China voa 103 aviões militares em direção a Taiwan em um novo pico de atividade que a ilha chama de assédio

60

TAIPEI, Taiwan (AP) – Os militares da China enviaram 103 aviões de combate em direção a Taiwan num período de 24 horas, no que o Ministério da Defesa da ilha classificou como um novo máximo recente.

Os aviões foram detectados entre 6h de domingo e 6h de segunda-feira, disse o ministério. Como é habitual, eles voltaram antes de chegar a Taiwan. Aviões de combate chineses voam em direção à ilha autônoma quase diariamente, mas normalmente em números menores. O ministério de Taiwan não explicou a que período se refere a alta “recente”.

A China, que reivindica Taiwan como parte do seu território, tem conduzido exercícios militares cada vez mais grandes no ar e nas águas ao redor de Taiwan, à medida que as tensões aumentam entre os dois e com os Estados Unidos. Os EUA são o principal fornecedor de armas de Taiwan e opõem-se a qualquer tentativa de alterar o estatuto de Taiwan pela força.

O governo chinês preferiria que Taiwan ficasse sob o seu controle voluntariamente e na semana passada revelou um plano para uma zona de demonstração de desenvolvimento integrado na província de Fujian, tentando atrair os taiwaneses ao mesmo tempo que ameaça militarmente a ilha, no que os especialistas dizem ser a abordagem de longa data da cenoura e a vara da China.

As ações recentes podem ser uma tentativa de influenciar as eleições presidenciais de Taiwan em janeiro. O Partido Democrático Progressista, no poder, que se inclina para a independência formal da ilha, é um anátema para a liderança chinesa. A China favorece os candidatos da oposição que defendem o trabalho com o continente.

Os candidatos presidenciais não fizeram comentários imediatos na segunda-feira sobre a última atividade militar chinesa.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que 40 dos aviões cruzaram a linha mediana simbólica entre a China continental e a ilha. Eles incluíam mais de 30 caças, bem como aviões-tanque de reabastecimento em voo. Taiwan também relatou nove navios chineses em águas da região nas 24 horas anteriores.

O ministério chamou a ação militar chinesa de “assédio”, que alertou que poderia aumentar na atual atmosfera tensa. “Pedimos às autoridades de Pequim que assumam a responsabilidade e parem imediatamente este tipo de atividades militares destrutivas”, afirmou num comunicado.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, questionado sobre a suposta atividade militar, disse que não existe uma “linha mediana” porque Taiwan faz parte do território chinês.

A China enviou na semana passada uma flotilha de navios, incluindo o porta-aviões Shandong, para águas próximas de Taiwan. Os exercícios ocorreram logo depois que os EUA e o Canadá navegaram com navios de guerra pelo Estreito de Taiwan, as águas que separam a ilha do continente.

Taiwan e China se separaram em 1949, quando os comunistas assumiram o controle da China durante uma guerra civil. Os nacionalistas perdedores fugiram para Taiwan e estabeleceram o seu próprio governo na ilha.

Apenas algumas nações estrangeiras dão à ilha reconhecimento diplomático oficial. Os EUA, entre outros, têm laços formais com a China, embora mantenham um escritório de representação em Taiwan.

FONTE: Associated Press

SAIBA MAIS:

Porta-aviões chinês ‘Shandong’ e grupos de ação de superfície fazem exercício a leste de Taiwan

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Antonio

É uma situação típica e sensível de forma análoga a outras do passado recente. Na minha leitura China e Taiwan deveriam resolver seus problemas sozinhas. Interferências de outros países só reforçam o argumento o qual os EUA e aliados são forasteiros oportunistas. Foi assim no Vietnã, No Irã, no Iraque, no Afeganistão, etc etc. A rigor, o que o povo de Taiwan realmente pensa? A China está agindo como os EUA agiram na República Dominicana, e em outros países da América Central, incluindo Cuba. O problema ´é que a China não é a União Soviética e muito menos a Rússia.

Antonio Cançado

Lembra do Churchill, em 1940, falando sobre negociar com o leão com a cabeça dentro da boca dele? Pois é…

Joanderson

E vc acha a china mais poderosa hj do que a urss foram ?
E vc acha a Rússia tão mais fraca do que a china sendo que os russos sempre foram considerados a segunda maior potência do mundo ?
Obs: é so uma pergunta para obter boas respostas e aprender mais.

Leandro Costa

A China é mais poderosa hoje do que a URSS jamais foi. Além de ter números de tropas, etc., eles também estão investindo nos meios para se conseguirem transportar esse pessoal para fora do continente em caso de necessidade, se tornando uma potência global. Ao mesmo tempo eles tem uma coisa que a URSS jamais teve. Poderio econômico. A China é comunista apenas em relação à política. Ela conseguiu separar isso do cenário econômico, aprendendo com a queda da URSS. É bom lembrar que isso é uma desvirtuação do comunismo Marxista clássico, no qual economia e política são uma coisa… Read more »

athalyba

Colega, preciso fazer um apontamento: pelo marxismo “clássico” não existe fórmula ou dogma, cada povo deve trilhar seu caminho para o comunismo a partir de sua realidade objetiva. Nesse sentido, a atividade econômica *se subordina* à estrutura e ao regime político do país, não existindo uma horizontalidade a priori entre eles. Em outras palavras: não existe fórmula única para se chegar ao comunismo.

Ps: o marxismo é justamente o contrário da utopia de caráter hegeliano, se me permite corrigi-lo.

Leandro Costa

Pois é mas aí temos uma das contradições de Marx. Ele se torna possível em uma sociedade industrial. Já aí já temos uma saída do papo de ‘cada povo trilhar seu caminho.’ Discordo de não haver dogma ou ‘fórmula.’ Até porque o povo que resolver não seguir determinada ‘cartilha’ ou dogma e resolver separar ao máximo possível (sendo claro: economia liberal), e não ser totalmente subordinada ao regime político (que todas são), então não serão países comunistas.

athalyba

O colega *parece* não ter lido O Capital, o que torna um pouco complicado debatermos em profundidade. Afinal, o que vc afirma nas primeiras 4 frases não encontra reflexo nem nesse livro em particular nem na obra geral de Marx.

A frase de encerramento mostra que, efetivamente, o colega não entendeu a proposição geral da Economia Política – além de também aparentar um desconhecimento da dinâmica contemporânea das democracias liberais, todas elas cooptadas pelo poder econômico.

Mas enfim, opinião é opinião, algumas mais fundamentadas outras menos, e tá tudo bem. Sigamos.

Leandro Costa

Oh, eu li Das Kapital. E o The Communist Manifesto. Faz muito muito tempo mas ainda estão na memória. E Marx foi bem contraditório em alguns aspectos, mas ainda acho que ele teria renegado tudo que esccreveu se tivesse vivido por mais uns 20 anos. Aliás foi tudo muito bem debatido em sala nas aulas de EcoPol.

E o que você chama de cooptação, eu chamo de negociação. Faz parte discordar.

WSilva

”É bom lembrar que isso é uma desvirtuação do comunismo Marxista clássico”

”Comunismo Marxista clássico” nunca existiu e talvez nunca exista ainda mais na China, uma civilização que sempre precisou de um centro forte(Estado) para progredir.

athalyba

Perfeito colega! Para fraseando a o Principe Falconeri, em “Il Gattopardo”:
– Tudo deve mudar para que tudo fique como está.

As democracias liberais, cooptadas pelo poder econômico, levam isso a ferro e fogo – ponto para os regimes autoritários.

Não que eu prefira viver em um, longe disso. Mas num regime autoritário cuja classe dirigente tem um plano clara sua Nação, como é o caso da China, da Rússia ou da finada Líbia, a estabilidade e a força tem potencial para garantir avanços reais no projeto de Nação proposto.

athalyba

Ops, citei a Libia erroneamente, pois a classe dirigente, com a morte de Kadaffi, se esfarelou…

Bosco

Se chegar ao comunismo (totalmente utópico) obrigatoriamente tendo que passar pelo socialismo marxista é o mesmo que colocar um boi no moedor de carne e esperar que ele saia inteiro do outro lado. Vale salientar que o termo “comunismo” na prática e por força do hábito se refere ao “socialismo marxista” . São os socialistas marxistas que idealizam e consideram ser factível construir um paraíso na Terra ao qual denominam comunismo e esperam chegar nele moendo o boi, ops, implantando o socialismo marxista. Nada mais natural do que chamar a esses que acreditam na utopia marxista de “comunistas” e chamar… Read more »

WSilva

Temo que o termo ”comunismo” foi marginalizado tanto por entusiastas quanto por anti-socialistas. A definição de ”comunismo” na cabeça da maioria das pessoas é completamente ignorante e distorcida. A maioria das pessoas já começa a contar como comunismo a trajetória socialista antes mesmo de chegar ao comunismo, mas esse pensamento é equivocado pois comunismo nunca foi praticado já que nenhum modelo socialista foi capaz de superar o modelo vigente capitalista. Ou seja, esse comunismo que está na cabeça da maioria das pessoas na verdade são modelos diferentes de socialismo que fracassaram ou que tiveram um certo sucesso como é caso… Read more »

Bosco

Mas W, os próprios partidos que defendem a implantação do socialismo marxista se autodenominam de “comunistas”. Os partidos únicos de países socialistas se denominam de “comunistas”. Não há porque não chamar , ainda que técnica e academicamente incorretos, de comunistas os países que adotam a ideologia socialista marxista, ainda que estejam longe de romper com o “modelo capitalista vigente” por ser o “comunismo” um modelo absolutamente utópico. Como eu disse , e refazendo meu comentário anterior, querer que por meio da implantação do socialismo marxista se atinja o comunismo utópico é o mesmo que colocar um boi velho, raquítico, doente… Read more »

Bosco

Entendido.
Fui!

WSilva

Talvez porque comunismo seja o estágio final desejado e não porque eles vivam num país ou lugar comunista. Veja, existem individuos comunistas mas não existem países comunistas. China, Cuba, Vietnã etc são socialistas, ou seja, eles sabem que o comunismo não foi alcançado, mas o fato de seus governos se denominarem comunistas cria a impressão para os leigos que esses países são comunistas. Você entender o que estou dizendo aqui exige um nível de conhecimento sobre o assunto que você tem, caso contrário você já estaria dizendo que estou inventando coisas ou que eu mesmo sou comunista, na vida real… Read more »

Luiz Antonio

Entendo que não é questão de poder de poder de uma ou de outra e sim a forma de conduzir ações políticas e estratégias. A URSS tinha bom senso assim como is EUA com um telefone vermelho pata cada um. Hoje a Rússia se meteu em um atoleiro e sabe-se lá no que cai dar. A China age em um contexto diferente da URSS e não tem satélites para considerar.

Allan Lemos

A rigor, o que o povo de Taiwan realmente pensa?

Pensa em manter sua democracia e liberdade longe de um regime nefasto.

WSilva

Apenas 20 e poucos milhões de chineses moram em Taiwan, temos que saber também o que os outros 1 bilhão no continente querem pois a China, que também inclui também Taiwan, pertence aos chineses como um todo.

Allan Lemos

Taiwan pertence tanto aos chineses do continente quanto a Áustria pertence aos alemães.

A República Popular da China e a República da China são estados independentes e culturalmente distintos, os governos de ambos já não têm influencia sobre o território um do outro há décadas.

Se for para haver uma unificação, então que os nativos da ilha votem e decidam por essa opção, pelo menos seria uma escolha livre, ao contrário dos chineses do continente, que votariam com armas do governo apontadas para suas cabeças.

WSilva

”A República Popular da China e a República da China são estados independentes e culturalmente distintos, os governos de ambos já não têm influencia sobre o território um do outro há décadas.” Me diga o que diz as constituições da RPC e ROC… Você nem deve saber então pelo menos pesquise no Google e depois me agradeça por te iluminar. Chiang Kai Shek, pai de Taiwan dizia: ”We must teach our people the greatness of China’s historical culture. In our educational program we must stress Chinese history and geography so that all may know and appreciate China’s civilization of five… Read more »

Allan Lemos

Papel aceita qualquer coisa. Não estou falando sobre os pensamentos de um homem que viveu há décadas atrás, mas da realidade factual do século XXI. A ligação étnico-cultural só vai até certo ponto, o pensamento, coreanos do sul e do norte fazem parte do mesmo grupo e evidentemente possuem mentalidades e visões de mundo completamente distintas devido a separação cultural que ocorreu na década de 50, o mesmo se aplica ao povo de Taiwan e ao povo da China. Se for invocar ligações étnico-culturais para favorecer uma unificação, então um monte de países vai ter que perder a sua soberania.… Read more »

WSilva

O que está em jogo aqui não é apenas ligações étnico-culturais, mas também históricas e o fato de que essa questão nunca foi resolvida.

Bosco

W, Você torcer para Putin no caso da Ucrânia eu entendo (acredito eu que você acredita na retórica do Putin sobre a expansão da OTAN e dos neonazistas massacrando russos) mas o que te leva a torcer para a China reanexar Taiwan? O que , para um brasileiro, te faz torcer para a China nesse caso. Não seria mais lógico, sendo você um democrata, torcer para que a China deixasse Taiwan seguir o seu curso? O que te incomoda com o fato de Taiwan querer ser independente da China? É o fato dela ter optado por não ser “socialista” ,… Read more »

AMX

Não adianta argumentar com esse cara, ele é apaixonado pelo comunismo, só porque fez mandarim então se acha cônsul da China no Brasil e terá orgasmos múltiplos quando a China invadir Taiwan.
Em q u a l q u e r post sobre China/Taiwan ele estará lá pregando pelo comunismo chinês e que quem é contra é antidemocrático e, o pior de tudo: que Taiwan quer dominar a China, kkkkkkkkk!

Não conseque aceitar que:
1- Taiwan é independente;
2- Taiwan quer assim permanecer;
3- Taiwan quer ser independente e não-comunista.

Bosco

Vale salientar que eu sou plenamente favorável a um mundo multipolar com a China sendo um dos polos e até sendo o polo pricipal.
Eu sou contra é a idéia de que para isso acontecer o Ocidente tem que ser destruído, como apregoam os arautos do fim do mundo.
Na cabeça destes o Ocidente tem uma dívida histórica para com a humanidade que tem que ser paga com o sua completa destruição.

AMX

Sim foi:
os comunistas derrubaram o governo no continente e acham que quem está na ilha também deve viver sob o comunismo.
Mas não é porque “acham isso” que então deva ser assim. A era das liberdades está em andamento, só comunistas não aceitam isso.

AMX

Não adianta argumentar com esse cara, ele é apaixonado pelo comunismo, só porque fez mandarim então se acha cônsul da China no Brasil e terá orgasmos múltiplos quando a China invadir Taiwan.
Não conseque aceitar que:
1- Taiwan é independente;
2- Taiwan quer assim permanecer;
3- Taiwan quer ser independente e não-comunista.

João

Se a China adquiriu o território de Taiwan que pertencia ao Japão e pagou por ele, como Taiwan pode não ser parte da China Continental?

Bosco

Talvez porque a China continental é que pertença a Taiwan e talvez porque a anexação da ilha que estava em poder dos japoneses tenha ocorrido quando o governo da China continental era o que foi posteriormente derrubado e exilado em Taiwan e que ora representa o Estado Taiwanês.

Antonio Cançado

Excelente oportunidade pra testar as defesas, ver se a flak tá funcionando direitinho…

Bosco

Um estado totalitário jamais irá abrir mão do que considera seu de direito porque isso seria demonstração de fraqueza e fraqueza é tudo que um estado totalitário não pode demonstrar.
Todo regime ditatorial vive com a espada de Dâmocles sobre a cabeça.

Marcelo

Um Governo americano totalitário jamais irá abrir mão do que considera seu de direito porque isso seria demonstração de fraqueza e fraqueza é tudo que um Governo americano totalitário não pode demonstrar.
Todo regime ditatorial vive com a espada de Dâmocles sobre a cabeça.

Leandro Costa

Tipo quando resolveu que as Filipinas deveriam se autogovernar e a prepararam para isso?

sub urbano

não sem antes exterminar 1 milhão de filipinos em campos de concentração, episodio conhecido como genocídio filipino. Muy amigos kkk

Leandro Costa

Só faltou você mencionar que esse número é ‘estimado para cima,’ que as atrocidades foram cometidas pelos dois lados, e que a maior causa de mortalidade entre os civis foi de doenças. Fora isso seu comentário está perfeito.

WSilva

”Só faltou você mencionar que esse número é ‘estimado para cima,’”

Os nativos quase que exterminados no próprio território americano é também ”estimado pra cima”?

Existem mais muçulmanos vivendo na China do que nativos em seu proprio território nos EUA.

Leandro Costa

E…?

Ainda bem que tem Chinês pra caramba, porque só Mao matou o que? Uns 100 milhões do próprio povo?

WSilva

”E…?” E você ainda pergunta? Significa que os verdadeiros exterminadores de seres humanos são os ocidentais. ”porque só Mao matou o que? Uns 100 milhões do próprio povo?” Agora eu não sei se você está se fazendo de louco ao replicar essa estimativa demente pois já vi outros posts bem inteligentes da sua parte ou então você é apenas um ignorante neste assunto. Não existe estatistica oficial sobre as mortes mas diferente de você que passa pano para atrocidades dos ocidentias eu vou dizer que sim, MILHÔES morreram mas não porque Mao queria mata-los ou porque matou um a um,… Read more »

AMX

WSilva sendo WSilva: o importante é aparecer, se o comentário faz sentido ou não, aí “a gente vê depois”.

Alexandre

Por isso que os EUA nunca abriram mão de seu destino manifesto e, em toda sua existência, nunca passaram sequer uma década sem estar em guerra !!!! Uma democracia responsável por milhões de mortes, em sua natureza imperiosa e autoritária submete atavicamente todo e qualquer povo ou nação a uma concepção de mundo em que ele próprio é a antítese!

Bosco

Mas submeter os outros a uma concepção de mundo em que o próprio agente ativo é a antítese não é uma forma de agir exclusivamente americana, haja vista o dualismo dicotómico entre o sociaxismx totalitário do mundo real e a promessa do paraíso da igualdade que só existe no imagiário.

Pedro

EDITADO
VOCE FOI AVISADO VÁRIAS VEZES PARA PARAR OS SEUS ATAQUES SISTEMÁTICOS CONTRA OUTROS COMENTARISTAS ESPECÍFICOS, O QUE ESTÁ CLARAMENTE CARACTERIZADO COMO PERSEGUIÇÕES (CYBERBULLYING E STALKING).
VOCE RECUSA-SE A SEGUIR AS REGRAS.
PORTANTO ENCONTRA-SE SUSPENSO DE COMENTAR NA TRILOGIA.

Nilton L Junior

Não é assédio a ilha pertence ao Chineses, fim de papo.

Carlos Campos

é assédio, o continente pertence a ilha, e está governado por comunistas rebeldes

Nilton L Junior

Comunista rebelde, tipos os contras da Nicarágua?

Carlos Campos

desconheço a história da Nicarágua

Nilton L Junior

Ainda bem

Allan Lemos

Claro que pertence, os nativos são chineses.

Orivaldo

A Ucrânia pertece a Ucrânia. Uma parte do Mato Grosso e Paraná ao Paraguai. Uruguai é nosso. Acre dá Bolivia. Brasil é é portugual, o restante da América do Sul aos espanhois. Quase toda a Europa Ocidental aos Romanos.

Nilton L Junior

Camarada seu argumento é bizarro, aqui pouco vai afirmar que a lua é dos americanos

Orivaldo

Estou seguindo a lógica do seu comentário

AMX

Lógica que, por sinal, é bem da torta.
Assim são os que se auto-intitulam “antifas”: fascistas na sua essência.

Carlos Campos

Então a China tá apoiando a situação que odeia eles, voar é fácil quero ver invadir feito doido, Rússia tá enfrentando a Ucrania que recebe apoio da OTAN e a China não invade uma ilha.

sergio

Na minha opinião, isso e uma tentativa Chinesa de gerar condecendencia por parte de Taiwan, eles ficam fazendo isso, fazendo, fazendo ate os militares de Taiwan se costume e achem isso normal, quando isso acontecer, ai sim o ataque verdadeiro vira, Chines pensa a longo prazo, eles estão esperando, esperado, esperado !!!!!!!!!!

Bruno Vinícius

Eu entendo o motivo da reclamação Taiwanesa, mas a Força Aérea da RPC tem tanto direito de voar por ali quanto a USN tem de navegar pelo estreito. E vale apontar que, mesmo não reconhecendo a ilha como um país independente, os chineses evitaram de entrar nas 12 milhas náuticas que seriam território taiwanes.

Luiz Trindade

É… Nada demais… Só para encher o saco mesmo!

Bispo

Por ser uma ilha fica muito mais fácil que na Ucrânia… só por “teleporter” entra “ajuda externa”…🙃

Leandro Costa

Vou reesccrever para ficar corretinho.

“Por ser uma ilha fica muito mais fácil do que na Ucrânia… só por mar e ar que entram soldados da RPC e mesmo assim, poucos de cada vez.”

Luoz Figueira

A China nao quer apenas a ilha , ela quer mais. Quer a sua moeda como referência mundial na paridade com o dolar. Quer controlar todo mar ao redor da ilha, interferindo na soberania de varios paises na regiao.Nao vai de bobo Assim, os chineses nao sao bonzinhos e vai te dar chocolate na boca. Nao esquece que eles sao sanguinarios pelo poder e estao sujeitos a tudo. É so verificar quem sao os parceiros deles. Coreia do Norte, Russia, Irá, Siria e outros. Todos sao contra a liberdade e todas as conquistas que nos do ocidentes temos e damos… Read more »