O lançamento do IDAS 310 marcou mais um salto da Saab em soluções de guerra eletrônica. Conheça a nova versão do Integrated Defensive Aids Suite

Nos atuais ambientes de missão, cada vez mais complexos e em rápida mudança, a guerra eletrônica (EW), como a conhecemos, é uma necessidade para a sobrevivência. Para realmente superar as ameaças, a autoproteção precisa evoluir. As ameaças, sejam elas simétricas ou assimétricas, estão em constante evolução, adaptando-se, tornando-se mais inteligentes e cada vez mais difíceis de detectar.

Para se manter à frente, o sistema avançado da Saab foi especialmente projetado para proteger aeronaves contra uma ampla gama de ameaças, incluindo mísseis guiados por radar, bem como várias ameaças de radiofrequência, infravermelho e laser.

O IDAS 310 vem com diversos recursos importantes, como uma combinação de alertas de aproximação de mísseis, alerta a laser e alerta por radar. Ele é equipado com um controlador EW atualizado, um receptor de aviso de radar que se destaca em ambientes de radiofrequência e equipamentos aprimorados de suporte e teste de solo para suporte eletrônico e tarefas de inteligência.

“A estrutura pequena, leve e altamente adaptável do sistema permite a integração eficiente da tecnologia de contramedidas de infravermelho dirigido, garantindo uma proteção de alto nível que permite que o piloto se concentre na missão em questão. Além disso, ele suporta a implantação do Expendable Active Decoy, aprimorando ainda mais suas capacidades defensivas”, disse Jan Widerström, presidente e diretor geral da Saab Grintek Defence.

Com o IDAS protegendo a retaguarda, é possível estar bem-preparado para as missões mais desafiadoras nos ambientes de ameaças mais exigentes. A solução torna possível voar e esquecer de seus arredores, pois ele detecta automaticamente e combate com eficácia diferentes tipos de ameaças, permitindo que o piloto se concentre somente na execução da missão.

Ao empregar o processamento avançado de sinais digitais para análise de ameaças em tempo real e neutralizar contramedidas, o IDAS-310 oferece excelente consciência situacional. Esse sistema se integra perfeitamente aos sistemas de missão da aeronave, melhorando o fluxo de informações e permitindo que os pilotos tomem melhores decisões.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 19.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional como um todo.

DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group

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Nonato

Não duvido da Saab nem desse tipo de sistema.
Mas, na prática, acho que não tem muita eficácia.
Na guerra da Ucrânia por exemplo.
Por acaso a Russia sobrevoa a Ucrânia?
Eles devem ter sistema semelhante mas não se arriscam.
Acho que ter esse sistema é melhor do que não ter.
Se um avião vai realizar uma missão de qualquer maneira é melhor que tenha.
Mas acho que nenhum avião sobrevoando território inimigo está seguro.
Acho que ajuda um pouco.
Igual a um colete a prova de bala usado por um policial.
Melhor ter.
Mas não garante nada

Sensato

Quem quer garantia compra uma televisão. Não existe garantia em guerras, apenas sistemas melhores ou piores que aumentam ou não a sua capacidade ofensiva e de sobrevivência.

Emmanuel

E foi penta em 94.
Com Romário fazendo gol de cabeça entre dois defensores suecos.

Isso mostra que a “defesa” sueca também falha.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Santamariense

Em 94 foi tetra. O penta veio em 2002.

Jagder#44

Dilmou.

Rinaldo Nery

A ONU exige sistemas de auto defesa em aeronaves de transporte envolvidas em suas missões.

Nilton L Junior

Off Topic

Noticias da aviação Russa

Superjet, SK-142 anfíbio, IL-76MD 90A, Ka-226T modular e o “Partizan”

https://youtu.be/H7SppiYZqUQ?si=tNOj7avLi24QrOhG

Nonato

É um na matéria da a entender que o avião está protegido.
Interfere nos radares inclusive do missil.
Interfere nos seekers infravermelho dos misseis.
Se cega misseis guiados a calor ou a ondas de rádio parece perfeito.
Quantos aviões a Rússia não perdeu na guerra…