Genebra, Suíça, 18 de maio de 2023 — A Embraer retorna à Convenção e Exposição Europeia de Aviação Executiva de 2023 (EBACE2023), que acontecerá de 23 a 25 de maio de 2023 em Genebra, na Suíça. A companhia apresentará três de seus jatos líderes do setor: o Phenom 300E, por 11 anos consecutivos o jato leve mais vendido do mundo; e o Praetor 500 e o Praetor 600, os jatos executivos mais revolucionários e tecnologicamente avançados nos segmentos de porte médio e supermédio, respectivamente.

A Embraer continua em forte crescimento, com demanda por seu portfólio de jatos executivos refletida em backlog até 2025. No início deste mês, a NetJets e a Embraer anunciaram um novo acordo para até 250 opções de jatos Praetor 500, incluindo um amplo contrato de serviços e suporte. O acordo, avaliado em mais de US$ 5 bilhões, reforça a confiança da operadora no portfólio de produtos mais avançado em seus respectivos segmentos e no suporte de excelência da Embraer, que oferece a melhor experiência aos passageiros da NetJets.

Além disso, a Embraer continua a intensificar os esforços de sustentabilidade para alcançar as metas ESG da companhia, que incluem neutralidade de carbono nas operações até 2040, emissões líquidas zero da aviação até 2050 e 100% de fontes de energia renováveis até 2030. Os três jatos executivos da Embraer que participarão da EBACE voarão para Genebra usando o mecanismo book-and-claim, para manter os compromissos de sustentabilidade da companhia. Ao chegar em Genebra, a aeronave será reabastecida com Combustível Sustentável de Aviação (SAF) para o retorno. A empresa segue aumentando o uso de SAF, inclusive em sua sede em Melbourne (Flórida), além de investir no desenvolvimento de tecnologias alternativas de propulsão que incluem soluções de baixa e zero emissões, como eletrificação, híbrida-elétrica e hidrogênio.

Na EBACE do ano passado, a Embraer e a 4Air anunciaram um programa de compensação de carbono para novos clientes de jatos executivos inscritos no Embraer Executive Care Program. Após a adesão, os clientes receberam 25 horas de voo gratuitas neutras em carbono por meio da 4AIR, compensando suas emissões durante aquele período de voo. Os projetos financiados pelos créditos de compensação de carbono 4AIR incluem programas de energia renovável, apoio a florestas de absorção de carbono e a projetos locais que reduzem o desmatamento, gerando benefícios sociais e econômicos. Até hoje, mais de 30 certificados foram emitidos por meio do programa.

Sobre o Phenom 100 EV

Phenom 100EV-25
Phenom 100EV-25

O Phenom 100 EV tem motores Pratt & Whitney Canada PW617F1-E, com 1.730 libras de empuxo, chegando a 405 nós em velocidade de cruzeiro e até 15% mais empuxo em aeroportos elevados e com altas temperaturas, o que equivale a mais alcance e menor tempo de subida. A aeronave tem alcance de 1.178 milhas náuticas (2182 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR.

A cabine de comando permite operação de piloto único, com alerta situacional elevado pela interface homem-máquina da aviônica Prodigy Touch, baseada no Garmin G3000, com painéis maiores e de alta resolução, telas divisíveis e novo radar meteorológico.

Sobre o Phenom 300E

Phenom 300E
Phenom 300E

O Phenom 300E é o jato com operação de piloto único mais rápido e de maior alcance, com velocidade de cruzeiro de 464 nós e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km), com cinco ocupantes a bordo e reservas NBAA IFR. Com o melhor desempenho de subida e de pista em sua classe, o Phenom 300E custa menos para operar e manter do que seus concorrentes. A aeronave é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros), equipada com dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1 com 3.478 libras de empuxo cada. O Phenom 300E oferece uma cabine espaçosa com o Embraer DNA Design e seu compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo. O conforto dos assentos, com reclinação e capacidade de movimento total, é reforçado pela melhor pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, guarda-roupa, refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e sistema de entretenimento.

O cockpit amigável permite uma operação de piloto único e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado no aclamado conjunto de aviônicos Garmin 3000. O reabastecimento de ponto único, o lavatório com serviço externo e a maior escada de entrada da categoria são características presentes no Phenom 300, geralmente encontradas apenas em jatos maiores.

Sobre o Praetor Jets

Praetor 600

O Praetor 500 e o Praetor 600 são as aeronaves tecnologicamente mais avançadas em suas categorias. Ambos foram certificados pela FAA, EASA e ANAC menos de um ano após terem sido anunciados pela primeira vez, na NBAA-BACE 2018. O Praetor 500 superou as metas de certificação, apresentando um alcance intercontinental de 3.340 milhas náuticas (6.186 km) com quatro passageiros e reservas NBAA IFR. O Praetor 500 é o jato de médio porte que voa mais longe e mais rápido, capaz de operar de ponta a ponta e sem escalas na América do Norte, como de Miami a Seattle ou de Los Angeles a Nova York, por exemplo. Seu irmão, o Praetor 600, é o jato supermédio de maior alcance do mundo, capaz de voar sem escalas de Paris a Nova York ou de São Paulo a Miami. Com quatro passageiros e reservas NBAA IFR, o Praetor 600 tem alcance intercontinental de 4.018 milhas náuticas (7.441 km).

O interior do Embraer DNA Design explora com excelência todas as dimensões das cabines dos jatos Praetor, incluindo uma cabine de piso plano de quase dois metros de altura, com piso de pedra e lavatório a vácuo. A capacidade de redução de turbulência exclusiva da classe e a altitude de cabine de 5.800 pés, complementada por uma cabine silenciosa, estabeleceram os mais altos padrões na experiência do cliente nas categorias de tamanho médio e supermédio. O maior compartimento de bagagem da classe é complementado por um guarda-roupas generoso e uma penteadeira completa no banheiro privativo traseiro.

A tecnologia avançada em toda a cabine também é uma característica do Embraer DNA Design, começando com o Upper Tech Panel exclusivo no segmento, que exibe informações de voo e oferece recursos de gerenciamento de cabine também disponíveis em dispositivos pessoais, por meio do Honeywell Ovation Select. A banda Ka da Viasat presente na aeronave proporciona conectividade de alta capacidade e velocidade para todos a bordo, com velocidades típicas de cerca de 20 Mbps e capacidade de streaming de vídeo, outra exclusividade do setor em jatos de médio porte.

Sobre a Embraer Aviação Executiva

A Embraer está criando hoje o mundo de amanhã com viagens aéreas privadas sob medida, utilizando inovação, design e tecnologia mais avançados do segmento– ao mesmo tempo em que incorpora práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. Como uma empresa global com mais de 50 anos no setor aeroespacial, a Embraer oferece a melhor experiência em aviação executiva por meio de aeronaves que apresentam desempenho, tecnologia e conforto inovadores. Seu portfólio é composto pelo Phenom 100EV, que oferece a experiência da aviação executiva em sua forma mais pura; o Phenom 300E, que é o jato leve mais vendido nos últimos 11 anos consecutivos; e o Praetor 500 e o Praetor 600, que possuem o melhor alcance de voo de suas categorias. Ambos são os jatos executivos de porte médio e supermédio mais disruptivos e tecnologicamente avançados, capazes de cruzar continentes e cruzar oceanos, respectivamente.

Todos os dias, as aeronaves executivas da Embraer operam em todo o mundo, apoiadas por uma rede de suporte ao cliente forte e responsiva, rede que é a mais bem classificada em serviço em todo o setor. Para mais informações, acesse executive.embraer.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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BK117

Esses jatos Praetor são de uma beleza incomparável na categoria! Diria que são os Mirage 2000 da aviação executiva no quesito design.

Até onde sei a família Legacy 600 e ERJ135/145 foi totalmente descontinuada há alguns anos, correto? Será que há planos para versões maiores, tipo um Praetor 800? Talvez com alcance comparável ao Bombardier Global? (e sim, eu estou pensando em AEW&C rsrsrsrs)

BLACKRIVER

Embraer precisa de uma “ASA” para competir com Bombardier e Gulfstream o E2 trouxe uma evolução muito grande para a Embraer em termos “ASA”
Mas comparem a VMO/MMO dos PRAETOR aos seus pares e tirem suas conclusões!
No nicho de mercado deles, são aviões fantásticos!