De acordo com o site francês Intelligence Online, uma delegação do alto escalão da Força Aérea Ucraniana viajou para França para finalizar os detalhes do futuro acordo sob o qual receberão um número ainda indeterminado de caças Mirage 2000. Em particular, Kiev está interessada na versão especializada de ataque ao solo, o Mirage 2000D.

Como resultado dos acordos alcançados no ano passado entre Volodimir Zelenskiy e Emmanuel Macron, a França já começou a treinar (não oficialmente) um contingente de pilotos ucranianos no Mirage durante vários meses em quatro bases: Nancy-Oche, Mont-de-Morsan , Véliz e Romorantin-Lentenay.

Os Mirage 2000D são otimizados para voo de baixa altitude/ataque ao solo podem transportar pods de reconhecimento eletrônico ASTAC, pods avançados de mira IR/CCTV/laser e inclusive lançar mísseis de cruzeiro SCALP-EG /Storm Shadow e bombas guiadas a laser.

A França tem mais de 50 destas aeronaves. Alguns foram atualizados com rádios VHF-FM e o sistema de transmissão de vídeo ROVER, que junto com o sistema de link de dados Link 16, permitem o compartilhamento seguro das informações coletadas pelos pods da aeronave no teatro de operações com centros de comando, ou receber informações de forças amigas no terreno.

Estas últimas características devem ser as mais interessantes para a Força Aérea Ucraniana, pois não só poderão expandir o número de plataformas que podem lançar mísseis de cruzeiro Storm Shadow /Scalp EG (até agora utilizados pelos Su-24), mas também graças ao seu Link 16, poderão receber informações em tempo real da miríade de recursos de inteligência mobilizados pela OTAN para ajudar Kiev, e serão compatíveis com futuros caças F-16 que receberão de países como a Dinamarca ou a Holanda.

Mais detalhes sobre a atualização de meia-vida dos jatos Mirage 2000D franceses

Há pouco mais de dois meses o Poder Aéreo publicou matéria sobre o andamento do programa de atualização dos jatos Mirage 2000D da Força Aérea Francesa, com diversas atualizações sobre equipamentos e capacidades – as quais, conforme o texto acima, interessam à Ucrânia.

A extensa matéria publicada em julho também traz, ao final, links para dezenas de outras já publicadas sobre os programas de reequipamento e modernização da Aviação de Caça francesa, sempre abordados em profundidade aqui no Poder Aéreo.

Clique no link abaixo para acessar.

A renovação de meia-vida dos jatos de ataque Mirage 2000D franceses

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Dia desses perguntaram o motivo da França não ter oferecido seus Mirage a Ucrânia.
Agora vai.

Jadson S. Cabral

A Ucrânia vai sair dessa guerra com uma experiência enorme, eles criarão táticas de combate que serão estudadas e implementadas em várias forças armadas

Felipe

Vão sair dessa guerra sem nada, pois não sobrará nada para eles nem nenhum ucraniano

Damazio

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.
PRIMEIRO AVISO!

Fabricio Lustosa

Algo q sem dúvida a Ucrânia vai sair dessa guerra em abundância é um país acabado e uma dívida a perder de vista, fora milhões de cidadãos q não voltarão e centenas de milhares de homens em idade produtiva mortos e aleijados nesse conflito. As táticas citadas por vc, sinto lhe informar, mas como o próprio “forte” publicou dia desses, o centro de comando para as forças que combatem os russos tem cep certo e não é na Ucrânia.

Nei

“Algo q sem dúvida a Ucrânia vai sair dessa guerra em abundância é um país acabado”

O problema é deles e a culpa é Rússia!

Damazio

Pelo menos têm a coragem e a dignidade de lutar por sua terra…

Wilson

Todos os países envolvidos vão sair com muita experiência mas o maior preço vai ser pago pela Ucrânia.

Orivaldo

Os Gregos usam esse caça ?

Rinaldo Nery

Não.

Fernando "Nunão" De Martini

Só complementando, usam o Mirage 2000, mas não dessa versão.

Rinaldo Nery

Usam o C.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Na página da Força Aérea Grega eles mencionam que são Mirage 2000 EG, que seria a versão de exportação do Mirage C. Eles foram modernizados. Também ha menção a um segundo lote de Mirage 2000-5 adquiridos no início dos anos 2000. Também é mencionado que algus dos Mirage2000EG foram modificados para o padrão 2000-5.

Orivaldo

Seriam Ótimos professores

Carlos Crispim

Sim.

Ed

A Ucrânia ta parecendo chácara de lazer , rancho…Tudo que não serve mais , mas que não quero jogar fora, levo pra la.

Fernando "Nunão" De Martini

Ed, no caso do Mirage 2000D, isso está longe de ser verdade. Veja a matéria ao final desta: há um importante programa de atualização da aeronave em andamento (e não é de hoje que a França, em geral, usa seus caças por bastante tempo, com atualizações).

Carlos Crispim

Só os nossos Mirages 2000 é que não prestavam mais.

Fernando "Nunão" De Martini

Nossos Mirage 2000 eram dos modelos C e B dos primeiros lotes, bem diferentes dos modelos D que mencionei em meu comentário.

Cadu

Quando essa guerra chegar ao fim, coitado do pessoal da Logística e dos parques de manutenção por lá….. vai ser um verdadeiro pesadelo manter operacional tudo que sobrar doque eles estão recebendo…..

Adriano

Pesadelo é perder a guerra.

Carlos Crispim

Só os nossos é que não prestavam mais.

Fernando "Nunão" De Martini

São versões completamente diferentes, a nossa era anterior, mais antiga.
Isso já foi debatido aqui centenas de vezes.

Jorge Oliveira

Depois de ter 500 mil soldados mortos por artilharia … a Europa lembra que seria bom enviar aviões de ataque ao solo… deveria fazer isso há 6 meses atrás… agora são estão mandando troféus para serem exibidos ano que vem em Moscou na marcha da vitória.

Neural

Tentaram atacar hoje a ponte da criméia com 8 Storms Shadow e drones e mísseis decoy, todos fora abatidos! Pantsir fez a festa.

Gustavo

que preju pra um míssil tão caro.

Hcosta

Mas, por “coincidência”, os destroços dos mísseis acertaram em infraestruturas Russas e provocaram grandes explosões…

Um dos casos era somente “erva” que estava arder, segundo os Russos…

Bruno Vinícius

Os mísseis superfície-ar é que são baratos…

Bruno Vinícius

Mas esses russos são azarados né. Derrubaram os 8 mísseis só para os destroços atingiram o QG da frota do Mar Negro e o Aeroporto Internacional de Sebastopol.

Felipe
Victor Filipe

A parte mais importante dessa matéria: “pois não só poderão expandir o número de plataformas que podem lançar mísseis de cruzeiro Storm Shadow /Scalp EG” Os Su-24 da Ucrânia estão fazendo um trabalho excelente na Ucrânia com o uso do Storm Shadow, a destruição de centros de comando e controle, depósitos de munição o comando da frota do mar negro, destruição do navio anfíbio Russo e a completa destruição do Submarino classe Kilo são exemplos disso. Só que aeronaves sofrem atrito, esses Su-24 não vão voar eternamente simplesmente porque a estrutura deles não vai aguentar. Suplementar/Trocar por uma aeronave mais… Read more »

Felipe

Aguardando a notícia do ataque fracassado com storm shadow da Ucrania: https://youtu.be/wcfZOToEGjc?si=HbzddMtimG8zR13-

Vendéen

Desde o início de 2023, o pessoal militar aéreo ucraniano está em formação em Nancy Ochey (BA 133) e em Mont-de-Marsan (BA 118), mas segundo o Ministério das Forças Armadas esta formação não diz respeito a pilotos (?).
No que diz respeito aos 2000D, para satisfazer a procura ucraniana terão de ser retirados dos esquadrões franceses. 
Caso contrário, uma dúzia de 2000C retirados do parque ativo com ainda um bom potencial estão disponíveis, mas estes 2000C são principalmente versões de defesa aérea.
Os franceses já utilizaram satisfatoriamente o 2000C em missões de ataque ao solo e de apoio táctico.

Raphael

Esses 2000D não seria um recado forte para a Russia?

Vejam: a versão D tem capacidade de ataque nuclear.

Mas a Ucrânia não tem arma nuclear. Fato, porém já tendo um vetor de lançamento e pilotos treinados facilita muito a transição sem expor os pilotos da OTAN.

DanielJr

Ser for pra lançar um nuke não iriam fazer isso com um mirage 2000. Além do avião lançador estar sob controle de terceiros (além da bomba em si), a ogiva teria que ficar andando em território não seguro para ela.

Se fosse francês, o ataque seria realizado por um rafale, decolando da França e retornando, em missão sem escalas. Se fosse a OTAN, eu acho que um B2 faria o ataque.

Ivan

Raphael, . Quando a Armée de l’Air aposentou o elegante bombardeiro Mirage IV, especialista em ataque nuclear e parte integrante de sua “tríade” nuclear, teve que buscar um novo vetor. Como o Mirage bimotor não prosperou e o Rafale ainda estava bem longe no horizonte, a solução (uma solução brilhante, por sinal) foi adaptar o menor e versátil Mirage 2000 para esta missão. Assim sendo, em Fevereiro de 1986 realiza seu primeiro voo o Mirage 2000N, um pequeno mas eficiente caça-bombardeiro específico para missão de ataque nuclear. . Atrasos no programa Rafale, somado à necessidade de complementar o robusto SEPECAT… Read more »

Ivan

O maior interesse dos ucranianos, conforme o texto, seria pelos caças-bombardeiros Mirage 2000D. Foram produzidos cerca de 86 para o Armée de l’Air, sendo que cerca de 62 ainda estão no inventário e, aparentemente, pouco mais de 50 estão ainda operacionais. . Porém, tem sempre um porém, acredito que os franceses NÃO entregarão todos os seus caças-bombardeiros Mirage – carregadores de piano – 2000D de uma só vez, pois ainda precisam de parte destas máquinas. . Apostaria em um mix (mistão quente) de Mirage 2000C estocados e Mirage 2000D liberados da linha de voo francesa, Os 2000C, apesar de datados,… Read more »

Ivan

Detalhe importante, que consta na matéria ligada ao texto acima:
“Após atrasos, a Lei de Programação Militar 2019-2025 finalmente permitiu iniciar a renovação de meia-vida (RMV) dos 55 jatos Mirage 2000 D.”
.
Assim sendo, os Mirage 2000D estão em processo de modernização.
Quantos estão prontos?
Qual versão seria cedida?