• O autothrottle irá aprimorar os aviônicos centrados no piloto como parte do avançado cockpit Prodigy Touch Flight Deck, baseado no conjunto de aviônicos Garmin 3000.
  • O recurso estará disponível como item opcional para as novas aeronaves Phenom 300E, por meio de boletim de serviço para aeronaves em operação.

Melbourne, Florida, 12 de outubro de 2023 – A Embraer anunciou hoje um novo recurso de autothrottle, que estará disponível para as aeronaves Phenom 300E. O recurso opcional foi criado para aprimorar a já amigável cabine do Phenom 300E, que é certificado para operar com um único piloto e inclui o avançado cockpit Prodigy Touch baseado no conjunto de aviônicos Garmin G3000, aperfeiçoando ainda mais as capacidades operacionais do jato.

Os pilotos poderão voar de maneira mais automatizada e intuitiva, por meio da avançada tecnologia de automação do autothrottle, que auxiliará no controle de aceleração durante as diversas fases do voo. Para os passageiros, isso resulta em um conforto ainda maior na cabine. O recurso estará disponível como item opcional para as novas aeronaves Phenom 300E no terceiro trimestre de 2024. A Embraer também está comprometida em apoiar aeronaves em operação por meio de um boletim de serviço (SB) disponível a partir do quarto trimestre de 2024, para aeronaves que receberam provisões incorporadas de fábrica a partir de janeiro de 2023.

“Estamos entusiasmados com a integração do autothrottle ao conjunto de aviônicos do Phenom 300E. É mais um exemplo da mentalidade de evolução contínua da Embraer, ouvindo o feedback dos clientes e aprimorando ainda mais um produto líder do setor. Inovações como esta melhoram a experiência e agregam ainda mais valor aos operadores. É por isso que um jato como o Phenom 300E continua oferecendo a melhor experiência em sua categoria”, disse Michael Amalfitano, Presidente & CEO da Embraer Aviação Executiva.

Com esta melhoria, a série Phenom 300 continua na liderança em desempenho, tecnologia e conforto. Jato leve mais vendido do mundo por 11 anos consecutivos, o Phenom 300 é também o mais voado nos EUA – com mais de 700 unidades em operação e mais de 2 milhões de horas de voo registradas. A aeronave é capaz de atingir Mach 0.80 e oferece aviônicos incomparáveis, incluindo o primeiro Runway Overrun Awareness and Alerting System (ROAAS, do inglês Sistema de Alerta e Prevenção de Saída de Pista), modo de descida de emergência, arremetida acoplada e muito mais.

Siga a Embraer no X (antigo Twitter): @Embraer

Sobre o Phenom 300E

O Phenom 300E é o jato single-pilot mais rápido e de maior alcance, com velocidade máxima de cruzeiro de 464 nós e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes e reservas IFR da NBAA. Com o melhor desempenho de subida e de pista em sua classe, o Phenom 300E custa menos para operar e manter do que seus pares. A aeronave é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros), impulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1 com 3.478 libras de empuxo cada. O Phenom 300E oferece uma cabine espaçosa com o Embraer DNA Design e seu compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo. O conforto dos assentos, com reclinação e capacidade de movimento total, é reforçado pela melhor pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, um guarda-roupa e refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e um sistema de entretenimento.

O cockpit amigável para o piloto permite uma operação de piloto único e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado na aclamada suíte de aviônicos Garmin 3000. As características incorporadas das aeronaves de uma classe acima incluem reabastecimento de ponto único, um lavatório com serviço externo e uma escada de entrada semelhante à de jatos maiores.

Sobre a Embraer Aviação Executiva

A Embraer está criando hoje o mundo de viagens aéreas privadas sob medida do futuro, utilizando inovação, design e tecnologia líderes do setor – ao mesmo tempo que incorpora práticas sustentáveis ​​e socialmente responsáveis. Como uma empresa global com mais de 50 anos no setor aeroespacial, a Embraer oferece a melhor experiência em aviação executiva por meio de aeronaves que apresentam tecnologia, desempenho e conforto inovadores. Seu portfólio é composto pelo Phenom 100EV, que oferece a experiência da aviação executiva em sua forma mais pura; o Phenom 300E, que é o jato leve mais vendido dos últimos onze anos consecutivos; e o Praetor 500 e o Praetor 600, que com o melhor alcance de voo da classe, são os jatos executivos de médio e super médio porte mais revolucionários e tecnologicamente avançados, capazes de cruzar continentes e oceanos, respectivamente. Todos os dias, as aeronaves executivas da Embraer operam em todo o mundo, apoiadas por uma forte e ágil rede de suporte ao cliente, que é a melhor em serviços do setor. Para obter mais informações, visite executive.embraer.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Esse opcional seria tão somente um sistema de controle de aceleração?

Rinaldo Nery

Sim. Linkado à seleção de velocidade no Flight Guidance Control (FGC).

Angelo

Parece ser semelhante ao Gripen E que desacelera sozinho pra pouso.

Last edited 6 meses atrás by Angelo
Overandout

Interessante, me pergunto se há a necessidade de algum treinamento adicional com a adição do auto throttle.

Rinaldo Nery

Nenhum.

FernandoEMB

São 751 jatos Phenom 300 produzidos e entregues para cerca de 32 países.

69% operam nos EUA, 10% no Brasil.

Recentemente o Phenom 300 se tornou o jato executivo com o maior número de pousos e decolagens nos EUA.

Rinaldo Nery

Amigos q o voam falam muito bem. Meu patrão comprou um Eclipse 500, mas logo terá q trocar por algo da classe do Phenom 300.