Dois aviões T-27 Tucano da Força Aérea Colombiana colidiram no ar durante um voo de treinamento perto da Base Aérea de Apiay no sábado (1/7), disseram os militares.

A colisão das aeronaves ocorreu na base de Apiay, Meta, durante treinamento para a Feira Aeronáutica F-Air Colombia 2023.

O Tenente Coronel Mario Andrés Espinosa González, Comandante do Grupo de Educação Aeronáutica CACOM-2, faleceu no acidente.

Até o momento, não há informações sobre a segunda aeronave envolvida na colisão, bem como sobre o estado de saúde de seu piloto. Questões relacionadas às circunstâncias do acidente, bem como os motivos que levaram à colisão das aeronaves de treinamento, permanecem em aberto.

VÍDEO: Colisão de aviões T-27 Tucano na Colômbia

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato

Milagre não ter vindo ainda um “especialista” aqui com mimimi, e botar a culpa na aeronave, só por ela ser brasileira. ____________

Ademais, meus sentimentos a família do militar, morto.

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO FAÇA PROVOCAÇÕES TOTALMENTE DESNECESSÁRIAS. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Renato

Que comentário totalmente desnecessário xará..

Maurício Veiga

Totalmente fora do contexto, meus pêsames…

Mig25

Off Topic: sou de Brasília, havia acabado de acordar umas 08h30 de domingo, e fui ver o dia da janela do meu apartamento. Quando, de repente, ouço um barulho e vejo, passando muito perto acima do meu prédio, um Gripen e um F5. Lindos, principalmente o Gripen. Deu para vê-los nitidamente. Deram a volta, e passaram de novo. Pelo que pesquisei, deve ser algum tipo de voo comemorativo ao aniversário de 150 anos de Santos Dumont.

BK117

Caro Mig, correto. Está ocorrendo a cerimônia de troca da bandeira e Dumont está sendo homenageado, tem até dirigível!
(várias ações estão ocorrendo para os 150 anos de Dumont, inclusive, pelo o que me lembro, houve sessão solene no congresso)
A cerimônia está sendo transmitida ao vivo, caso queira assistir:
https://www.youtube.com/watch?v=B7TzMmjV6lg

Mig25

Obrigado pela informação meu caro.

BK117

😉

Magnus

Um KC-390 também fez passagens.

BK117

É uma pena. Desejo paz aos corações dos familiares e amigos.

Jonas

Parece que o piloto conseguiu ejetar-se porém sem tempo para abertura total do pára-quedas…
Triste.

Camargoer.

Olá Crispim. Bem lembrado. Tinha lido isso em outro portal de notícias mas nem me passou menciona-la aqui. Parabéns pela iniciativa. Triste lembrança mas importante nunca esquecer.

Luiz Antonio

Tipo de voo muito crítico mesmo com muitos treinamentos os riscos são elevadíssimos. O imponderável está sempre presente, uma mudança de pressao atmosférica repentina uma rajada de vento podem eliminar a margem de segurança e uma leve perda de controle é sempre possível, voando muito próximos….
Minhas condolências

Last edited 9 meses atrás by Luiz Antonio
Rinaldo Nery

Desculpe, mas vôo em formação não é “muito crítico” para pilotos militares. Faz parte da atividade. E mudança de pressão nem rajada de vento fazem aeronaves colidirem no ar. Melhor esperar o resultado da investigação.

Rinaldo Nery

Mexicanos ou suiços?

Santamariense

Dos F-5 suíços não foi “quase “, foi colisão mesmo, inclusive com perda do radome e de paraquedas de frenagem em uma das aeronaves.

Rinaldo Nery

Exato. Acho que foi esse incidente ao qual ele se referiu.

Luiz Carlos - Pará de Minas

Esses tucanos da Colômbia foram atualizados recentemente.
Fui informado que entre itens modernizados, está o software do assento ejetavel.
O curioso é que nessa nova versão, o software não permite o piloto ejetar sem antes uma análise profunda se foi erro do piloto ou falha na aeronave. Se for falha do avião, aí sim ele ejeta..se for problema do piloto, não será ejetado.

Rinaldo Nery

Nossa, essa foi demais! Amigo, NENHUM assento ejetável no mundo tem software. É TUDO mecânico. E os assentos desses T-27 não foram trocados ou modificados. É o mesmo Martin Baker Mk8-BR-LC, o de me sentei por 2.339:00h em 12 anos. De onde você tirou uma maluquice dessas?

Rinaldo Nery

Aliás, por curiosidade, qual sua idade? Percebi que suas postagens são bem adolescentes.

Rinaldo Nery

“Análise profunda” em milisegundos… Deve ser uma inteligência artificial.

Luiz Carlos - Pará de Minas

_______

COMENTÁRIO APAGADO. O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS NÃO É PARA BRINCADEIRAS INFANTIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

É ironia?

Santamariense

E quem te informou disse quem faria essa análise profunda, numa situação crítica que é a possibilidade de uma ejeção, onde cada segundo pode significar vida ou morte? E quanto tempo demandará essa análise? Quais são as variáveis consideradas para determinar o que é problema do avião ou do piloto? Ora, por favor…
O assento ejetável é totalmente mecânico, desde o acionamento pela alça de ejeção, passando pela ativação da carga explosiva que o impusiona e pela ejecão ou rompimento do canopi, terminando com a abertura do paraquedas.

JT8D

Estou há uns 10 anos por aqui e já vi muito comentário sem noção, mas parabéns, o seu foi o pior de todos

Carlos Campos

que coisa tu tá tomando

Rodrigo

Eita mesmo que alguém criasse algo assim não seria permitido ao meu ver.

Luiz Carlos - Pará de Minas

Pode sim. Nessa atualização o assento foi integrado ao sistema ” fly by ware”
Que entenda se,
Também faz parte dessa nova versão do t27 colombiano.
Não ejeta se o sistema fly by ware entender que não deva.
Expliquei corretamente?

“Não ejeta se o sistema fly by ware entender que não deva. Expliquei corretamente?” Corretíssimo! Parabéns pela descoberta dessa tecnologia secreta! O sistema “Fly by ware” é um produto da área 51, traduzido literalmente para “voe por louça” (uma das traduções possíveis para “ware”). Aí que está a pegadinha escondida num nome que pode parecer errado ao leitor comum, acostumado com o “fly by wire”, mas é a revelação de um grande segredo: Pires (saucer) é um tipo de louça (ware), e “pires voador” é o famoso flying saucer, que a gente chama de disco voador. Então esses T-27 colombianos… Read more »

Rinaldo Nery

Kkkkkk. Melhor não contrariar! O nível intelectual é baixo, coitado.

Santamariense

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..Muito boa!!!!

Santamariense

Meu caro, nenhum T-27, modernizado ou não, de nenhum país, possui sistema fly by wire!!

Last edited 9 meses atrás by Santamariense
Fabio Araujo

A Venezuela também teve dois acidentes, ontem um SU-30 atingiu uma ave e conseguiu pousar e hoje outro SU-30 bateu numa montanha um piloto ejetou e sobreviveu e o outro piloto infelizmente faleceu!

Luiz Carlos - Pará de Minas

Terão dificuldade de repor a perda desse Sukhoi.

glasquis7

Putz! mais um Su com tripulante que a Venezuela perde. Acho muito alto o índice de acidentes desses SU. Compraram 24 e até onde sei, já perderam 2 em acidentes.

Santamariense

Essa é a 3a perda. As perdas ocorreram em 2015, 2019 e agora. Salvo engano, ocorreram 3 mortes no total.

Rinaldo Nery

No início do vídeo, dois aviões estão em “espelho”, e ao sair do vôo de dorso colide com o outro? Ou estou enganado?

JT8D

Foi o que me pareceu também, um erro do piloto do avião que estava voando de dorso. Na verdade não é correto afirmar que foi um erro, pode também ter ocorrido alguma pane. E ele nem chegou a tentar sair do dorso, simplesmente foi em direção ao avião de baixo e colidiu

Last edited 9 meses atrás by JT8D
Rinaldo Nery

Pois é. Voei muito de dorso na ala, quando era instrutor na AFA. Aprendi com ex fumaceiros. Requer muito treinamento. Não é coisa pra qualquer piloto, e há que aprender com quem sabe.

Luiz Carlos - Pará de Minas

realmente. requer muito treinamento . eu passei por uma experiência no voo de dorso em um t-27; foi por alguns segundos, mas passei
O coronel Carlos Alberto era comandante do pama – lagoa santa , e ele é natural aqui de Pará de Minas, isso em 1986 .
Era muito comum ele vir aqui no aeroclube com tucanos que estavam em manutenção. ele é meu padrinho .

Santamariense

“Era muito comum ele vir aqui no aeroclube com tucanos que estavam em manutenção. ele é meu padrinho .”

Ele usava aviões que estavam em manutenção para ir em um aeroclube? Qual a finalidade disso? Cara, por favor, para enquanto não tá tão feio….

Luiz Carlos - Pará de Minas

Sim, e foram muitas vezes.. Do nada ele chegava aqui na cidade de T27, ou as vezes de t25, acompanhado de outros . Foram muitas vezes. Enquanto foi comandante do parque de manutenção, vinha com muita frequência. Ele vinha em horário de almoço as vezes pra almoçar com a mãe dele, e a irmã ( Julia). Duas vezes que ele apareceu aqui ( sempre por volta de 12 h) , foram as mais interessantes que eu me lembro. Uma , vez , ele veio com uma esquadrilha ( era uns 5 ou 6 ) tucanos camuflados e com boca de… Read more »

Rinaldo Nery

Nenhum T-27 da FAB, em nenhum momento, teve “boca de tubarão” pintada. Você parece ter algum tipo de transtorno, postando essas histórias fantasiosas.

Luiz Carlos - Pará de Minas

sr. Rinaldo, desculpe mas está enganado. peço que confira e vai ver que sim , houve um período que voaram com a camuflagem padrão da década de 80 e essa típica boca de tubarão no nariz. pelo menos vi 5 ou 6 nesse padrão. e todos aqui na minha cidade viram. esses aviões estavam com frequência por aqui pois vinham pra manutenção em lagoa santa. eram baseados em santa cruz / Rio. ( por volta de 1985 ) e como disse antes, nos rasos sobre a cidade, o líder de esquadrilha com sirene. os mais velhos no aeroclube confirmam o… Read more »

Rinaldo Nery

Em 1985 o T-27 estava sendo empregado na instrução na AFA, pela primeira vez. Minha turma foi a segunda a receber instrução nos T-27, em 1986. A 2a ELO, onde servi, recebeu seus primeiro AT-27 nesse ano. Os T-27 só chegaram em Santa Cruz em 1995, dez anos depois do que você afirma. Vá tomar seus remédios antes de postar fantasias.

Santamariense

Meu caro, nunca, em nenhum momento, os T-27 da FAB tiveram bocas de tubarão pintadas na fuselagem. Os Tucanos colombianos e de alguns outros países receberam esse tipo de pintura/adereço. Os da FAB, nunca.

Franz A. Neeracher

Só por curiosidade mesmo e por falta de conhecimento:

  • Os tucanos já foram baseados em Santa Cruz?
  • Possuem uma sirene?
Last edited 9 meses atrás by Franz A. Neeracher
Fernando "Nunão" De Martini

“Os tucanos já foram baseados em Santa Cruz?” Por alguns anos sim. A 2ª ELO operou com AT-27 Tucano em Santa Cruz a partir de 1995 (antes operava na base aeronaval de São Pedro d’Aldeia). https://historiadafab.rudnei.cunha.nom.br/2020/12/29/2a-esquadrilha-de-ligacao-e-observacao/ O cel Nery já contou aqui algumas histórias de quando serviu na unidade. Quase 10 anos depois foi extinta e seu acervo passou para o esquadrão Flecha (3º/3º GAV) recém-criado em Campo Grande e que pouco tempo depois foi reequipado com A-29 Super Tucano. Fora isso, se não me engano, o 1º GAVCA também operou um punhado deles por alguns anos (assim como outros… Read more »

Franz A. Neeracher

Obrigado Nunão…..eu realmente não sabia que os Tucanos já haviam operado a partir de Santa Cruz e de São Pedro dÁldeia.

Luiz Carlos - Pará de Minas

sim amigo. podem achar que estou mentindo. mas é serio. com sirene acionada. + ou -1985.
ia muito no pama ls no período que o padrinho estava no comando.
e também meu tio foi oficial mecânico na década de 60 lá. manutenção dos neiva t6,Invaders B26 etc.

Rinaldo Nery

Você não mente. Você delira, acredita no que posta, ou está brincando com todos aqui. Sirene é demais. “Fly by ware”. Tupperware.

Rinaldo Nery

Sirene é demais. O rapaz tem transtorno.

Santamariense

Eu nem sei o que dizer….esse colega aí tá superando todos os níveis de delírio. Provavelmente tenha um transtorno, mesmo.

Luiz Carlos - Pará de Minas

finalidade nenhuma. ele era o comandante do parque, provavelmente saia pra checar ou não. Mas sempre vinha no t27, aproveitava avisava a Julia ( irmã ), ela ia no fiat 147 lá pro aeroclube e buscava ele pro almoço. por volta de 14,15 horas retornava pra base.
( depois conto sobre a forma um tanto pitoresca de avisar lá na casa dele que estava chegando ; a cidade toda sabia que ele estava chegando. hehe

Jorgemateus77

Houverem alguns acidentes com T-27s da fumaça na manobra espelho
1 em 2004 e outro lá pra idos de 93/94 (nesse um cadete estava peruando voo)
Felizmente nas 4 aeronaves ñ houveram fatalidades, apenas perdas materiais

Rinaldo Nery

Acho os acidentes não foram no espelho. No de 94 eu estava na AFA, como instrutor. O avião do Torres, da minha turma, cortou a cauda do Crispim. Foi durante a reunião. Nesse o cadete estava de saco c o Torres. O piloto do resgate era o Paiva Jr., também da minha turma. Estava numa missão no Santos Dumont, e quando retornei fui ao hospital visitar o Torres. Ninguém se feriu, apesar das três ejeções.