Tomaszów Mazowiecki, 31 de outubro 2023 – As Forças Terrestres da Polônia receberam nesta segunda-feira, dia 30 de outubro, os dois primeiros helicópteros modelo AW149 da Leonardo, durante cerimônia realizada na 25ª Brigada de Cavalaria Aérea em Tomaszów Mazowiecki, local onde entrarão em serviço, 15 meses após a assinatura do contrato que abrange um total de 32 aeronaves.

A configuração dos novos helicópteros militares poloneses viabiliza, entre outras, missões de apoio ao combate. Atendendo plenamente aos requisitos das Forças Armadas do país, os modelos também incluirão, entre outros recursos, sistemas de observação, armas pequenas, foguetes e mísseis guiados e não guiados, além de sistemas de autodefesa. O armamento, dependendo da variante e da configuração do helicóptero, fica instalado na cabine ou nos pontos rígidos externos do helicóptero.

A entrega está de acordo com o contrato anunciado em 1º de julho de 2020, que inclui pacotes de logística, treinamento e simuladores. O pacote de logística abrange um estoque de peças sobressalentes e consumíveis, bem como equipamentos para o manuseio dos helicópteros no solo. O pacote de treinamento e simulador prevê o treinamento abrangente de pilotos e equipe técnica além do fornecimento de um conjunto de simuladores avançados e equipamentos de treinamento.

O programa do Ministério da Defesa polonês foi desenvolvido com base na fabricação local por meio da PZL-Świdnik, empresa polonesa de propriedade integral da Leonardo, que é a principal fornecedora do contrato, que também abrange a integração dos sistemas do helicóptero e o armamento específico. Graças à produção nacional, a Polônia ganha não apenas helicópteros de última geração, mas também uma base logística doméstica e instalações técnicas localizadas perto das forças terrestres polonesas. Essa entrega marca a rápida reação da PZL Świdnik como contratante e parceira industrial local das Forças Armadas polonesas por muitas décadas. A PZL-Świdnik também fornecerá serviços de suporte para esses helicópteros e os modernizará de acordo com as necessidades futuras do operador.

Gian Piero Cutillo, Diretor Geral da Leonardo Helicopters, disse: “O helicóptero AW149 de última geração representa um salto quântico em relação à capacidade de crescimento e de missão multifuncional verdadeira, gerenciamento eficiente da frota e capacidade de resposta a emergências para forças armadas modernas. A localização das capacidades industriais e logísticas desses novos helicópteros atende as necessidades da Polônia, aproveitando os recursos exclusivos estabelecidos há muito tempo pela PZL-Świdnik e suas habilidades profissionais, aliados às excelentes capacidades operacionais do AW149, o que trará vantagens inigualáveis para o país”.

Jacek Libucha, Presidente da PZL-Świdnik, disse: “Com recursos completos em design, desenvolvimento, personalização e manutenção de helicópteros, a PZL-Świdnik se confirmou mais uma vez como uma empresa líder e deu continuidade à sua herança de mais de 70 anos, estabelecendo marcos importantes para o setor de aviação polonês. Como ex-oficial militar, com experiência no país e em missões internacionais, estou ainda mais realizado com meus deveres à frente da PZL-Świdnik. Estou convencido de que o AW149 atenderá perfeitamente as necessidades de alto nível das Forças Armadas e que esses helicópteros fornecerão a melhor assistência de combate da categoria. Foi para isso que a plataforma foi projetada”.

Sobre o AW149

O AW149, já em serviço com operadores internacionais para uma série de aplicações e sob avaliação em vários países, é ideal para a modernização das frotas de helicópteros de defesa e para a substituição de uma série de modelos antigos na categoria de peso médio. O AW149 é um helicóptero militar multifuncional de última geração, projetado desde o início para atender às necessidades mais exigentes de forças armadas. A plataforma pode ser reconfigurada para executar uma ampla variedade de tarefas difíceis, em condições operacionais adversas. As tecnologias avançadas de equipamentos, armas e sistemas do AW149, combinadas com sua agilidade, alcance, resistência e margens de alta potência, além dos mais altos níveis de segurança e capacidade de sobrevivência, proporcionam aos setores de defesa alta disponibilidade operacional, eficácia de missão e eficiência em termos de custo da frota.

Sobre a Leonardo

A Leonardo, uma empresa global de alta tecnologia, está entre os principais players mundiais em Aeroespacial, Defesa e Segurança e a principal empresa industrial da Itália. Organizado em cinco divisões de negócios, a Leonardo tem uma presença industrial significativa na Itália, Reino Unido, Polônia e EUA, onde também atua por meio de subsidiárias que incluem Leonardo DRS (eletrônica de defesa), e joint ventures e parcerias: ATR, MBDA, Telespazio, Thales Alenia Space e Avio. A Leonardo compete nos mais importantes mercados internacionais aproveitando suas áreas de liderança tecnológica e de produtos (Helicópteros, Aeronaves, Aeroestruturas, Eletrônica, Segurança Cibernética e Espaço). Listado na Bolsa de Valores de Milão (LDO), em 2020, a Leonardo registrou receitas consolidadas de € 13,4 bilhões e investiu € 1,6 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento. A empresa faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) desde 2010 e está confirmada entre os líderes globais de sustentabilidade em 2021. Leonardo também está incluído no índice MIB ESG.

DIVULGAÇÃO: Leonardo no Brasil / Approach Comunicação

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Wagner Figueiredo

Rapazzzzz!!! O bicho é lindão

Magalhaes

Bonito hein !

BLACKRIVER

Uma máquinas fantástica, eficiente e produtiva, sem dúvidas não perde em nada para seu principal concorrente Sikorsky UH-60 Black Hawk

Welington S.

Tendo em vista que o EB já possui uma grande familiaridade com o BH, sem sombra de dúvidas o EB vai de BH. Se a escolha coubesse a minha pessoa, eu iria de italiano, 100%.

Underground

Interessante que há (ou havia) produção local dos BH.

Alois

Realmente esse modelo é muito bonito, parece bem robusto e tem um envelope de combate bastante impressionante

Angelo

Concordo muito bonito e parece bem versátil, no naval temos o ” serve pra marinha em 3,2,1 ” temos que criar aqui o ” serve pra aviex em 3,2,1 ” desculpe se escrevi errado, pois no forte a tendência é só aparecer assunto de novos helicópteros 🚁 quando o exército for avaliar ou comprar.

Rinaldo Nery

Acho que a versão civil já voa no Brasil na offshore. A Líder tem. Seria o AW 139?

BLACKRIVER

A história dessa linha de helicópteros começou em 1997, em 1998 surgiu o
a primeira designação Bell/Agusta AB139 depois de uma joint venture entre BELL/AGUSTA

A história é longa, interessante, e vale uns minutos de leitura, vocês vão curtir🎯

https://en.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_AW139

RDX

AW 139

https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/offshore

A PF é o único usuário governamental no Brasil.

Andrey

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

BLACKRIVER

https://youtu.be/KfyR-6wkGrA?si=jNZSMIvaOtFLwVsR

Nesse link tem um comparativo, infelizmente não tenho o domínio da língua nativa do autor

Angelo

3,2,1, funcionou! Tô brincando.
Concordo, mas o helicóptero que gostaria de ver nas nossas forças armadas, mesmo que em pequena quantidade, e o AW101 MERLIN.
Mas muito importante o debate sobre a atualização do helicópteros 🚁 mais leves.

Last edited 5 meses atrás by Angelo