Airbus A400M

Madri pode cancelar as encomendas ainda não recebidas do avião de transporte aéreo Airbus A400M, o maior projeto de defesa da Europa, o que pode ter um impacto significativo no investimento em aviação em um dos países co-fundadores da Airbus.

Fontes do setor de defesa divulgaram que a Espanha está cada vez mais hesitante em receber os 13 aviões restantes de seu pedido inicial de 27, indicando que a Força Aérea Espanhola pode não exigi-los. Isso implica que apenas 14 aviões de carga A400M estarão em serviço com a Força Aérea Espanhola.

Projetado para aumentar a autonomia estratégica de sete nações europeias da OTAN, o projeto A400M foi atingido por custos excessivos e atrasos. Como resultado, espera-se que qualquer decisão sobre o futuro do A400M desencadeie intensas negociações sobre pedidos alternativos de defesa e o investimento contínuo da Airbus na Espanha.

A Espanha e a Airbus já estão discutindo como diminuir o impacto de um cancelamento parcial do pedido do A400M, enquanto o gabinete do primeiro-ministro espanhol Pedro Sanchez divulgou uma análise detalhada das vantagens que a Espanha deu à Airbus. Em uma declaração após uma reunião, o gabinete do primeiro-ministro instou a Airbus a aumentar sua presença na Espanha, ao lado da França, Alemanha e Grã-Bretanha.

FONTE: Reuters

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Jefferson Ferreira

Russia acabou de derrubar um Reaper americano no mar negro

Guilherme Poggio

Caro Jefferson Ferreira, Já tem matéria sobre o assunto.

Bruno Palma

Excelente oportunidade de Portugal chegar a acordo com Espanha na compra de 2 a 3 dos excedentes e cancelar 2 ou 3 KC-390, um avião muito melhor tendo em conta para as necessidades de Portugal, mas Portugal comprou um avião com as quase as mesmas capacidade que um C-130 só porque o governo Português quer satisfazer os amigos do outro lado do oceano, já está preparada a folha para ser assinada em Abril para a compra de 12 A-29, tudo na NATO a ir para aviões europeus e Portugal a ir contra a maré….

Pedro fullback

Quanta besteira! A-400 e Kc390 são de portes diferentes! Além disso, o Kc-390 mantém empregos em Portugal, logo, não tem nada de satisfazer “amigos”.

Bruno Palma

Portugal está a modernizar os seus 4 C-130H, para que é que precisa do KC-390 se tem um avião que faz praticamente o mesmo…. E acerca dos empregos…acho que com apenas 25 KC-390 vendidos não há de criar muitos empregos….

Fabio Mayer

Você tem que combinar isso com seus conterrâneos do Ministério da Defesa… mas acho que eles já decidiram as coisas sem se preocupar com sua opinião xenófoba.

Bruno Palma

Como vocês dizem nós somos xenófobos mas vocês quando querem sair do Brasil vêm todos cá parar…secalhar gostam…. em lado nenhum tive uma opinião xenófoba 😉

Marcos Bastos

A maioria vai mesmo é para os Estados Unidos, principalmente, a Flórida.

Marcos Bastos

Mas Portugal já comprou os KC-390, é fato consumado. Depois, não é só este avião que gera empregos na área aeronáutica em Portugal. A Ogma presta muitos outros serviços na aviação Portuguesa e até de outros Países. Os KC só vem a aumentar um pouco mais os quadros de empregos, fora os A-29 Tucanos que estão em negociação.

Bruno Palma

Se formos por empregos a Airbus também tem empregos em Portugal e está em crescimento e a OGMA é especializada em manutenção dos C-130 😉

Wilson Look

A OGMA também fabrica partes do KC-390 e com toda a certeza é plenamente capaz de realizar a manutenção do KC-390.

Snake

Kkkkkkkkkkkkk que choradeira, vai lá e compra aquela bomba chamada A 400, kkkkkkkk

fewoz

1. Por quais motivos exatamente o Airbus A400M seria “melhor” e mais apto para a FAP? 2. Considerando que você respondeu a pergunta 1, por que a Espanha está sinalizando cancelamento de unidades adicionais? 3. A Embraer sempre manteve uma presença constante em Portugal, inclusive com participação na construção do KC-390. A compra por parte do país europeu pode ser vista como uma “contrapartida” pelo investimento brasileiro em solo português, coisa normal entre os países (que infelizmente não aconteceu ainda com nossos parceiros argentinos…). Portanto, decisão política e econômica. Longe do simplismo de “satisfazer os amigos do outro lado do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by fewoz
Bruno Palma

1.Portugal tem militares destacados em Moçambique e na Republica Centro Africana, um tanto um C-130H ou um KC-390 carregados têm de fazer 2 escalas, um A400M no máximo 1, para não falar que já tivemos de pedir A400M “emprestados” para levar material por várias vezes. 2.Espanha encomendou A400M muito acima das suas necessidades para o projeto sair do papel 3.A Airbus também tem uma boa presença em Portugal no fabrico de peças 4.Aqui em Portugal é tudo ao contrário… os generais/comandantes decidem o que o governo quer… é só ver as noticias de hoje do estado degradante de um navio… Read more »

Marcos Bastos

Mas parece que os custos do A400M não compensa. Dizem que são os maiores entre os seus concorrentes. Depois, em relação ao A-29, este é considerado pela mídia especializada como o melhor de sua categoria, levando-se em consideração os custos, sempre os custos, e são estes que estão determinando mais as escolhas de muitos Países. O A-29 faz quase a mesma coisa que os jatos de treinamento avançado e apoio tático médio, pelo menor custo, e é sim, Embraer, hoje muito bem renomada no mundo da aviação, um fator decisivo de qualidade, acima de tudo, à parte as opiniões contrárias.

Last edited 1 ano atrás by Marcos Bastos
Bruno Palma

Portugal não precisa do A-29 para nada, o melhor seria um PC-21 que é muito melhor para o que Portugal precisa para treino e é muito mais barato, por alguma razão o A-29 está a zeros na NATO.

Henrique A

O A-29 é hoje a melhor aeronave COIN da atualidade, viria a calhar muito para Portugal nas suas missões na África, enquanto outro treinador “puro” não seria tão bom quanto o A-29 em combate.

A-29: bom para treino, excelente para combate

Outros treinadores: bom para treino, medíocres para combate.

Se estiver falando dos treinadores da Pilatus, lembre-se de que os suiços não gostam de ver seus aviões armados e participando de combates.

Carlos

Q A400 leva mais peso e voa mais longe como tal é melhor para os interesses portugueses, o preço unitário do KC-390 é de 85 milhões de dólares, Portugal pagou por cinco aeronaves mais um simulador mais umas peças de reposição, provavelmente para construir mais quatro. Sobre o investimento da Embraer, ou aquele investimento que nunca foi feito porque basicamente o dinheiro que entrou no investimento em Portugal foi proveniente de fundos europeus para o desenvolvimento do interior e com os quais a Embraer construiu duas fábricas em Évora e já as vendeu porque necessitava de dinheiro devido a calotes,… Read more »

Marcos Bastos

O preço do KC, que eu saiba, está entre 50 a 80 milhões de dólares, conforme a configuração. É, portanto, considerado o mais barato do mercado entre os novos projetos, inclusive, sua operação e manutenção, além da disponibilidade também bem maior.

Last edited 1 ano atrás by Marcos Bastos
Bruno Palma

Um KC-390 custa 50 a 80 milhões???? grande piada, essa é para os apanhados. Portugal comprou 5 KC-390 mais um simulador por 827 milhões, tirando 25milhões do simulador dá 160 milhões por unidade, é tudo menos barato

fewoz

Errado. Nunca ou raramente um contrato inclui apenas as compras das aeronaves em si. Neste “pacote” de 827 milhões estão incluídos: 1. Os aviões em si 2. Serviços de “sustentação logística das aeronaves” 3. Simulador de voo 4. Aquisição dos equipamentos de guerra eletrônica 5. Manutenção das aeronaves nos primeiros 12 anos de vida A fonte está no site oficial do Governo português: https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/governo/comunicado-de-conselho-de-ministros?i=289 É simplesmente impossível saber o valor exato de cada aeronave e não consegui encontrar fontes oficiais. Lembrando que Portugal já tinha desistido abandonar o projeto caso a Embraer não diminuísse o valor, portanto houve pressão por… Read more »

Nei

Mais não teve contrato de manutenção e peças de reposição?

Ou isso não conta?

fewoz

Olá, Carlos. Poderia explicar mais sobre estes tais calotes da Embraer? Estou por fora deste assunto e não vi ninguém comentando sobre isso por aqui. Abraço.

Rogério Vieira leite

Argentina está quebrada ou saqueada ora meu amigo da Argentina nunca vem de bom para o brasil não que cargas ďaguas o Brasil é ânimos com eles credo!!

Carlos Campos

ainda tá chorando? kkkkk avião muito melhor, a Espanha tá pensando em se livrar dessa bomba, talvez porcari@ seja o que FAP quer na tua opinião.

Maurício Veiga

Portugal escolheu o melhor caminho para eles, pra que complicar ficou bom e barato!!! A racionalidade prevalecerá…

M4l4v|t4

Você já ouviu falar da OGMA?
Qual a importância da Embraer para o futuro da engenharia aeronáutica portuguesa na sua opinião?
Você não vê na Embraer e no Brasil o tamanho e a escala necessária para que haja futuro português na engenharia aeronáutica?

Você precisa torcer pela Embraer criticando os seus erros ao invés de torcer contra a Embraer, porque isso não faz sentido para Portugal

737-800RJ

São de categorias diferentes, mas será que com jeitinho e um preço camarada não daria pra empurrar uns KC-390 nos espanhóis?

Antonio Pelucci

Mas vale um aviao com maior capacidade e velocidade, que um Hercules a jato, como o KC-390 !

Wilson Look

Como o A400M é mais rápido que o KC-390 se o KC é uns 200 Km/h mais rápido que o A400M?

E a diferença de alcançe com carga máxima entre os dois é de uns 500Km, sendo que o KC é mais barato de operar e mais versátil, podendo ser configurado para diferentes missões rápidamente.

Nei

Hã? Explique por favor.

O A400M é mais lento que o KC-390.

rui mendes

Então eles acham que os 14 A400M chegam, querem se livrar de 13, para não os pagar e não por ser maus, pois são excelentes, tal como os KC-390,, mas de categorias diferentes, logo não vão comprar mais aviões de transporte, quanto aos A-29, é o meu preferido, por ter capacidades de ataque, além das de treino, e com alguns em África, os militares Portugueses na RCA, teriam muito melhor proteção aérea. Quanto a Portugueses criticar tudo que é Brasileiro, não é isso que leio aqui, já os Brasileiros criticarem e desejarem mal a tudo que é Europeu, isso eu… Read more »

Willber Rodrigues

Certo.

Esse nº inicial de 27 aeronaves que seria necessários pra Espanha saiu da cabeça de quem primeiro? Dos militares, dos políticos, ou do lobby pra esta aeronave?

Jadson S. Cabral

Pois é. Porque me prece um número irreal para o o tamanho da força aérea espanhola. Muito mais irreal que 28 kc-390 para a FAB

rui mendes

Porque pedem de acordo com interesses industriais e não das necessidades militares.

Tutu

Imagina os 80 da Força aérea alemã.

Willber Rodrigues

80?
A Alemanha tem o tamanho da Rússia, e eu não tô sabendo?
Certeza que esse número mágico´´ não saiu da cabeça de alguém da Luftwaffe…

Vendéen

ola brasil,

Diz-se que a França também consideraria reduzir sua encomenda de A400M (?). Em um pedido inicial de 50 aeronaves, isso seria reduzido para 35 aeronaves. Atualmente, existem 21 A400Ms em serviço.

Esta não é uma boa notícia para a Airbus.É também óbvio que neste momento esta aeronave está a ter muita dificuldade em exportar (apenas 2 clientes – Indonésia 2 e Cazaquistão 2).
Segundo o CEO da Airbus Defense, não faltam potenciais clientes, mas a política excessivamente restritiva da Alemanha na venda de equipamentos militares está impedindo a assinatura de novos contratos.
https://www.opex360.com/2023/02/21/airbus-defence-space-accuse-berlin-de-bloquer-lexportation-de-lavion-de-transport-a400m-atlas/

Boa noite a todos

Willber Rodrigues

mas a política excessivamente restritiva da Alemanha na venda de equipamentos militares está impedindo a assinatura de novos contratos.´´

E é por isso que eu quero ver até quando dura essa parceria da França com a Alemnha naquele novo caça….a França tem histórico de vender pra quem quiser comprar, enquanto a Alemanha fica cheia de dedos´´ pra que decidir QUEM PODE comprar dela…

Carlos Campos

desde o início a França devia ter ficado com os motores, pelo que sei é da Alemanha o o motor, Alemanha sabem fazer bem motores de carros, mas de aviões e de hélices é uma tragédia.

Jadson S. Cabral

Diz isso pra BMW, que começou fazendo motores aeronáuticos há uns 100 anos. Não sei quem faz esses motores na Alemanha e não sei quais empresas lá têm essa experiência hoje em dia, mas o problema desse motor, pelo que ouvi falar é um ponto fora da curva. Quiseram desenvolver algo novo, incluindo novas tecnologias… e deu nisso. Todo projeto ambicioso sofre

Carlos Campos

tá vamos colocar um motor da BMW no avião ver se melhora.

Von Richtoffen

A BMW foi fundada como fábrica de motores aeronáuticos… Sai do ZAP.

Satyricon

Carlos o atual motor do A400, o TP400, é feito por um consórcio de empresas (MTU, Rolls Royce, Snecma), onde o combustor usado é praticamente o mesmo do motor M88 feito pela Snecma francesa para o Rafale.
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Europrop_TP400

Esse é o calcanhar de Aquiles do A400, desde o princípio de seu desenvolvimento. Um Frankenstein.

Willber Rodrigues

Filho de muitos pais dá nisso….

Carlos Campos

Pois é, mas quem manda no projeto de motor é a Alemanha, devia ter sido a frança ou o uk e sozinhos, mas como vc bem disse saiu esse frankstein, como motor é uma das partes mais importantes de um avião, todo mundo quis um pedacinho, deu esse trambolho

rui mendes

Um Frankenstein, porquê???? Por ter vários países??? São tudo países da UE, e qualquer projeto tem várias empresas envolvidas, ainda para mais empresas todas da UE, que ficam todas relativamente perto umas das outras, pouco mais de mil km umas das outras, habituadas a trabalhar em conjunto, com encontros todos os dias de comissários desses países, na comissão Europeia e no parlamento Europeu, com leis iguais nesses países, leis Europeias, incentivos Europeus, e actualmente o A400M, têm os problemas que deu, todos bem resolvidos, é um excelente avião, pena ser, como tudo que é Europeu, muito caro. Quanto ao caça… Read more »

Satyricon

Rui, vamos lá: É notório que o desenvolvimento do A400 foi conturbado. Levou MUITO mais tempo que o previsto, e extrapolou todas as previsões orçamentárias, muito além. Foi um programa sofrido, que perdeu muitos encomendas iniciais por esses percalços. A maioria desses problemas vieram da motorização. Lembrem-se que, no início da operação, os A400 operavam com restrições e vários motores tiveram que ser trocados. Dizem que um dos problemas foi a insistência da França em usar no core da motorização componentes de seu M88, que já estavam no limite do seu desenvolvimento tecnológico. Não tenho nada contra consórcios, e cito… Read more »

rui mendes

Tragédia????
Dá exemplos???

rui mendes

Os Alemães fazem motores para tudo, carros, aviões, navios, submarinos, MBT’S (carros de combate) e motores de máquinas de várias indústrias. São dos poucos países do mundo com esta capacidade e talvez entre esses, o que o faz à mais tempo. Quanto á política restrita dos Alemães, na venda de equipamento militar, também ela está a mudar, com a guerra na Ucrânia, como mudou também a compra de equipamento militar, que quanto a compras, teve a Europa, como um dos principais destinos em 2022 e esperasse o mesmo para 2023, o que já não acontecia, desde o fim da guerra… Read more »

Rinaldo Nery

Ora, ora… Pensei que isso só acontecia aqui…

Frederick

Por lá, a contrapartida é que a empresa tenha mais presença na Espanha, fomentando sua indústria aeronáutica. Do lado de cá, empurravam a Embraer para o mercado externo, e que o Brasil que adquirisse por prateleira.

Não há um pingo sequer de simetria, mesmo sob os olhares mais descalibrados.

Matheus

Corte rápido.

Last edited 1 ano atrás by Matheus
Luís Henrique

Exatamente. Vai ver são coronéis e brigadeiros da FAB que estão administrando a força aérea espanhola.

Rafael

Acho que não. A forca aérea da Espanha tem alguma capacidade de combate.

Von Richtoffen

A diferença é que lá os oficiais não são ideologizados e responsáveis por crimes de lesa-pátria.

Rinaldo Nery

Crimes de lesa pátria… Explica aí, meu jovem.

Henrique A

O A400M teve um parto sofrido e são caríssimos e a Espanha não tem um economia tão grande assim.
O nosso C-390 foi muito mais tranquilo e foi bancado quase que exclusivamente por nós, a FAB deveria ter comprado todos que foram acordados, ainda que fosse com prazo estendido.

Last edited 1 ano atrás by Henrique A
Carlos Campos

Se fosse só custo excessivo e atraso seria bom, se o povo aqui acha o F35 ruim, o A400 é um enorme de um trambolho, é motor ruim, com hélice que não presta, motor com caixa de “embreagem” que não funciona, tudo sendo resolvido na base da grana, e atraso, não me admiro a Espanha estar insatisfeita, o UK quase pulou fora se não fosse os alemães pedirem para ficarem.

LucianoSR71

Quando colocou o pedido de 27 isso deve ter sido p/ atrair a linha de montagem p/ o país, o que realmente ocorreu e só agora descobriram que não precisam de tantos. Ficamos revoltados c/ os cortes no pedido da FAB dos KC-390, mas a verdade é que isso não é algo tão incomum de acontecer e na maioria das vezes é por questões financeiras, vale lembrar que até os EUA fizeram grandes reduções nos pedidos de F-22 e B-2, por exemplo.

Willber Rodrigues

Desculpe, mas não vejo sentido nessa comparação.
Os EUA cortaram o n° de F-22, mas em troca fizeram o F-35, com o triplo de encomendas, e sendo um sucesso de exportação.
Cortaram o B-2, mas estão fazendo outro bombardeiro mais capaz.
Os cortes do Atlas espanhol e do 390 pela FAB serão substituídos…pelo quê? Nada. Será simplesmente cortado o n° de aeronaves.

LucianoSR71

Não amigo, o F-22 foi feito p/ superioridade aérea e o F-35 não é seu substituto, tanto que o F-22 não saiu de serviço c/ a entrada deste. O último B-2 foi produzido em 2000 e somente agora em 2023 deverá ocorrer o 1º voo oficial do B-3, durante esse tempo todo somente 21 B-2 voaram, esse intervalo temporal é importante pois vc passa a ideia de continuidade, mas a substituição foi por questão de obsolescência e altos custos operacionais. Os cortes quando ocorreram foram determinados por custos de fabricação e operação altos até p/ os padrões americanos.

Luís Henrique

Cortaram o B2 e fizeram o B21 no ano seguinte?
Cortaram o F-22 e imediatamente aumentaram produção do F-35? Ou o F-35 só veio anos e anos depois?
A contrapartida a FAB deu sim, aumentou 4 unidades do F-39 Gripen no 1o lote e já anunciou que está negociando um 2o lote.

Glasquis7

Se não me engano, a Espanha está se preparando pra passar todos os seus Typhoon pra Tranche III e está querendo ainda aumentar a sua frota com mais Typhoon.

Luís Henrique

Sim. Na verdade eles compraram 20 Eurofighter Tranche 4 no ano passado para substituir 20 Hornet. E eles ainda possuem cerca de 60 Hornet.
Então não seria bem para aumentar a frota e sim substituir esses 60 Hornet por Eurofighters t4 ou t5.

Ildo

O A400M é apenas mais um exemplo do que virou o cartel corporativo privado de defesa no ocidente…

O custo de sistema sde armas russos e chineses gira em torno de 1/4-1/3 do ocidental e o tempo de fabricação a metade ou menos… Porquê? Porque suas corporações são estatais voltadas para o Interesse e Defesa Nacional, não lucro corporativo privado…

Qual o modelo deveríamos seguir?

Nem precisa dizer o que é defendido pelo neoliberais norte atlantistas de periferia do Brasil…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Fabio Mayer

Na verdade, isso acontece porque: a) chineses e russos tem mão-de-obra barata; b) eles não respeitam patentes internacionais; c) eles simplesmente copiam aquilo do ocidente que lhes interessa. O fato de suas empresas de defesa serem estatais diminui o preço também, porque elas não tem a obrigação do lucro, aliás, em sendo estatais, não tem o obrigação alguma, porque sabem que o tesouro do país vai lhes acudir se tiverem algum problema, vez que são países com forte necessidade bélica. Ademais, os programas chineses são rápidos, mas os russos, não. O SU-57 já está em andamento há 15 ou 20… Read more »

Ildo

Apenas defendeste “comontemente”, com a narrativa de sua mídia de defesa satélite, os cartéis ocidentais de defesa cujo único interesse é lucro das oligarquias dos EUA e Europa.

ms EUA são muito bem atendidos pelo seu cartel privado? Vemos Muito bem com projetos como do F-35, LCS, Zwalt, etcs…

O Su-35 é “simples evolução” do Su-27 tanto quanto um F-15EX é de um F-15A/B…

A Europa faz esforço para acabar com guerras no continente? É, vemos muito bem na Iuguslávia e Ucrânia…

Marcos Bastos

Acontece que aviões russos assim como chineses, não vendem fora do seu País, ou entre eles e são feitos sob encomenda exclusiva de suas forças aéreas, o governo compra a quantia que pediu e depois, acaba a produção. Por isso são mais baratos, o governo determina o preço. Mas muitos, são defasados tecnologicamente em relação aos equivalentes ocidentais, fruto de uma política de isolacionismo. Geralmente, o que é feito por estatais, é mais caro que as privadas, mas esses governos cobrem muitos custos ocultos e gastam muito do dinheiro público e dessa forma, muita coisa sai mais barato também, mas,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Marcos Bastos
Ildo

Apenas reproduziste narrativa ocidental e neoliberal…

Pelo visto não tem a mínima ideia do atual desenvolvimento das insdústrias aeronáuticas russas e chinesas.

E os projetos russos a partir do ano passado não terão peças ocidentais; nacionais e imunes a sanções unilaterais criminosas do ocidente.

Acabou o dupólio de Airbus/Boeing… Boeing que aliás quase faliu depois de suas fraudes criminosas com o 737 MAX; curiosamente “não vem ao caso” no ocidente…

Ildo

Aqui a não integração regional é um projeto. As “FAs” da região são o que são pela escolha de um alinhamento que nunca nos trouxe nenhum benefício prático para os Interesses Nacionais e regionais de fato.

Melhor comprar alguma coisa via FMS com 25 carimbos e 15 yankees de rayban para disparar um míssil em treinamento… Além daqueles diárias em U$ para fazer turismo nos EUA…

Henrique A

E o que os vizinhos tem a nos oferecer? Eles são ainda mais subdesenvolvidos do que nós; Argentina, falida a quase três décadas, Chile, andando em círculos, Uruguai, estância turística, Bolívia, “só mato”, Peru, mergulhado em caos, Venezuela, falida.

“Trabalhar pra (com) pobre é pedir esmola pra dois.”

Victor Carvalho

Me desculpe Henrique, mas esse tipo de pensamento é retrógrado. Se todos fossem pensar dessa maneira, a União Europeia sequer cogitaria a entrada da Ucrânia ou outro país menos desenvolvido do leste europeu na organização. Tudo é uma questão de planejamento a longo prazo. Da mesma forma que nossos vizinhos podem ter seus problemas, eles ainda são um mercado consumidor em potencial dos nossos produtos. Trabalhar em conjunto e promover integração regional ainda é uma das melhores opções. Tentar comercializar apenas com países desenvolvidos e distantes continuará nos condicionando ao mero papel de fornecedor de commodities e pouca coisa a… Read more »

Ildo

Subdesenvolvimento diretamente ligado a política de relações de vassalagem com os EUA e não integração, cuja Washington e oligarquias locis ligadas a eles são as principal responsáveis.

Liderança regional se faz com pró-atividade e integração desenvolvimentista ganha-ganha.

Quem sabe seguimos o exemplo dos EUA e construímos um muro com os países vizonhos…

É impressionante a miopia, o vira latismo e xenofobia em relação aos países vizinhos.

Mentalidade de morador do Morumbi…

AMX

Enquanto a Amérdica Latrina for de maioria socialista, melhor nem se unir mesmo.

Von Richtoffen

Que besteira, hein? Tenho vergonha de certos foristas e suas “opiniões” baseadas em delírio coletivo.

Marcos Bastos

Delírio coletivo é o que se chama realidade. É publico e notório que o a atual desgoverno tem ojeriza a militares e tudo faz para enfraquecê-los e controlá-los. Mas, é meio difícil totalmente.

Rui Murteira

Se portugal comprasse 2 400M seria ótimo, para complementar a frotas de KC390, mas é um sonho impossível de realizar com os políticos que temos.

Henrique A

É desnecessário para Portugal. Só se for do interesse de Portugal “carregar o piano” pro resto da OTAN; missões na África com algumas centenas de militares são adequadas para um C-390 atender.

Cesar

Sei não, mas fico com a impressão de que alguns Portugas estão com dor de cotovelos, aos moldes de los hermanos, tentando diminuir a grandeza de sua ex colônia, espoliada pelo colonizador, frente ao declínio e atraso do país europeu.

Rogério Vieira leite

Vdd, amigo me ajuntou a vc nesta indicação com o nosso ;kc390 Milênio

M4l4v|t4

14 A400 para um país como a Espanha, pequeno, que raramente projeta poder militar, e que não possui grandes territórios ultramarinos, provavelmente já é um exagero.
Por conta desse exagero terão que abrir mão de terem mais aviões que estejam entre o C-295 e o A-400, que é onde deve estar a maior demanda logística espanhola.

Tudo para dizer que a Espanha também faz parte da Airbus quando na verdade nós sabemos que quem manda na Airbus não é nem a França, são os progressistas dentro da França.

Tenho dó do contribuinte espanhol.

Henrique A

Eles devem ter aceito o A400M para participar da produção, pois é uma aeronave exagerada pra realidade deles. Eles estão muito melhor servidos com aeronaves do porte de um C-130 ou C-390.

Henrique A

Esta aeronave teve um “parto” díficil, muitos atrasos e problemas de desenvolvimento, enquanto no caso do C-390 os atrasos foram devidos a demora no repasse de verbas, mas teve um desenvolvimento bem tranquilo em comparação.
O A400M é “superlativo”, grande demais, caro demais, com problemas demais, em comparação, o C-390 é muito mais conveniente.

Paulo Fernandes

O A-400M é um avião dogmático enquanto o KC 390 é um avião pragmático…