O canal Frame divulgou um vídeo que mostra a linha de produção caça Saab Gripen E. O processo de produção desse avião é um exemplo de manufatura avançada e integração de sistemas complexos.

Antes de uma única peça ser fabricada, o Gripen E passa por extensos estágios de design e desenvolvimento, utilizando software avançado de CAD (desenho assistido por computador) e simulações. A engenharia simultânea e as ferramentas de desenvolvimento virtual permitem que a Saab otimize o design para produção, manutenção e desempenho operacional.

A produção do Gripen E é modular. Isso significa que diferentes seções da aeronave são construídas em paralelo, muitas vezes em diferentes locais. Esses módulos incluem a fuselagem frontal, central e traseira, asas e empenagem. A natureza modular facilita as atualizações e a manutenção ao longo da vida útil da aeronave.

Os módulos produzidos são transportados para uma instalação central de montagem final em Linköping. Aqui, os componentes principais do Gripen E são unidos. Durante a montagem, há uma integração cuidadosa dos sistemas internos, como aviônica, sistemas de controle de voo, e componentes de radar.

Os aviônicos modernos e os sistemas de missão são integrados ao avião. Estes sistemas são o “cérebro” do Gripen E, fornecendo capacidades como radar avançado, guerra eletrônica e comunicação segura. A integração e o teste desses sistemas são fundamentais para as capacidades do caça.

Uma vez montado, o Gripen E passa por uma série de testes de solo extensivos. Estes testes verificam o motor, a integridade estrutural, a funcionalidade dos sistemas e a segurança da aeronave antes do primeiro voo.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan herrera

Será que ano que vem teremos um esquadrão com 12 F39E, sei não viu rsss

Funcionário da Petrobras

Fora do tópico:
Em que pé está os últimos 3 Gripens da FAB previstos para serem entregues este ano?
Mais fora do tópico ainda:
Gostei da sueca do vídeo.

Last edited 5 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Ivan herrera

Acho que não foi só vc que gostou não 😂

Funcionário da Petrobras

Gata

Nilo

Era Brasil, terrinha de valores esteriotipados sem conteúdo, em que mulheres viram objetivo bonito, feio,….
Alguém se interessa em saber o tipo de especializações que está trabalhadora teve que fazer para trabalhar na Saab? Rsrsrs

Nilo

Eta……

LucianoSR71

O tópico beleza aparece aqui todos os dias, basta aparecer o KC-390 de Portugal que chovem comentários do tipo: ficou lindão, a FAB e aquela pintura horrorosa e por aí vai, então como o público do site é quase exclusivamente de homens, é natural falar da beleza feminina, creio que se houvesse uma maior participação de mulheres e aparecesse um homem que elas achassem bonito também haveria esse tipo de comentário. O grupo humorístico Os Barbichas tem um canal no YT e as mulheres vivem se declarando p/ eles nos comentários. A crítica caberia se aparecesse algum comentário dizendo que… Read more »

Nilo

Cabe a crítica, na vala do senso comum, as Gracianes da vida e os Belos rsrsrs maioria absoluta, vencido eu.
Mas ganho quando cito a formosura do Gripen E rsrsrs. 😬

Last edited 5 meses atrás by Nilo
Fagundes

Tá subentendido a inteligência da moça por estar numa linha de produção de manufatura avançada, tem que provar nada a ninguém. Beleza cada um tem um gosto e o rapaz disse que achou a moça bonita .

Rinaldo Nery

O nível cultural na Suécia é muito elevado. Estive na SAAB em Gothenburg, em 2008, e vi muitas beldades qualificadas (em beleza e profissionalmente).

Nilo

De onde vc tirou que subestimei a inteligência da moça de onde vc tirou isso do meu comentário?, meu comentário vai justamente no sentido inverso.

Rinaldo Nery

Ia responder, mas seria deletado…

LeoRezende

Blá-blá-blá…Suecos tb tem estereótipos,o ser humano cria estereótipos,faz parte de sua psiquê e de sua neurofisiologia criar padrões. Será que isso também faz da Suécia ou qualquer outra parte do mundo uma “terrinha sem conteúdo”? Sei lá,pra mim parece muito preconceito e vira-latice de sua parte. “O Estereótipo é um conceito, ideia ou modelo de imagem atribuída às pessoas ou grupos sociais, muitas vezes de maneira preconceituosa e sem fundamentação teórica. Em resumo, os estereótipos são impressões, pré-conceitos e “rótulos” criados de maneira generalizada e simplificada pelo senso comum. Foi com o desenvolvimento das sociedades que os estereótipos surgiram e padronizaram diversos… Read more »

A C

Impressionante o nivel de automacao da Airbus. O Beluga eh um aviao muito feio (gosto pessoal) mas muito capaz. Tanto que tambem presta servicos para Boeing entre outros. Lindo ver a precisao das maquinas na confeccao de pecas criticas e os cuidados necessarios para evitar vibracoes na fabricacao de helicopteros. Por fim, foi bom conhecer em mais detalhes a linha de producao da Saab. Saber que eh possivel ter um nivel de customizacao elevado e que a producao de um unico aviao pode levar entre 24 a 36 meses. Quando comparado com Airbus, percebe-se um nivel de trabalho manual mais… Read more »

Rinaldo Nery

Tem um forista aqui que afirma que produzir avião “é fácil”, e “demora muito”. Talvez reveja seus conceitos assistindo esse vídeo…

Camargoer.

Olá Rinaldo. Observei que a Saab menciona que um F39 de.snda entre 24 e 36 meses para ser construído.

Lembro que tivemos uma discussão sobre o tempo necessário para construir um Kc390 ou um E195.

Nonato

De quem você está falando?

Rinaldo Nery

Do Mário.

LeoRezende

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nilo

Para quem esteve lá na Suécia, ou não,
Qual a qualificação necessária para se estar na linha de montagem da Saab como está jovem, seria o mesmo nível de qualificação para o brasileiro na mesma função?

Fernando EMB

Após assistir ao vídeo, recomendo que, quem puder, venha visitar a linha de produção da Embraer em SJK (EJets). Não deve nada a está do Gripen. Aliás é muito mais moderna e automatizada.

Nonato

Por isso a Saab demora um ano para entregar um caça.
Sem falar que a maior parte das peças são fabricadas fora, em paralelo.
Ou seja enquanto esses funcionários estão montando o avião a GE já fez o motor, o fabricante do radar já entregou.
Aí, é só montar.

Nonato

É fácil visitar? Qualquer pessoa?

FernandoEMB

Até antes da pandemia qualquer um poderia visitar, era só se inscrever pelo site e aguardar ser chamado. Depois da pandemia isso parou. Mas dizem que vai voltar.
VIsitar GPX já é BEM mais complicado. Só com autorização do MAer.

LeoRezende

E na GPX,como é?

Nonato

Esse video é maravilhoso Explica porque demoram tanto tempo para fabricar um avião. Eu sou fã da Saab e admiro a empresa que tem muitas bons produtos. E faz isso de forma independente, num país pequeno e com muita inovação. Mas o video corrobora o que sempre falo Enquanto a Fiat do Brasil fabrica 2 mil carros por dia, a Saab fabrica quantos aviões por ano? 4? 5? No vídeo se percebe uma manufatura muito tradicional. Primeiro as partes são fabricadas fora (o video mostra a linha de montagem e não a fabricação das peças, fuselagem, etc). Percebem-se muitos rebites,… Read more »

Santamariense

A SAAB está perdendo um baita engenheiro. Manda teu currículo pra lá. Quem sabe te contratam e passam a fabricar caças do mesmo modo que se fabricam carros. No campo da alta tecnologia, onde as medidas precisam ser extremamente respeitadas, peças microscopicamente exatas, erros toleráveis de milésimos de milímetro, tudo tem que ser per-fei-to! Fuselagens são feitas em várias partes para permitir as inspeções, manutenções e substituições de partes, quando necessário. Rebites, parafusos e fiações não deveriam existir em uma aeronave moderna? O que você acha que deveria estar no lugar desses itens citados? Mas, tem coisas que tu não… Read more »

Fernando EMB

Aeronaves modernas tem milhares de rebites pois precisa ser assim. Até aeronaves de compositos tem rebites.
Uns aviões tem mais integração de partes outros menos… E nem sempre. Um projeto com um maior integração será mais rápido de produzir.
Um EJet tem uns 15 mil rebites numa semi-asa. A grande maioria instalada por robôs.
Um EJet leva 5 meses para ser produzido.

Rinaldo Nery

Não adianta. Insistir num raciocínio errado é muito ruim. Talvez devesse dizer: ¨realmente, me enganei, sou leigo¨. Mas não. Como dizia Madre Teresa de Calcutá: é phodda!

Henrique

Enquanto a Fiat do Brasil fabrica 2 mil carros por dia, a Saab fabrica quantos aviões por ano?
4? 5?

cara quer mesmo compara construção de carro com avião….

Quem for negativar ou criticar o comentário favor fundamentar bem

tu comparou construir um avião 4++ com carro banal… mds

Heinz

Aviões (suecas) montando um avião(Gripen)!

Cosme Mendes

Eu acho que o Brasil deveria ter sua própria construção de aviões fazer seus próprios aviões ao invés de comprar de outros países tanto como aviões e tbm helicópteros

FELIPE

Parabéns… mas não temos condições financeiras pra isso e levaria muito tempo, e hoje em dia não existe nada 100% nacional, vivemos num mundo globalizado.

Nilo

Caro Felipe, o mundo globalizado em que não existe nada 100% nacional, tempo, condição financeira não são fatores de impedimento de um projeto para um caça Nacional com ou sem parceria.
Assim como não é para os suecos.

Bispo

Aham … motor a jato , aviónica, materiais compósitos já fabricamos tudo e são o estado da arte.

Hora de acordar… 🙃

Rinaldo Nery

Os EMBRAER 195E2 são feitos aonde? Na China?

Rinaldo Nery

E os KC-390? Os A-29?

Henrique

“Os EMBRAER 195E2 são feitos aonde? Na China?”

ainda não, mas o governo de alguém vai providenciar isso, o “Emblaer 195E2”