Piloto-chefe de testes da Saab, Marcus Wandt

O novo astronauta da Suécia é o piloto-chefe de testes da Saab, Marcus Wandt. A Saab é uma das empresas co-financiadoras do projeto que torna possível um voo espacial e garante que a Suécia esteja na vanguarda da pesquisa espacial

Nesta sexta-feira, 16, foi anunciado que Marcus Wandt, piloto-chefe de testes do caça Gripen na Saab, participará de um voo espacial para a Estação Espacial Internacional (ISS).

“Estamos muito felizes por Marcus e, é claro, muito orgulhosos pelo fato de um funcionário da Saab ser o próximo sueco no espaço. Isso mostra nossa capacidade de atrair funcionários talentosos. Isso é importante para a indústria sueca e para a inovação sueca”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.

Em novembro de 2022, Marcus Wandt foi selecionado como membro da reserva de astronautas da Agência Espacial Europeia (ESA). Em abril de 2023, ficou claro que o objetivo da Suécia é levar um novo astronauta sueco ao espaço.

“É uma sensação fantástica e estou muito orgulhoso de me tornar o próximo astronauta sueco no espaço. Como piloto de Gripen na Saab, estou acostumado a voar em velocidades muito altas e a superar meus limites. Estou ansioso para levar essas experiências para o espaço”, disse Wandt.

A Saab é a maior empresa sueca contribuinte para esse voo espacial. Durante muitos anos, a Saab apoiou um grande número de projetos suecos de pesquisa e desenvolvimento. Com foco em inovação e tecnologia avançada, a Saab quer contribuir para manter a Suécia e a indústria sueca na vanguarda, inclusive na área aeroespacial.

Saab Gripen E

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 19.000 talentos, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Sávio Craveiro Bueno

Wandt foi o piloto que transladou o primeiro Gripen de Sta Catarina até Gavião Peixoto. Um astronauta é, via de regra, uma pessoa muito capaz. Tanto no que tange a sua formação e experiência, como sua personalidade. Fantástico passo dado por ele. Sinto “inveja”. Ad astra and godspeed, Marcus!!!

Fernando "Nunão" De Martini

Parabéns ao Marcus Wandt. Conheci quando foi apresentado o primeiro protótipo do Gripen E, na Suécia, em 2016.

Respondeu sem descanso minhas dezenas de perguntas e de outros jornalistas na visita ao hangar e aos Gripens de teste.

https://www.aereo.jor.br/2016/05/27/conhecemos-de-perto-o-gripen-39-7-aviao-de-testes-de-sistemas-da-nova-geracao-do-caca-sueco/

Guilherme Poggio

O Marcus estava na cerimônia do GDA em dezembro passado (foto abaixo). Ele foi um dos pilotos de prova que acompanhou todo o histórico do F-39 da FAB desde o primeiro voo. Parabéns para ele e boa sorte na nova empreitada.