Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) revela versão atualizada do drone Shahid-149 Gaza

61

Reportagens publicadas na mídia local no domingo (23/7)  mostraram uma filmagem do drone na Base Aérea Martyr Karimi, na cidade central de Kashan.

As reportagens disseram que o drone foi equipado com um novo sistema de trem de pouso e pilones.

O Shahid-149 Gaza, fabricado pela Iran Aircraft Manufacturing Industries Corporation, foi lançado em maio de 2021. É uma aeronave de combate não tripulada avançada de alta altitude e longa duração, capaz de voar por mais de 35 horas e cobrir 7.000 quilômetros em uma única missão.

Os militares iranianos confiam no avião para melhorar seus potenciais de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR).

 

FONTE: IRNA

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior

Fazendo o dever de casa.

Talisson

Parabéns aos iranianos. Não fique preparado pra ver o que acontece. O Iraque, a Libia e a Ucrânia sabem bem.

Last edited 9 meses atrás by Talisson
Sensato

O Iraque poderia ser preparado o quanto quisesse que não teria chance contra a colisão.

Maurício.

Se o Iraque tivesse algumas nukes, a coalizão não chegaria nem perto, mas quiseram confiar naquela tal guarda republicana, deu no que deu…🤷🏻‍♂️

Jadson S. Cabral

Se tivesse, mas Israel jamais permitiria que um país árabe tivesse tal capacidade, permitiria?

adriano Madureira

Claro, estados unidos só entram em um conflito usando seus asseclas para se escorar, aí fica muito fácil…

Depois quebram a banca e dividem o butim!

AMX

4º maior exército do mundo, com uns 10 anos de experiência em combates reais, enfrentando sistemas de combate ocidentais… não tava preparado?
Ah mas tinha esse, esse e aquele defeitos. Óbvio, todo exército tem os seus.
Mas, ainda assim, dizer que “não estava preparado” é um tanto injusto, dadas as circunstâncias.
Ou seja: mesmo preparado, pra enfrentar o poderio da OTAN, nem 5 países no mundo – ao menos à época – resistiriam.

AMX

Ops, cliquei no comentário errado pra responder.

AMX

4º maior exército do mundo, com uns 10 anos de experiência em combates reais, enfrentando sistemas de combate ocidentais… não tava preparado?
Ah mas tinha esse, esse e aquele defeitos. Óbvio, todo exército tem os seus.
Mas, ainda assim, dizer que “não estava preparado” é um tanto injusto, dadas as circunstâncias.
Ou seja: mesmo preparado, pra enfrentar o poderio da OTAN, nem 5 países no mundo – ao menos à época – resistiriam.

Allan Lemos

Com certeza a captura do RQ-170 rendeu bons frutos ao Irã.

Alecs

Kkkkk você é um piadista! É claro que os iranianos estão tentando fazer engenharia reversa de tudo que cair em suas mãos. Mas daí você fazer essa afirmação com duas fotos do “drone” no chão chega a ser risível. Quem te garante que não são duas maquetes? Até quando apresentarem um vídeo desse “drone” voando eu ainda terei minhas dúvidas se é realmente confiável. Pode até voar, mas quem garante que não pode ser interferido? Fazer drones de vadiagem é uma coisa, já produzir uma cópia melhorada de um RQ-170 é totalmente diferente. Ainda mais vindo do país que apresentou… Read more »

Jefferson Ferreira

A guerra na ucrania mostra outra realidade… se os drones mais rústicos estão mostrando valor

Alecs

Então os os iranianos deveriam oferecer esse “super drone” aos russos para se tornar um “game changer” na Ucrânia kkkkkkkk Aí sim eu acredito que os iranianos são os super ultra mega Master da engenharia reversa.

Sergio Machado

Israel discorda. Um Saeqeh entrou em espaço aéreo israelense incólume às defesas aéreas. Um Apache precisou abate-lo visualmente.

Jadson S. Cabral

Olha… tô vendo que quem está tentando contar uma piada na verdade é você. Porque não vejo dana de tão difícil pra fazer esse drone voar. Por que a dúvida? Um drone é essencialmente um aeromodelo grande, que qualquer aeromodelista faria, tendo dinheiro e interesse o suficiente, com fibra de vidro, metal ou até matérias compósitos como fibra de carbono. Voar não é a coisa mais difícil. E drones como o MQ-9, RQ-4… não têm nada demais se não forem os seus sensores, senhores esses que o Irã pode n˜åo produzir, mas consegue importar de várias maneiras, talvez não tão… Read more »

Alecs

Leia novamente meu comentário. Falei que podia até voar, mas se é efetivo ninguém sabe.

Allan Lemos

Sua linha de pensamento é tão equivocada que você precisou de um espantalho para tentar refutar o meu comentário. “Cópia melhorada”? Onde exatamente eu falei isso? “Não pode ser interferido”. De novo, onde exatamente eu coloquei tal afirmação? O que eu disse, em outras palavras, foi que o drone RQ-170 intacto que eles conseguiram capturar foi estudado e foi feita a engenharia reversa de várias tecnologias do mesmo. Os frutos desse trabalho podem ser observados nos vários modelos de drones que o Irã tem apresentado nesses últimos anos, alguns inclusive estando em uso na Ucrânia, ou seja, até a Rússia… Read more »

Eduardo Neves

É exatamente por aí, parabéns por separar as coisas.

Eduardo Neves

Pois é esse mesmo país que está produzindo os drones que são um dos grandes destaques do conflito russo -Ucraniano, menos preconceito e mais pragmatismo não faz mal a ninguém …

Os fatos falam por si só, pensa nisso!!

Ciclope

Depende do objetivo da coleta de inteligência. Exemplo, se você souber o local de uma base aerea, pode programar o drone para sobrevoar a base a grande altitude e tirar uma foto panorâmica da base e voltar, só ligando o rádio transmissor e receptor quando estiver sobre a base de origem. Isso pode ser feito com navegação INS ou via satélite, no caso sem usar satélites que o inimigo tenha acesso.
Você não terá controle total do drone sobre o alvo, mas o inimigo também não.

Last edited 8 meses atrás by Ciclope
Rafa

Ohloco.
A galera aqui do fórum está muito exaltada. O amigo apenas comentou que rendeu bons frutos. Não falou nada sobre as capacidades do drone, muito menos sobre uma versão melhorada.

Uma coisa é certa. Qualquer tecnologia inimiga que caia em suas mãos, tem que ser aproveitado mesmo. A capacidade aerodinâmica com certeza já foi um ganho para o Irã. Ou vc acha que se um Kinzhal cair em mãos ocidentais ele não será estudado?

Rui Chapéu

E aquele super caça deles stealth??

to querendo ver que que deu

Luiz

Nessa questão de um caça só uma grande parceria pra ir a frente. E países que detém tecnologia não vão repassar tecnologias sensíveis de caças de combate. O acordo Rússia e Irã no fornecimento dos F-35 ao Irã já ta dando problema. Os russos não querem repassar tecnologias dos Sukhois aos iranianos.

Sensato

Creio que quis dizer SU35

NEMOrevoltado

F 35 sendo fornecido ao Irã?

Compartilha essa erva ai irmão!

Fabio

Os russos não passam tecnologias sensíveis aos compradores assim como os EUA também não passam, só alguns europeus e os chineses fazem isso, no caso dos chineses em algumas aeronaves.

José Vanildes

Não é F-35. É Su-35.

Fabio

O Iran deveria fazer alianças militares a fundo com Rússia e China e quem sabe criar uma aliança militar de defesa mútua, o Iran também poderia ter uma grande ajuda em multiplicar um futuro arsenal nuclear com ajuda da Rússia e China, quanto mais países ante EUA tiver poder de dissuadir o opressor, o mundo ficará mais multipolar e seguro.

Leandro Costa

Por que um Mundo multipolar é mais seguro? Por que mais armas nucleares espalhadas pelo globo vão nos tornar mais seguros? O que, para você, seria um Mundo multipolar? Já estivemos sob essa ‘multipolaridade’ antes?

Jadson S. Cabral

Oi??? Um mundo com mais armas nucleares é mais seguro? Mais armas nucleares nas mães de mais gente louca, de países instáveis, governados por ditaduras, teocracias… Se já se teme que a Rússia se desestabilize por algum deslize do Putin ou de alguma tentativa de golpe dentro do Kremlin.. A Rússia… imagina o Irã…

Rafa

Todo mundo já percebeu que apoiar o Irã em algumas áreas é problema.
Eles podem até conseguir ajuda da China/Rússia em algumas áreas.

Mas duvido muito que até mesmo a China e Rússia queiram um Irã nuclear para rivalizar com eles.

Vendéen

Alô Brasil,

Os americanos são inegavelmente reconhecidos como um povo muito criativo.
Além disso, apesar de uma animosidade muito forte, os “bons amigos” dos EUA encontraram uma boa fonte de inspiração nos drones americanos lol.
“A Coreia do Norte revelou cópias dos drones americanos MQ-9 Reaper e RQ-4 Global Hawk”
https://www.opex360.com/2023/07/28/la-coree-du-nord-a-devoile-des-copies-des-drones-americains-mq-9-reaper-et-rq-4- falcão global/

Alecs

Se não estiver em modo irônico é outro piadista. Kkkkkkkkkk

Jadson S. Cabral

Você realmente acha que esses drones são o supra-sumo da tecnologia e que é impossível alguém fazer modelos semelhantes, né? Mesmo o Irã tendo capturado destroços desses drones, mesmo roubando projetos…

Alecs

Prezado, pelo contrário. Acho que fazer o drone não é nada difícil. A parte ótica para reconhecimento e designação dos alvos é um pouco mais complicada. Já o link de dados que controla tudo e deve ser altamente confiável e a prova de interferência é o mais complicado. Tanto que acredito que o drone foi copiado e vários processos de engenharia reversa devem ter acontecido com sucesso, mas a parte de link de dados criptografados não acredito que foi quebrada e o que tento dizer desde o primeiro comentário é isso. A parte de aerodinâmica, motorização e sensores ópticos pode… Read more »

Rafa

Esqueceu de mencionar os mísseis Iranianos.
Parece que são porcaria tb, né?
Conta aí no seu expertise em construção de foguetes, drones, motores, navegação, etc.

Vendéen

Olá Alecs,

O conteúdo de alguns assuntos certamente muito sérios às vezes possibilita misturar os dois. lol

Desejo-lhe um dia cheio de coisas divertidas

Alecs

Olá Vendéen, espero que não tenha levado meu comentário mal. É que as vezes as torcidas aqui são tão fora da realidade que sem um pouco de bom humor fica chato comentar. A torcida as vezes atrapalha o discernimento científico e faz parecer tudo muito fácil para o lado do torcedor. Americanos e chineses e russos levam muito a sério seus segredos e procuram não deixar o adversário descobri-los com facilidade, mas na mente dos torcedores a engenharia reversa acontece como mágica.
Grande abraço!

Last edited 8 meses atrás by Alecs
Diego Tarses Cardoso

Uma cópia do RQ-9 Reaper mas parece que foi feito.

Parabéns aos Iranianos pela persistência, mesmo que eu não concorde com o regime de governo deles.

Maurício.

Eu lembro que uns bons anos atrás, o Irã apresentou uns drones e tinha um pessoal que zoava, diziam que o suposto radar que tinha em baixo do drone era na verdade uma bacia e que só serviam para propaganda. A guerra na Ucrânia está mostrando que os drones do Irã voam e podem fazer estrago, eles estão evoluindo no setor.

Jadson S. Cabral

É a mania eterna do brasileiro de criticar, rir de todo mundo e permanecer parado sem fazer nada. Aí o tempo passa, quem estava sendo ridicularizado evolui e nós, que só sabemos fazer algazarra, ficamos para trás chupando dedo e ainda duvidando de que tal país conseguiu mesmo chegar onde chegou, depois de anos de esforço, como um colega acima está fazendo. Ele acha que um VANT desses tem uma tecnologia tão incrível que o Irã não conseguiria copiar, talvez pense isso porque o Brasil não o faz. Daí ele olha para o próprio umbigo e projeta suas incapacidades nos… Read more »

Inimigo público

E um deles se gabava de ler manuais técnicos das armas, o nome dele vcs já sabem qual é.

ICARUS

Parabéns ao Irã, que ataquem logo Israel.

Santamariense

Espera sentado…

Rinaldo Nery

E por que devem atacar Israel? Você é muçulmano?

Mossad Agent 1406

Icarus} caso o Iran faça um único movimento ou esboço de movimento errado, no dia seguinte você precisará atualizar seu mapa mundi. Porque no novo, não existirá Teerã 👌🏻

Eu não falo como expectador.
Falo como israelense, que vive em Israel e faz parte das IDF.

Seu desejo é apenas seu grito antisemita que arde em suas veias. Mas para sua infelicidade, nós somos muito mais fortes, capazes e estamos há alguns anos luz em todos os campos frente aos nossos inimigos. E isso inclui você.

Inimigo público

Os americanos vão dar dinheiro para Israel fazer isso? Por que sem o dinheiro dos EUA Israel não dura 1 mês contra o Irã sem usar suas armas nucleares, nem o Iraque com vários aliados aguentou.

Nativo

Os israelitas em Wallace street já financiam Israel há muito mais de um século.

Jadson S. Cabral

Eu só não entendi o porquê daquela conexão exterior a fuselagem, que parece ser uma linha elétrica ou hidráulica. Talvez esse seja ainda um protótipo, talvez ainda vá sofrer melhorias.

Aéreo

Este tipo de equipamento é na verdade um sistema de sistemas. Existe a aeronave em si, como também os sensores, os softwares de planejamento, missão e analise de dados. Existe um data link, que para esta classe de UAV é via satélite, já que o alcance proposto o coloca quase sempre longe de bases terrestres de controle.

Estes sistemas são tão ou mais complexo e caros que a célula da aeronave em si, então não se deixem enganar apenas por fotografias, há muita coisa a ser desenvolvida até as capacidades operacionais reais serem atingidas.

Jadson S. Cabral

Software é software. Não precisa muito mais que uma dúzia de nerds da computação formados nas melhores universalizes iranianas e alguns até estudaram fora para desenvolver o que for necessário. Links de satélite é só ter as antenas e o satélite. O satélite o Irã tem, pode comprar da Rússia e tem até capacidade de lançar sozinho. As antenas podem adquirir do mercado externo, de vários usos, até civis, tipo aquelas que ficam frente de somos usadas em embarcações, podem adaptar, fazer reengenharia, desenvolver outras versões… sensores? Os sensores principais são câmeras, tanto no espectro visível quanto no infravermelho. Novamente,… Read more »

Leandro Costa

Software é software… quero ver essa dúzia de nerds da computação integrando sistemas de diferentes fabricantes em hardwares diferentes, em linguagens diferentes, e centralizando tudo em um sistema só para operação remota com segurança de transmissão de dados em tempo real.

Está longe de ser impossível, mas não é nem de perto tão fácil quanto você parece inferir, Jadson. Mesmo com a super motivação guarda revolucionária Islâmica.

Last edited 8 meses atrás by Leandro Costa
Jadson S. Cabral

Eu não disse que é fácil. Disse apenas que não é tão difícil quanto alguns acham que é. Certamente essa máquina apresentada pelo Irã não é tão complexa quanto os modelos americanos que eles copiaram (ainda não). Muito provavelmente é uma plataforma aérea remotamente pilotada que carrega algumas câmeras e em tese pode possuir uma pequena antena parabólica para garantir um link de satélite. O software de voo é muito fácil de escrever e as câmaras só precisam transmitir as imagens, seja por link satelital, seja por visada. Criptografia simples pra tbm não ser jammeado por qualquer aeromodelista com um… Read more »

Jadson S. Cabral

Só um adendo, transmissão de dados em tempo real até os drones da DJI têm. Conseguem transmitir vídeo em 4k, no espectro visível e infravermelho, bem como dados de voo e caso percam o sinal com o controle, conseguem voltar pra casa “sozinhos”. É um drone civil, que pode ser comprado porá qualquer um que esteja disposto a gastar 10 reais num brinquedo

Leandro Costa

Eu sei. O problema é fazer a mesma coisa. Conseguindo diferentes equipamentos de fornecedores diferentes, mesmo que por baixo do pano, e escrever um software base para controlar o software que foi escrito para controlar cada hardware individual em uma camada única que seja de baixa latência para transmissão em tempo real é uma empreitada que não é fácil. Para tentar simplificar: São vários equipamentos integrados em uma única plataforma voadora com apenas um único software para controlar não apenas os comandos de vôo, mas qualquer outra coisa que se deseje levar como carga útil. Seja um designador laser, IR,… Read more »

Alecs

Comentário perfeito! É o que tento explicar desde a primeira postagem, mas os torcedores torcem o nariz para o que não representa a ideologia deles.

Agressor's

Direito de todo país ter um arsenal para defesa própria, se Israel tem porque os outros países não podem ter?! Parabéns ao povo Iraniano pelo governo que tem, assim poderá viver menos ameaçados pelo o “eixo do bem”. Todos os países têm o direito de se defenderem e protegerem seus interesses nacionais. O Irã, assim como qualquer outra nação, tem o direito de buscar meios para garantir sua segurança e soberania…

Jadson S. Cabral

Sim, eles têm. Mas para serem coerentes em defender esse direito, também precisam admitir que Israel tem direito de existir, coisa que eles não conseguem sequer pensar.

Leandro Costa

Nisso aí concordamos em 100%.

Mossad Agent 1406

O povo iraniano não tem absolutamente nada com isso, não tem orgulho disso, não apoia isso, não construiu isso. O povo iraniano apenas financiou isso e de maneira forçada. Não confundir o povo com os Ayatollahs! O povo está sendo perseguido e executado pelas IRGC e forças de “segurança” do regime (leia-se ditadura) incluindo execuções em praça pública de todos aqueles que se opõem ao regime. O povo iraniano quer se ver livre do regime iraniano, há décadas! Então meu nobre pedaço de pós digestão, não há “parabéns ao povo iraniano”. Você apoia a ditadura iraniana e a sofrência do… Read more »

Francisco Vieira

Acho incrível como eles se viram com o que têm ao invés de ficarem reclamando e plantando melancias no asfalto.