Nas fotos, um Sukhoi Su-57 em exposição no Fórum Técnico-Militar Army-2023, que está sendo realizado na Rússia, de 14 a 20 de agosto.

O Army-2023 conta com a participação de delegações de 60 países e cerca de 1.500 das principais empresas russas de defesa participarão do programa de exibição e negócios do fórum.

Cerca de 85 empresas e organizações estrangeiras de sete países planejam participar do fórum. O evento está sendo organizado pelo Ministério da Defesa da Rússia.

O Sukhoi Su-57 é um avançado caça de quinta geração desenvolvido pela Rússia. Também conhecido como PAK FA (Perspektivny Aviatsionny Kompleks Frontovoy Aviatsii), o Su-57 é um projeto ambicioso da indústria de defesa russa, destinado a competir com os modernos caças de quinta geração de outras nações, como o F-22 Raptor dos Estados Unidos e o F-35 Lightning II.

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Exposição militar Army-2023 mais uma vez mostra o potencial do setor de defesa russo

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Sergio

Desculpe o modo como vou perguntar, mas o que seria aquelas pequenas “asas” apontado para baixo, tem o função de um canard?

Wilton Santos

Freios aerodinâmicos.

Sergio

Interessante a localização desse freio aerodinâmico, estou enganado ou a maioria das aeronaves estão localizado na parte traseira?

Santamariense

Que eu saiba, é um canard. Inclusive em imagens de corte da aeronave, aparece como sendo canard.

Rinaldo Nery

Essa foi ótima… Ai ai…

Carlos

Objetos pra curioso perguntar… Kkkkk

IvanF

Parece um LERX, só que móvel: https://en.wikipedia.org/wiki/Leading-edge_extension

Da Wikipédia em inglês: “The aircraft incorporates thrust vectoring and large leading edge root extensions that shift the aerodynamic center forward, increasing static instability and maneuverability. These extensions have adjustable leading–edge vortex controllers (LEVCONs) designed to control the generated vortices and can provide trim and improve high angle of attack behaviour, including a quick stall recovery if the thrust vectoring system fails.”

Artigo completo: https://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-57

Rinaldo Nery

Acho que não é isso. São canards. Edge é o bordo de ataque da asa. Leading Edge é quando o bordo de ataque se move pra frente, aumentando a curvatura do perfil da asa. No A320, quando baixamos os flaps na posição 1, os leading edges se movem também.

DSC

Essas superfícies são os chamados LEVCONs (Leading-Edge Vortex Controller) e são muito basicamente o mesmo que LEFs (Leading Edge Flaps) mas na superfície frontal dos LERX.

Sergio Machado

Sem adentrar em capacidades, mas que aeronave linda. Esguia, clean. Impressiona como o estabilizador vertical parece não ser a parte mais alta da aeronave. Muito top.

Maurício.

Sergio, gosto é gosto, eu não acho o Su-57 feio, mas eu acho ele meio estranho, parece que foi atropelado por um caminhão, é muito achatado na minha opinião. No quesito 5° geração, o mais bonito é o F-22, depois o Su-57, depois o F-35, que parece um pardalzinho gordo, e por último o J-20, esse, na minha opinião é o mais feio, acho ele meio desengonçado.

Helder

Também acho esquisito.

Sergio Machado

Concordo de certa forma, pq acho o F22 muito top. Mas como disse, gosto é gosto. Curto um projeto clean, sem rodeios.

leonidas

O J 20 é feio de perfil, mas em certos ângulos fica muito loko.
O F 22 de fato é o mais belo.
Sobre o F 35 concordo que parece um pardal ou um barril.
Já o SU 57 é muito lindo e ficaria imensamente mais belo com os bocais e o canopy de um F22 e uma pele digna de um quinta geração que não é o caso ainda…

Rodrigo

1ta na exposição outra no hangar e outras duas são para tirar peças…show

Fernando

Mais um que _______
___________

COMENTÁRIO EDITADO. COMENTE AS NOTÍCIAS E DEBATA OS ARGUMENTOS SEM FAZER ATAQUES PESSOAIS AOS OUTROS. MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

PRIMEIRO AVISO.

Felipe

obrigado pelo comentário de torcedor. Agregou bastante ao Forum.

Leonardo

Alguma notícia sobre novos motores??

Fernando Botelho
Alecs

“O Army-2023 conta com a participação de delegações de 60 países” Alguém sabe quais são esses países? Faltou a fonte da reportagem. Ou foi algum parceiro de lá que enviou as fotos?

Leo Neves

Aparentemente os 6 radares ja estao presentes nestas aeronaves de produçao.

Satyricon

É uma grande incógnita se essas tais 6 antenas de radar serão, de fato, efetivas em um combate real. Combinam diferentes frequências, no intuito de detectar e se contrapor à tecnologia stealth ocidental. Levando-se em conta que o atual tecnologia de Radar russa do Su-35 (Pesa) é notoriamente inferior à ocidental (Aesa), esse sistema do Seu,-57 deve ser um avanço sim, mas ainda inferior à suite radar de um F-35. Quiçá de um Rafael ou Eurofighter recentes (também Aesa). Com certeza será um ótimo vetor contra FA’s de segunda linha, equipadas com vetores de 4/4,5G. Já contra uma FA de… Read more »

Léo Neves

O su-57 usa 6 AESA e os de banda L nas asas não são só para detectar outras aeronaves sendo usado também para outros fins. Maior vantagem dos 4 radares em 360 graus é poder guiar mísseis até o alvo sem precisar se aproximar do alvo podendo guiar se afastando diminuindo as chances de levar um míssil na fuça.

Bruno Vinícius

Os radares de banda L são muito pequenos para servirem para detecção de aeronaves inimigas. Com uma antena daquele tamanho, a largura do feixe estaria na casa das dezenas de graus, pior do que radares VHF da década de 60.

Santamariense

– Vai precisar guiar mísseis até o alvo? Não tem mísseis de radar ativo? E vai permanecer com o radar emitindo, alimentando os sensores inimigos para detectarem sua localização?

Mirade1969

Ele vai localizar mas os misseis tem guiangem passiva por isso não são detectados

Leandro Costa

Então são IR ou semi-ativos. Se forem semi-ativos, ele vai estar anunciando sua localização para todo mundo, porque o míssil, como o Santamariense falou, vai precisar se guiar pela reflexão do feixo de radar da aeronave lançadora, que vai precisar continuar emitindo até o impacto, ou o erro. Se forem IR, ele pode ter mais sucesso, pelo menos à curto alcance.

Santamariense

Eu perguntei de forma a provocar o outro comentarista. O radar precisa iluminar, e permanece4 iluminando até o impacto, aqueles mísseis que possuem radar semi-ativo. Já os mísseis modernos, de muitos anos pra cá, possuem guiamento por radar ativo. O radar da aeronave alimenta o sistema de guiagem do míssil até o lançamento e depois o radar do próprio míssil faz o resto. Isso são exemplos bem superficiais. Existem muitas peculiaridades e particularidades que se aplicam, ou não, à cada um dos tipos. O que não tem lógica é o radar de um caça furtivo emitir, e continuar emitindo, para… Read more »

Rogrocs

Primeira linha tipo F22 sofrendo para derrubar um balão 🎈? Faz me rir!

Guilherme Lins

Versão quadrada do SU-27. Prefiro a versão original modernizada, o SU-35.

Antonino Gomes Paixão

O importante não é a cara do objeto, mas o que ele faz ..dentre todos o Sukhoi Su 57 faz a diferença… está uns dez anos a frente dos demais em tecnologia e inovação além de ter um poder de aerodinâmica, capacidade de voo, armamento e conduzir disparadamente os melhores pilotos do Planeta …os demais só ficam na poeira… ninguém fala que na guerra do Vietnã 300 caças russos mandaram 1000 caças estadunidenses pro lugarzinho deles…o inferno!!! Kkkkk

Dixon

Parece que a tecnologia Stealth utilizada pelos russos são diferente das utilizadas pelo USA. Desde os F-117 aos F-35 ao menos a superficie são muito diferentes das do SU-57.

MGNVS

Ao se dar zoom nas fotos, parece que o acabamento deste caça está mais bem feito, mais limpo.
Agora, quanto aos sistemas eletronicos e capacidades stealth, fica a incognita, visto que nao se tem informacoes fidedignas sobre as reais capacidades do caça.

DSC

O acabamento e qualidade da superfície do Su-57 de operacional e de produção em série é exatamente igual às dos primeiro protótipos T-50.

Santamariense

Então aqueles modelos em que se viam rebites e parafusos eram mockups?