Por Peter Layton

Os militares dos Estados Unidos planejam começar a usar milhares de sistemas de armas autônomos nos próximos dois anos, numa tentativa de contrariar o poder crescente da China, anunciou a vice-secretária de Defesa dos EUA, Kathleen Hicks, num discurso no dia 28 de agosto.

A chamada iniciativa Replicator visa trabalhar com empresas de defesa e outras empresas de tecnologia para produzir grandes volumes de sistemas acessíveis para todos os ramos das forças armadas.

Os sistemas militares capazes de vários graus de operação independente tornaram-se cada vez mais comuns ao longo da última década. Mas a escala e o âmbito do anúncio dos EUA deixam claro que o futuro do conflito mudou: a era dos robôs de guerra está sobre nós.

Na última década, houve um desenvolvimento considerável de sistemas robóticos avançados para fins militares. Muitas delas basearam-se na modificação da tecnologia comercial, que por sua vez se tornou mais capaz, mais barata e mais amplamente disponível.

Mais recentemente, o foco mudou para experimentar a melhor forma de utilizá-los em combate. A guerra da Rússia na Ucrânia demonstrou que a tecnologia está pronta para implantação no mundo real.

Munições vagantes, uma forma de veículo aéreo robótico, têm sido amplamente utilizadas para localizar e atacar veículos blindados e artilharia. Os drones de ataque naval ucranianos paralisaram a frota russa do Mar Negro, forçando os seus navios de guerra tripulados a permanecer no porto.

Os robôs militares são uma ideia cuja hora chegou.

Robôs em todos os lugares

No seu discurso, Hicks falou de uma necessidade urgente de mudar a forma como as guerras são travadas. Ela declarou, num discurso um tanto hermético do Pentágono, que o novo programa Replicator iria colocar em campo sistemas autônomos atritáveis em campo em escala de vários milhares, em vários domínios, nos próximos 18 a 24 meses.

Decodificando isso, “autônomo” significa um robô que pode realizar missões militares complexas sem intervenção humana.

“Atritável” significa que o robô é barato o suficiente para ser colocado em risco e perdido se a missão for de alta prioridade. Esse robô não foi projetado para ser descartável, mas seria razoavelmente acessível para que muitos pudessem ser comprados e as perdas em combate substituídas.

Finalmente, “múltiplos domínios” significa robôs em terra, no mar, no ar e no espaço. Resumindo, robôs em todos os lugares para todos os tipos de tarefas.

Para os militares dos EUA, a Rússia é uma “ameaça aguda”, mas a China é o “desafio páreo” contra o qual se podem comparar as suas capacidades militares.

O Exército de Libertação Popular da China é visto como tendo uma vantagem significativa em termos de “massa”: tem mais pessoas, mais tanques, mais navios, mais mísseis e assim por diante. Os EUA podem ter equipamentos de melhor qualidade, mas a China ganha em quantidade.

Ao construir rapidamente milhares de “sistemas autônomos atritáveis”, o programa Replicator dará agora aos EUA os números considerados necessários para vencer futuras grandes guerras.

A guerra futura imaginada que mais preocupa é uma hipotética batalha por Taiwan, que alguns postulam que poderá começar em breve. Recentes jogos de guerra de mesa sugeriram que grandes enxames de robôs poderiam ser o elemento decisivo para os EUA derrotarem qualquer grande invasão chinesa.

No entanto, o Replicator também olha para o futuro e pretende institucionalizar a produção em massa de robôs a longo prazo. Hicks argumenta:

Devemos garantir que a liderança [da China] acorde todos os dias, considere os riscos de agressão e conclua: “hoje não é o dia” – e não apenas hoje, mas todos os dias, entre agora e 2027, agora e 2035, agora e 2049 , e além.

Um admirável mundo novo?

Boeing Australia Loyal Wingman – MQ-28 Ghostbat

Uma grande preocupação sobre os sistemas autônomos é se a sua utilização pode estar em conformidade com as leis dos conflitos armados.

Os otimistas argumentam que os robôs podem ser cuidadosamente programados para seguir regras e, no calor e na confusão do combate, podem até obedecer melhor do que os humanos.

Os pessimistas contra-atacam observando que nem todas as situações podem ser previstas e que os robôs podem interpretar mal e atacar quando não deveriam. Eles têm razão.

Entre os sistemas militares autônomos anteriores, o canhão de defesa de ponto Phalanx e o míssil terra-ar Patriot tiveram um desempenho ruim.

Usado apenas uma vez em combate, durante a primeira Guerra do Golfo em 1991, o Phalanx disparou contra uma nuvem de chaff em vez de contra-atacar o míssil antinavio de ataque. O Patriot, mais moderno, provou ser eficaz no abate de mísseis balísticos de ataque, mas também abateu duas vezes aeronaves amigas durante a segunda Guerra do Golfo, em 2003, matando as suas tripulações.

O projeto inteligente pode superar esses problemas em futuros sistemas autônomos. No entanto, Hicks prometeu uma “abordagem responsável e ética à IA e aos sistemas autônomos” no seu discurso – o que sugere que qualquer sistema capaz de matar alvos ainda precisará de autorização formal de um ser humano para o fazer.

Os EUA podem ser a primeira nação a possuir um grande número de sistemas autônomos, mas outros países estarão logo atrás. A China é uma candidata óbvia, com grande força tanto na inteligência artificial como na produção de drones de combate.

No entanto, como grande parte da tecnologia por trás dos drones militares autônomos foi desenvolvida para fins civis, está amplamente disponível e é relativamente barata. Os sistemas militares autônomos não são apenas para as grandes potências, mas também poderão em breve ser implementados por muitas potências médias e pequenas.

A Líbia e Israel, entre outros, teriam utilizado armas autônomas, e os drones fabricados na Turquia revelaram-se importantes na guerra da Ucrânia.

A Austrália é outro país profundamente interessado nas possibilidades de armas autônomas. A Força de Defesa Australiana está hoje construindo o veículo aéreo a jato autônomo MQ-28 Ghostbat, veículos blindados mecanizados robóticos, caminhões logísticos robóticos e submarinos robóticos, e já está utilizando o veleiro robô Bluebottle para vigilância das fronteiras marítimas no Mar de Timor.

E num movimento que prenunciou a iniciativa Replicator, o governo australiano apelou no mês passado às empresas locais para sugerirem como poderiam construir um grande número de drones aéreos militares no país nos próximos anos.

Pelo menos uma empresa australiana, a SYPAQ, já está em movimento, enviando vários dos seus drones baratos, com corpo de cartão, para reforçar as defesas da Ucrânia.


Peter Layton é pesquisador visitante, Griffith Asia Institute, Griffith University

Este artigo foi republicado de The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original.

FONTE: Asia Times

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucena

As marinhas dos países na questão, terão um papel fundamental; serão as primeiras linhas de frente contra o exame de drones.
.
Lembrando que a logística será uma das questões estratégicas ….. e a China, em se tratando de logística….. está muito bem preparada.
.
Não fiquem admirados se a China começar fazer incursões próximo do Havaí … se bobear…com drones …. como se já não bastasse os balões.

Antonio Cançado

A China já teve tempo de copiar esses sistemas também?

E quero ver ela fazer operações perto do Havaí, tô pagando pra ver…

Bosco

Toda arma é copiável! O que os EUA procuram “saindo na frente” é melhor posicionar as suas peças no tabuleiro.
Isso pode evitar guerras. Se um lado mostrar fragilidade, a balança pende para um lado e a guerra se torna inevitável.
O maldoso EUA teve uma janela de quase 50 anos em que poderia exterminar a China da face da Terra e não o fez, e essa janela se fechou. Agora, o jeito é se preparar o melhor possível justamente para tentar evitar que uma guerra ocorra.

Chris

Eu duvido muito que exista uma guerra entre China e o ocidente !

Os chineses caminham para desenvolver sua tecnologia e depender menos do ocidente… O ocidente pode retirar fabricas da China…

Mas a economia chinesa depende demais das exportacoes para o ocidente… E o mercado mundial depende demais dos precos chineses ! Nao pra menos, ate hoje, Taiwan nao passou de ameacas !

109F-4

Excelente análise.

SGT MAX WOLF FILHO

Meu querido a China já tem Drones bem melhores que os Americanos, já estão na frente deles em inteligência artificial, depois procura sobre bases com esquadrões de Drones, em que planeta você vive meu filho?

Chris

Contra enxames de drones… Eu so imagino lasers funcionando bem !

(Os americanos estao bem avancados nisto… Existem modelos para navios, caminhoes e o estao refinando para os cacas… Os chineses… Eu nao sei)

Heinz

Se a China em questão estratégica está bem preparada, você imagine os EUA que fazem isso desde 1940, quando os chineses ainda estavam sendo massacrados por japoneses.

Robson

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Antonio Cançado

A Alemanha também achava isso, 80 anos atrás…

deadeye

Em drones não estão não, os EUA lideram a tecnologia e tem mais experiência em empregos de drones.

SGT MAX WOLF FILHO

Está totalmente errado, eu trabalho na área, se fosse assim a DJI não seria chinesa, mas americana, em inteligência artificial a China está bem, bem na frente os EUA hoje só vivem de marketing.

Fc Oliveira

Calma filhote, não se precipite! A China tem tecnologia sim. Mas os Estados Unidos, não ficam atrás, eles não vendem tecnologia de ponta. Vejamos o caso do Lockheed Martin F-22 Raptor. É só uma das armas letais americanas que não são compartilhadas com ninguém! São centenas de programas secretos e letais que destruiriam os adversários num piscar de olhos

Bosco

O pessoal tem ideia fixa nessa história de quem está na frente.

Chris Argent

O marketing está indo bem com o B-21 Rider.

Bosco

Que dados você tem para afirmar isso? O que você sabe sobre o emprego militar de drones pelos chineses? Eu posso descrever cada drone americano e se brincar até estimar a quantidade da maioria. Quais drones e quais as quantidades que os chineses operam? Qual experiência real de combate os chineses têm em relação aos diversos tipos de drones. Que eu saiba os EUA utiliza drones há mais de 60 anos. E os chineses? Os americanos utilizaram drones no Vietnã, Iraque, Afeganistão… O fato deles produzirem mais drones civis em questão de quantidade e variedade não os habilita a estarem… Read more »

Leocrisis

Exatamente essa a questão, eles fazem tudo sem ficar falando pelos cotovelos como os americanos, com certeza já tem uma tecnologia muito avançada na área já que eles são os que mais produzem drones no mundo, se engana quem pensa que os EUA vão conseguir frear essa expansão, a China está muito bem organizada no quesito desenvolvimento militar, e já vimos seu expansionismo e influência, além de ter os Russos como aliados que também são muito avançados na questão militar.

NEMOrevoltado

O exterminador do futuro 2 ainda será tão profético quanto idiocracia!

Wilton Santos

Certeza que a China vai copiar essa iniciativa americana!

SGT MAX WOLF FILHO

Eles já tem os EUA que estão copiando os chineses

Zorann

Exatamente

Carlos

Não quero entrar em dialogo apenas mencionar algumas noticias (mídia e título) : Folha de São Paulo – EUA veem Brasil como possível rota para China roubar segredos industriais, BBC News Brasil – Espionagem industrial: como a China conseguiu segredos tecnológicos dos EUA, O Globo – Balões, hackers, tecnologia e informantes: entenda como a China espiona os EUA, Tudocelular.com – EUA acusam ex-funcionário da Apple de “roubar” tecnologias da empresa e fugir para a China, Techtudo – Xiaomi lança Redmi 12 com design de câmeras semelhante ao iPhone, e, Techtudo – Celulares Xiaomi ganham cópia de função exclusiva do iPhone… Read more »

Zorann

Filho, seguramente a China já fez isso. Ja foi o tempo que a China assistia a criação de novas tecnologias de forma distante. Hoje é ela que desenvolve primeiro. Podemos dizer então que os EUA estão copiando?

Bosco

Qual tecnologia a China desenvolveu primeiro? Dê um exemplo.

Bosco

Vou te ajudar.
Só há um exemplo de tecnologia militar crítica, que ainda assim é duvidoso, que os chineses saíram na frente: mísseis hipersônicos tipo “boost- glide”, ou se preferir “HGV”
Isso se o veículo DF-ZF estiver mesmo operacional.

Underground

Que fim levou aqueles micro drones para ações em enxame que a DAROA havia testado?

Bosco

O DARPA não adquire material para as forças armadas, mas apenas testa conceitos e eventualmente leva projetos à frente. Vale salientar que um ataque de saturação de drones é uma operação do tipo “enxame”, ainda que eles não utilizem IA e nem esteja conectados entre si via data link. O que se quer agora é operar drones “atritáveis”,, stealths, (do tamanho de caças) dotados de IA , conectados em rede, capazes de lançar armas e atacar alvos de forma autônoma. Aqueles drones de enxame do DARPA serviu para testar esse conceito do “Replicator”, assim como conceitos do tipo “Golden Horde”… Read more »

ChinEs

Depois dos ataques que os drones estão fazendo na Guerra da Ucrania, parece que as Guerras do futuro serão travadas por maquinas dotadas de Machine Learning e Inteligência Artificial.

Helio

Cada um vai custar 50 milhões de dólares ao contribuinte americano e vai ter trouxa querendo que o Brasil compre também

Orivaldo

Melhor que o dinheiro ir para juízes, políticos e os “campeões nacionais “

Zorann

Você não entendeu o comentário dele

Bosco

A economia americana se sustenta assim. O roubo estatal … ops… quer dizer, o imposto estatal , tem que achar um jeito de, pelo menos em parte, voltar às mãos de quem produz a riqueza.
Se a economia americana não anda bem pode ter certeza que não é esse o motivo.

Helio

Isso mesmo, cobrasse impostos do trabalhador para dar para as megacorporações com a desculpa de que essas “produzem”. Sempre que falam em roubo estatal eu me pergunto, será que não são os “empreendedores” tão defendidos que roubam da população? Quem foi que disse que a escravidão acabou? Kkkkkkk

Fernando

Pelo menos as mega corporações vão entregar algo pelo nosso dinheiro. E o governo, políticos e funcionários públicos?

Helio

Entregar algo pra quem? Bem ou mal, o governo entrega rua asfaltada e hospital, já as corporações pegam seu dinheiro, superfaturam besteiras que não valem de nada e entubam em trouxas cujas mentes foram lavadas pela publicidade, no fim você nem consumidor é

Wagner

Os drones serão o futuro do combate, o Shared 136 enterrou o drone turco.

Bosco

Wagner,
São drones de classes diferentes e utilizados em momentos diferentes. Não é porque existe um tipo de arma (ex: UACV Bayraktar) que ela é útil durante todo o momento de uma guerra em todos os ambientes e todas as situações.
UCAVs , capazes de realizar ataques , comandados por humanos (man in the loop) são e continuarão a ser importantes durante mais umas três décadas.

Claudio

Alguns comentaristas de plantão, mal conseguem ler e interpretar a matéria, e querem afirmar que “A China vai copiar os Americanos”, sendo que o Pentágono já afirmou que estão muito atrasados com relação a drones. Aí vem os desinformados afirmar que a China irá copiar os Americanos. A China, domina a muito tempo essa área e outras aéreas. Que vergonha!

Bosco

Claudio,
Qual parte do texto diz que a China está na frente de sistemas de drones autônomos, atritáveis, comandados por IA, em larga escala?

adriano Madureira

E eles acham que os chineses não tem como fazer o mesmo tipo de arma em grandes quantidades?! Se eles fazem navios como pães, similares ao replicator os chinas fariam como bolachas…

Bosco

“Eles” não estão pensado assim .

Charle

Por que a China “precisa ser combatida”? Quer dizer que não pode haver um mundo multipolar e multicultural? Deve existir apenas a hegemonia norte-americana e (por trás) a britânica? Ora, quem se identifica com a cultura chinesa que nela se especialize. O mesmo vale para aqueles que sentem atraço pela cultura anglo-saxã. No entanto, há um ponto (na verdade vários) que me escapam. Vamos que o Brasil mais cedo ou mais tarde fique totalmente do lado norte-americano. Pois bem, que fiquemos! Mas que seja pedida em troca dessa “aliança” o nosso reconhecimento como nação pertencente à cultura Ocidental. Visto que,… Read more »

Bosco

Charle, O mundo não funciona assim. Esse seu pensamento é muito bonito mas é infantil. A China está desenvolvendo uma capacidade militar de “over kill” nuclear e convencional , que vai muito além do necessário para defender sua soberania e seus interesses atuais. A história mostra que isso não ocorre à toa. É o chamado “ovo da serpente”. As relações internacionais são regidas pela política do galinheiro e um galo grande bica todo mundo e não é bicado. Quanto maior o galo , o seu bico e suas esporas, mas poder ele tem no galinheiro. Mais galinhos ele irá bicar… Read more »

Vinicius Momesso

“Sociedade Militarizada”.
Todo o esforço intelectual voltado para o “bem militar”.
Futuros soldados sendo forjados desde o berço.
Assustador.

Kevin

Das últimas vezes em que o mundo foi multipolar ocorreram guerras constantes entre as potências. Enquanto tiver mais de una potência, elas lutarão por hegemonia. Não se engane, a China não quer um mundo multipolar, ela quer um mundo onde ela tomará o lugar dos EUA como a única super potência.

Vinicius Momesso

É o popular “dividir para conquistar”

Marcelo

Nao adianta sancionar,todo mundo da um jeito de se modernizar,agora foi o Irã com a frota de jatos 100 unidade do Yak-130 .
https://www.cavok.com.br/ira-recebe-novos-jatos-russos-mas-ainda-nao-sao-os-tao-aguardados-su-35

Bosco

A sanção não detém, mas atrasa.

Emmanuel

E a China só vai ficar olhando, certo?

Deixa o primeiro enxame de drones chineses fazer algum estrago significativo que os Estados Unidos vão colocar a barba de molho.

Heinz

O mesmo vale ao contrário né?kkk

Marcos

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Bispo

O desespero americano em conter a China é patético, tentaram de todas as formas na área de CPUs , na área de superávit nas exportações , sobretaxando a sobretaxa , rs…agora que não conseguem produzir navios, aviões no mesmo ritmo , inventam drones Santo Graal “do pau oco” … só vai aperfeiçoar a resposta chinesa para o mesmo… como ocorreu nas tentativas frustadas anteriores. Todos os impérios, declinaram pelo custo exorbitante de manter seus exércitos…a derrocada não é abrupta…são fissuras do tipo…há não dependência ou importância em se alinhar a outrora potência. (Arábia Saudita , patota oriental começaram a debandada).… Read more »

SGT MAX WOLF FILHO

Vendo os comentários aqui analisei uma coisa, vocês só lem material de um lugar só, que lógico que vai puxar sardinha para os EUA eles são bons em marketing, tanto que os melhores salários nos EUA são para esse profissional, o que acontece é que a China hoje tem os melhores Drones tanto civis como militares, e sim eles são resilientes de divulgar isso, por isso para a gente que não fala mandarim, tem que procurar né Net material em mandarin para achar… Em inteligência artificial o próprio departamento de defesa dos EUA já admitiu que os EUA estão 10… Read more »

edgar lima filho

É um engano pensar que a república popular da china irá invadir Taiwan ,ou repetir o Japão atacando o Hawai …A Rússia e a China querem a paz ,praticam política de auto-defesa… assim como o Brasil , a defesa deve ser não imperialista..!

Orivaldo

Sim, os Ucranianos que o diga

GRAXAIN

Nada que a China não consiga replicar de forma mais barata e em maior quantidade…

Orivaldo

Nesse quesito China, EUA e Israel estarão muito bem servidos

A C

Anotem isso: em alguns anos soldados-robos travarao lutas nos campos de batalha substituindo humanos na maioria das frentes, inclusive infantaria.

Haverah discussoes filosoficas, questionamentos morais e eticos mas no calor da batalha, tudo isso cai por terra.

Argumentos a favor? Preservacao de vidas humanas (?!?), fatores humanos como treinamento inadequado, erros, moral deixam de existir.

Vencerah quem tem a melhor tecnolorgia, capacidade industrial para suprir, produzir e distribuir com velocidade, eficiencia e eficacia.

A inteligencia artificial veio para ficar, meus amigos. Alguns aqui nao podem imaginar a capacidade de AI aplicada na industria militar.

Jorge Emerson

Os drones estão fazendo uma diferença enorme na guerra da Rússia contra a Ucrânia, os militares russos agora tem de redobrar os cuidados quando saem de suas trincheiras. Mas atr mesmo nessas trincheiras eles acabam sendo alvo dos drones.

Jozz

Ora… Apenas alguns bons canhões P.E.N
(pulso eletromagnético) talvez possam inutilizar tais robôs… Isto precisa ser considerado: Uma ampla rede de defesa/ataque P.E.N., comandada por I.A. capaz de detectar, identificar e desativar sistemas autônomos mal intencionados surgindo em seu campo de visão por terra, ar, mar, espaço… ou uma rede de componentes autônomos independentes, com as mesmas habilidades e capazer de gerar o P.E.M. ou tudo junto… O ponto crucial seria a identificação do “inimigo” e grau de ameaça.
Algoritimos devidamente implementados dariam conta.

J Ka

A impressão que tenho é que os EUA já não são líderes em nada importante. A Ásia tomou a frente. A única coisa que os EUA parecem liderar é no uso e consumo de entorpecentes. Assim, resta-lhes a obrigação de atender os interesses dessa atividade, seja usando suas armas numa guerra (Inclusive essa que não deveria estar acontecendo), seja no poder diplomático que ainda lhe auferem. Cada dia que passa eu me convenço mais de que estou correto quando digo que a guerra na Ucrânia é uma guerra do ópio versão século 21.

sergio

Replicadores, a galera de stargate atlantis deve ter ficado com os cabelos em pé !!!!!!!!

Cicerone

E é assim que começa a Praga Faro…