De acordo com Ben Wallace, secretário de Defesa do Reino Unido, a implantação de mísseis Storm Shadow na Ucrânia teve um impacto significativo nas operações militares em andamento. Wallace expressou esse ponto de vista durante uma audiência na Câmara dos Comuns.

O Secretário de Defesa elogiou a notável precisão e exatidão dos mísseis de cruzeiro Storm Shadow, destacando seu desempenho excepcional.

“Meu entendimento é que o míssil Storm Shadow teve um impacto significativo no campo de batalha. Sua precisão e capacidade de entregar com sucesso a carga útil, conforme enviada e projetada pelos ucranianos, foi quase sem falhas. Essa é uma conquista extraordinária tanto em termos de engenharia, com a integração que os ucranianos fizeram, bem como a forma como eles estão empregando o míssil”, afirmou ele durante seu discurso na Câmara dos Comuns.

Além disso, o Secretário de Defesa observou que os principais alvos atingidos pelo Storm Shadow foram os centros de logística e comando e controle do exército russo. Ele incentivou os parceiros internacionais a fornecer apoio adicional de armamento de longo alcance à Ucrânia.

“Quando o HIMARS, que têm um alcance de 80 km, foram inicialmente empregados eles tiveram um efeito semelhante e os russos moveram muitos de seus centros de C2 para fora do alcance, e é por isso que ataques profundos se tornaram tão importantes. A chave é reconhecer que, se os russos saírem do alcance, devemos trabalhar juntos internacionalmente para fornecer o equipamento para garantir que eles voltem ao alcance”, explicou o secretário de Defesa.

Wallace enfatizou a importância da cooperação internacional para garantir que o equipamento apropriado seja fornecido para combater as forças russas se elas tentarem se mover além do alcance das armas de longo alcance.

A MBDA, fabricante do míssil lançado do ar, afirma que o Storm Shadow possui um alcance superior a 155 milhas (250 km) e é projetado especificamente para voar em baixas altitudes após ser lançado para evitar a detecção.

Segundo a MBDA, o míssil incorpora um avançado sistema infravermelho de busca de alvos que permite identificar alvos pré-determinados com precisão, facilitando ataques precisos.

O extenso alcance deste míssil permite atingir áreas muito além das capacidades dos aclamados lançadores HIMARS, que foram implantados pelos Estados Unidos na Ucrânia com modificações que limitam seu alcance a aproximadamente 50 milhas (80 km).

FONTE: Technology.org

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilton L Junior

Ben Wallace só esqueceu de dizer que é um sucesso onde não tem S-400, mas entendo que essa afirmação seja parte da campanha dele pra presidir a NATO.

Heinz

Não sabia que o S400 é um sistema AA de curto alcance. Pensei que fosse trabalho do Pantsir

Bosco

Muito bem dito! Um míssil cruise stealth que voa ultra baixo como o Storm Shadow é preferencialmente engajado na fase terminal por sistemas SHORAD como o Pantsir , TOR, etc. Ou então na fase intermediária por caças, principalmente se dentro de uma defesa coordenada por aviões radar. O S-400 até teria alguma capacidade contra o Storm Shadow na fase intermediária se dentro do conceito de engajamento colaborativo, com um avião radar dando suporte e o sistema adotando mísseis dotados de seeker radar ativo (9M96 ou 40N6). Grande parte do pessoal que comenta na Trilogia tem dificuldade de entender a dinâmica… Read more »

Lucas Emanuel

Bosco, você viu isso aqui?

https://twitter.com/Osinttechnical/status/1672007214217809920?t=X_kRJziB2NodaGnorDT_FA&s=19

Pelo tweet, o Pantsir trava o IR no Storm Shadow, mas o míssil não consegue.

Você que entende bem das capacidades e funcionamentos dos mísseis e seekers, podia comentar.

M4|4v1t4

Impressionante.
Pra mim o simples fato de travarem ele com IR é um indicativo de que o radar não o fazia.
E a razão do míssil não ter interceptado é a mesma. O radar do míssil também não travou nele.
Mas minha opinião é barrigada, também estou no aguardo de ver a opinião do Bosco.

O alvo do Storm Shadow estava defendido por um sistema de curto alcance PANTSIR, que em tese é perfeito para defender um alvo fixo contra misseis de cruzeiro desse tipo. Então, o alvo deve/deveria ser muito importante.

Bosco

M4,
Sem dúvida o fato de terem escolhido travar o alvo com o sistema IR sugere mesmo que com o radar não foi possível.
Geralmente se utiliza o IR quando o radar de engajamento sofre interferência eletrônica ou quando não consegue mesmo trancar no alvo.
Interferência não foi porque o Storm Shadow não tem essa capacidade como autoproteção e é pouco provável que o Pantsir estive sendo alvo de um ataque eletrônico de longa distância.
Sobra a possibilidade de que a furtividade do Storm Shadow , possa prejudicar o travamento do radar de controle de tiro, mesmo a curta distância.

nostra

1 reason could be onboard ECCM

i think external ECCM doubtful in this case

another possibility stealth shaping and stealth coating muddled up FCR

Renato B.

I´d bet on the stealth features.

IvanF

Link não abriu pra mim, ainda está válido?

Bosco

Lucas ,
A mim pareceu mais que foi defeito.
Pra mim houve tipo uma interrupção do link de rafiofrequência que guia o míssil e ele se perdeu.
O alvo, supostamente o Storm Swadow, estava travado. O míssil é que não obedeceu aos comandos ou a diretora de tiro não os emitiu.

Last edited 9 meses atrás by Bosco
Diego Tarses Cardoso

Penso que foi isso mesmo Bosco, pois se o míssil está travado no sistema IR e o Pantsir guia o seu próprio por sinal de rádio, é de se imaginar que o lançador irá passar as coordenadas corretas pelo visual do alvo, não usando radar.

Isso nos deixa com a impressão que essa transmissão de dados entre o Pantsir e o míssil lançado não deu muito certo.

Bardini

O problema pode não ser o míssil em si. . O Storm Shadow vem em um determinado “ângulo”, se aproximando rápido da posição do Pantsir. Estava certamente próximo de ~1,0 km de sua posição durante o disparo de engajamento. Perceba que o operador só travou no míssil depois do disparo. SACLOS… . Como usaram um sistema óptico, talvez existam aí erros proveniêntes da leitura da imagem neste pequeno espaço de tempo, que é o que gera os dados para orientar o míssil disparado durante o engajamento. . Pra mim, o mais interessante é o fato de não engajaram o Storm… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Bardini
Diego

Perfeito, esse era justamente o ponto da minha indagação, hora… se o míssil passou tão perto,porque o canhao não entro em ação?

Pedro

Bom demais seus comentários técnicos. Se atenha a isso e não a torcida pelo bolsonarismo. Abração

AVISO DOS EDITORES: VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Bosco

Bolsonarismo????
Rssss

AVISO DOS EDITORES: VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Rinaldo Nery

E pelo lulismo? Pode?

AVISO DOS EDITORES: VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Carlos Campos

esse pode pq é do amor

AVISO DOS EDITORES: VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Bosco

Pedro, Eu já me decepcionei com o bolsonarismo e hoje, como você e a maioria da população, sou adepto da cleptocracia, do “toma lá , dá cá”, do fisiologismo, do teatro das tesouras, da Rede Globo doutrinando a população, do aborto em qualquer idade gestacional, contra o agronegócio, a favor do crime de opinião, da linguagem neutra, da ideologia de gênero, da perda das prerrogativas dos deputados e senadores, do empoderamento das facções criminosas ligados ao tráfico, da ingerência do Judiciário nos outros Poderes, da invasão de terras produtivas, do roubo de celular para tomar uma cervejinha, da legalização das… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Carlos Campos

eu sou a favor do aborto até os 18 anos, se o pai ou mãe ver que não vai ser um bom individuo, por mim podia abortar.

AVISO DOS EDITORES: VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.

PRÓXIMOS COMENTÁRIOS FORA DO TEMA, NESTA CONVERSA, SERÃO DELETADOS.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

______

CONFORME AVISADO ACIMA, COMENTÁRIO APAGADO.

Alecs

______

CONFORME AVISADO ACIMA, COMENTÁRIO APAGADO.

Bosco

Os americanos, por exemplo, até têm intenção de utilizar o sistema Patriot contra mísseis cruise subsônicos na fase intermediária utilizando os mísseis autoguiados PAC-3, mas dentro do conceito denominado AIAMD onde há um alto nível de fusão de sensores e engajamento cooperativo.
Na fase terminal eles adotarão o sistema Enduring Shield dotado de mísseis AIM-9X/2 e Tamir, de curto alcance.

Mr.Guara

Talvez temos o primeiro abate do Storm Shadow, com os destroços filmados. Nao da para saber o que o abateu podendo ser ate mal funcionamento (como ja vimos em misseis russos também), https://twitter.com/sentdefender/status/1674752646261907456

Bosco

Provável!
Algo como 60 a 70% passando tá de bom tamanho.
10 % dá defeito em algum momento e uns 20% são interceptados.

Bosco

Usando o chutômetro eu diria que a taxa de interceptação de mísseis de longo alcance contra uma IADS (terrestre) competente, levando-se em conta as fases intermediária e terminal , seria:
30 a 40% para mísseis cruise subsônicos
10 a 20% para mísseis cruise subsônicos stealths
40 a 50% para mísseis cruise supersônicos, mísseis balísticos , semibalísticos e hipersônicos.

Mr.Guara

Nesse ataque, foram usados 6 misseis (quantidade de colunas de fumaça + uma explosao durante o video + destroços) entao, ainda esta acima da media. E eu ate achei que demorou para um interceptação, foram quase um dezena de ataques sem nenhum ser abatido ou aprensentar falha. Pelo menos não com alguma confirmação visual.

Mauro Martins

Esqueça.
Esses game changers’ ocidentais fracassaram.
Todos eles.

Bardini

Acho tão engraçado quando um propagandista fala este tipo de coisa, sendo que sua toda poderosa e idolatrada Rússia, não consegue lidar com gambiarras a base de dronezinho DJI, com explossivos improvisados…

Last edited 9 meses atrás by Bardini
M4|4v1t4

Bom é o game changer oriental, esse não fracassa, e é sempre cópia de alguma coisa ocidental. Mas pera aí! É um paradoxo ou uma contradição? Ei a questão.

Mas a Rússia está perdendo a guerra desde o início, ninguém tem dúvida disso 🙁

Bardini

Essa é a seção trasseira do míssil. Essa parte acaba sendo praticamente destacada durante um impacto contra o alvo.
.
https://www.graphicnews.com/media/GN/44276/W/jpg/EN
.
Perceba que o míssil foi “interceptado”, mas não apresenta detalhes como pequenas perfuração, provenientes de estilhaços.

Mr.Guara

Era isso que eu estava sentido falta, nessa parte não ha marcas de fragmentação, e até onde eu sei, os russos não operarem sistema de defesa aerea com carga cinetica, porem alguns tiros de canhão antiaerio do Pantsir poderiam comprometer o voo. Temos imagens do lado Ucraniano derrubando misseis de cruzeiro com o Gepard.

Mauro Martins

Explodiu antes de cair .
Aí os pedaços ficam assim
Depois eu mostro o ataque de um pequeno Geran a uma instalação ucraniana e o estrago que ele causou.
Não sobrou nada nem do Geran e nem do alvo.

Nilton L Junior

Estranho pensei que esse míssil tinha um alcance de 155 milhas.

Bosco

Nilton, Em primeiro lugar quero esclarecer que meu primeiro comentário não foi uma crítica ao seu comentário anterior e muito menos a você. Depois, sim , o Storm Shadow tem um alcance de 155 milhas, mas pelo menos de 80% dessa distância o míssil cobre abaixo do horizonte radar de uma bateria de S-400, portanto, fora de alcance do sistema defensivo, que é dito ter 400 km de alcance, mas contra alvos voando alto. Não tem como isoladamente uma bateria S-400 detectar e engajar um míssil cruise que voa grudado no solo a distâncias muito grandes devido à curvatura da… Read more »

Nilton L Junior

Caro Bosco
Eu comentei com ironia, o Ben Wallace esta em campanha ele sabe que os Russos tem meios para interceptar ataque de míssil com qualquer perfil mas como peça de propaganda ele não vai enfatizar as defesas russas né. No mais você da um banho na forma de explicar qual o meio indicado para defesa que os Russos possuem seja para o Storm seja para outros.

Maurício.

Dizem que o Macron está sendo contra uma provável indicação do Ben Wallace para a OTAN, um dos motivos seria o brexit.

Nilton L Junior

Também li sobre isso.

Mauro Martins

Será que alguém ainda acredita em alguma coisa que os ingleses falam?

Mauro Martins

Nilton.
Esse é um dos argumentos tipo ‘armas ocidentais que vão mudar a guerra’.
Todas fracassaram.
Desde os iniciais Javelin até os Storm Shadow, passando por M-777, HIMARS, Bradley, Leopard e etc.

Bosco

_______, Fala a verdade, se você pudesse voltar no tempo você preferiria que o czar não tivesse começado com essa operação especial , né? Tá sendo desastrosa. Enquanto o imenso poder russo era só no plano imaginativo e narrativo, com direito a desfile pomposo , tudo era possível, desde paralisar um destroier Aegis com um raio de pavor , chegar em Kiev em 3 dias e jogar xadrez 7D com os países com as mãos amarradas e os olhos vendados, mas o “infeliz” inventou de acreditar nas narrativas que ele mesmo criou e foi aí que a porca torceu o… Read more »

Nilton L Junior

Concordo.

Nilton L Junior

É preciso criar a sentimento de esperança, venderam uma ideia de que a invasão Russa poderia ser repelida e o que estamos vendo é os Russos consolidando a ocupação de parte da Ucrânia, e com possibilidade da Ucrânia ficar reduzida a um estado tampão da Polônia.

Bueno

destroços de Storm Shadow , alegação de ter sido derrubado pelos Russos 

https://twitter.com/SpriterTeam/status/1674743673316048900

Jmgboston

Sabe muito esse Bosco. Alguma idéia do motivo de não se falar mais nos mísseis hipersônicos russos? Foram tão aclamados no começo.

Alecs

E você esqueceu de se informar sobre as características de operação do S-400. rsrsrsrsrs

Mauro Martins

O Storm Shadow está realmente moldando o campo de batalha na Ucrânia.
Exatamente isso foi o que fez esse que foi abatido pelos russos.
Fez o maior buracão no chão.

https://t.me/intelslava/49537?single

Nilton L Junior

Aham esta moldando em muito, esta moldando tanto que estão pedindo ATACMS, enquanto isso os Russos vão obtendo dados para calibrar suas defesas antiaéreas.

Chris

________eh o cao mesmo…. kkkkk

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jagderv#44

Eu, no teu lugar, ficaria quieto.

Felipe

Ichhh falhou um Storm Shadow (ou foi interferência eletronica?)… Russia captura um storm shadow intacto: https://youtu.be/Z3fq3XZN2v0

Rodolfo
Marco Aurélio

Gente são tantas armas, investimentos, mercenários, informações de satélites, Otan no circuito, e agora mais esse míssil miraculoso, que acho que agora vai: na semana que vem, a Ucrania estará entrando em Moscou! kkkkkk

Bosco

Leva-se tempo para expulsar um invasor. O objetivo dessas armas não é vencer o inimigo de forma isolada mas somar esforços para cobrar dele um alto preço.

jairo

Só acho que se fossem espertos teriam usado esses meios dissuasórios desde 2014. Mas ao invés de armas modernas preferiram o discurso e apenas o discurso de ingressar na Otan.
A implantação desses armamentos anteriormente a guerra teria evitado a agressão russa.

Sds,

Jairo

Bosco

Jairo,
Aconteceu isso tudo só com a intenção da Ucrânia entrar na UE e possivelmente na OTAN. Imagine se a OTAN estivesse abastecendo a Ucrânia de armas modernas desde 2014?
Aí até eu veria como legítima a invasão da Ucrânia pelos russos. rssss

jairo

hahahah…

Mas infelizmente isso reforça minha opinião de que a Ucrânia está sendo politicamente utilizada pela Otan para atolar a Russia.
inclusive acho a ajuda até o momento pífia perto das capacidades tecnológicas e quantitativas dos países da Otan.
Perderam a oportunidade de dissuadir e agora perderam a oportunidade de bater.
Isso é atoleiro pra uns 10 anos.

Bosco

Na verdade a OTAN esta utilizando a Ucrânia estrategicamente, rsss, mas a alternativa seria a dominação do invasor russo e a anexação e destruição da Ucrânia como uma nação. Por outro lado não dá par despejar quantidades enormes de armamentos modernos sem gente para operá-los e mantê-los e sem comprometer os estoques estratégicos da OTAN. O que se está fazendo é o que dá pra fazer e sem esticar a corda a um ponto de ruptura , principalmente tendo em vista que do outro lado tem uma republiqueta com 7000 armas nucleares e que não é do interesse de ninguém… Read more »

Luis

Bom dia, Jairo.
Pois é exatamente este o objetivo principal: criar um atoleiro que venda armas por uns 10 anos. Daí a importância das ajudas serem pífias ou parciais.

Mauro Martins

A OTAN gastou centenas de bilhões de dólares em equipamentos e treinamento para a Ucrânia e construiu centenas de quilômetros de fortificações em centenas de cidades apenas para se defender dos russos?
Ela esperava atacar primeiro e se defender depois achando que os russos iam desistir.
Erro grave de avaliação.
Os russos não só não desistiram como estão devastando o Exército inimigo.
E olhe que ainda estão preservando as grandes cidades do inimigo.
Pelo menos, por enquanto.

Bosco

Bosdeniavranka,
“Aí até eu veria como legítima a invasão da Ucrânia pelos russos. rssss”
Os “erres” e “esses” no final da frase denota que o meu comentário foi uma ironia.

Alecs

Bosco, em algum momento, quando os ucranianos empurrarem os russos para próximo a fronteira, será inevitável ataques às linhas logísticas e depósitos de munição e suprimento dentro da Rússia. Com o Storm Shadow e a tendência de fornecimento de armas de maior alcance para os ucranianos os russos vão afastar esses depósitos de dentro da Ucrânia. Como a OTAN não é nada boba só alvos militares serão atingidos pelas armas de longo alcance. Penso que essa guerra vai durar muito tempo e não ficaria surpreso se em algum momento no futuro até aviões de caça atacassem alvos militares dentro da… Read more »

Mauro Martins

‘Bosco, em algum momento, quando os ucranianos empurrarem os russos para próximo a fronteira…..,

Vc está realmente acompanhando os fatos?

Mauro Martins

Conta outra.

Mauro Martins

E tempo é o que a Ucrânia não tem.
Com baixas muito maiores ques as dos russos, cada minuto que passa é um martírio para ela.

Jadson S. Cabral

A Ucrânia não precisa entrar em Moscou para mostrar o quão bagunçada e incompetente é a Rússia, quão frágil é o Putin e quão imbecil é essa guerra. Isso os próprios “compatriotas” russos os fizeram

pangloss

O invasor criminoso não é a Ucrânia.

Rodolfo

Com essas armas existe a chance de tomar a Criméia de volta, especialmente com o ATACMS a ponte que já foi atacada pode ser mais facilmente derrubada.

M4|4v1t4

Tá mais fácil da Ucrânia chegar em Moscou do que a Rússia chegar em Kiev.

Diego Tarses Cardoso

Isso mostra como o MTC-300 é muito importante para nosso próprio sistema de defesa, além de ser vital sua versão lançada pelo ar (Micla), além da lançada por meios navais diversos.

Há um evento lançado pelo EB sobre mísseis hipersônicos, acho que veremos esforços maiores nesse sentido, além do programa 14X da Fab.

Rodolfo

Sim, mas está em desenvolvimento há mais de 2 décadas… e agora a empresa que o produz está em recuperação judicial.

Carlos Campos

essa matéria só reforça que temos que dar continuidade ao MTC300, além de pensar em uma versão stelth do mesmo, aí estaria no mesmo patamar dos melhores do mundo.

Maurício.

De uns tempos pra cá eu ando desconfiando do real poder de um míssil de cruzeiro, começou com aqueles Tomahawks na Síria, não lembro bem, mas acho que foi em uma base, em poucos dias taparam os buracos, os Kalibr na Ucrânia pelo visto não estão surtindo muito efeito, e o “pequeno” estrago que o suposto Storm Shadow fez naquela ponte. Acho que mísseis de cruzeiro só funcionam de maneira efetiva se lançados aos montes em um mesmo alvo, tipo, uma saraivada, nesse quesito, acho que só os EUA podem obter bons resultados.

Bosco

Maurício, Mísseis de grande alcance são para alvos muito específicos e em situações específicas. Essa guerra é completamente atípica já que não se utiliza avião para ataque. Muitos dos alvos que estão sendo atingidos por mísseis de longo alcance (de cruzeiro, balístico, semibalístico, hipersônico, etc) seriam melhor abordados por bombas lançadas por caças, mas nessa guerra , bomba de queda livre , guiada ou não, é um armamento inútil. Vimos o Storm Shadow atacar a superestrutura de uma ponte com uma ogiva de penetração e o Kinzhal atacar o armazém do Seu Ruslan. Em tese o Storm Shadow poderia atacar… Read more »

Mauro Martins

Eu acho que os russos chegam em Kiev bem antes dos ucranianos na Criméia.

Carlos Campos

bom eles chegaram até Kiev, em menos de 24 horas, mas não fizeram nada demais

LeoRezende

Fizeram. Recuaram derrotados. E não tentaram novamente.

Jose

Nenhum sistema aa é infalível , prova disso são os patriot americanos ,os iris-t alemães e outros q estão/estavam a operar na Ucrânia terem sido destruídos muitos deles . Os sistemas russos tbm não infalíveis , no entanto e retirando o ruído da comunicação ocidental ( na Rússia claro q tbm devem retirar o ruído da comunicação do estado) a maioria dos storm shadow têm sido abatidos principalmente na sua fase inicial ou final . A maioria dos su-24 adaptados para serem vetores deste míssil são destruídos . O sistema S-400 a custa quase 1/3 do valor dos seus concorrentes… Read more »