Eve anuncia fornecedores de aviônicos, controles de voo e sistema de gerenciamento térmico para o eVTOL

17

MELBOURNE, Flórida – 06 de novembro de 2023 – A Eve Air Mobility (“Eve”) (NYSE: EVEX; EVEXW) divulgou três novos fornecedores para sua aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL). A Garmin® (NYSE: GRMN) será responsável pelos aviônicos, enquanto a Liebherr-Aerospace fornecerá os atuadores de controles de voo. A Intergalactic o sistema de gerenciamento térmico.

“Estamos entusiasmados para trabalhar com cada um dos nossos fornecedores à medida que avançamos no desenvolvimento do nosso eVTOL”, disse Johann Bordais, CEO da Eve. “Cada parceiro passa por uma análise rigorosa que avalia não apenas o desempenho e a qualidade de seus produtos, mas também sua dedicação à melhoria contínua e suporte e satisfação do cliente. Buscamos desenvolver um relacionamento de longo prazo com cada um de nossos fornecedores.”

A Garmin fornecerá o G3000® Integrated Flight Deck, que conta com displays de vidro leves, de alta resolução e em grande formato, integrando-se de maneira harmoniosa ao gerenciamento do eVTOL e seus sistemas de controle de voo. A intuitiva interface touchscreen do painel de voo diminui o trabalho do piloto, oferecendo acesso direto a um conjunto de funcionalidades aviônicas, que inclui um sistema integrado de gerenciamento de voo, rádios NAV/COM, transponder, gerenciamento de áudio e acesso a uma variedade de aplicativos, como listas de verificação, gráficos, sinóticos e mapas detalhados.

A Liebherr desenvolverá atuadores eletromecânicos (EMA) para os controles de voo eletrônicos (fly-by-wire) do eVTOL. A empresa é referência na fabricação de engrenagens precisas e sistemas de atuação, essenciais para este tipo de tecnologia. Os atuadores receberão energia do sistema elétrico da aeronave e a tecnologia garantirá alto desempenho, adaptabilidade e facilidade de manutenção.

A Intergalactic será responsável pelo sistema de gerenciamento térmico, que garantirá uma temperatura adequada para os equipamentos, como baterias e outros componentes eletrônicos. Além disso, o sistema contribuirá para garantir a temperatura confortável para os passageiros e tripulação no interior da cabine da aeronave.

Os três novos fornecedores seguem os três nomes anunciados pela Eve no Paris Air Show no primeiro semestre. A Nidec Aerospace LLC, uma joint venture entre a Nidec Corporation e a Embraer, fornecerá o sistema de propulsão elétrica; a BAE Systems fornecerá um sistema avançado de armazenamento de energia; e a DUC Hélice Propellers fornecerá os rotores e hélices de seu eVTOL.

O eVTOL da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança. Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

Em julho, a empresa revelou que sua primeira fábrica de eVTOL será estabelecida na cidade de Taubaté, em São Paulo. A empresa iniciou a montagem do primeiro protótipo do eVTOL em escala real, que dará sequência à campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para as primeiras entregas e entrada em serviço em 2026.

Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano (Urban ATM) para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.

Siga a Eve no Twitter, Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube: @EveAirMobility.

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular, a Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo. Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.

DIVULGAÇÃO: Eve Air Mobility

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

O mais crítico será o sistema de baterias e refrigeração. Mauis crítico e mais pesado.
Motores elétricos, quando devidamente protegidos, possuem alta segurança e durabilidade. Hoje já há fabricantes de motores elétricos que dão garantia praticamente ilimitada.

Underground

Apenas complementando: a Embraer está fazendo muito mais que criar uma aeronave, está praticamente criando normas de segurança da própria operação da aeronave.

EduardoSP

Está chegando a hora da onça beber água.
Já há outros aparelhos em testes de vôo e a empresa Joby entregou uma unidade de e-vtol para USAF avaliar na base de Edwards.
https://www.aereo.jor.br/2023/10/06/aeronave-eletrica-joby-inicia-testes-de-voo-com-piloto-a-bordo/

Carlos Campos

Estou ansioso é para ver como será uma versão militarizada desse bicho, se vai ser pilotado ou elétrico, que arma vai usar, raio de combate e etc.

Bispo

Teoricamente uma bomba de impulso elétrico(EMP) desativaria um EVE militar.

Creio que não veremos tão cedo tal “arma voadora”.

Jadson S. Cabral

Um EMP desativaria praticamente qualquer arma avançada, dato que todas eles possuem computadores altamente sofisticados e não funcionam sem eles. E depois, bomba de EMP não existe. Isso é ficção. Bombas nucleares emitem EMP, mas depende muito da potência. E quando uma bomba nuclear é detonada, EMP é a menor das preocupações.

Carlos Campos

desativa até F35 e não pararam de fazer ele

Nonato

Reitero o que já falei antes.
Espero que a Eve se dê bem.
Mas acho estranho isso.
Esse tipo de transporte não existe
Do nada, vários fabricantes dizem que vão fazer.
Passa-se a impressão que muita gente vai se deslocar nesses transportes.
Mas como?
Substituirá o quê?
Helicópteros?
Ou será tão barato que substituirão táxis?
Ou será um transporte vip de alto fluxo?
Não existe do nada dão a entender que será uma febre.
Parece muito com a ideia de trem-bala.
Todo mundo acha interessante mas onde existe dá prejuízo.

Underground

Nada!
É só um veículo com vários rotores elétricos. Coisa simples. Não fizeram antes de preguiça.

Bachini

Existem helicopteros eletricos?

Edson Ferreira

Como assim do nada… os drones já existem e são amplamente utilizados em todo mundo, apenas vão pegar algo que já existe e aumentar as escalas, motores, baterias, tudo precisa ser 10, 20 vezes maiores que os utilizados por drones, afinal tudo está suscetível a falhas e o objetivo e transportar pessoas, então o nível de segurança precisa ser muito alto..

Underground

Fui irônico.

Carlos Campos

VIP e serão de manutenção mais barata que os helicopteros atuais

Nonato

Meu questionamento é quanto à viabilidade econômico-financeira.
Quanto custa um aparelho e a operação?
Será mais barato do que helicóptero?
Nos jetsons, “espaçonaves” eram de uso particular igual a carro.
Atualmente aviões são caros e drones não são usados nessa função de transporte pago de passageiros.

RenanZ

Nonato tem plena razão no questionamento! Estamos olhando apenas a capacidade tecnológica, se será possível ou não. Eventualmente sim, a maravilha moderna do desenvolvimento tecnológico permitirá isto, porém o debate deve ser mais aprofundado sobre a viabilidade comercial e regulatória. Diversas startups abordam isto como “mobilidade urbana”, mas a mobilidade será pra quem? No lado dos Custos, acredito que serão tão altos quanto o de helicópteros, que convenhamos são bem altos e inacessíveis à maioria absoluta da humanidade. Ainda que o custo de combustível seja barateado na troca por eletricidade, há diversos outros custos atrelados, como seguro, manutenção, hangaragem, que… Read more »

Fernando EMB

Boa parte de suas perguntas já foi respondida. Só procurar em comunicados da própria Embraer.

Ander

Pega um carro de 50 anos atrás e pega um hoje, daqui 50 anos como estarão esses Vtol?