Su-75 e Su-57

PATRIOT PARK /Região de Moscou/, 16 de agosto. /TASS/. A Rússia está em negociações com vários parceiros sobre a cooperação em seus caças de quinta geração, Su-57E e Checkmate, incluindo seu desenvolvimento e produção conjuntos, disse o chefe da Rosoboronexport, Alexander Mikheyev, à TASS nos bastidores do fórum Army-2023.

“De acordo com o feedback de especialistas e especialistas estrangeiros, o jato supermanobrável Su-35 é a melhor aeronave entre os caças de quarta e 4 ++ gerações. Ele ocupa um lugar de direito no portfólio de pedidos da Rosoboronexport. Cooperação nos caças de quinta geração Su-57E e Checkmate está sendo discutida com vários parceiros da Rússia, inclusive no formato de desenvolvimento e produção conjuntos”, disse o funcionário.

A empresa estatal de tecnologia da Rússia, Rostec, revelou o mais recente caça monomotor nacional apelidado de Checkmate no show aéreo internacional MAKS-2021 na cidade suburbana de Zhukovsky, nos arredores de Moscou. O novo avião criado pela Rostec por iniciativa própria, é um derivado do caça Su-57 de quinta geração. A apresentação internacional do caça de ponta foi realizada no Dubai Airshow 2021, nos Emirados Árabes Unidos. Espera-se que um lote piloto de caças Checkmate seja produzido em 2026.

O Checkmate incorpora os sistemas mais recentes, incluindo sua configuração de arquitetura aberta para atender aos requisitos do cliente e tecnologias exclusivas de inteligência artificial.

O novo caça monomotor é baseado em tecnologia furtiva e é equipado com um compartimento interno para armamento ar-ar e ar-superfície. O caça levará uma carga útil de mais de sete toneladas e será capaz de atingir até seis alvos por vez. O caça Checkmate será capaz de voar a Mach 1,8 (1,8 vezes a velocidade do som) e terá um alcance operacional de 3.000 km.

O Fórum Técnico-Militar Internacional do Army-2023 está sendo realizado no Patriot Congress and Exhibition Center, no campo de treinamento Alabino e no aeródromo de Kubinka, nos arredores de Moscou, de 14 a 20 de agosto. Mais de 60 países confirmaram a participação de suas delegações militares oficiais no fórum. O evento reúne cerca de 1.500 empresas de defesa russas líderes, bem como 85 empresas e organizações estrangeiras de sete países. O evento foi organizado pelo Ministério da Defesa da Rússia. A TASS é o parceiro estratégico de mídia do evento.

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BraZil

Bom dia a todos. Li “seja o primeiro a comentar” e pensei Deus me livre kkkkk Os safos entenderão

Satyricon

“Rússia está em negociações com vários parceiros”

Traduzindo: KN e Irã

Se o Su-57 está uma novela, esse aí é natimorto.

No one

E vai ter gente propondo “parceria”, com várias opções mais confiáveis mas o povo tem paixão pelos abismos cósmicos e vendedores de fumaça.

Afonso Bebiano

Será que o Grupo Wagner também conta como parceiro?

KKce

Depois daquela pataquada do Prigozhin acho que não kk

Joanderson

Se esse su 57 russo for superior a qualquer caça de 4 geração europeu e norte americano ja valeu o investimento.
O bichão é bonito, porem acho qui a Rússia está muito atrás do Ocidente em eletrônica e também em tecnologia industrial ja qui da para perceber qui o material do su 57 é mais grosseiro do qui a do F35 e até do J20.

Rodolfo

Esse caça tem eletrônica inferior a qualquer caça ocidental moderno de 4,5g, inclui nessa lista o Gripen E e o Rafale F4. Pode até ganhar em desempenho bruto, mas sem eletrônica moderna não adianta muito. Agora então que estão usando distribuidores no mercado negro na China e em Hong Kong pra conseguir alguns semicondutores ocidentais fica mais complicado a situação deles.

Allan Lemos

Ai a oportunidade para a FAB. A Rússia precisa de parceiros, com certeza poderiam compartilhar muitas tecnologias.

Douglas Rodrigues

O governo atual e até o anterior já era taxado por ser conivente com a Rússia… Se escolher um caça russo, então já era!
Muito da baixa dos Mi-24 aconteceu pela falta de peças de reposição e dificuldade de manutenção dos mesmos, acho impossível a compra de outros equipamentos daquele país nesse momento e até futuramente.
Deixa o Gripen aqui mesmo que sendo inferior aos de 5a geração por hora… Depois que vier um segundo lote montado inteiramente no Brasil, aí quem sabe possa haver uma discussão de um caça de 5a ou 6a geração na FAB.

DOUGLAS TARGINO

Até hoje fico sem saber se foi falta de logística dos russos ou falta de dinheiro/vontade do Brasil!

Rafael Coimbra

Cultura militar totalmente diferente…

Luís Henrique

A FAB optou em não realizar o MLU nos Mi-35 por causa do alto valor pedido.
Pelo menos isso que foi divulgado.
No mais, o helicóptero sempre foi muito elogiado pelo esquadrão e cumpriu muito bem suas missões durante os anos de operação.

Rinaldo Nery

Exato. Foi isso. O custo ficou proibitivo.

Douglas Rodrigues

Isso, alto valor de manutenção.. Ainda mais em tempos de guerra.
Com relação a capacidade dos Mi-35, com certeza eram mto eficazes.
No entanto isso prova que, comprar é uma coisa, manter é outra bem diferente… Quanto será que custa a hora voo de um Su-57 e quanto vai custar a hora do Checkmate?

Luís Henrique

Não foi isso Douglas. As manutenções de rotina foram realizadas e não foram problema para a continuidade do Mi-35 na FAB. O problema foi o MLU mid life upgrade, ou seja, uma modernização de meia vida que a FAB achou muito cara e resolveu não realizá-la. Não há nada que indique que o Su-57 ou Su-75 terá uma hora voo mais cara que os concorrentes ocidentais, ao contrário, levando em conta que os equipamentos são produzidos em Rublos e esta moeda esta super desvalorizada perante dólar e euro, da mesma maneira que adquirir a aeronave inteira custa bem mais barato… Read more »

DanielJr

Dizem que compraram 10 ou 20 mísseis ataka, foguetes e projéteis de 23mm, flares etc. Eu acho que vi dispararem o canhão em algum vídeo, nunca vi o disparo de um míssil sequer ou foguetes, e já sucatearam o bicho.

Fernando "Nunão" De Martini

Tem matérias na Trilogia sobre disparos de mísseis Ataka pelos Mi-35 da FAB.

Sensato

Os Mi35 nem deveriam ter sido comprados. A compra já era esdrúxula desde a justificativa de uso. Não questiono sua qualidade mas a questões que levaram a sua compra.

RRN

Essa SU-57 está a no mínimo uma década de ser realmente operacional.
As poucas unidades que existem são praticamente protótipos, com motores provisórios e quase nenhum equipamento de ponta realmente pronto para uso real.

Rodolfo

E quem vai fornecer semicondutores pros sistemas da aeronave. O Brasil nem a Rússia os produzem. A China vem enfrentando seus próprios problemas nessa área e estão priorizando o mercado interno. Fora que quais armas usaríamos, mísseis russos que também contariam com falta de semicondutores? Meteor não vai ser integrado a essas plataformas… Não vejo oportunidades, só dores de cabeça numa parceria com os russos, tanto que os Indianos, grandes e tradicionais clientes russos pularam fora há uma década do Su57… hoje então!

Rodolfo

E o Brasil receberia o mesmo tipo de sanções em relação a produtos de alta tecnologia como semicondutores, já que os russos estão usando distribuidores no mercado negro chines pra conseguir chips ocidentais. O preço de um smartphone e computador no Brasil iria disparar.

DOUGLAS TARGINO

Ruim? Para quem não tem tecnologia para tal, é um ótimo prato! Tenho certeza que a Rússia não vai fazer tanto mimimi para venda como os EUA. Sempre digo, precisamos de paises como Russia, China e entre outros para ser o peso do outro lado, se não EUA e China já teriam feito muito mais coisas no ponto negativo para o restante do mundo. Então para o planeta, é bom ter vários fortes e não apenas um.

RRN

Desde que eles não queiram invadir o Brasil está tudo bem né?
É aesma retórica do favelado que diz gostar do traficante do morro.

Vendéen

Há novidades, intenções interessantes. A Sukhoi que quer tentar relançar o seu Su-75 revelou 2 modelos. Um modelo do Su-75 Checkmate de dois lugares (em tandem) e outro modelo de uma versão não tripulada (pilotado remotamente?). Não tenho imagem desses 2 modelos. Mesmo que o protótipo do SU-75 (aeronave dedicada à exportação) ainda não exista, as vendas para futuros clientes talvez finalmente comecem graças a essas 2 novas versões (?). Deve-se notar que alguns clientes leais como a Argélia ainda não estão correndo para o SU-57 e o SU-75 ainda não interessa à Índia. Falta de confiança (?). Além disso,… Read more »

Luís Henrique

O CAATSA está atrapalhando muito os russos.
Acho que é um dos motivos da guerra atual.

No one

Veio antes o CAATSA ou a agressão russa e anexação da Criméia?
Pelo que lembro os embargos começaram logo após a anexação da Criméia, tanto que a França teve renunciar ao contrato de exportação de 2 LHD da classe Mistral.

O CAATSA é de 2017…

No one

Vale lembrar que a Rússia, pouco anos antes, tinha agredido a Geórgia com os mesmos pretextos.

Luís Henrique

Sim mas quando eu digo “guerra” não me refiro à anexação da Crimeia e sim a invasão de 2022.

Vendéen

Olá Luís Henrique,

Sim, as sanções são fatores limitantes que pesarão cada vez mais. Eles são feitos para isso.
Entendo que não é fácil evitar o viés de confirmação.
Desculpe, mas concordo com as explicações de No one sobre a realidade dos fatos.

RRN

Quem comprar qualquer armamentos russo nesse momento vai levar embargo velado.
Sinceramente tirando Irã e Coréia do Norte não vejo mais nenhum louco de querer assumir esse risco que é algo de longo prazo.

BraZil

Caros colegas. Penso o seguinte: achar que não temos nada a aprender com os Russos, em termos de tecnologia militar é assinar atestado de burrice. Vai ser lacrador assim lá em Kyev, mas esse não é o maior problema e sim o fato de que assinar parcerias de defesa que sejam realmente relevantes, (aquelas que te ensinam algo industrialmente) implica em tomar decisões que desagradaram muito o outro lado do mundo (seja qual for) e aí temos algumas questões. 1 Não temos determinação, nem resiliência suficientes enquanto sociedade, estado, para fazer o que Indianos, Chineses e Egípcios fizeram e fazem… Read more »

Rinaldo Nery

Concordo.

André

Olha, tivemos o acordo de desenvolvimento do A-Darter com a Denel Sul Africana, teoricamente um pais alinhado historicamente, inclusive membro do Brics. Basicamente financiamos parte do projeto e no fim optamos por outras tecnologias (Iris T), num total desalinhamento técnico-comercial. Isto que o A-Darter teoricamente seria integrado com os grippen Sul Africanos.

Assim basicamente jogamos dinheiro fora. Falta estratégia, ou pior até, seriedade…

Curiango

Essa questão do A Dater e de tantos outros projetos q demoram deve-se por serem tocados ou gerenciados por militares q vão para a reserva ou são realocados dentro das forças isso atrapalha pós cada um tem um gosto ou posicionamento político ou ainda amor par bandeiras diversas

Curiango

Concordo com o amigo. Temos q ter atitudes parecidas com as dos indianos

RRN

Quero ver qual país desavisado entrará nessa furada.
Nem o Irã é tão louco de fazer essa besteira.

DSC

“De acordo com o feedback de especialistas e especialistas estrangeiros, o jato supermanobrável Su-35 é a melhor aeronave entre os caças de quarta e 4 ++ gerações.”

🤣

Esses especialistas que esse cara da Rosoboronexport falou devem ser o Kings e seus clones, só pode lol

Rodolfo

Tão bom é esse vetor que a FAB chutou o S35 da fase final do Fx2 junto com o F16 viper. Ainda bem, imagina a dor de cabeça hoje se ao invés de Gripens estivéssemos esperando a entrega de Su35 russos… seria a maior roubada da história da FAB.