O Exercício iniciou na segunda-feira (03/07) e permanecerá até essa sexta-feira (07/07)

Na segunda-feira (03/07), o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus iniciou, na Base Aérea de Anápolis (BAAN), a Terceira Fase da Operação Zeus. O exercício tem por objetivo realizar a avaliação operacional, em solo e em voo, da adequabilidade e eficiência operacional da aeronave KC-390 Millennium para ser empregada no transporte da viatura Astros LMU MK-6 do Exército Brasileiro (EB).

A operação se estenderá até essa sexta-feira (07/07), e os resultados colhidos no exercício serão de suma importância para a consolidação do projeto KC-390 Millennium. Além disso, é um importante marco de interoperabilidade entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército Brasileiro, envidando esforços de maneira sinérgica com vistas à garantia da soberania do território nacional em toda sua magnitude.

O veículo Astros (Sistema Múltiplo de Lançamento de Foguetes) é um equipamento desenvolvido pela Avibras e operado pelo EB para o lançamento de foguetes e mísseis. A plataforma, que chega a pesar até 24 toneladas, é um veículo de artilharia autopropulsada que além dos lançadores, conta com um sistema de comando e controle que permite a coordenação dos disparos, bem como sistemas de comunicação e apoio logístico.

Na Operação de Ensaio, após preparação da aeronave, foi realizado o carregamento do veículo, taxiamento e outras verificações previstas no Plano de Ensaio, para garantir todas as ações seguras com o veículo embarcado. Com o sucesso das fases iniciais, foi realizado um voo com o veículo a bordo e com evoluções em espaço aéreo designado. O pouso final, de máximo desempenho, consolidou os aprendizados anteriores e coroou o sucesso da operação, encerrada com o desembarque do veículo da aeronave em total segurança.

Participam desta operação militares do 1º GTT, membros da Embraer e da Avibras, militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e do Exército Brasileiro.

Para o Chefe do setor de Operações do 1º GTT, Major Aviador Rafael Portella Santos, o Astros LMU MK-6 é um dos principais sistemas de artilharia do Exército Brasileiro e tem sido usado para apoiar operações militares, tanto em exercícios de treinamento quanto em missões reais. “Sua capacidade de lançamento de foguetes e mísseis de diversos tipos e alcances faz dele uma peça importante no arsenal do Exército Brasileiro para atingir alvos a longa distância. Dessa forma, a possibilidade de transportar esse equipamento nas asas da FAB aumentará ainda mais o horizonte de atuação no cenário almejado”, destacou.

Segundo o Piloto de Ensaios em Voo, Major Aviador Vinicius Marcel Holdorf, que conduziu a aeronave testada, a capacidade de transporte de carros de combate pela aeronave KC-390 Millennium tem sido avaliada com níveis crescentes de dificuldade desde o ano passado em Santa Maria (RS). “Na ocasião, foram testados os veículos Guarani e M-113 do Exército Brasileiro. O veículo lançador Astros foi o maior desafio desta fase e adiciona potência às capacidades do KC-390, reiterando a superioridade operacional do projeto da Embraer”, concluiu.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

148 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
M4l4v|t4

Linda fotos, apesar de serem tão negativamente simbólicas. 2 excelentes produtos que estão sendo enterrados vivos.

Welington S.

Em relação a AVIBRAS, o plano de recuperação dela foi aprovado. Em relação ao KC390, não tá nas escuras não. O KC390 tem e vai ter mercado. Pode ter certeza disso.

Foxtrot

“Em relação a AVIBRAS, o plano de recuperação dela foi aprovado.”
Agora é a Avibras fazer o dever de casa, e para de querer se manter no mercado (que é cada vez mais competitivo), oferecendo sempre o mesmo produto, e dependendo sempre dos mesmos péssimos clientes (FAAs nacionais).

M4|4v1t4

Ele acha que só ele acompanhou a aceitação da recuperação judicial da AVIBRAS ontem. O fato é que todas as forças do mundo que estavam para se reequipar com MLRS o estão fazendo agora. O HIMARS provou que estava a frente do ASTROS em tudo:no conceito da plataforma e na qualidade e variedade das munições. Todo aquele barulho de brasileiro dizendo que o ASTROS era o que havia de melhor no mundo não passou de barulho. Os israelenses e coreanos, que não dormem no barulho de brasileiro, correram atrás de fazer produtos que pudessem competir com o HIMARS e já… Read more »

Foxtrot

Exatamente.

Art

os Americanos levaram o ASTROS do Iraque para os EUA e fizeram o HIMARS, a avibras deveria melhorar o conceito, mas não modernizou o projeto. Agora tem muita concorrência, munição guiada por GPS, múltiplas munições e misseis na mesma plataforma. o ASTROS também tem munições guiadas mas não foi vendida ainda?

Last edited 9 meses atrás by Art
M4l4v|t4

Sério mesmo que tem gente acreditando que o EUA estava fazendo engenharia reversa do ASTROS para fazer MLRS nos 90?

Se fosse nos anos 20 do século XX eu até acreditaria. Mesmo sabendo que americanos e russos eram praticamente os únicos a terem tais sistemas de armas como protótipo naquela época.

Jadson S. Cabral

E vai depender de quem? Porque quando tem cliente exterior querendo comprar, o governo veta a venda com medo de retaliações

Foxtrot

Ela precisa oferecer produtos no mercado civil.
Se não, vai viver em recuperação judicial.
Tem que buscar cooperar com empresas como SIATT, AKAER, para ter acesso a mais tecnologias, acesso a novos mercados etc.
Quem sabe, junto com essas empresas, ela não revive o Falcão para AVEX, o Fog-MPM MK, dispare e esqueça para o programa de mísseis da AVEX etc.
A Avibras parou no tempo, e o Astros não é mais a “cereja” do bolo.

Renato B.

Foi essa a solução dos chineses na indústria naval, tecnologias de duplo uso.

M4|4v1t4

Sim, tem mercado sim. Também tenho fé.
Só não será Holanda, que irá cancelar; Assim como também não será a Suécia, a Grécia, o EUA, e nenhum país da OTAN e da UE. Nem mesmo a República Tcheca.

Ou seja, aquele que decidir comprar o KC-390, já compra sabendo que é um avião que não terá escala e não será o substituto do Hércules.
O substituto do Hércules será um novo avião norte-americano ou um projeto europeu.

Taso

Sério que vão cancelar? Não estava por dentro. E ainda teve a baixa de pedidos da FAB. Tomara que venda logo muitos por aí.

Sensato

Tanto tem que existem 3 iniciativas para estudar a produção de aeronaves similares, duas na Europa, uma delas envolvendo a Suécia, e uma na Coreia do Sul.

Marcelo

Ucrânia em guerra,europa comprando material de guerra e a Avibras não aproveitou o momento pra fechar pelo menos 1 contrato de venda do seus produtos,que piada de mau gosto !!!

Maurício.

“2 excelentes produtos que estão sendo enterrados vivos.”

Esse deve ter um postêr da Lockheed Martin em casa…🤦🏻‍♂️😂 Ainda bem que o desejo de alguns, fica só no desejo mesmo…

Foxtrot

Muito bom. Exercitando as capacidades de logística.
Em minha modesta opinião, acho que além de um comando conjunto de logística e transporte, precisamos de um transporte estratégico (pernas longas).
Com alcance global (algo como C-5 Galaxy).
Nunca se sabe o amanhã.

Renato

Mais ou menos nesse sentido já temos dois A-330, (Me esqueci a nomeclatura na FAB) futuros MRTT(???). Não carrega um Astros mas já é alguma coisa..

Last edited 9 meses atrás by Renato
Allan Lemos

Temos 1, o outro foi/será requisitado pelo desgoverno para usá-lo como transporte presidencial.

AVISO DOS EDITORES: LEIA AS REGRAS DO BLOG.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Foxtrot

“Temos 1, o outro foi/será requisitado pelo desgoverno para usá-lo como transporte presidencial.”
Já fizeram isso no último mandato.
Esqueceu que “alguém” (tenho que florear, se não a moderação barra), foi para Miame nele ?
Nacionalistas de Miame kkkkkk.

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Sensato

Viajar no avião que não foi convertido para reabastecedor não é o mesmo que solicitar a conversão dele para vip, o que obviamente desfalca a FAB na função de reabastecedor estratégico que foi a razão da compra.

Foxtrot

Amigo , estou falando de transporte estratégico.
Não falei de reabastecedor ou transporte de passageiros.
Você está confundindo alhos com bugalhos .
VC-30 não transporta um Astros 2 MK6.
Me ajuda aí !

Sensato

Não mete essa, no seu comentário que eu respondi, você estava tentando emplacar uma falsa equivalência que não tinha nada de estratégica. Bom, talvez estratégia de construção de narrativa…

Foxtrot

Amigo, me ajuda aí.
Ou não sabe ler, ou é péssimo em interpretação de textos !

Silveira

Os editores estão com medo do xandão.

AVISO DOS EDITORES: OS EDITORES PREZAM PELO CUMPRIMENTO DAS REGRAS DO BLOG POR QUEM QUER QUE SEJA, INCLUINDO “XANDÃO” CASO ALGUM DIA O MESMO RESOLVA COMENTAR AQUI. LEIA E SIGA AS REGRAS DO BLOG AO INVÉS DE ESCREVER BESTEIRA SOBRE A CONDUTA DOS EDITORES.

PRIMEIRO AVISO

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Foxtrot

“Os editores estão com medo do xandão.” Ou ________________

COMENTÁRIO EDITADO POR ATACAR OS EDITORES DO SITE.

PRIMEIRO AVISO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Foxtrot

A-330 não serve para isso amigo.
Compraram com a desculpa de “transporte estratégico de tropas”.
Mas onde precisamos levar grande número de tropas com urgência?
Sem falar que se um dia houver a necessidade, as empresas aéreas nacionais podem fretar seus aviões. Diferente de aviões de transporte militar pesado.
Esses são específicos !

Allan Lemos

O Brasil sozinho é maior do que a Europa sem a Rússia.

Não venha com esse papo de “se um dia precisar”, colega. Se esse dia chegar já será tarde demais. E acho que nem preciso falar aqui que um avião feito para uso militar é muito diferente de um feito para uso civil.

Foxtrot

Me ajuda aí meu caro.
Se um dia precisar, já estamos perdidos faz tempos.
Nossos militares só visam o tal T.O sul americano.
Ou seja, não tiram o olho do próprio umbigo.
Sempre escrevi aqui, que as maiores ameaças ao Brasil, não está na nossa vizinhança, mas sim nas nações que vivemos pedindo “esmolas”.
Me poupe !

Glasquis7

Se um dia o Brasil perder território para alguma potência mundial, não será em algum conflito bélico, será em algum tratado ou negociação e assim sendo,o maior risco serão os próprios brasileiros e seus dirigentes que negociarão a entrega de territórios. Isso se algum dia acontecer.

Foxtrot

Aí sou obrigado a concordar com você viu !
Ps: Se bobear isso já está acontecendo desde o descobrimento !

Last edited 9 meses atrás by Foxtrot
BLACKRIVER

Onde precisamos de tropas não temos infraestrutura somente para C208, mas…
Mas… com carteira e experiência de C208 não se arruma emprego na aviação civil aos 45~50 anos… já com type rate A330 fica muito mais fácil no futuro…

Renato

Sim eu sei que são categorias distintas, por isso eu disse “mais ou menos nesse sentido” pois apesar de não ser propriamente um cargueiro como o Galaxy, também pode ser usado para transporte.
.
E na verdade, compraram para transforma-los em MRTT (supostamente).

Sensato

Não senhor. Foi comprado com a intenção de conversão para função de reabastecedor e/ou transporte estratégico, não apenas de tropas mas de cargas. Sobre a função de transporte, além das cargas, é de pessoas, sejam tropas, Brasileiros em situação de risco, políticos e suas comitivas imensas e com composição questionável, entre outras.

Foxtrot

Sempre defendi o fim do GTE.
Isso te diz algo ?
Essa instituição da FAB só serve para levar parentes para posse, passeios internacionais etc.

Sensato

Se tu acha que perco meu tempo acompanhando o histórico de tuas postagens ao longo do tempo, tenho que te dizer que teu ego está sendo péssimo conselheiro. Estou, isso sim, rebatendo suas insinuações de que os aviões foram comprados para servir aos políticos ao invés do real motivo que foi a conversão em reabastecedor/cargueiro/transporte de pessoal estratégico. A iniciativa de mudar o propósito dos aviões começou em meados desse ano e você sabe bem que não veio de quem você quer fazer parecer que veio.

Brandão

Que tal greve da pm em PE, BA, CE, RN, ES, …..que tal enchentes, que tal op acolhida (que só transporta veezuaelanos), que tal contingente extraordinário para haiti em 2004, ou 2010….

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

A DISCUSSÃO ESTÁ COMEÇANDO A FUGIR MUITO DO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Foxtrot

Por isso mesmo deve-se criar uma verdadeira guarda nacional.
Por isso mesmo, deve desmilitarizar as PM,s, por isso mesmo deve-se ter um comando conjunto de transporte sob jurisdição de um MD eficiente e integrador, por isso mesmo pode-se fretar aviões de carreira.
Ora bolas, se os norte americanos, mesmo com sua imensa capacidade logística , experiência de combate etc, fretou aviões de carreira na guerra do golfo, porquê nós não podemos ?

Last edited 9 meses atrás by Foxtrot
Sensato

Guarda nacional e desmilitarizar PM? Agora ficou claro por quem e pelo que você milita aqui.

AVISO DOS EDITORES: DEBATAM OS ARGUMENTOS SEM ATAQUES PESSOAIS NEM LEVAR O DEBATE PARA A DISPUTA POLÍTICA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Foxtrot

“Guarda nacional e desmilitarizar PM? Agora ficou claro por quem e pelo que você milita aqui.” Cuma ? Meu caro, se não sabe, a maioria das polícias nós países desenvolvidos e civilizados, são polícias “civis ” (sem carácter militar. Ou seja, são apenas empregados comum. Se acertam, são homenageados, recebem aumentos de salários e funções. Mas se erram, vão parar na mesma cadeia onde botou muita gente. Isso acontece com PM,s e mesmo com policiais civis no Brasil ? Precisamos de uma polícia cidadã, e que os funcionários destas instituições, tenham sempre em mente, que nada mais são do que… Read more »

Rinaldo Nery

Quais abusos?

Foxtrot

Preciso mesmo escrever tudo aqui Cel. ?
Leia os noticiários.
Abusos contra a sociedade e contra eles mesmos ( os policiais).

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

A DISCUSSÃO JÁ FUGIU MUITO DO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Rinaldo Nery

Contra a sociedade? Especifique melhor.

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

A DISCUSSÃO JÁ FUGIU MUITO DO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Foxtrot

E se não sabe, guarda nacionais, são para atender os países em calamidades máximas, insurgências etc.
Não cabe a exércitos, polícias essas funções .

Foxtrot

Não milito em função de ninguém.
Até porque não tenho político de estimação ou político semi deus.
Diferente de você, ao que parece !

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO, SEM PROVOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Glasquis7

A PM é militarizada?

Rinaldo Nery

Sim

Glasquis7

Tenho entendido que a PM pertence a cada estado e não a nenhuma Força.

Rinaldo Nery

Sim. Mas são militarizadas

Foxtrot

Polícia Militar !
Me diz você.
Kkkkkkk cada um viu !

Glasquis7

Não sabia que a polícia militar (comum PM) dependia do ministério da defesa nem que estava ligada a alguma das FA,s do Brasil.

As PM,s no Brasil, até onde sei, são instituições policiais dependentes de cada estado. Ter o nome de Polícia Militar não quer dizer que sejam uma Força Armada, diferente de países que tem as suas polícias militarizadas.

Last edited 9 meses atrás by Glasquis7
Santamariense

Glasquis, as PM’s não tem vínculo administrativo/financeiro/operacional com o MD. Cada estado e mais o DF tem suas próprias polícias militares, com subordinação ao poder executivo de seu respectivo estado. Quando se fala que são militarizadas, o que se quer dizer é que possuem organização hierárquica, disciplina e “rotinas de quartel” semelhantes ao Exército. As polícias militares são denominadas como Forças Auxiliares das Forças Armadas.

Glasquis7

Então não são militarizadas.

Acho que o conceito está mal entendido neste caso.

A militarização de uma polícia ocorre quando está deixa de ter comando (e orçamento) dos órgãos públicos competentes (Ministério do Interior, da Justiça ou administração pública, governo federal ou estatal) e passa formar uma Força Armada, com seu próprio comando e dependendo diretamente do MINDEF, inclusive o seu orçamento.

Santamariense

O seu entendimento de “militar” está se restringindo às Forças Armadas. Mas, não é esse o entendimento legal. No Brasil, as polícias ostensivas são militares (com postos/graduações que vão de soldado PM até coronel PM) e as polícias investigativas são civis. Pode parecer estranho para muitos, mais ainda para estrangeiros como você, mas é assim.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO FUGIU TOTALMENTE DO TEMA DA MATÉRIA E VÁRIOS AVISOS JÁ FORAM DADOS.

PRÓXIMOS COMENTÁRIOS QUE INSISTIREM NESSE DESVIO DO ASSUNTO SERÃO APAGADOS. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Está bem. Entendido.

Foxtrot

_____________

Onde escrevi que a PM dependia do MD.
Só escrevi que sim, ela é uma polícia de carácter militar.
Já viu o treinamento, hierarquia, doutrina de uma PM?
Me poupe !

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. DEBATA DE MANEIRA CIVILIZADA SEM ATACAR OS DEMAIS. VOCÊ JÁ RECEBEU DIVERSOS AVISOS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Glasquis7

“Cara, vc é louco. Onde escrevi que a PM dependia do MD” E onde eu afirmei que vc escreveu isso? Compreensão de leitura por gentileza. “Só escrevi que sim, ela é uma polícia de caráter militar”. Não, não é. Apenas é uma polícia uniformada, diferente de uma polícia militarizada que se compõe como uma Força Armada. Por exemplo, Carabineros é uma polícia militarizada, é uma força armada destinada à proteção do país. Isto permite que sua direção seja ligada ao MINDEF e que até às compras sejam feitas diretamente como o o fazem as FAs de qualquer país. Suas filas… Read more »

Foxtrot

2004/ 10 não havia os aviões e mesmo assim as tropas foram enviadas.
Qual a desculpa para a compra só 14 anos depois ?
Que missão de paz iríamos atender ?

Fernando "Nunão" De Martini
Foxtrot

Mas depois do Haiti, onde enviamos grande número de tropas ???

Fernando "Nunão" De Martini

Vários lugares. Uma das respostas está no terceiro link que mandei. Achei que você tinha lido para responder.

Outros lugares você encontra no campo busca do blog. Boa pesquisa e boa leitura.

E o fato de ter acabado a missão no Haiti não significa que será a última. O Brasil tem tradição de participar de missões da ONU. Sem falar que esta é apenas uma das missões possíveis para aeronave do tipo MRTT.

Foxtrot

Possibilidade abre um espectro muito amplo Nunão.
Há possibilidade do Brasil entrar em guerra amanhã etc.

bit_lascado

________

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES JÁ HAVIAM AVISADO QUE A DISCUSSÃO ESTAVA FUGINDO DO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Ander

Desde a guerra do golfo foi aprovado uma resolução na ONU proibindo o uso de aviação comercial para transporte de tropas em estados em guerra.

Foxtrot

Bom, essa não sabia.
Apesar que a ONU proibiu o uso de bombas clusters, e olha o que os norte americanos querem mandar para a Ucrânia.

Camargoer.

KC30

Renato

Isso, tks.

Marcos Silva

Renato aposte em VC-30…

Santamariense

Os C-30, designação dos A330 na FAB, tem capacidades e funções muito diferentes de uma aeronave da categoria de um C-5. O C-30, quando convertido em KC-30, será da mesma categoria do KC-46 da USAF, que estão substituindo os KC-135 aos poucos. Já os C-5, mais o An-124 (mesmo que não usado por uma Força militar) e ainda o C-17 (mesmo que menor que os outros dois), são aeronaves de transporte estratégico “puro”, não realizam REVO, mas transportam muito mais carga que um KC-30 ou KC-46, tanto em tonelagem como em volume.

JORGEMATEUS77

seria interessante a FAB ter um ou dois C-5M. Os EUA começaram a modernizar os C-5 na última década. Se a FAB conseguisse um acordo para receber um modelo usado da USAF iria ser um pé na roda para transportes estratégicos, como de grandes geradores, materiais de usina, grande aparelhagem no sentido norte sul. Ainda assim sua operação seria limitada, com poucos aeroportos capazes de receber um aeronave desse porte. É um avião caro, assim como tudo na aviação é, mas realiza um serviço totalmente diferente de aviões comerciais convertidos em cargueiros, como o KC30, KC135, KC46. Além disso é… Read more »

Sensato

O C5 não é mais produzido, não está disponível e mesmo que estivesse, é caríssimo de comprar e operar.

Foxtrot

Você leu que eu escrevi EXEMPLO???

AVISO DOS EDITORES:

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Sensato

Quem parece não ler não sou eu. Qual o avião do porte do C5 ou remotamente próximo é fabricado ou está disponível e com custos de aquisição e operação razoáveis hoje em dia?

Foxtrot

Havendo vontade, interesse e visão estratégica (a verdadeira), basta desenvolver meu caro.
A Embraer já fez um avião grande no Brasil, não há impedimentos técnicos para ela, fazer um enorme.
Use sua inteligência, que eu sei que você tem !

Jadson S. Cabral

Não há o quê??? Não há impedimentos??? Gastamos uns velhotes bilhões para desenvolver uma aeronave que devia ser (e com fé será) o substituto natural do C-130, que deveria vender centenas e estamos na maior dificuldade de vender, pelas dificuldades impostas pela geopolítica, pela concorrência e pelo próprio governo brasileiro, que aliás reduziu o número de encomendas… e você acha que é simple a Embraer simplesmente desenvolver uma aeronave do porte do C5 Galaxy, aquela que é a maior e mais cara aeronave de transporte militar de todo o mundo… quando você acha que essa brincadeira custaria? 20, 30 bilhões..?… Read more »

Foxtrot

Não vou perder mais tempo te respondendo.
Mas para você entender, não há dificuldades técnicas (a moderação não deixa eu escrever em caixa alta, para te ajudar na_________________).
Estou falando tecnicamente.
Questões financeiras, políticas, diplomáticas etc, não me adentrei.
Quanto a questões técnicas, não há impedimentos para a Embraer.
O mesmo serve para um caça.
Desde 1980 que não há impedimentos técnicos para Embraer desenvolver um caça supersônico nacional.
E ela demonstrou isso em seu projeto MPLF.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO E DEBATA CIVILIZADAMENTE SEM PROVOCAÇÕES DESNECESSÁRIAS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

JORGEMATEUS77

amigo tudo na aviação é caro. Haverá sempre essa redundância para tentar justificar a não aquisição de produto X ou Y. Nesse sentido o C-5 não é mais fabricado, mas tem sido convertido para a versão M na USAF com troca de motores. Se o Brasil, através de sua diplomacia capenga, conseguisse comprar 2 unidades usadas, com uma fadiga de voo razoável, ajudaria muito em transportes estratégicos para um país de grande variação de latitude e malha rodoviária/ferroviária/marítima capenga. Ter um avião desses para transportar um grande gerador ou material de usinas e indústrias do Galeão ou Guarulhos para Manaus… Read more »

Foxtrot

“ajudaria muito em transportes estratégicos para um país de grande variação de latitude e malha rodoviária/ferroviária/marítima capenga.”
Até que enfim, alguém entendeu o que quis passar.
Precisamos (fabricada ou comprada de 2° mão), de um transportador pesado.
Um que leve MBTs Astros etc.
E o VC-30 não serve para isso.
O problema é que não temos visão estratégica, pois basta ver as alegações de nossos militares, quando adquirem ou desenvolvemos alguma coisa.
É sempre o “para as nossas necessidades atende”.
E o eterno, ” o Brasil não precisa disto, não temos ambições expansionista ” e blá blá blá !

Willber Rodrigues

A disponibilidade do 390 tá excelente. Qualquer exercício da FAB ele tá no meio, fazendo seu trabalho.

BK117

Realmente, caro Willber. Vira e mexe entre no FR25 e vejo 3 ou 4 voando. Considerando que temos 5 operacionais (o 55 está em atualização), tá uma maravilha!

Camargoer.

Olá Wilber. Eu não sei se é um viés de notícias (porque a gente sempre está prestando atenção no Kc390) ou se é uma questão de disponibilidade. Eu acredito nas duas coisas. Pelo que tenho acompanhado, até o momento apenas o C130 tem apoiado a base antártica. Aguardo com certa expectativa a primeira missão do Kc390 por lá. Outra coisa que fico pensando é sobre a destinação dos velhos C130 da FAB, Será que vai ter gente interessada?

BK117

Caro Camargoer, sim, por enquanto só o C130 pousa lá, mas até onde sei o KC tem feito grande parte das missões de apoio na Antártica via lançamento aéreo. Esses dias mesmo entrei no FR24 e acompanhei um em missão. Na ida alinhou com a pista chilena, desceu e desacelerou até cento e poucos nós, jurei que ia pousar, mas passou direto e foi em direção à base. Na volta fez o mesmo, desacelerou ainda mais, mas passou direto, subiu e continuou em direção ao continente. Fiquei que nem aquela galera esperando o logo do DVD bater na quina da… Read more »

Last edited 9 meses atrás by BK117
Neto

Ai ai ai, Uruguai…

Viva a idéia do Grupamento Operacional de KC390 do Cone Sul. Dois ou 3 talvez resolvessem.

Camargoer.

Olá Nilo. Gosto muito desta ideia.

Sensato

Seria uma boa se não fosse uma parceria Caracu onde não entraremos com a cara. Qual país do cone sul tem grana pra participar de uma iniciativa dessas? Só me ocorre o Chile.

Santamariense

Como vc disse, deveriam ser voos de ressuprimento aéreo. No inverno não há pousos na Antártida, exceto se houver necessidade. E no próximo verão os KC-390 deverão operar lá, pois os últimos 4 Hércules da FAB (3 C-130M e 1 KC-130M) deverão ser desativados no final de 2023.

Jadson S. Cabral

Os C-130 deveriam virar panelas, mas não sei se é prioridade da FAB proteger as vendas da Embraer não

JORGEMATEUS77

as chances dos hermanos quererem é muito grande
outro dia receberam dois C-130H (modelo do início da década de 70) doados pela USAF e comemoraram como se fosse ouro.
O cumpañero podia usar de sua influência e boa relação com a diplomacia internacioanl (pelo menos é isso oque dizem os “globais do projac”) e negociar uma venda de poucas unidades tanto para Argentina quanto pro Chile (os dois precisam)

Rinaldo Nery

O KC-390 já lançou carga na base Cmte Ferraz.

Camargoer.

Legal. Obrigado. Vamos aguardar o verão para ver o pouso

JORGEMATEUS77

só sei que semana passada os 4 C-130 restantes estavam parados no pátio do Galeão. Uma pena

BLACKRIVER

É o mínimo que se espera de uma máquina desse valor, ou seja não está fazendo mais do que justificar o suor do contribuinte!
Não é mérito nenhum fazer o serviço pelo qual foi pago!

BLACKRIVER

Incrível como nesse Brasil 🇧🇷 falta o mínimo de sensatez a algumas pessoas! 8 pessoas não gostaram do meu comentário, tudo bem direito delas, mas eu pergunto. Sera que se essas 8 pessoas comprar um AP ou uma casa de alto padrão, e este imóvel começar a apresentar infiltrações, deformações, goteiras, vazamento na parte hidráulica… enfim será que essas pessoas ficariam felizes? Galera ainda não entendeu que as Forças Armadas são sustentadas pelos cidadãos que pagam seus impostos, e pior, os mais pobres pois estes não sonegam pois geralmente não tem estudo e conhecimento pra isso! Sera que aquele pai… Read more »

Sensato

Como se a complexidade de construir um apartamento pudesse ser remotamente comparada a projetar e produzir um KC. A história está cheia de exemplos de países com longa tradição aeronautica que enterraram fortunas em aeronaves militares que não atingiram seus objetivos nem por alto. Assim sendo, uma aeronave como essa, projetada aqui e que cumpre com excelência as premissas do projeto, é sim, motivo para orgulho e mérito de deus desenvolvedores e fabricante.

Santamariense

A operação, seus objetivos e resultados são muito bons e importantes. Mas, ao fundo da foto vê-se o hangar do GTT, ainda não terminado. Há anos está em obras. Eu não entendo a dificuldade e a demora para construir um simples hangar!!

BK117

Caro Santamariense, é um questionamento pertinente.

Sabe se esse hangar é o que esteve envolvido no escândalo trabalhista e foi embargado uns anos atrás?

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/11/30/sete-trabalhadores-de-obra-em-hangar-na-aeronautica-sao-resgatados-em-condicao-de-escravidao-em-anapolis.ghtml

Com o tempo, cheguei à conclusão que adotaram um design modernista baseado na estrutura vazada da Torre Eiffell rsrsrsrs

Matheus Lucas

Esse hangar é uma novela mexicana e é este mesmo que esteve envolvido no processo trabalhista de trabalho análogo a escravidão está a cargo da construtora shox do brasil e quase não se tem notícia de quando vai terminar o último termo aditivo em vigência foi de 27/01/2020 a 24/06/2023.

Last edited 9 meses atrás by Matheus Lucas
Santamariense

Coisas de Brasil….sem cabimento. Absurdo completo!

“Com o tempo, cheguei à conclusão que adotaram um design modernista baseado na estrutura vazada da Torre Eiffell rsrsrsrs”

Hehehehe…boa!

Rinaldo Nery

Falta um pouco de conhecimento da lei 8666 e suas dificuldades. Principalmente com obras civis.

Santamariense

Rinaldo, se tiver grana disponível e vontade, um hangar desses fica pronto em meses. Não tem nada de altamente tecnológico e complexo. O mínimo que se espera é que uma obra dessas, antes de começar, já tenha todas as garantias de atendimento e cumprimento à legislação. O que não pode é os KC-390 estarem operando em Anápolis desde meados de 2018 (05 anos) sem um hangar próprio! Na realidade, esse hangar deveria estar pronto qiando os KC-390 chegaram em Anápolis.

Rinaldo Nery

Amigo, que arruma problema é o construtor no meio da obra pra gangar aditivo. E vai pra justiça e pára a obra. Acredite amigo, é assim que funciona na administração pública. Eu fui o fiscal da obra do prédio do 2°/6°. Quando se lança um edital, todas as garantias e atendimento às leis estão nele. Pelo menos na FAB.

Rinaldo Nery

* quem

Camargoer.

Olá Nery. Você tem razão. Existem requisitos legais definidos em lei que a empresa deve atender. Se é feita uma licitação, as empresas concorrentes apresentam a sua proposta e o critério de escolha é o menor preço. Há um período de recursos no qual é possível questionar os documentos do vencedor. Uma vez que a obra é iniciada, os pagamentos são realizados APÒS o avanço de cada etapa. Então, a empresa precisa de capital de giro para começar a obra. É ai que começam os problemas…. se os custos da obra (inclusive financeiros) forem maiores que o planejado, a construtora… Read more »

Von Richtoffen

Então,o problema é que a 8666 aceita “projeto básico”, sem o projeto executivo completo, e aí, na hora da construção, aparecem os problemas.

Von Richtoffen

Nem tanto, o problema é que a 8666 aceita “projeto básico”, sem o exceutivo completo, e aí, na hora da construção, aparecem os problemas.

Rinaldo Nery

Exato.

Orivaldo

Esse Astros cairia como uma luva em algumas forças da Europa

Piet

Seria ótimo testar na guerra da Ucrânia, mas parece que o Brasil tem medo de fazer isso, medo de ser um fracasso os Astros, mas é assim que se aprimora esses equipamentos, na guerra.

Rinaldo Nery

O Brasil não tem que se envolver nessa guerra. Além de distante, não é problema nosso.

Camargoer.

Oĺa Rinaldo. Concordo com você. Tenho defendido está posição desde o início do conflito. Em algum momento, os dois lados irão iniciar uma negociação. Não sabemos nem quando nem como nem sob quais condições. É muita incerteza. Até aqui, nem nossa população nem nosso território foram afetados. O país tem coisas mais urgentes inclusive na agenda internacional para tratar.

Andrey

Cel. como vc avalia a atuação da força aérea russa nessa guerra?

Renato Carvalho

Um fiasco

Rinaldo Nery

Decepcionante.

Jadson S. Cabral

Se envolver não tem não. Tem que vender arma. Guerra serve pra vender armas e indústria de defesa só se sustenta vendendo armas. Se não for pra vender e ficar com desculpinhas esfarrapadas, não adianta gastar bilhões com transferência de tecnologia sob a desculpa de desenvolver uma instrua de defesa que no final não servirá para nada.

Rinaldo Nery

Vender é se envolver? Responda a sua opinião.

Santamariense

Entre 1985 e 1988, em plena Guerra Irã-Iraque, o Iraque recebeu 80 Tucanos. Com aquela venda, o Brasil se envolveu na guerra?

Rinaldo Nery

Indiretamente sim.

Santamariense

Pois é! E teve problemas com isso? Que eu saiba, não.

Rinaldo Nery

Nesse caso não. Mas poderia. O Irã poderia ter embargado o petróleo para o Brasil.

Santamariense

Reinaldo, quem vende equipamentos bélicos tem que arcar com as consequências. É o ônus inerente à atividade.

Rinaldo Nery

Concordo parcialmente.

Matheus

No centro de instrução de formosa seria interessante ser construído uma pista de terra pra exercícios com o Millenium.

Renato

Exatamente, mas de asfalto mesmo. Eu até já havia comentado isso lá atrás, na época que estavam cogitando a compra dos Sherpa.

Matheus

Olá Renato. De asfalto e uma de terra pra treinamento também. Sds

Sensato

O pouso em pistas desse tipo tem que ser uma possibilidade e não uma habitualidade.

Matheus

Mas não deixa de ser pertinente o treinamento.

Sensato

Treinamento é sempre pertinente porém, face ao maior potencial de danos, aumento de manutenção e custos, não sei dizer qual a frequência considerada adequada.

LucianoSR71

Nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto foi construida uma pista de terra de 2100m e um trecho de 1200m c/ cascalho onde foram feitos os testes de certificação p/ operação nestes tipos de pistas.

LucianoSR71
LucianoSR71
Jadson S. Cabral

Só que na pista da Embraer astros não vão ser desembarcados e vão começar a atirar. Suponho que a ideia de uma pista em formosa seria treinar uma operação conjunta inteira, com os astros desembarcando e ja começando a atirar, pra vermos em qual tempo e quantas aeronaves seriam necessárias para transportar uma bateria… essas coisas, pra saber se foi uma boa ideia concentrar tudo em formosa.

Santamariense

O ASTROS não chega em um local e “já começa a atirar”. Precisa de um mínimo de 4 veículos, cada um com sua função, para o tiro poder ocorrer. É é muito improvável que, em uma situação real, o ASTROS seja desembarcado no próprio local onde irá operar. O sistema todo, formado por vários veículos, é transportado até uma base ou aeroporto ou pista próximo ao local das operações e dali, os veículos se deslocam ao local onde serão necessários.

LucianoSR71

Outra coisa não precisa se disparar realmente p/ se treinar, na realidade poucos são os treinamentos que chegam a esse ponto, basta vc simular, o que vale é treinar todo o procedimento e então simular o disparo. Alguém acha que treinamento c/ armas nucleares é feito até o final? Mesmo disparo de misseis ou lançamento de bombas sem cabeça de guerra nuclear é pouco frequente, o que se faz é uma simulação de todo o processo até o ponto que se atesta a prontidão da tropa no uso daquele armamento.

LucianoSR71

O colega havia sugerido a construção de uma pista de terra p/ treinamento, mas na realidade o tipo de pista interfere na operação da aeronave, não modifica a operação de carga e descarga, portanto p/ treinar pilotos nesse tipo de situação, já existe toda uma estrutura na própria Embraer, não precisa gastar recursos p/ replicar.

Rinaldo Nery

E desembarcar carga em terra ou asfalto não faz diferença nenhuma.

Bardini

“…é um veículo de artilharia autopropulsada que além dos lançadores, conta com um sistema de comando e controle que permite a coordenação dos disparos, bem como sistemas de comunicação e apoio logístico.” . Um dos grandes problemas do ASTROS, é o fato do sistema ainda estar amarrado nesta mentalidade de operar dentro de uma unidade, com foco na saturação de uma área. E isso é proveniente de outro grande problema, que é a óbvia falta de opções de munições guiadas em produção. Por mais que os propagados vaporware da AVIBRAS indiquem a existência de capaciade de ter um sistema equipado… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Bardini
Vitor Botafogo

Bardini, muito pertinente seu comentário. O Astros III que foi anunciado, não seria essa solução? Entendo que o missil de cruzeiro com alcance de até 300km mataria a charada.

Bardini

“O Astros III que foi anunciado” . Sabe quando surgiu esse tal ASTROS III? 1999! Vaporware… . “Entendo que o missil de cruzeiro com alcance de até 300km mataria a charada” . Não tem charada nenhuma. O projeto do míssil de cruzeiro deveria ser um produto focado na FAB e MB, devido suas características de emprego e mobilidade, ao passo que o EB deveria ter focado em foguetes guiados, para operar em um sistema descentralizado. . Veja o exemplo mais básico de todos, que é a Ucrânia destruindo sistemas de artilharia russos dispersos no terreno, com o emprego de praticamente… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Bardini
JPonte

O 390 um avião moderno , na FAB em número insignificante para qualquer Acai de envergadura , hoje faz parte da lista de alvos num combate abater transportadores e reabastecestes ( enfim como sempre ) , o Astros foi um grande produto que perdeu relevância pelo não aprimoramento tecnológico . O Brasil está apto a sofrer por faltas de meios em combate …

JPonte

Como nossos militares e políticos são muito bem informados e muito sábios , devem ter certeza absoluta de que nunca irão precisar de meios para se defender por que ninguém nunca vai nos atacar , se nós atacarem devem ter a certeza eu a indústria nacional não sendo atacada irá prover tudo rapidamente e como não sofreremos restrições externas o mundo todo nos proverá do que precisarmos …… deve ser isso eu acho AVISO DOS EDITORES: 6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;… Read more »

Renato

O KC-390 não é um cargueiro estratégico e sim tático, dois deles em apenas duas viagens já poderiam transportar quatro Astros para qualquer ponto do território nacional em apenas um dia por exemplo. Não acho isso uma capacidade pífia meu caro..

Last edited 9 meses atrás by Renato
Camargoer.

Caro T. O Kc390 pode transportar até 26 ton, mais que o C130. O veículo mais pesado do AstrosII pesa até 22 ton, sem falar que no projeto de carga do Kc390, ele pode levar um veículo pesado posicionado entre as asas, provavelmente por questões de centro de gravidade. Bem, ainda assim é uma capacidade superior ao do C130. Pífio seria um avião mais caro que US$ 50 milhões não pudesse levar um carro de combate, seja um Astros, Guarani ou um Stryker. Considerando, como vocẽ disse, que uma bateria Astros precise de no mínimo 4 veículos, isso significa na… Read more »

Camargoer.

Olá T. Entendi, Sob este ponto de vista, você está certo.

Fernando "Nunão" De Martini

Lembrando que essas missões podem ser feitas com mais de uma viagem por aeronave. O cálculo logístico nunca parte da visão de “levar uma viatura com um avião”, e sim de uma perspectiva de esforço aéreo. Tem-se o total da carga e o tempo previsto para a mesma estar em determinado local. Então são alocadas as aeronaves, entre as disponíveis, para cumprir essa meta, com x viagens de cada aeronave dentro do período previsto. E como se trata de jatos, grosso modo cada KC-390 pode fazer uma viagem e meia (ou até duas, conforme a circunstância / distância/ peso da… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Depende do caso, Teropode. Numa situação de resposta rápida é evidente que mísseis de cruzeiro levados por caças ou mesmo outros armamentos como bombas, trariam resultados em menor tempo que o transporte de toda uma bateria de Astros para bombardear um alvo. Mas esta última poderia ser empregada continuamente, conforme comboios ou esforço aéreo a municiasse, ao longo de muito mais tempo num eventual conflito, de forma tática. O transporte em si pode ter caráter estratégico enquanto o armamento transportado terá emprego tático mais duradouro. Não vejo como inútil essa capacidade de transportar uma viatura do sistema Astros, assim como,… Read more »

Fabio Araujo

Boa demostração de capacidade do KC-390 e um importante marco estratégico para a nossa capacidade de defesa.

Cansado

Infelizmente, O C-390 se trata de um projeto natimorto,
O cancelamento de encomendas pela própria dona do projeto – a FAB – foi a pá de cal.

Jadson S. Cabral

A propósito, aquele hangar ali nunca será terminado não?

Fernando "Nunão" De Martini

Há outros comentaristas discutindo esse assunto, no meio dos cento e poucos comentários da matéria. Dê uma olhada e vai achar a discussão.