C-767 da FAB - primeiro transporte de tropas - foto 2 FAB - ten Heitor

Militares da FAB vão reforçar segurança nos Jogos Olímpicos: 153 integrantes da FAB e 91 militares da Marinha foram transportados

A primeira missão da Força Aérea Brasileira (FAB) com o Boeing 767 foi realizada nesta sexta-feira (15) com o transporte de militares que atuarão na segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

“A gente retoma a atividade aérea com o privilégio de realizar as missões aéreo logísticas, que consiste no emprego de meios aéreos para transporte de pessoas e de cargas. Representa a volta da atividade aérea do Esquadrão Corsário e fôlego de vida de uma unidade aérea operacional”, disse o Comandante do Esquadrão, Tenente-Coronel Aviador Luiz Eduardo Ferreira da Silva.

No total, 244 militares da FAB e da Marinha foram levados de Belém (PA), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Brasília (DF) até o Rio de Janeiro (RJ). A participação de tropas das Forças Armadas em complemento à segurança pública – para Garantia da lei e da Ordem (GLO) – ocorre por solicitação do Governo estadual e com autorização da Presidência da República.

C-767 da FAB - primeiro transporte de tropas - foto 3 FAB - ten Heitor

O Capitão de Infantaria da FAB Bruno Heloy Herculano, responsável pelos grupamentos de Porto Velho e Boa Vista, explicou que os militares passaram por um preparo especial para esta missão. “Foram realizadas instruções de policiamento, pontos de bloqueio, controle de vias, escolta, patrulhamento a pé e motorizado e, também, legislação, como Estatuto da Criança e do Adolescente e Direito Penal”, disse ele.

“Nosso treinamento foi bem completo. Queremos fazer a diferença, que a população se sinta nossa amiga e saiba que estamos lá para garantir a segurança”, ressaltou o Soldado Jairo Gomes da Silva, da Base Aérea de Boa Vista (BABV).

C-767 da FAB - primeiro transporte de tropas - foto FAB - ten Heitor

Reforço – Na chegada ao Rio de Janeiro, cerca de dois mil militares da FAB aguardavam os colegas do Norte e Centro-Oeste. O Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Euclides da Silva Gonçalves, destacou o preparo da tropa. “Estamos prontos para o desafio e para trazer à população a defesa e a segurança que nos compete”, disse.

Para o Ministro da Defesa, Raul Jungmann, o preparo dos integrantes das Forças Armadas é um diferencial para a segurança dos Jogos Olímpicos. “Os senhores foram trazidos de diferentes lugares e selecionados entre os melhores para que o evento ocorra com paz e tranqüilidade. O Brasil espera que cumpram com seu dever e, ao final da Olímpiada, possam dizer que a missão foi cumprida”, declarou ao se dirigir à tropa durante a formatura realizada na Base Aérea do Galeão (BAGL).

C-767 da FAB - primeiro transporte de tropas - foto 4 FAB - ten Heitor

Saúde – Na Base Aérea do Galeão também estava exposta a aeronave C-105 Amazonas da FAB, preparada para realizar missões de evacuação aeromédica de vítimas de contaminação Química, Bacteriológica, Radiológica e Nuclear (DBQRN).

Assista no vídeo como foi a primeira missão do Boeing 767 pela FAB:

FONTE / FOTOS / VÍDEO: FAB (Agência Força Aérea, reportagem de tenente Emília Maria, fotos de tenente Heitor)

VEJA TAMBÉM:

16
Deixe um comentário

avatar
16 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
14 Comment authors
Ivan da SilveiraaSpace JockeyJuscelino de OliveiraWalfrido StrobelMarcos Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antonio Cançado
Visitante
Antonio Cançado

Desculpem, mas até agora não consegui enxergar a função dessa aeronave na FAB. Alguém poderia, por favor, me explicar?
Agradeço.

Renan
Visitante
Renan

pintura interessante….

Gustavo
Visitante
Gustavo

O pessoal do corsário vai se viciar nessa maquina! Vai dar é briga pra revezar o proximo à pilota la pois nao tem aviaozào desses pra quem quer! Kkkkkk

Celso
Visitante
Celso

Antonio, ta tao dificil assim entender…rsrsr ..isso eh so o comeco, pois nao existe outra funcao nesta configuracao q nao seja aquela de levar e trazer pessoas (tropas) ou quem sabe, transportar o alto comando politico deste pais e seus apaniguados em verdadeiras viagens internacionais para representar o Brasil as nosssas custas. Dificil mesmo sera ve-la la no Galeao tomando sol ou poeira…..vai sumir c frequencia…..aguarde….rsrsrs Sds

Luiz Antonio
Visitante
Luiz Antonio

Agora com essa nova aeronave nossos políticos vão atingir o nirvana em suas viagens “a serviço do povo”. Logo mais o Renan vai realizar novo implante de cabelo………na Europa. Vai ser difícil evitar que o 767 não preste seus serviços ao GTE.
Necessária sem dúvida alguma. O problema é se será utilizada aos fins a que originalmente se destina.

Luciano
Visitante
Luciano

Antonio, boa noite. Uma unidade de transporte precisa de meios para tal. Nem sempre é possivel e viável utilizar veículos terrestres ou marítimos, daí a necessidade de aviões e isso nao pode ser feito efetivamente sem aeronaves adequadas para tal! Imagine um rápido deslocamento de uma Cia de fuzileiros do RJ para o Acre? De avião é complicado, imagina por terra! Todos as FFAA que se presem tem unidades de trasporte aéreo suficientes para deslocar suas unidades, ao menos as de pronto emprego!

Leandro Reis
Visitante
Leandro Reis

Verdade, Luciano. Infelizmente a maioria das pessoas só sabem críticar. Crítica negativa.

Clésio Luiz
Visitante

Antonio Cançado, a função é esta que você está vendo nas fotos e tantas outras. Quantos Hercules seriam necessários para levar esse pessoal todo? Dois, três? . Lembre-se também que o Brasil tem embaixadas ao redor do mundo, e é obrigação do estado brasileiro resgatar seus cidadãos em caso de emergência. A FAB já foi pegar brasileiros debaixo de bala (com o C-130) numa crise dessas. Temos também tropas do Haiti e no Líbano e essas precisam de apoio que não pode depender apenas de navios ou de C-130. Imagine o tempo que leva para ir até o Líbano de… Read more »

Fresney
Visitante
Fresney

O 767 é bem maior de maior autonomia, mais rápido que o c-130. Como tem algumas questões de leitores e sabemos que o 767 é outro nível seria interessante postarmos POST sobre a comparações entre o 767 X C-130 e também o KC-390, mesmo sabendo que tem funções diferentes sempre tem questionamentos aqui!!!!!

Marcos
Visitante
Marcos

Avião locado as pressas dada as necessidades das Olimpíadas. Só!!!

Walfrido Strobel
Visitante

Marcos, a aquisição deste avião não tem nada a ver com as olimpíadas.
Para isto bastaria fretar um avião comercial por um mês.

Juscelino de Oliveira
Visitante
Juscelino de Oliveira

Faltou o verde amarelo que deveria estar situado na deriva da aeronave.

Space Jockey
Visitante

Clésio, seriam necessarios três C 130H para transportar o mesmo numero de passageiros do que um 767 (902 x 271). Uma aquisicão muito importante esta, pena que é alugado, penso que o ‘ideal’ para a FAB seriam uns 4 desses… Força aérea eficiente não pode prescindir de transporte tático/estratégico.

Space Jockey
Visitante

/\ ops, quis dizer 92 .

Walfrido Strobel
Visitante

É interessante ter estes aviões comerciais nos Esq. de Transporte de uma Força Aérea.
A Indonésia recebeu dois Boeing 737-400 e um 737-500 como doação de empresa de transporte em troca de um contrato de manutenção e está muito satisfeita.
Eles tem realizados as missões de transporte de passageiros que antes eram feitas pelos C-130 com maior velocidade, maior conforto e com custo menor.
https://4.bp.blogspot.com/-TRmxIxcOqUw/Vo5X6Uh5SiI/AAAAAAAApTQ/F5aholS5zVk/s1600/58780-garuda-serahkan-pesawat-boeing-737-500-ke-tni-au-33p_highres.jpg

Ivan da Silveiraa
Visitante
Ivan da Silveiraa

Avião lindo!