O governo checo aprovou a compra de 24 aeronaves F-35 Lightning II por 106 bilhões de coroas (U$4,57 bilhões). O treinamento na primeira aeronave começará em 2029. As primeiras aeronaves serão entregues em 2031, todas até 2035.

Os F-35 substituirão o JAS 39 Gripen C/D e o L-159 Alca na Força Aérea Tcheca.

O preço inclui armamento (mísseis ar-ar, ar-solo, etc.), treinamento da tripulação e equipamento de treinamento necessário, simuladores e peças de reposição.

FONTE: @praisethesteph no X (ex-Twitter)

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos

Pelo menos é um bom caça apesar de ser caro de operar

Chris

Por mais que falem e falem… Vende como pao quente ! heheh

Nonato

É ruim, mas é bom.

Rodrigo

Olha não achei caro, parabéns pela escolha. OTAN está tinindo. Pena que um operador a menos de griphen

A C

Eh improvavel que possamos um dia conhecer todos os detalhes dos contratos de adesao a OTAN mas por certo hah orientacoes tambem de padronizacao de equipamentos alem de procedimentos. Nesse aspecto, faz todo o sentido a “Czechia” decidir pelo F-35 apesar dos argumentos contrarios. Tambem faz sentido os operadores de F-16 da OTAN adotarem o F-35 como opcao “natural” para substituicao de frota. Alias, a guerra na Ucrania tem sido uma bencao para a LM e para muitos outros fabricantes. E a Suecia, agora como membro da OTAN, ateh quando continuarah motivada em desenvolver o Gripen? Continuarah resistindo assim como… Read more »

Luís Henrique

Acho que a procura por caças avançados não mudou tanto por causa do conflito. Afinal, é um conflito terrestre e está mostrando para a Otan, que não adianta ter apenas equipamentos modernos, mas é preciso ter quantidade e muita muita munição. O que aumentou consideravelmente com a guerra é a procura por MBTs, sistemas de artilharia, munições diversas, drones, lançadores de foguetes e sistemas de artilharia antiaérea. Sobre o Gripen, creio que a Suécia não vai abrir mão, pelo menos nas próximas décadas, já que ainda vai levar vários anos até que a Suécia receba todos os Gripen E encomendados… Read more »

Nonato

Sobre quantidade de munição os Estados Unidos e Europa estão demonstrando baixa prontidão para uma guerra.
Se você não consegue yer balas de canhão em grande quantidade, o que você quer numa guerra?
Por sinal sempre fui muito crítico quanto à baixa quantidade de mísseis em navios de guerra, espero fragatas.
Como um navio atravessa o mundo, uns 20.000 km, chega no campo de batalha com 4 mísseis antinavio?
Dispara o 4 e aí, como fica?
Seria semelhante um policial subir um morro no Rio com um revólver e 6 balas
Num tiroteio acabam as 6 balas
E aí?

Vinicius Ferreira Soares

Amigo, a maioria dos navios tem espaço pra levar 8-16 mísseis. Em tempo de guerra e só municiar.

Rui Mendes

Os navios em uma guerra, não voltam a casa para se reabastecer, existe logística, AOR’s, aviões de carga etc. Quanto ás balas, o mundo vivia um período sem guerras de alta intensidade, desde a 2 guerra mundial, depois os EUA e a Europa têm o seguro de vida vitalício, o nuclear, só sobrava o que aconteceu, ajudar um país amigo e democrata, e enquanto estão a aumentar a produção de armas e reforçando as próprias defesas, são os EUA e a Europa praticamente sozinhos, que ajudam a Ucrânia a continuar Ucrânia, e até agora já deram aos Ucranianos o que… Read more »

Nonato

Acho que você não se atentou para o núcleo da minha mensagem Uma coisa é até 18 meses atrás produzir poucas balas de canhão Outra é depois de 18 meses não terem a capacidade de aumentar o quanto for necessário. 10, 100, 1.000 x. Até porque bala de canhão é uma das munições mais simples que existe. Numa guerra não pode haver limites de produção. Tudo é para ontem. Lembra da segunda guerra mundial onde tudo era produzido aos milhares em curto período de tempo? Desenvolvido também novas armas em curto período Na guerra é sua vida ou liberdade em… Read more »

Jadson S. Cabral

A Suécia vai continuar com o Gripen, porque ela não é o Brasil, pra abandonar uma indústria nacional pujante e totalmente desenvolvida, uma grande exportadora, para entregar sua deseja na mão de uma empresa estrangeira. Eles podem (e provavelmente irão) até adquirir um ou mais esquadrões de F-35 para complementar (o que seria excelente pra eles tbm), mas abandonar o Gripen deve estar certamente totalmente fora de cogitação. Imagina você uma força de 60 Gripens E mais 24 F-35, por exemplo. É algo que eu sonharia em ver no Brasil, se não fossem todos os problemas e as desculpas e… Read more »

Fernando Vieira

Regra de Aquisição 34: Guerra é boa para os negócios.

Leandro Costa

Você daria um om Ferengi

sub urbano

Estão muito proximos da toca do urso para confiar em uma aeronave obsoleta de 4ª geração. Não querem ser uma segunda ucrania. E pra falar a vdd, se for pra ter Gripen, é melhor comprar alguns F-16 direto do outlet no deserto de mojave e fazer um refit MLU, teria assim a mesma capacidade do gripen por uma fração do preço. Com a tinta mágica da DARPA ainda teria menos assinatura radar q o Gripen…

Rui Mendes

Só dizes blá blá blá, mas coisas sem nexo nenhum.
Das duas, uma, cresce ou informa-te.

Magalhaes

Rapaz que viagem!

Rodrigo

Real Griphen foi a melhor proposta na época, se agora é melhor não sei, mas já que fomos de griphen vamos com ele trocar por f16 não muda nada…ter um esquadrão de f35 seria bom, mas não é complicado

Nonato

Sobre falta de munição.
Em março de 2020, faltavam respiradores no mundo todo inclusive nos Estados Unidos.
Biden posava de sabichão, exigia que o presidente assinasse o defense act, ocupando fabricas americanas para obrigá-las a fabricar respiradores em vez de carros, geladeiras etc.
Agora, desde 2022 falta munição e Biden nada fez, ainda estão batendo cabeça.
Aumentaram a produção de munição 155 mm de 14 para 28 mil por mês, totalmente insuficiente.
É são munições das antigas.
Que na época de Cabral já existia.

EduardoSP

Não falta munição nos EUA, falta na Ucrânia. Não há porque intervir em fábricas americanas para resolver um problema que pode ser resolvido de outras formas, seja ampliando a produção, seja apelando para as muitas fábricas de munição que existem nos países da Europa e demais países alinhados ao Ocidente.

E além disso não esquecer a frase atribuída a Churchill sobre produção de material de guerra: ” No primeiro ano, nada, no segundo ano, um filete, no terceiro ano, tudo o que vc quiser.”

Hcosta

e vão aumentar até chegar às 80 mil por mês.
Um aumento de 5x em dois anos…

Nonato

Em 3 anos a guerra já pode ter sido perdida Bala de canhão é uma das munições mais antigas. Falta decisão política e vontade. Inconcebível uma potência militar aumentar a produção lentamente E se tiverem que enfrentar a China? Vão demorar 3 anos para aumentar a produção? Guerra não é brincadeira nem o inimigo lhe dá uma pausa para você produzir mais Na verdade defende que deveria haver estruturas flexíveis sempre prontas para produzir qualquer armamentos em grandes quantidades se for necessário. Tipo você ter grandes galpoes onde seja possível aumentar a produção. E não depois que uma guerra começa… Read more »

Hcosta

Não estão em guerra… As reservas servem para isso, para ganhar tempo até o ritmo de produção ser adequado. E não se limita às indústrias de defesa… Por enquanto o ritmo de produção é o suficiente para repor os gastos e eventualmente aumentar algumas reservas de material mais crítico. Mas, por enquanto, me parece que é suficiente. Ainda tem muitos foguetes, mísseis de cruzeiros, bombas burras com JDAM, etc… que pode ser usado. Se tiver que enfrentar a China? Estado de guerra e requisições civis, mudar para uma economia de guerra. E ninguém sabe quais são as reservas dos EUA,… Read more »

Rinaldo Nery

Biden tem alzheimer…

Nonato

Em 2020, posava de sabichão
E Trump perdeu a oportunidade de derrota-lo nos debate.
Biden (sleepy Joe) é fraco de debates.

Andrey

A eleição lá foi bem suspeita,qualquer semelhança com um certo país mais ao sul não seria mera coincidência.

Jadson S. Cabral

Agora eu tenho dois pontos. Têm esses bilhões para comprar o F-35 e a compra do C-390 fica como? Os cascas devem ser maior prioridade, não é? Até aí tudo bem.
Mas quanto ao sistema de reabastecimento do F-35, este é por lança? Pq se não for fica complicado eles adquirirem o KC-390, não? A menos que não estejam pensado na versão K. Afinal, os holandeses tbm adquiriram F-35, não é? Aguardando…

Rui Mendes

Os Checos já tem MRTT, pois eles junto com mais cinco países Europeus da NATO, compraram 9 A-330 MRTT, que estão baseados 5 na Holanda e 4 na Alemanha, os chamados A-330 MRTT da NATO.

rodes

Romenos estão pedindo 48 caças F35

Rodrigo

Menos um que vai de griphen, mesmo os russos sendo mendigo na guerra é bom não se descuidar…romenos estão certo.

Fábio

Prevejo a choradeira dos brigadeiros de ar condicionado falando o por que de não escolher o Gripen.

L G1

Custo da hora de vôo dos principais caças do ocidente:

Gripen: S 5.000,00 dólares
F-16:$ 8.000,00 dólares
Rafale:$ 17.000,00 dólares
Euro caça:$ 18.000,00 dólares
F-18 Super Hornet: 20.000,00 dólares
F-35: $ 30.000,00 dólares

Valores aproximados.

É pôr isso que o Brasil foi de Gripen. Simples assim.

Maurício.

Levando em consideração que o SH pesa o dobro do Gripen e os dois usam o mesmo motor, o preço da hora do Gripen E deve ficar na casa dos 10 mil dólares, mas claro, isso é só uma conta de padaria em esses números que você colocou no comentário. Os reais valores da hora de vôo do Gripen E vão aparecer conforme a FAB opere o caça, mas, a esse ponto a FAB já deve ter os valores aproximados.

L G1

Não é só o combustível, também está incluso manutenção, etc.

Jorgemateus77

Ñ adianta querer usar valores do Gripen C/D como se fosse do E/F

Toro

Realisticamente, pelo que andei lendo acho que é bom “no mínimo” dobrar a conta do Gripen e a do F-16.

L G1

Dobrar acho muito. Mais uns 30 % ok. Outros casos como o F-35 ou F-18 poderia quem sabe reduzir em 10%. O F-35 depende modelo os B e C tem um custo de horas de vôo maior que o F-35 A. Mas são valores aproximados apenas para que o pessoal tenha uma ideia de valores.

Juarez

Não sei de ondee e quais fontes atualizadas tu tirou estes números, mas completamente fora da realidade.

Toro

Pois é, concordo com voce. Nesse site mesmo tem gente que já falou que os números estão longes de ser esses números ideais do PowerPoint. A realidade é bem diferente disso.
A própria Africa do Sul já paga mais de 10k pela hora de voo do Gripen C deles que é bem mais “pelado” (Sem IRST, Produzido em mais quantidades, com um radar mais ‘simples’, só faz missão ar-ar, etc) do que o Gripen E que ainda está resolvendo bug e em desenvolvimento. E sem exportaçòes, esse número não vai diminuir, vai é aumentar e muito.

Santamariense

É só procurar. O F-5M na FAB tem um custo de 5 mil dólares a hora de voo. O A-29 tem ao redor de 2 mil, ou pouco mais. Como alguém vai acreditar que um caça com a tecnologia do Gripen E/F vai ter um custo de operação tão baixo? Esses 5 mil que propagandeiam é apenas isso…propaganda.

Santamariense

O Gripen E/F vai ter uma hora de voo de US$ 10.000,00, pra cima.

Heinz

República Tcheca, Romênia, países muito mais pobres que o Brasil, mas que terão FA melhores que a nossa. A questão é, porque ficaremos apenas com 50 caças gripes? O Brasil é gigantesco, precisamos de mais do que isso

Bueno

” porque ficaremos apenas com 50 caças gripes?” Porque o Brasil tem um povo “pacifico” que acha que tudo se resolve na lábia, na malandragem, na mesa de um bar tomando uma cervejeira.

É triste meu caro, se os militares não se posicionarem e buscarem apoio da sociedade e de políticos que tenham a mesma visão para fomentar o tema de defesa, soberania…
Nao vejo que ira mudar esta realidade tão cedo.

Azor

Basta comparar o efetivo das Forças Aéreas destes países com as do Brasil……

Nonato

2,00 milhões por caça.
Treinamento não deve ser caro.
Ou a otan deveria realizar

Santamariense

???

Azor

Nem os europeus prestigiam os europeus que fabricam e produzem caças de 4/5a geração. O US$ compra qualquer coisa em qualquer lugar…..até quando ?

Santamariense

Qual caça de 5G os europeus produzem?? Qual já está em produção? Qual já possui sequer um protótipo voando?

Super Tucano

O 35 que vende!