Itajubá, 08 de Novembro de 2023 – O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, visitou a fábrica da Helibras, em Itajubá (MG), nesta quarta-feira (08/11). O ministro conheceu as instalações da única fabricante de helicópteros a turbina da América Latina que este ano comemora 45 anos de operações no país.

A empresa é líder no mercado brasileiro de helicópteros. Sete a cada dez helicópteros das Forças Armadas e oito a cada dez helicópteros que operam em serviços públicos no Brasil foram produzidos pela Helibras.

Múcio se reuniu com o presidente da Helibras, Alberto Duek, e verificou toda a capacidade industrial da fabricante, que hoje desenvolve projetos 100% brasileiros e exporta tecnologia para países da América do Sul, Europa e Ásia.

“Ficamos muito honrados com a visita do ministro, que pode conhecer a nossa contribuição para base industrial de defesa brasileira e o alto nível de transferência de tecnologia feita aqui, há mais de quatro décadas, não apenas na Helibras, mas em dezenas de empresas capacitadas para produzir peças para as nossas aeronaves no Brasil e para toda a cadeia de suprimentos da Airbus” disse Duek.

DIVULGAÇÃO: Airbus/Helibras

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BraZil

Bom dia a todos. Que tal uma matéria especial sobre a Helibrás? Comentários helogiosos assim, (dela própria, claro), me fazem pensar sobre as críticas de outros blogueiiros…

Underground

Fábrica? (rs)

Joao Motta

Pois e! o mundo esta tao mudado que montadora passou a ser fabrica.

Luccas Enzo Kauê

Qual problema? A décadas chamam Volkswagen, Ford, Fiat etc etc de fábrica…cansou de ser “patriota”?

Carlos Pietro

Boa, excelente.

Camargoer.

A JBS é uma montadora de picanha. A Nestlé é uma montadora de chocolate. A EMS é uma montadora de analgésico. A Tramontina é uma montadora de panela.

Santamariense

A VW produz muito mais itens que ela mesma utiliza do que a Helibrás. E a VW projetou, desenvolveu e produziu modelos 100% nas unidades brasileiras. Brasília, SP2, Gol, entre outros, são exemplos disso. E qual o projeto próprio da Helibrás?

Rafael Gustavo de Oliveira

Fiquei imaginando quando o governo de minas vendeu sua participação da Helibras, achei que ia abrir mercado para outras fabricantes de helicópteros virem ao Brasil, mas parece que o assunto deu uma esfriada…

Luccas Enzo Kauê

Não tem visão estratégica. Ainda bem que a Helibras existe, é importante polo aglutinador de conhecimento/engenharia. Independentemente se está ou não sob bandeira da Airbus, muito da nossa engenharia aeroespacial tem sólida base em Itajubá. Um orgulho nacional, Governo Federal fazendo a parte dele👍🏼

EduardoSP

Sim, fazendo a parte dele. Mantendo um monopólio privado.
É assim que o país se desenvolve.

Camargoer.

Agora que o governo vendeu as ações da Helibras a empresa vai se tornar mais eficiente.. riso. Feito a Enel em São Paulo.

Heinz

Olha, não existe mundo perfeito, entretanto, você prefere o SUS ou um plano de saúde completo?