• O governo em breve encarregará as Forças Armadas Suecas de estudar as condições para o envio de aviões Gripen para a Ucrânia
  • Entre outras coisas, o governo quer informações sobre como uma transferência afeta as capacidades de defesa da Suécia e com que rapidez a Suécia pode obter novos aviões Gripen como compensação
  • Outra subquestão é como deve ser realizada a formação dos pilotos ucranianos e do pessoal de terra

Na manhã de quinta-feira (14/9), será realizada uma reunião no comitê de defesa e, em seguida, o Ministro da Defesa, Pål Jonson, estará lá para falar sobre mais apoio à Ucrânia. Segundo informações do Ekot, é provável que seja uma decisão do governo, possivelmente já na quinta-feira, estudar as condições de envio do Gripen para a Ucrânia.

A Ucrânia espera obter um esquadrão de 16-18 aeronaves, e as Forças Armadas Suecas terão agora a tarefa de analisar como isso afetaria a capacidade de defesa sueca, já que existem atualmente cerca de 90 aviões Gripen utilizáveis na defesa.

Além disso, o governo quer informações sobre a rapidez com que novos aviões Gripen poderão estar prontos para substituir os aviões que poderão ser enviados para a Ucrânia.

Há, por exemplo, uma série de fuselagens prontas na Saab, em Linköping, algumas das quais estão alegadamente vazias e outras com equipamento — e a questão é quão rapidamente poderiam ser colocadas em ordem para a defesa e quanto seria custo nesses casos.

Outra subquestão é como deve ser realizada a formação de pilotos, mecânicos e outro pessoal de terra ucraniano e quantos recursos serão necessários. Além disso, a Suécia precisa pedir permissão aos EUA – já que grande parte do equipamento do Gripen vem dos EUA desde o início.

De acordo com a experiência do Ekot, as forças armadas devem dar a sua resposta no início de Novembro, e depois o governo pode decidir se quer entregar aviões à Ucrânia e, em caso afirmativo, quantos. Uma avaliação é que o treinamento dos ucranianos leva pelo menos seis meses e provavelmente mais tempo para que os pilotos sejam capazes de manusear o avião plenamente. Assim, o avião Gripen poderá sobrevoar a Ucrânia no próximo verão, no mínimo, se o governo e o Riksdag (Parlamento da Suécia) assim o desejarem.

Um pré-requisito político antes de qualquer decisão poder ser tomada é que a Turquia admita a Suécia na NATO.

FONTE: sverigesradio.se

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Essa novela de enviar/não enviar/enviar/não enviar F-16 e Gripen pra Ucrânia tá mais demorada que os grupos de estudo do EB pra escolher uma nova AA…

Bruno Vinícius

Aeronaves de caça são equipamentos extremamente complexos de operar e – principalmente – manter. Não basta vontade política para que a transferência deste tipo ocorra, é preciso também um treinamento (longo) de pilotos e equipes de solo. Esse é o motivo da demora.

Porém, espera-se que no começo do próximo ano os F-16 já estejam operando nos céus da Ucrânia. Cortesia de holandeses e dinamarqueses.

Willber Rodrigues

Eu sei que caças são, de longe, os equipamentos mais complexos e que precisam de gente mais treinada/qualificada do que qualquer equipamento já enviado a Ucrânia.
Mas me faz pensar…a Crimeia foi invadida em 2014, e só agora, aos 45 do seg. tempo, a Ucrânia depende de doação de caças.
O que a Ucrânia fez nesse tempo todo que não adquiriru esses caças e treinou seu pessoal pra isso?

Luís Henrique

Acho fácil responder essa dúvida. A Ucrânia nunca teve um orçamento militar grande, e caças modernos custam muito caro. Outra coisa, a Rússia com uma economia muito maior e um orçamento militar bem maior, possui uma das maiores forças aéreas do mundo, com caças modernos e em grande quantidade. A Ucrânia simplesmente optou por modernizar a maioria dos seus cerca de 300 lançadores S-300, mais de 70 lançadores Buk e cerca de 100 sistemas TOR. E aumentar a prontidão dos caças que tinha (Su-27, MiG-29, Su-24, etc) E focou a maior parte do seu orçamento no exército, que é o… Read more »

Willber Rodrigues

Sem ofensa, mas essas desculpas seriam válidas pra países em.estado de paz ( Brasil, por exemplo ) e não pra um país que teve um pedaço de seu território tomado em 2014 pelo seu vizinho, e que sabe que esse mesmo vizinho iria voltar mais cedo ou mais tarde pra tomar o resto.
Tiveram desde 2014 pra adquirir F-16, Gripen ou qualquer.outro caça mais adequado pra eles, mas preferiram esperar a boa vontade dos outros em doar pra eles, após mais de 1 anos de invasão.

Luís Henrique

Eles focaram no que mais importava. Não se pode ter tudo.
Agora que foram invadidos e podem perder o país, estão investindo cerca de 25% do PIB nas forças armadas, mas não poderiam fazer isso em tempos de paz, mesmo com a Crimeia invadida.

Vitor Botafogo

Se a Ucrania tivesse feito isso, a Russia teria invadido antes… simples assim… Eles não queriam a Ucrania na Otan e nem queriam que eles se rearmassem com armamento ocidental.

Maurício.

“é preciso também um treinamento (longo) de pilotos e equipes de solo. Esse é o motivo da demora.”

Na minha opinião essa desculpa de treinamento longo não cola mais, logo já vai fazer 2 anos de guerra, e a Ucrânia tinha perdido a Criméia ainda lá em 2014, sem contar que o Biden estava certo da invasão uns meses antes.

Nonato

Os pilotos ucranianos estão mais bem treinados do que os suecos de sala de aula.
Basta 2 a 4 semanas de treinamento.

Fernando "Nunão" De Martini

Não.
Os estudos do EB têm mais de década.

Mcruel

Não tenha pressa, essa guerra não terminará tão cedo…

Bispo

Segundo pilotos americanos o treinamento completo de um piloto de caça demora bem mais que 06 meses.

Fabio Araujo

Em Maio a Suécia anunciou que iriam treinar pilotos ucranianos, nãosei se já estão treinando!

Luís Henrique

“Um pré-requisito político antes de qualquer decisão poder ser tomada é que a Turquia admita a Suécia na NATO.”

Essa frase foi a melhor. rss

Ou seja, se não formos aprovados na NATO, não vamos enviar caça nenhum porque podemos ser exterminados pela Rússia.

Agora, se formos aceitos na NATO, ai podemos enviar os caças, pois teremos a proteção dos EUA e de toda a aliança. rsrs

Filipe Prestes

E eles estão errados?

Luís Henrique

Certíssimos, mas o engraçado é não omitir esta frase. kkk

Vitor Botafogo

Gerar pressão na Turquia…

Rafael

Tudo bem, desde que isso não comprometa o cronograma de entrega para um outro país que adquiriu o Gripen E e que pode ter a sua defesa aérea igualmente comprometida…

Wellington Góes

Tem que combinar com a Flygvapnet… Pelo novo planejamento, que não visa novas aquisições de Gripens E, como farão para manter tantos C para depois de 2030 e ao mesmo tempo querem enviar alguns à Ucrânia?!

Luís Henrique

Os suecos possuem cerca de 100 Gripen C/D.
Eles estão considerando “talvez” enviar um esquadrão de 16 ou 18 aeronaves, segundo a matéria.
Ainda ficariam com cerca de 80 C/D + os 60 E encomendados.

Na matéria também deixa aberta a possibilidade de aumentarem a encomenda de Gripen E.

Eles podem, talvez, decidir em enviar 18 Gripen C e aumentar a encomenda de Gripen E de 60 para 70 ou até para 78, repondo na mesma proporção cedida.

DanielJr

Pense que se não mandassem nenhum, alguns desses C/D seriam desmantelados por estar mais usados que os outros, quando o modelo E fosse introduzido na frota. Agora vão trocar o óleo, dar uma mão de tinta e enviar esses para a Ucrânia.

O que vai mudar mesmo é o cronograma de entregas do E, na minha opinião, a força Aérea Sueca vai querer que o governo compre mais unidades do E imediatamente por causa da Rússia. Assim eles terão uma frota maior de novos E junto com as melhores células modernizadas de C/D.

C G

Já foi cantada essa bola aqui faz tempo, os Ucraniano já estão em treinamento e a Suécia aceitaria um ou dois esquadrões de F-35 da Otan de tapa buraco, sem surpresas, a Turquia tenta valorizar o próprio passe mas depois do mico do S-400…

Luís Henrique

Onde leu isso? Tem a fonte?
Pela matéria eles estão considerando talvez aumentar a encomenda de Gripen E ou acelerar as entregas. Nada foi dito sobre adquirir F-35.

C G

Se vc espera a fonte disso então não entende nada de como essa guerra tem acontecido, os sucessivos avanços são feitos dessa forma, vai chegar F-16 tbm mas o pentágono não vai emitir uma nota “estamos treinando Ucranianos”… a fonte são os sinais que dá até pra dizer que estão dentro de um padrão de situações referentes a equipamentos anteriores!

Luís Henrique

Quem não entende nada é o sr.
A Suécia possui um ótimo caça que é o Gripen e duvido muito que queiram comprar um caça estrangeiro bem mais caro de operar em detrimento de mais unidades do Gripen E.
O sr. afirmou que a Suécia aceitaria um ou dois esquadrões de F-35. Não tem nenhuma fonte que corrobore com sua afirmação e quer falar que eu que não entendo nada.

Carlos Gallani

Ahhh ta bom, aí quando chegarem o ATCMS, o F-16, o Taurus e o Gripen vc vem aqui, da uma de Soninha toda pura e escreve “que surpresa”!

C G

Quem falou em comprar?

Jadson S. Cabral

Dá uma olhadinha sobre a última do ministério da defesa tcheco sobre o Gripen… informações no mínimo preocupantes

naval762

Se mandarem o Gripen a FAB deve ficar de olho.

Maurício.

A fa

Maurício.

A FAB tem que ficar de olho apenas nos Gripen que ela comprou, o restante a Suécia faz o que quiser, são coisas diferentes, a Suécia não vai doar um Gripen que é para a FAB.

Fabio Araujo

Não tem perigo, a Suécia se for mandar vão mandar os Gripens C/D pois os Gripens E começaram a ser entregues há pouco tempo e eles possuem poucos.

DanielJr

Vão mandar os C/D mais usados/desgastados com a revisão mecânica em dia. Os melhores ainda ficarão para si, serão modernizados e continuarão em uso normalmente na Suécia.

Jadson S. Cabral

O problema é que, como você leu na matéria, eles preocuparão “tapar esse buraco” portanto, é possível que o cronograma de entregas do brasileiro atrase sim, sobretudo se viermos a adquirir um segundo lote. Esse só viria a ser entregue depois das Novaes encomendas da Suécia.

Leandro Costa

Você está assumindo isso. Até porque não faz muito sentido com uma linha aberta aqui. Na verdade, o que faria maior sentido seria se a Suécia tem pressa na aquisição de maior quantidade de Gripens E, que utilize a linha aqui no Brasil para montagem paralela, atendendo tanto à eles quanto à nós numa boa.

Camargoer.

Olá Leandro. Pois é. São duas alternativas. 1. Aproveitar a linha de montagem da Embraer para acelerar a produção dos F39 para a Suécia acelerar a cadência de aeronaves na Embraer para abrir slots na linha de produção na Suécia. Contudo, ambas decisões só terão impacto prático a partir de 2026, porque a decisão de construir um novo caça deve ser tomadas com pelo menos 3 anos de antecedência. A FAB chegou a abrir mão de seus slots de produção do A29 e agora do Kc390 para adiantar a exportação de aeronaves. Não sei se faz sentido na FAB abrindo… Read more »

Maurício.

“Entre outras coisas, o governo quer informações sobre como uma transferência afeta as capacidades de defesa da Suécia e com que rapidez a Suécia pode obter novos aviões Gripen como compensação.”

Acho que esse é o principal ponto, os suecos só vão doar se tiverem como repor, os suecos não são de ficar no prejuízo.

Alecs

Já era esperado. Em alguma postagem anterior eu disse que era questão de tempo, pois quando começam a aparecer notícias é bem provável que aconteça.

Fabio Araujo

Se mandar a versão mais atualizada, não creio que seja essa que enviem, daria um bom suporte aos F-16 já que dependendo da atualização o Gripen C/D pode usar o Meteor!

Fernando "Nunão" De Martini

Só um adendo:

Todos os Gripen C/D suecos completaram a atualização MS20, que permite o emprego do Meteor e outros armamentos, e se não me engano os tchecos e húngaros também.

Satyricon

O que impressiona nessa novela não são os EUA com o F-16, nem a Suécia com o F-39. Os EUA estão no seu papel e a Suécia não é uma potência militar. O que me impressiona é a França. A França faz pose de superpotência, toma uma baita bolada nas costas da Rússia na África (sem discutir o mérito), e fica impassível, com cara de paisagem, como se não fosse com ela o assunto. A quantidade de células de Miragem 2000 desativadas recentemente pela França daria para equipar uns 2 ou 3 esquadrões na Ucrânia, sem muito esforço, mas não,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Satyricom,

Creio que só caças Mirage 2000-5 franceses seriam de utilidade para a Ucrânia, por serem capazes de empregar armamento mais moderno como o Mica, mas se não me engano (preciso conferir) ainda estão em operação num último esquadrão. Teria que reequipar o esquadrão para fornecer esses caças. Preciso conferir, contudo.

Já os caças Mirage 2000 desativados em grande número nos últimos 15 anos foram C/B (monoposto e biposto da primeira geração, iguais aos que a FAB operou até a década passada) e N, bipostos de ataque também mais velhos que podiam fazer missões ar-solo com armamento convencional e nuclear.

Luís Henrique

Eu li em sites estrangeiros que a França teria firmado um acordo secreto para enviar 40 Mirage 2000 para a Ucrânia. Também falam que seriam da versão Mirage 2000 -9
A mais moderna e que poderiam vir dos Emirados Árabes Unidos, da Grécia, da Indonésia…

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é Luis, mas estou falando apenas dos caças da França, conforme o comentário que respondi.

Satyricon

Nunão, pelo que li a França tem um programa de modernização para manter 55 unidades (F-2000D) das 315 que possui. O restante será descartado (lembrando que inúmeras dessas células estavam operacionais á poucos anos atrás). A meu ver, na atual situação da Ucrânia, tanto as versões de superioridade aérea quanto as de ataque ao solo seriam extremamente úteis à Ucrânia.

Maurício.

Não adianta só criticar os franceses, tem que criticar também os alemães, ingleses, espanhóis e italianos, que até agora não mandaram nenhum Eurofighter, eles querem mandar Gripen e F-16 de outros países, mas os seus Eurofighter que é bom, nada!

DanielJr

Será que ainda conseguiriam enviar Tornado, AMX e algum outro avião que foi recém desativado? Fazer um trabalho para canibalizar algumas unidades estocadas e formar um esquadrão operacional, mesmo que isso só duro alguns meses por falta de suprimentos?

Maurício.

Acho que com um pequeno esforço sim, bastaria uma adaptação dos pilotos ucrânianos. Talvez o tornado seja mais complicado de voar porque possuí geometria variável, mas o AMX acho que seria mais tranquilo.

Marcelo Soares

A última foto é belíssima e ainda mostra a flexibilidade da aeronave decolar de uma rodovia.

JCuritiba

Assim que o Sukhoi Killer decolar nas terras ucranianas a Rússia abandona o campo de batalha rsrsrs

Nonato

Qual a dificuldade de a Saab construir rapidamente 20, 30 gripens?
Guerra não espera.
O que falta?
Aço?
Mão de obra?
Tinta?

Rafael Oliveira

Você comenta aqui há vários anos e não sabe porquê demora para construir um caça?

Acha que é por falta de aço ou tinta?

Você fala isso a sério ou só quer causar?

Nonato

Falo sério
Você viu que a Saab rodou o mundo tentando ganhar concorrências?
No Canadá para 88 caças.
Na Índia para 126 caças.
Fora outras.
Em cada concorrência prometendo mundos e fundos, construir fábricas no local, treinar pessoal local.
Agora a Suecia precisa de 30 caças.
Pessoal eles têm (19.000 funcionários).
Instalações na Suécia têm.
Reclamam que não ganham licitações.
E o principal cliente precisa aí fica uai, não dou conta não, Sô.
É muito trabalho.

Jefferson B

Eu acompanho a trilogia há anos e também não sei a resposta kkkkk
Eu sei que fazer caça não é simples, fico na duvida também, o que trava essa linha de montagem? Difícil fazer 1 caça por mês?

Nonato

Finalmente parece haver alguém com bom senso Vejo muita gente discordar e negativar e negar algo simples de entender. Por falar nisso o Gripen E, que é apenas uma espécie de atualização do gripen C (que mudaram a posição do fechamento do trem de pouso, abriram espaço para mais combustível, vão colocar motor mais potente mas que já existe há muito tempo) estão desenvolvendo desde 2008 e nem concluíram o desenvolvimento nem entregam caças. Nem ao Brasil nem à Suecia. Admiro muito a Saab. Uma empresa “pequena”, de um pais pequeno mas com muito criatividade e inovação. Produz caças, misseis,… Read more »

Nonato

Caça não é difícil de construir.
Não queriam vender uns 80 para o Canadá? Suíça?
E não podem construir rapidamente 20, 30? Seis meses?

Alexandre Galante

É facinho de construir, é como montar uma bicicleta 🙂

comment image

Nonato

É como montar um caça.
Não é essa a área de atuação da empresa?
Se na hora de uma guerra são incapazes de tirar seu país do sufoco, quando terão utilidade?
Essa visão que tudo é difícil serve para pessoas e empresas engessadas.
O mundo moderno exige agilidade em tudo.
Se eu fosse uma empresa de defesa nem esperaria os governos pedirem.
Nessa hora, estaria aumentando em muito minha produção.
A Russia está indo se socorrer de balaa de canhão da guerra fria ou de drones do Irã.
Você acha isso normal?

Santamariense

A Suécia não está em guerra. No momento que o governo sueco assinar o contrato de compra de mais Gripen, eles serão produzidos na velocidade necessária. “ Se eu fosse uma empresa de defesa nem esperaria os governos pedirem. Nessa hora, estaria aumentando em muito minha produção.” Sorte tua que tu não é uma empresa de defesa, pois pensando assim tu já teria falido há muito tempo. Nenhum fabricante de aviões, ainda mais produtos caros e complexos como caças, mantém estoque dessas aeronaves. Elas são fabricadas apenas sob encomenda. Tu acompanha e comenta há anos e anos, portanto sabe disso.… Read more »

Vitor Botafogo

Meu amigo, voce lembra que em 2020 o “o fica em casa que tudo vai passar” gerou atraso na cadeia de suprimentos global? Desde chip, fios, sensores e materiais compostos… Hoje o prazo de entrega de uma série de itens criticos é longa. Não adianta ter só vontade…

Nonato

Acho que nenhum iphone ou carro está deixando de ser entregue por falta de chip…

Camargoer.

Olá Nunão. Há quem acredite que o F39 seja fácil de construir e difícil de vender.. riso

Santamariense

Assim como qualquer caça moderno, não é fácil de construir. Mas, não é nada fácil de vender, basta ver o número de concorrências em que participou e só venceu no Brasil.

Fernando "Nunão" De Martini

Tudo eu… tudo eu…

(o comentário que você respondeu é do Galante rsrsrs)

Camargoer.

Olá Nunão. Lembrei do Hardy Har Har… “Oh céus, Oh vida, Oh azar. Isso não vai dar certo”. RIso.

Bueno

Bem provável que entrarão militares Polones , alemães Suecos, Franceses como mercenários para ajudar a operar (Proteger/tecnologias) os caças que a Ucrania recebera, conforme tem se prometido F-16 Gripen Mirage.
 Terão que formar mecânicos, pilotos e outros que dão suportes para operação destes caças que não deve ser tarefa fácil…

Nonato

É uma opção.
Esses caças serão usados mais como plataforma de lançamento de mísseis
Não para dogfight.

Bueno

entendi..

rommelqe

Essa e uma oportunidade de negocios importante para o Brasil. Aero estruturas, avionico e outros serviços e bens poderão ser comercializados. Agora, que governo apoiaria isto….