Hangarete à prova de submunições pode ser solução contra ataque de drones

28

A USAF, Força Aérea dos Estados Unidos, está desenvolvendo um hangarete transportável capaz de abrigar e proteger aeronaves por determinados períodos durante deslocamentos para bases remotas e fora do país.

Segundo a USAF, estes hangaretes são capazes de proteger as aeronaves das ameaças causadas pelas submunições de bombas cluster. Eventualmente eles também podem resistir a ataques de drones de pequeno porte, como aqueles que causaram estragos aos bombardeiros russos nos últimos dias.

O custo estimado de cada hangarete está entre 400 e 600 mil dólares.

 

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
TJLopes

Uma simples rede cobrindo as aeronaves com algum material reforçado, tipo kevlar, não já seria suficiente? Contra esses minidrones claro.

Leandro Costa

Estilo mosquiteiro? Não sei mesmo, mas do alto da minha ignorância, acho que a idéia tem mérito.

Guilherme Poggio

Possivelmente a rede seja suficiente, mas a USAF desenvolveu o sistema para evitar danos causados por submunições. Eventualmente o hangarete também possa ser uma defesa contra drones.

LUIZ

Uma prova que nem os EUA se sentem protegidos contra os drones kamikazes contra as suas aeronaves. E as aeronaves estacionadas nos porta aviões??

João Augusto

Ou uma prova de que os caras acharam mais uma boquinha pra vender.

Nonato

É muita má fé em relação à indústria de defesa achar que tudo é boquinha.
Existe o problema e foi apresentada uma possível solução.
Por que achar que é boquinha?
E pelo menos não é tão caro
Uma exploração eu acho cobrar 3 milhões por um missil.
12 bilhões por um porta aviões.
2 bilhões por um navio.
5 milhões por um tanque.

Daniel Ricardo Alves

Você põe fé demais em políticos e militares de alto escalão, meu amigo. Em qualquer lugar do mundo, a compra de equipamentos militares envolve muito dinheiro, interesses corporativos e lobby. A tal “boquinha” é mais comum do que imagina.

Augusto

Em relação à ideia de uma rede, o hangarete teria o mérito de manter desconhecida a exata localização da aeronave dentro da estrutura, evitando o impacto direto.

Bosco

A rede deixa passar fragmentos produzidos pela explosão. Tendo em vista que aeronaves são frágeis, creio que não funcionaria.

Nonato

E o drone também não impede sua entrada e explosão?
Uma rede é flexivel e cheia de furos.

Marcelo M

Quem diria que a aquisição dos Gepard teria sido um tiro certo no nível que está se apresentando. A FAB hoje teria boas e baratas condições de defesa contra esse tipo de ameaça, com apoio do EB.

Demolidor

O Gepard é muito bom, muitos criticavam ele, mas eu sempre achei ele eficiente, mas eu acho difícil conseguirmos mais unidades dele infelizmente.

Daniel Ricardo Alves

Talvez seja necessário uma versão nacional dele. Acredito que o BID seja plenamente capaz de conseguir fazer um. Essa dependência brasileira de equipamentos da OTAN é extremamente perigosa. A gente nunca sabe o dia de amanhã . . .

Oseias

Guerra na Ucrania mudando os manuais.

Daniel Ricardo Alves

Sim, mas essa mudança com drones começou um pouco antes na guerra de Nagorno-Karabakh em 2020.

Magaren

Daqui a pouco vão construir uma casa de tijolos em volta dos blindados kkk

gari

vejo a guerra de drones ressucitando alguns bunkers, ou aquelas estruturas de concreto para proteger aviões com terra em cima. Drones são excelentes para infiltrar e atingir com precisão, mas carregam explosivos “fraquinhos”/leves. o problema de estruturas é a dificuldade mudar de lugar e ocultar, mas para lugares distantes e no interior do país, parece ser o melhor a se fazer, além de preservar melhor os aviões.

Lobo

E nossas bases aéreas ainda com aqueles hagaretes de telha “brasilit”. Até passe de metralhadora já faz o serviço.

Demolidor

Os nossos hangaretes só protegem do sol e da chuva kkkkkkk

Maurício.

“Os nossos hangaretes só protegem do sol e da chuva kkkkkkk.”

Eu diria que protege mesmo só contra o sereno, as vezes o sol pega e dependendo da chuva também, ainda mais chuva com vento…rsrsrs.

Lobo

Bem isso ! Tomara que na reforma da base aérea de Anápolis, deem uma pensada nesse aspecto.

ricardo taer

Quando muito.

Bardini

Se alguém chegar a dar um “passe de metralhadora” em estruturas de nossas bases, é pq existem coisas bem mais preocupantes a serem discutidas, do que a resistência ou não dos hangaretes…

Lobo

Essas coisas preocupantes não faltam .Drones, baixo número de caças, defesa área relegada a manpads e por aí vai… Uma defesa eficiente é feita em camadas. E proteção física das aeronaves por bunker é uma delas. Só isso resolve ? Claro que não. Mas esse é o tópico no momento.

Bardini

Hangarete não é tópico do momento… Por mais de uma década, sempre apareceu alguém falando que hangarete é uma porcaria que deveríamos ter Bunkers e bláblábá.
.
Viagens a parte, o que realmente seria necessário, seriam melhores estruturas para abrigar nossas aeronaves de eventos climáticos extremos, como temporais. Esta é a ameaça enfrentada aqui, no mundo real e que de fato tem danificando ou eventualmente, comprometido aeronaves.

Bille

Certa vez eu ouvi de um cara muito antigo, quando uma unidade pleiteava a construção de um novo hangar, pois receberia máquinas novas. As palavras foram: “Não é de guerra? deixa no tempo que aguenta”. uma semana depois, deu um furação que levantou a viga do hangarete e lançou em cima do hangar principal. Varou o hangar. Sorte que não havia nenhuma aeronave naquela posição. Temos depois, na mesma OM, outro furacão deu PT numa aeronave estacionada no hangarete. Pessoal tem que ver o quanto quer investir em material novo sem investir em local adequado para guardar. Aí gasta 12MUSD… Read more »

Santamariense

Na BASM, que possui 23 hangaretes, já foi registrado temporal com vento de 140 km/h que não tirou 1 telha sequer do lugar.

Magaren

Deve ser um inferno de quente trabalhar em estruturas assim, as telhas devem esquentar demais,