F-16B holandês

HAIA — Cinco caças holandeses F-16 estão atualmente a caminho do centro europeu de treinamento F-16 (EFTC) na Romênia. As aeronaves destinam-se a treinar pilotos romenos e ucranianos.

Os Países Baixos tomaram a iniciativa de criar o EFTC e estão disponibilizando de 12 a 18 F-16 para esse fim. O caça permanecerá propriedade da Holanda.

Juntamente com a Dinamarca e com o apoio dos Estados Unidos, os Países Baixos são responsáveis pela coordenação dos esforços europeus para a capacidade do F-16 para a Ucrânia.

Foi anunciado anteriormente que a Lockheed Martin fornecerá treinamento e manutenção para a aeronave.

O centro de treinamento na Romênia utiliza a aeronave pela primeira vez para um curso de atualização para os instrutores de F-16 contratados. Segue-se o treinamento dos pilotos. Voa apenas no espaço aéreo da OTAN.

A inauguração cerimonial do centro de treinamento ocorrerá em breve.

FONTE: Ministério da Defesa da Holanda

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos Silva

Tem uma matéria no DefesaNet,sobre um exercício Tinia alguma coisa,lá no RGS,sobre a possibilidade de a fab ser a última operadora do F-16.
Delírio? Ou existe essa possibilidade?

Funcionário da Petrobras

Delírio.
Não tem dotação orçamentária pra isso.

Last edited 5 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Alexandre Fontoura

A FAB passará atestado de incompetência depois de investir tempo, dinheiro e esforço no F-39 Gripen se, a esta altura, adquirir outro caça, para o qual teria que ser desenvolvida toda uma nova estrutura, logística, doutrina operacional, treinamento etc.
Se é para ser racional, melhor comprar mais Gripen.

Last edited 5 meses atrás by Alexandre Fontoura
BraZil

Bom dia a todos. E até onde eu sei o F16 é caro (óbvio) e muito carente de infraestrutura de pista para operar. O posicionamento da entrada de ar dificulta as operações de táxi e decolagem. Resumindo:para nossa realidade, não é bom. Não adianta ser um dos caças mais f..da da história e lindo, nem sempre vai ser bom para alguém. Chile opera? Sim. Mas Chile é Chile, banárnia é outra coisa.

Luiz Trindade

É muita coragem entregar um F-16 nas mãos de pilotos que só pilotavam MIG-29!

Marcelo Bardo

Na sua opinião um piloto deve iniciar e se aposentar no mesmo avião até o fim da carreira?

Carlos Pietro

Bom dia, me desculpe,mas que comentário sem fundamento esse seu.

Rinaldo Nery

Ele sabe tudo de aviação de Caça…

Sturmgewehrstgde

Também acho que tem que ter muita coragem para entregar uma Mercedes-Benz para “pilotos” que só pilotavam fuscas!

Leandro Costa

Em compensação, se você colocar alguém que só dirigiu esses mercedes mais modernos em um fusca, o cara não consegue nem dar a partida. Quem dirige fusca dirige qualquer coisa.

Utama

A carga de trabalho diminui, tem diversos sistemas de auxílio ao vôo… É mais fácil o fusqueiro pegar o mercedez depois de alguma prática o mercedez pegar o fusca.
Imagina Senna dirgindo os V6 de hoje, ou no tema, Chuck Yager pilotando um F-35. Óbvio que seria muito mais fácil um piloto de F-35 voar um Mustang ou X-15 hahahahaja

Fabio Araujo

Se é um centro de treinamento antes dele voar num F-16 ele deve ter instruções no F-16 em terra e em simuladores, e se ele já é piloto de combate em teoria ele já sabe como pilotar caças só basta ser introduzido aos caças ocidentais e as táticas ocidentais.

Rinaldo Nery

Agora vai!

Utama

A FAB podia passar os F-5 pra Ucrânia hein Nery. Ajudá-los avançar até a Criméia

Rinaldo Nery

Esse conflito tem é que acabar! Agora vai estender o conflito e outro milhar vai morrer. Ambos lados. E ferrando a economia e estabilidade mundiais.

BraZil

Bom dia a todos. Creio que irá acabar mais cedo do que pensamos…

Heinz

Caro Rinaldo, é simples de acabar, é só a Rússia retirar suas tropas do território Ucrâniano que ela mesmo reconheceu. Ou o senhor defende a tese de que é melhor não dá arma nenhuma para os Ucranianos se defenderem? Ai a guerra ia acabar, porque os russos iriam fazer o que quisessem com eles.

Rinaldo Nery

O problema aqui são as torcidas.