nível das músicas q ouvem ( e que a mídia impulsiona).

Camargoer.

Caro. O que a “black friday”, acidente de caminhão de laranja e tipo de música que algumas pessoas ouvem ou deixam de ouvir tem a ver com o resultado de uma eleição? Primeiro, é impossível relacionar o resultado de uma eleição com os hábitos de qualquer pessoa porque o voto é secreto. Então, a relação de casualidade é impossível de ser verificada. Ainda que existam pesquisas eleitorais e de opinião, desconheço qualquer pesquisa que tenha perguntado durante uma blackfriday em quem a pessoa votou ou pretende votar na próxima eleição e qual tipo de objeto comprou ou pretende comprar. Também… Read more »

Camargoer.

Olá Robson. Discordo quando se diz que o governo condicionou a compra de mais F39 á venda do Kc390. O ministro de Defesa já tinha declarado que a negociação do segundo lote poderia incluir a venda dos Kc390 para a Suécia. A ideia de um aditivo no financiamento do F39 foi uma grande ideia. Um novo financiamento demandaria uma longa negociação entre a Fazenda e o Banco e teria que passar pelo Senado. A venda dos Kc390 para Portugal custou cerca de US$ 900 milhões. O atual contrato de financiamento do primeiro lote de F39 é de aproximadamente US$ 4… Read more »

Santamariense

Quem falou que serão 14 aeronaves? O ministro da defesa? O comandante da FAB? O ministro da fazenda? Quem falou? O repórter da folha? Quem disse que o aventado e suposto aditivo de 25% ao valor do contrato inicial do Gripen será suficiente para adquirir 14 aeronaves? Chutes, chutes e mais chutes.

Fernando "Nunão" De Martini

Santamariense,
Quem falou foram as fontes do repórter da Folha.

Santamariense

Exatamente. Por isso, acho um erro ficar repetindo isso em todos tópicos do Gripen como se fosse algo certo. Barrigadas se vê aos montes na imprensa, ainda mais na imprensa comum falando de assuntos militares.

Fernando "Nunão" De Martini

Barrigadas se vê aos montes, mas acertos também. Depende do caso e não dá pra generalizar. O jornalista da Folha em questão tem acertado mais do que errado nos últimos tempos sobre detalhes de andamento de programas. É responsável tanto pela cobertura de Defesa quanto de Política em Brasília (deixo claro que não estou aqui pra defender o cara, mesmo ele tendo se formado na mesma universidade que eu, 30 anos atrás, como já disse aqui em outras ocasiões. Estou apenas contextualizando e explicando). Lembro na época do F-X2 que a moda era malhar a jornalista Eliane Cantanhede, então na… Read more »

Santamariense

Pode ser que sim, pode ser que não. Por enquanto, são só 36 mesmo. E mais, se houver, é para o ano que vem, é o que se espera, conforme o texto. Tudo muito pouco e muito arrastado, demorado. Não tenho mais ilusões e grandes expectativas com esse programa.

Rinaldo Nery

Flanker, a administração pública é um elefante, conforme você sabe. E, pra fazer andar, demora… Nem sempre é por erro da FAB. É muita burocracia na administração federal.

Santamariense

Sei disso e concordo quanto à responsabilidade da FAB, que é a menos responsável pela demora e arrasto do processo. A administração, leia-se legislação e MD/MF/GF são os maiores responsáveis. Um processo que se arrastou por décadas (sim, décadas, pois começou com o plano Fênix, lá em 1994, se transformou em F-X e depois em F-X2), foi finalmente decidido em 2013, assinado em 2014 e agora, já passado 9 (nove) anos, teremos, até o final do ano, a “significativa” quantia de 8 aeronaves no setor operativo. Sei de tudo que possa querer justificar tudo isso, mas, no final, é muito… Read more »

Camargoer.

Olá Nunão. Infelizmente, eu vejo uma “barrigada” a cada vez que me vejo no espelho.. riso. Preciso retomar as caminhadas. Lembrei do Boimate. Um clássico. Tem duas histórias engraçadas sobre notícias. Teve um caso de um político que seria convidado para o ministério, mas Vargas pediu para ele aguardar para divulgar. Só que o político não aguentou e deixou vazar que ele seria convidado para compor o ministério. Isso prejudicou outras articulações, e Vargas teve que desconvidar o político. Dai ele perguntou “Presidente, e agora? Tomo mundo está esperando que eu seja convidado. O que vou falar agora? Dai Vargas… Read more »

Carlos I

Tem a super barrigada da Folha esse ano com a família Heil, esse povo que vê …ismo em todo lugar, como não encontra na vida real fica inventando, neste caso associou o nome da família a uma saudação, e demorou pedir desculpa.

Felipe

5,4 bilhões, e não 4 bilhões…o valor aumentou posteriormente em razão da tela wad .

Alexandre Fontoura

Não houve isso de aumentar valor em US$ 900 milhões por causa do WAD. Procure pelo parecer do MPF da época, que foi arquivado sem comprovar essa correlação. A FAB na época explicou que houve variações cambiais, que mudaram o valor em dólares. O financiamento do contrato foivem coroas suecas: 39,3 bilhões em 2013, ou ovequivalente a US$ 5,4 bilhões. Em 2015, quando entrou em vigor, esse valor equivalia a US$ 4,7 bilhões, devido à vslorização da SEK frente ao dólar.

Camargoer.

Não. O valor do contrato de financiamento era de Sek$ 39,9 bilhões além uma parte menos em dólares e libras. Este contrato foi revisado e a parte em corujas suecas caiu para US$ 39,5 bilhões.

Recomendo vice ir no site do Bacen e fazer a conversão.

O valor do WAD está incluído neste valor. Além disso, o seu desenvolvimento foi bem mais barato. Não faz sentido imaginar que aquele dispositivo tenha custado US$ 1,5 bilhão. Recomendo os relatórios da FAB para ter os valores exatos.

Felipe Morais

Me parece que vocês estão confundindo um pouco as coisas. Uma coisa é o(s) contrato(a) firmados com a SAAB, para o fornecimento do Gripen. Outra coisa é o contrato de financiamento, firmado com a instituição financeira. Não conheço da composição desse segundo contrato, mas, parte da diferença, são referentes aos juros cobrados. Parte tbm deve ser referente a tributos financeiros na Suécia, similares ao IOF, por exemplo, e eventuais taxas. De toda forma, para efeitos de discussão quanto a proposta de acréscimo, pouco importa o segundo contrato (salvo na parte de um eventual acréscimo ao financiamento em si, caso vá… Read more »

Renato B.

Também espero que no média prazo essa parceria renda um novo avião com algum E-alguma coisa e o Global Eye

ChinEs

Vantagem Industrial por ter um produto com muita demanda como é o caso do KC390,a aviação brasileira agradece, o Brasil só sai a ganhar com essa parceria…

Willber Rodrigues

“Este adicional ao acordo de 2014 não é uma simples troca monetária, mas sim uma expansão de até 25% sobre o pedido inicial, podendo representar um acréscimo de 14 caças ao lote já combinado de 36, totalizando um valor adicional de cerca de R$ 4,5 bilhões.” Desculpe pela falta de interpretação de texto, mas pelo que entendí, seria um acréscimo de 14 caças que se juntariam aos 36 que já foram acordados, confere? E pelo que entendí, isso só aconteceria se a Suécia comprasse 4 C-390, ou são duas negociações diferentes? O Gripen na FAB deve ser um dos pouquíssimos… Read more »

Nilo

A aquisição do Gripen E é um processo de anos de análise técnico efetuado com sucesso pela FAB, que não deixaria de comprar mais unidades caso a Suécia não compre o KC390, seria se tal ocorresse como se comprasse sabonetes rsrs o mesmo deve ser dito sobre o KC390, os suecos estão comprando porque já está comprovado ser superior aos seus concorrentes em sua categoria.

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Willber Rodrigues

Tambem espero que realmente a compra de + Gripens não esteja co dicionada a Suécia adquirir o 390 ou não.

Chris

A aquisição do Gripen E é um processo de anos de análise técnico…

Pelo que eles alegaram… Foi analise financeira mesmo ! heheh

Nilo

Quando vc sita a FAB, lembre de que foram anos de estudos, se nãome engano 30.000 pags de relatório, de análise de engenharia, análise geopolitica e sim, análise financeiro, tanto de quem vende e por quem compra pelo período de vígencia dos contratos como pós venda, não esquecendo possiveis parcerias futuras no substituto do Gripen E.
“Foi analise financeira mesmo” alegação sua, assume e deixa de choramingar.

Marcos Silva

Como assim? E se a Suécia não comprar o -390? O acordo de 2013 não previa a compra de outro(s) lotes à serem montados aqui? Cheira muito mal essa história de comprar mais Gripens com a condição da Suécia comprar KC-390…

GFC_RJ

Simples. 
Não seria muito mais fácil politicamente liberar fundos para aquisição de mais Gripen com o offset de vendas de mais KCtões produzidos aqui, gerando empregos industriais e divisas em USD?

Marcos Silva

Entendi essa parte. A dúvida é se irão condicionar a compra de Gripens à venda de KC’s. Depois de tanto empenho na instalação de uma linha de montagem do Gripen no Brasil me parece errado não adquirir mais caças montados aqui. E não somente os 15 originais. Será um desperdício de recursos.

Camargoer.

O governo brasileiro não condicionou a compra de F39 adicionais á venda de dos Kc390. O que está acontecendo é uma negociação, na qual o Brasil está oferecendo o Kc390 como contrapartida para a aquisição dos F39 adicionais. A Suécia pode concordar, pode discordar, pode apresentar uma contraproposta… Porque, mesmo que a Suécia não compre os Kc390, a FAB ainda precisa de F39 adicionais. Talvez a Suécia ofereça outra contrapartida que seja interessante para o Brasil. No primeiro contrato, a contrapartida da Suécia foi a instalação de uma fábrica de peças estruturais no Brasil que servirão tanto para os F39… Read more »

Camargoer.

Caro. O contrato de 2014 é sobre a aquisição de 36 caças F39, sendo alguns do tipo F. Claro que a FAB tem planos para adquirir mais que 36 caças e todo o programa foi pensando para lotes adicionais de F39.

Só que isso são planos.

O contrato assinado em 2014 era para 36 unidades e uma série de offset no valor de US$ 9 bilhões, cerca de US$ 1 bilhão a mais que o valor do contrato de compra do primeiro lote.

Nunca houve obrigação da Suécia comprar o Kc390.

Santamariense

“O contrato assinado em 2014 era para 36 unidades e uma série de offset no valor de US$ 9 bilhões, cerca de US$ 1 bilhão a mais que o valor do contrato de compra do primeiro lote.”

Contrato de offset de 9 bilhões é 1 bilhão a mais que o contrato dos 36 Gripen? Tu quer dizer que o primeiro lote custou 8 bilhões de dólares? Tu tá enganando, “professor”…o contrato custou, em dólares, entre 4 e 4,5 bilhões.

Alexandre Fontoura

O off-set comercial era de 160% do valor pago pelo Brasil, pelo o que lembro da época. Então, sim, off-set foi de cerca de US$ 9 bilhões.

Camargoer.

Olá Alex. Os valores exatos estão no relatório da FAB de 2022. Já publiquei estes números em outros comentários. Há uma comentário no relatório sobre o offset da Saab.

Santamariense

Continua dizendo que 9 bilhões é 1 bilhão a mais que o contrato dos Gripen? Pois, foi isso que tu disse no comentário anterior.

Santamariense

Não questionei os 9 bilhões. Questionei a afirmação de que 9 bilhões de dólares é 1 bilhão a mais do que o contrato dos 36 Gripen.

Fernando "Nunão" De Martini

Provavelmente o comentarista se confundiu nesse comentário em questão, dado que em diversos outros ele informou o valor correto. Isso não precisa ser motivo para celeuma.

Santamariense

Se ele falou o valor correto em outros comentários, corrija esse, pois muita gente não lê tudo e assim, a informação se propaga de maneira errada.
E outra coisa, não precisa advogar em favor do outro comentarista. Acho que ele é adulto e deve saber se posicionar. E se tu discorda de minhas posições aqui, pode falar diretamente.

Last edited 5 meses atrás by Santamariense
Fernando "Nunão" De Martini

Santamariense, Eu não corrijo comentário de ninguém, isso é com quem escreve. E não venha com essa historinha de “advogado”. Quem está insistindo e, pelo jeito, querendo arrumar discussão sobre um possível erro de outro comentarista é você. Meu papel é promover a melhoria do nível do debate e evitar discussões e brigas inúteis aqui no blog, independentemente de ser você ou outra pessoa a iniciar a celeuma. Já impedi outras discussões de partirem para a briga inútil centenas de vezes, com centenas de outros comentaristas, e vou continuar a fazer isso, seja com você, seja com o Camargo, seja… Read more »

Santamariense

“ Quem está insistindo e, pelo jeito, querendo arrumar discussão sobre um possível erro de outro comentarista é você.”

Isso você está deduzindo, de forma errada.

De resto, ok. Toca o barco.

Maurício.

Na minha opinião o Brasil tem que adquirir mais Gripen independentemente se a Suécia comprar ou não o KC-390.

Afonso

Ninguém disse que não o fará, porém a ideia é faze-lo, com o offset de vendermos um produto da indústria nacional (gerando empregos e afins) como contrapartida.

Caso o negócio não vingue (o que parece ser improvável), não há nenhum indício que o Brasil cancelará a compra de um lote adicional ao contrato vigente e/ou um novo lote no futuro.

Maurício.

O problema é que o governo pode tentar vincular uma compra com a outra para depois dar algum tipo de desculpa para não comprar mais caças adicionais, caso e Suécia não compre o KC-390, e em se tratando de Brasil, é uma possibilidade.

Camargoer.

O problema é que se o quadrado fosse redondo, o cubo mágico seria uma esfera. Há uma diferença entre “improvável” e “impossível”. Muitas coisas são possíveis, mas improváveis. Por exemplo, um meteoro se chocar com o planeta e causar uma nova extinção é possível, porém improvável. Um pequeno meteorito cair no oceano Pacífico é possível e provável. Em ser tratando de qualquer coisa, qualquer país, qualquer pessoa… existem coisas possíveis, coisas impossíveis, coisas prováveis e coisas improváveis. Em se tratando do Brasil, é possível que uma árvore caia sobre os fios de eletricidade em uma rua de São Paulo, deixando… Read more »

Jadson S. Cabral

Esse não sabe negociar. Nunca vendeu nada, e se vendeu, vendeu perdendo ou ficando de ganhar mais. Também nunca consegui pagar um preço mais barato num produto porque não sabe negociar, não sabe o que é blefe.

deadeye

Com o tempo o C-390 vem ganhando espaço, no mercado de defesa é assim – o país produtor comprar unidade ajuda. E espero que além do aditivo contratual, podemos no futuro ter mais um lote.. e já pensar na próxima geração. Estou sonhando? Talvez. Mas a esperança é a ultima que morre.

Marcelo

Essa aquisição ja era para ter acontecido no primeiro lote,mais os politicos aqui do brasil dormiu no ponto,ainda bem que vai dar para obrigar a Suécia adquirir o kc-390 com a compra do segundo lote do gripen.

Camargoer.

Caro. O primeiro Kc390 da FAB foi entregue em 2019. O contrato do primeiro lote do F39 foi assinado em 2014. Não havia Kc390 para negociar no primeiro lote.

Além disso, a FAB está negociando um aditivo no primeiro lote. Continua sendo primeiro lote.

Vitor Botafogo

Se o repasse de recursos não tivesse sido atrasado na epoca do desenvolvimento do KC-390, por problemas economicos do Brasil que tendem a se repetir agora, o prototipo teria voado muito mais cedo e os testes e entregas pra FAB teriam sido feito antes.

Perdemos na epoca a concorrencia para França/Alemanha que buscavam um cargueiro e acabaram optando pelo C-130J em frota combinada. Perdemos também o Canada.

Camargoer.

No Canadá não adianta. A Embraer já ganhou lá e não levou.

Dizer que a Embraer perdeu uma concorrência porque o programa atrasou não faz sentido. Outros programas militares já tiveram atrasos no mundo todo, inclusive nós EUA.

Atrasou atrasou… Boa pra frente. O Kc390 foi feito para a FAB com recursos do governo federal. Exportações são ótimas, mas o avião não foi projetado para a concorrência da França e da Alemanha.

Toro

É juntar a fome com a vontade de comer, eles precisam de um substituto para os C-130 e nós gostaríamos de mais Gripen e suporte associados.
A conta é simples, voce compra o meu e eu compro de voces.

Todos felizes. Tem que ser assim sempre que possível.

Demolidor

Com a mudança de governo facilita bastante para a Embraer vender mais o KC-390 e A-29, o Brasil estava isolado no governo anterior pelo radicalismo do governo e parecia que tava afetando a Embraer, é tipo comprar produtos de defesa do Iran nenhum país sério compra, todo país sério se afasta de países governados por radicais.

Camargoer.

Caro. Por mais crítico que eu tenha sido do governo anterior, eu acho que há pouca relação entre as vendas do Kc390 e a política externa conduzida pelo Ernesto Araújo, aquele que foi demitido pelo Senado. O período foi conturbado pela pandemia de Covid, sem falar no fato que o Kc390 só entrou em operação em 2019. Claro que ações de governo, como abertura de linhas de crédito do BNDES que atendam á exportação de equipamentos de defesa ou mesmo de linhas para a exportação de produtos da Embraer são importantes, mas é também verdade que uma negociação destas de… Read more »

Caerthal

Senado não demite ministro de Estado.

Camargoer.

Caro. Todos sabemos que a nomeação e demissão de ministros é uma prerrogativa do presidente.

No caso do ex-chanceler, a sua demissão ocorreu após enorme pressão do Senado. Foi o Senado que pediu a demissão do ex-ministro,

Seguem alguns links das notícias do período.

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/11/18/telmario-pede-a-demissao-do-chanceler-ernesto-araujo

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/03/29/senadores-repercutem-demissoes-de-chanceler-e-ministro-da-defesa

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/ernesto-araujo-pede-demissao-do-cargo-de-ministro-de-relacoes-exteriores/

Demolidor

Eu vejo bastante relação entre as vendas e a mudança de governo, diversos países ocidentais mantiveram distância do Brasil durante o governo anterior, e não acredito que eles adotariam um equipamento militar de um país com um governo que eles consideram radical, acredito que eles teriam optado pelo C-130 se o governo anterior ainda estivesse no poder.

Last edited 5 meses atrás by Demolidor
Kornet

Hungria e Portugal compraram no governo anterior,República Checa analisou a aeronave no governo anterior.
Holanda e Áustria foi agora.

Koprowski

Só espero que o nine não fale besteiras, como sempre, para não afetar o negócio é queimar o filme do país novamente…mais uma viagem para a Janja…kkk

Demolidor

Ele fala as bobagens dele mas não costuma ofender outros povos igual o governo anterior com piadas nível quinta série com outros povos, isso já é um grande avanço, isso pode ajudar muito a Embraer no setor de defesa com a melhora nas nossas relações internacionais.

Alexandre Fontoura

Acredito que Brasil não estava isolado no Governo anterior. Estava entrando na OCDE, por exemplo, enquanto mantinha boas relações com Rússia e China. Está se isolando agora, ao se associar com países como Irã e Venezuela e não condenando o Hamas.

Camargoer.

Não. O governo brasileiro fez abriu não de vantagens comerciais na OMC apenas. A OCDE demandaria muitas outras ações que nunca foram feitas.

O filho do ex-presidente fez declarações conta a China que resultaram em uma declaração do embaixador chinês extremamente dura, ao ponto do ex-vice presidente chama-lo de “bananinha”.

Teve a crise com o chanceler da França e também o desmentido do embaixador da Alemanha sobre o nazismo. Além disso, teve o cancelamento do almoco com o presidente de Portugal. Outra gafe diplomática foi a demora em reconhecer a vitória de Biden.

Fábio Mayer

Ofendeu gratuitamente a primeira dama da França…

Koprowski

… ele apenas falou o óbvio.

Demolidor

Essa é uma atitude quinta série, nunca um governo poderia ofender a primeira dama de outro pais, isso causa prejuízos para Empresas exportadoras.

Camargoer.

Caro Ninguém pode ofender ninguém, sejam estrangeiros ou nacionais.

Quem ofende, perde a razão.

EduardoSP

Continuamos no processo de entrada na OCDE, continuamos a manter boas relações com Rússia e China e ainda melhoramos, e muito, a relação com a Europa e os EUA, assim como os países da AL.
Não sou fã do nine, mas em matéria de política externa é outra categoria, ainda que não concorde com algumas posições dele.

Demolidor

Ofenderam pessoalmente o Macron, foram mal educados com o Biden não reconhecendo a vitória dele, ofenderam o povo Chinês várias vezes, arrumaram confusão com a Alemanha inventando mentiras sobre o Nazismo, o governo anterior ficava provocando e arrumando confusão com outros povos constantemente, isso estava isolando o Brasil pelo nível quinta série do governo anterior, e isso afeta diretamente as empresas exportadoras como Embraer, Vale e etc, cheguei a ver discussões na União Europeia de criarem embargos contra o Brasil, eles estavam aguardando para ver se o governo anterior ia continuar no poder ou não para colocar os embargos sobre… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Demolidor
Kornet

A europa vai deixar de ser progressista e woke,os EUA tb,vamos ver o que vai acontecer ao desgoverno.

Demolidor

O problema não é se a Europa e EUA são ou não progressistas, o governo anterior tinha diversas atitudes quinta série com governos estrangeiros, isso prejudica empresas que dependem de exportação como a Embraer.

adriano Madureira

“Este adicional ao acordo de 2014 não é uma simples troca monetária, mas sim uma expansão de até 25% sobre o pedido inicial, podendo representar um acréscimo de 14 caças ao lote já combinado de 36”.

Acredito que interpretei mal a notícia, caso meu pensamento esteja equivocado, me corrijam…

Então apesar do acréscimo, totalizando cinquenta aeronaves, mesmo assim poderá vir a ocorrer um segundo lote de aeronaves compradas ou esses 14 é para enganar os trouxas como se fosse o segundo lote?

Santamariense

Adriano, esse número de 14 é algo que alguém chutou. Ninguém do governo ou da própria FAB falou nesse número. Isso apareceu em uma reportagem da Folha de São Paulo. E todo mundo replica como se fosse algo certo. Pode ser 14? Pode. Mas, também pode ser 10, 8 … O que se discute é um aumento do valor do contrato em 25%. Esse aumento seria no primeiro lote. Pode haver um segundo lote? Pode. Para quando? Só Deus sabe.

Fernando "Nunão" De Martini

O número de 14 quem passou para o repórter da Folha foi uma fonte ligada à negociação. Por óbvio, se o jornalista não revelou qual é a fonte, foi para preservá-la, então você dificilmente vai saber se foi alguém da FAB ou do governo. Só acho um tanto apressado dizer que esse número é um “chute”. Durante a fase de seleção do F-X2 mais de um jornalista revelou dados que depois se mostraram exatos a respeito da proposta que venceu (o que foi atestado quando a FAB e o MD informaram os detalhes). E na época em que revelaram, muitos… Read more »

Santamariense

Eu já acho um tanto apressado todo mundo repetir esse número como se já fosse certo. Se for 14 mesmo, ok. Não estou fazendo torcida contra ou a favor. Só dizendo que não acredito até alguém “credenciado “ falar algo mais concreto.

“ Durante a fase de seleção do F-X2 mais de um jornalista revelou dados que depois se mostraram exatos a respeito da proposta que venceu”

Sim, é verdade. Mas, quantos outros jornalistas deram informações “fontadas” que se mostraram completamente furadas?

Last edited 5 meses atrás by Santamariense
Esteves

Pode ser. Pode ser outro número. Pode não ser.

Essa é a questão.

Santamariense

Pois é exatamente isso que eu estou tentando dizer em vários comentarios!!!

Esteves

Você já disse.

Santamariense

Te incomodei, Esteves?

Koprowski

… eu acho que vai ser 13 avião, cumpanheiro…

Santamariense

Hehehehe…boa!

rosario

uma delas e que a fab teria escolhido o fa-18 super hornet mas , por causa de espionagens a dilma teria escolhido o gripen. outros dizem que foi a fab que teria escolhido sem interferencia presidencial. noticias sendo noticias.

Camargoer.

Caro. O contrato de 2014 foi para adquirir 36 aeronaves. Chamamos este primeiro contrato de “primeiro lote”. Estes 36 caças foram adquiridos por meio de um financiamento externo do banco de exportação da Suécia. Junto com estes 36 aviões, o financiamento também serviu para comprar armas, desenvolver as versões E e F, incluindo o painel WAD, o treinamento dos engenheiros e pilotos, o desenvolvimento dos simuladores e a instalação da linha de produção da Embraer. Como foi um financiamento externo, foi preciso solicitar a aprovação do Senado. Este empréstimo foi de SEK$ 39 bilhões, cerca de US$ 250 milhões e… Read more »

Zenótico

Que fique claro que só venderemos o 390 se êles pagarem ToT !

Esteves

Só temos o TOT dos assentos.

Camargoer.

Olá Z. Acho que não entendi a piada.

Zenótico

Não é piada. Só estou dizendo o que todo mundo está pensando … Ou não ?

André Sávio Craveiro Bueno

Não. Uma ToT somente será útil se aquele que a adquirir não tiver condições de de desenvolve-la. Bem o projeto de uma aeronave como o C-390 não é algo incomum, ou melhor, é um tipo que a SAAB conseguiria desenvolver. Portanto não há sentido em falar em ToT. Talvez você possa sugerir algum tipo de cooperação, aí faz algum sentido.

Esteves

“estratégia brasileira envolve a utilização de uma cláusula presente no contrato firmado entre os dois países em 2015. Essa cláusula permite ao Brasil aumentar o pedido de caças, que atualmente é de 36 unidades, dentro de certos parâmetros, incluindo um aditivo de até 25% do valor inicial da compra, que equivale a 39,3 bilhões de coroas suecas, ou aproximadamente R$ 17,7 bilhões com a taxa de câmbio atual. Em termos simplificados, considerando que os pagamentos serão efetuados ao longo de 25 anos e serão deduzidos do financiamento concedido pelo governo sueco, isso poderia representar um gasto potencial adicional de mais… Read more »

Jagder#44

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Jadson S. Cabral

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Marcelo M

Esse negócio chama a atenção para um ponto importante. Essa nossa mania de querer nacionalizar, transferir tecnologia e produzir todo o possível localmente, pode não fazer tanto sentido. Sabemos já que não adianta importar tecnologia, tem que ter mercado aqui para incentivar a industria a aproveitar a tecnologia trazida. Muito mais eficiente é o modelo de investir em poucos e bons projetos, como o C390, fazer pesquisa e desenvolver localmente a tecnologia, e depois amarrar negócios desse tipo. Com retorno para a industria nacional e sem termos que pagar mais caro por transferência de tecnologia.

Esteves

Como assim?

Camargoer.

Olá Marcelo. Todo país que tem uma indústria local apta para produzir o equipamento, seja nacional ou nacionalizado, irá produzir localmente. Pode ser em parceria, pode ser montando kits, pode ser usando componentes importados ou um produto 100% nacional. Por exemplo, países que têm estaleiros ou industria naval local, irão preferir a fabricação local ao invés de importar o produto pronto. Uma empresa privada, que depende das receitas geradas pela venda de seus produtos ou serviços, sempre irá escolher o menor preço. Um governo central que se mantém pela receita tributária, precisa fazer uma conta mais elaborada envolvendo impostos diretos… Read more »

Marcelo M

Vou me apegar a essa frase: “Todo país que tem uma indústria local apta para produzir o equipamento, seja nacional ou nacionalizado, irá produzir localmente”. Isso não me parece fazer sentido. Vai produzir localmente se fizer sentido econômico. Se não, vai importar. Agora, a questão coloca diz respeito à obsessão que parecemos ter com essa ideia de transferência de tecnologia e produção local. Se custa mais caro, e se os ganhos industriais são privatizados, no caso do Gripen por sociedades montadas pela própria SAAB, não faz sentido comprar de prateleira e pagar um preço mais baixo?

Camargoer.

Caro. Vamos lá. Quando se opta pela importação direta, o governo faz um desembolso em moeda estrangeira. Como a quantidade de divisas do país também regula outros aspectos econômicos, como o financiamento de importações (de energia, bens de capital e bens de consumo), é razoável que a partir de determinados valores, o país importador inclua compensações comerciais. Quando qualquer país faz uma importação direta via FMS dos EUA, seja de material novo ou de excedentes, é uma negociação governo-governo. Não há compensação comercial. Em outros casos, como foi a escolha do F39 pela FAB, o contrato de compra inclui contratos… Read more »

Fabio Araujo

Esse negócio tem tudo para dar certo queremos mais Gripens e eles querem um cargueiro, como o nosso C-390 é o favorito num negócio entre países pode sair a venda trocada.

Paulo Barboza

Não faz nenhum sentido comprar apenas 14 Gripens. Primeiro que já foi assinado a compra de 4 aparelhos adicionais ainda no Governo Bolsonaro totalizando 40 Gripens. Segundo, não existe troca nem compensações. Trata-se da venda de 4 C-360 para FA Sueca. A FAB precisa de um segundo lote de 36 unidades para formar um terceiro esquadrão que convenhamos para o tamanho do Brasil é insuficiente. Quem sabe haverá um terceiro lote de mais 36 caças num governo posterior ao atual.

Fernando "Nunão" De Martini

Paulo, não foi assinado nada no governo Bolsonaro sobre mais 4 caças Gripen.

O que foi anunciado na época (Da da Aviação de Caça do ano passado) foi apenas a autorização do então presidente para a FAB negociar 4 caças adicionais e também um segundo lote.

Mas nada disso andou até hoje.

O que tem assinado é o contrato original e as modificações feitas nele ao longo dos anos, e nenhuma delas foi de 4 caças a mais.

Marcelo Andrade

Em tempo: Caças F-39 e Gripen suecos vão estreiar na próxima CRUZEX

https://www.edrotacultural.com.br/cacas-gripen-do-brasil-e-da-suecia-devem-ser-destaques-da-cruzex-2024/

Santamariense

Se vierem, serão Gripen C/D.

Abner

Uma dúvida quantas aeronaves compõem um esquadrão de caças ?

Santamariense

Depende do país e, mesmo assim, não existe um número fixo. Pode ser 12, 18, 24 … ou outras quantidades. Tem muitas variantes.

Otafran Sousa Lima Brasil

A aquisição do Saab Jas F 39E Gripen pelo Brasil, compramos 36 Caças, é importante ao País. Saber que podemos conseguir mais 14 Caças, por um valor adicional de R$ 4,5 Bilhões, é muito mais importante. Precisamos existir como os Estados Unidos da América, que possui milhares de Caças como esse, os F 18 Super Hornet e os F 16 Falcon. Compramos um lote de 36 Caças, Eu prefiro comprar 10 lotes de Caças F 39E Gripen. E iniciar a aquisição do Lockheed Martin F 35A Lightning II para o Brasil, isso vai possibilitar termos algumas centenas de Caças no… Read more »

Santamariense

“Eu prefiro comprar 10 lotes de Caças F 39E Gripen. E iniciar a aquisição do Lockheed Martin F 35A Lightning II para o Brasil, isso vai possibilitar termos algumas centenas de Caças no País, conquistar a Geração 5 dos EUA.”

Tu deve ser novo nesse tema. Leia bastante, te informe. Vai ver o quão distante da realidade está esse teu desejo.

adriano Madureira

10 Lotes?! Só isso?! E eu queria os números da megasena desse Réveillon… Se contentem com talvez no máximo três lotes, e isso é porque sou otimista, e quando falo em terceiro lote é algo para longo prazo. Vai que lá para frente a situação econômica melhore, o PIB da defesa realmente cresça e quem sabe ao invés de Gripen, possamos ir de algo maior. E sabemos que o Gripen irá voar até 2060 Atuais parcerias no programa Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), SAAB e a Embraer assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de fortalecer a… Read more »

Vitor Botafogo

Era pra recebermos 3 gripen esse ano e 3 ano que vem. Ja vai ser só 2 esse ano e 2 ano que vem…