Zona de Identificação de Defesa Aérea será criada em território Yanomami

Com base no Decreto Presidencial N° 11.405, de 30 de janeiro de 2023, a Força Aérea Brasileira ativará a partir das 00h desta quarta-feira (01/02) uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA) no espaço aéreo da região norte do país. A medida tem por finalidade incrementar a capacidade de Defesa Aérea em uma área que compreende a Terra Indígena Yanomami e adjacências, contribuindo para o combate ao garimpo ilegal em Roraima (RR).

De acordo com o dispositivo, a ZIDA é composta por: uma área reservada (Área Branca); uma área restrita (Área Amarela); e uma área proibida (Área Vermelha), competindo ao Comando da Aeronáutica a adoção de Medidas de Controle do Espaço Aéreo contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeitos, conforme previsto no Código Brasileiro de Aeronáutica. Cabe ressaltar que na Área Vermelha, somente as aeronaves envolvidas na Operação Escudo Yanomami 2023 serão autorizadas.

As aeronaves que descumprirem as regras estabelecidas nas áreas determinadas pela Força Aérea, estarão sujeitas às Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA).

O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é o responsável pelo planejamento, coordenação e execução das Ações de Força Aérea voltadas para a Tarefa de Controle Aeroespacial durante a Operação Escudo Yanomami 2023, conduzindo os meios aéreos necessários para identificação, coerção ou detenção dos tráfegos voando na área de interesse.

A Força Aérea Brasileira planeja, ainda, a instalação de um radar modelo TPS-B34, que pode ser aerotransportado de Santa Maria (RS), com o objetivo de aumentar a capacidade de defesa aérea, reforçando assim, o poder de detecção e controle. As aeronaves radar E-99 e R-99 já estão na região e o alerta de Defesa Aérea de Boa Vista foi reforçado.

A-29 Super Tucano da FAB

O Decreto N° 11.405, de 30 de janeiro de 2023

Em caráter geral, o Decreto dispõe sobre medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami a serem adotadas por órgãos da administração federal.

Segundo o documento, ficam os Ministros de Estado da Defesa, da Saúde, Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome e dos Povos Indígenas autorizados a efetuar as requisições de bens, servidores e serviços necessários: ao transporte de equipes de segurança, de saúde e de assistência; ao abastecimento de água potável, à alocação de cisternas e à perfuração de poços artesianos; ao fornecimento de alimentos relacionados com a cultura, as crenças e as tradições indígenas; ao fornecimento de vestuário, de calçados e outros gênero semelhantes; e à abertura ou à reabertura de postos de apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e de unidades básicas de saúde do Ministério da Saúde.

O Ministério da Defesa atuará no fornecimento de dados de inteligência e no transporte aéreo logístico das equipes da Polícia Federal, do Ibama e dos demais órgãos e entidades da administração pública federal que participarão diretamente na neutralização de aeronaves e de equipamentos relacionados com a mineração ilegal no território Yanomami.

O acesso de pessoas ao território Yanomami ocorrerá de acordo com o disposto em ato conjunto editado pelo Ministro de Estado da Saúde e pelo Ministro de Estado dos Povos Indígenas, com vistas à prevenção e à redução do risco de transmissão de doenças e de outros agravos.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Frederick

Interessante.
Já houve operações similares?

Rinaldo Nery

Copa do Mundo, Olimpíadas Jogos Pan Americanos, resgate dos corpos do Gol 1907…

Pedro

Bom dia. Já devolveu o auemnto de soldo imoral em plena pandemia? Brincadeira.

Velho Alfredo

O problema agora é o transporte VIP de mais 14 ministros….. 37…. já estão abusando para os passeios de fim de semana em suas cidades natais…..

Salomon

Esse é um dos maiores absurdos do estado brasileiro. Os ministros são colocados acima dos cidadãos, não podem tomar avião de carreira.

BLACKRIVER

Olha só
A FAB acordou…

À pergunta é…
Por que não fizeram nada antes?

Willber Rodrigues

A administração federal anterior permitiria que uma operação dessas fosse feita?
A mesma administração que, coincidentemente ou não, minou a capacidade de órgãos como IBAMA e FUNAI de atuarem na região, além de tratarem com descrédito institutos como INPE, reconhecidos e respeitados internacionalmente?

Fica aí a pergunta no ar…

Neto

Sempre foi projeto.
.
Saiu uma política horrível, para voltarmos para uma política ruim.
.
Ainda assim, melhor que a anterior, aliás, muito melhor. É possível discordar com argumentos e construir algo. Saímos de 4 anos de destruição.
.
A corrupçaum era militar, evangélica e política. Agora é iminentemente política. Ainda que com os mesmos 3 atores anteriores atuando.
.
Serão 4 longos anos.

Nonato

Ah, coitado.
Você acredita mesmo nas besteiras que falou?
Você apoia a turma do mensalão e do petrolao?
Você apoia comunismo?
Apoia os ataques aos valores morais?
O que voltou deveria estar preso.
Esta fazendo show midiatico.
Foi ele que deu mais terras para os índios num estado onde 90% do território já era indígena.

Luis Carlos

‘O que voltou deveria estar preso.’

O que voltar de Orlando, logo estará.

Marcos Silva

Tomara!

João Moita Jr

Acho isso tudo muito ridículo. Agora parece que virou tradição. O governo que entra, tem que cancelar tudo o que foi feito pelo anterior e prender todo mundo que acaba de sair. Um país desse vai dar certo quando??? Eta, bagunça.

Pedro

Ridículo atuar intralegis? Vai pintar meio fio vai…

Salomon

Não vai dar, simples assim.

Felipe

Comunismo?

Paulo

Onde que há comunismo? Salvar um povo da extinção é comunismo? Não é mais hora de propaganda medieval. Parabéns à Força Aérea.

Nonato

Destruição?
Educação nos últimos lugares em Pisa?
Saúde sucateada levando a população a ir as ruas protestar?
650 mil homicídios em 13 anos?
O crime organizado tomou conta até de pequenas cidades do interior?
Drogas nas escolas, professores espancados por alunos?
O comunismo é a arte de enganar e iludir.

João Moita Jr

4 anos??? Estão destruindo o pais desde 1889…

Rômulo

Lembro da fila quilométrica de balsas em um rio amazônico que o Governo não deixou que fosse destruída.
Seria um excelente exercício para os aviadores.

Willber Rodrigues

E, quando finalmente deram o aval pra destruírem ( após MUITA matéria em jornais, e após negarem o problema por semanas ), eles praticamente deram as datas e local aonde seria feita, dando tempo mais do que o suficiente pra quem estava na área sair dali e se esconder.
Lembro também do próprio governo desautorizando que órgãos como a FUNAI, PF e outros órgãos de fiscalização da área destruíssem equipamentos de madeireiros e garimpeiros ilegais.

Luis Carlos

Exatamente.
Mas, e por quê?
Todo esse pessoal têm políticos financiando e que faziam parte da ‘base de apoio’ do Governo no Congresso.
E ainda, muitos deles estavam participando dos atos terroristas de 8 de janeiro.
Escória.

Nonato

Você se refere as fakenews da Globo que disse que em 2019 as queimadas aumentaram 80%, sem explicar que estava dentro da media e variações são normais?
Você se refere ao pessoal que ameaçou expulsar jornalista do the New york times por dizer que o sapo era alcoolatra?
Ao pessoal que transferiu para cidades remotas policiais federais que prenderam o marqueteiro deles numa rinha de galo?
A turma que desviou bilhões de cofres públicos mas finge que nada aconteceu?

Heli

cattle detected

Paulo

PEC que custou 41 bilhões para salvar a eleição do ex-presidente desesperado. Pode haver dano maior à Nação?

Azor

Nonato, o rei dos dislikes !! campeão !!

Nonato

INPE aparelhado politicamente?
E universidades, etc?

Nonato

Esqueceu da operação Amazônia?

Jose

Presidente ruim que não tinha nenhuma preocupação com povo indígenas .

sub urbano

Como Bonoro e seus garimpeiros de estimação matariam TODOS os yanomamis se a FAB tivesse agido antes?

Nei

Entra em um quartel e recusa-se obedecer uma ordem, seu zé falador!

Victor

Essa é fácil de responder, mas vou evitar a fadiga… Creio ser minoria aqui

Nilo

Descobre a origem das comunicações, quem financia todo esse maquinário e logística e paga todo esse pessoal e faz pagar a conta incluso da recuperação do solo, mata e água contaminadas.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Jefferson Henrique

Sem palavras!
Sem ideologia alguma, mas espero que o atual governo, os orgãos fiscalizadores bem como as forças armadas sigam com essa repressão aos atos ilícitos em todo o território e que varram com todos os garimpeiros ilegais, contrabandistas, o que for de ruim que habite aquela terra que pertence ao Brasil e a seus povos nativos!
E que isso sirva de aviso a comunidade internacional também.

Willber Rodrigues

Agora que você tocou no assunto….

De tempos em tempos a comunidade internacional´´ vem com essa conversinha fiada de internacionalizar a Amazônia.
Esse tipo de ação atual da FAB pode mostrar ao mundo que o Brasil cuida SIM de sua Amazônia e dos povos nativos da região, que aqui não é a house of Mother Joana´´, e que não precisamos internacionalizá-la´´ pra cuidar dela..

Por isso vejo essa ação da FAB com bons olhos, e espero que continue.

RenanZ

O problema é esse, Continuar!

Garimpeiros, grileiros e madeireiros infestam esses rincões afastados do Brasil porque o estado simplesmente não se faz presente, e todos sabemos que não existe Vácuo de Poder.
Por mais logisticamente complicado que seja, o policiamento do espaço aéreo precisa ser permanente, e pelo histórico que temos como país, daqui a alguns meses poucos sequer vão lembrar disso

Willber Rodrigues

o Estado não se faz presente´´

Pelo contrário, o Estado se faz bem presente alí…mas pelos motivos errados.
É só investigar com vontade, que você vai ver a lista kilométrica de autoridades, sejam civis, religiosos, militares e ong´s, que tem um ou dois dedos nisso, sendo descobertos…

Allan Lemos

porque o estado simplesmente não se faz presente,

O Estado não se faz presente porque os “donos da terra” não a querem. Querem ter uma vida independente mas ficam de mimimi se alguém de fora pôr os pés lá.

Nei

Igual, suas palavras.

Heinz

o remédio seria uma caça as bruxas ao garimpeiros, traficantes, grileiros, caixão e vela preta, sem direito a audiência de custódia.

guest

Exercitar a soberania é cuidar do país e do povo para que outros países vejam que o Estado funciona para o que interessa e afastem qualquer desejo de intromissão. É coisa básica, que aqueles que se diziam patriotas não fizeram. Temos um país a reconstruir.

Nei

Que façam isso lá permanentemente, que sempre tenha um A-29 no ar e fiscalizações terrestres.

Kornet

Vão fazer o mesmo com as ONGs picaretas?

ANDRE GARCIA

Finalmente!

Jefferson Henrique

Em vermelho o Detection Range do TPS-B34 (cerca de 400km).
Em amarelo o Detection Range do E-99M (cerca de 700km).

Informações de alcance de detecção disponíveis na internet. Desconheço os alcances reais destes meios.

Salomon

O que vai ter de teco-teco raspando árvore..mas torço para que funcione, ali está a casa da sogra.

Rinaldo Nery

Se o E-99M estiver no ar o teco teco pode ir até por estrada que vai ser detectado.

Krest

Mas os E-99M irão voar 24hs por dia ? Pq isso pode ser evitado se tiver gente paga la dentro pra dar horario de voo

Rinaldo Nery

Os “teco teco” vão voar à noite? A pista de terra tem iluminação? O piloto vai usar NVG?

Jurandir

As bases da FAB na Amazônia são monitoradas por quem quer lançar voo clandestino como se faz na fronteira com Paraguai e Bolívia?

Rinaldo Nery

Com certeza.

Romão

A FAB anda bem “patriota” por esses dias. Vão até fiscalizar fronteira…

Nilo

Foi ordem Presidencial. Se a Presidência anterior pautava por ausência não é culpa da FAB como instituição.

João Augusto

Claro, claro. Não tinha ninguém da FAB juntinho da cúpula da administração federal lucrando com seus desmandos.

Luiz Antonio

Sua ironia não se justifica. A FAB sempre cumpriu suas missões dentro das suas capacidades e até além, no apoio à população da Amazônia. Se foi ausente foi por motivos políticos e pela incompetência de um governo medíocre, cujo presidente não tinha competência nem para ser gerente de banheiro público.

Nilo

Ele não sabe fazer diferença entre instituição e grupinho e lembrando o anterior comandante Batista Jr: “não irei compactuar em golpe contra a democracia”, externou, foi explícito.
Quem iria se voltar, contra o lunático, sendo que o mesmo estava aliciando as tropas.
Trocava seus subordinados como se trocasse de roupa.

Romão

O problema não é comer camarão de 15cm e beber escocês 12 anos às custas do erário.
O problema é comer camarão de 15cm e beber escocês 12 anos às custas do erário e não fiscalizar fronteira. Aí não pode, aí não dá!

Luiz Antonio

A responsabilidade de fiscalização das fronteiras é da Polícia Federal que aciona as FA quando assim entender. A FAB é responsável pela Defesa Aérea se não estou enganado.

Rômulo

Excelente notícia.!

Romão

A última operação que a FAB realizou foi um imbricado jogo logístico e diplomático para o transporte de um futuro presidiário e uns 100kg de ouro Yanomami para o belo Estado da Flórida.
.
Agora vão proteger… O ouro Yanomami!

Luiz Antonio

Por mais que eu entenda que o MICO é medíocre, a FAB estava transportando o Presidente da República (ainda naquela data). Cumpriu o que está escrito.

Renato B.

É o início de um longo trabalho, mas é para esse tipo de coisa que serve o estado, inclusive seus braços armados. Ficam meus votos para que tragam ordem e paz à região.

Rafael Oliveira

O pres. anterior se orgulha de ter sido garimpeiro ilegal no tempo em que era do Exército.
Por óbvio, no seu governo, os garimpeiros foram todos protegidos e encorajados a cometer toda sorte de crime ambiental e contra indígenas. E as Forças Armadas foram omissas no cumprimento de suas missões, como controle do espaço aéreo e fiscalização de embarcações, assim como a Polícia Federal, o Ibama e a Funai também deixaram de atuar como deveriam.

Velho Alfredo

Omissos são as instituições que vc diz q deixaram de atuar como deveriam.
NUNCA ocuparam suas instalações nos PEF e CEF.

Rafael Oliveira

Todos que apontei foram omissos, no mínimo.

Frederick

Todos os anos ocorre, de várias formas. seleção para ingresso nas três forças. Seja para temporário, seja para carreira. O mesmo não ocorre para os órgãos específicos ligados ao tema. Nos últimos dez anos, em especial.

Não há recurso humano para ocupar e não há projeto estratégico que, pelo menos, ordene e gerencie ações para suprir essa demanda. E sobra para o corpo das Forças Amadas, que, como visto, nada entende do tema. E nem é missão entender.

Essa estória de que “ninguém quer ir” é uma impressão equivocada. O problema é mais profundo.

Last edited 1 ano atrás by Frederick
Velho Alfredo

Quase 2 anos comandando PEF, e 7 anos de Amazônia, em estreita relação com outras instituições, me dão a mais absoluta certeza que ninguém (obviamente, maneira de dizer) quer ir. Ficar em uma cidade como Tabatinga ou Tefé, até tem um ou outro, desde q seja por pouco tempo, mas lá no PEFão….. Concordo totalmente que não há planejamento estratégico pra isso. As instituições ligadas ao tema deveriam estar mais preparadas em recursos e pessoal. O efetivo da PF aqui do Brasil é só o efetivo do FBI ligado a atividade fim. Aquela instituição ainda tem mais q o dobro… Read more »

Frederick

Não conheço um que queira ir. Nem aqueles que bradam “Selva” até pra troco de pão. Os profissionais, munidos de senso de dever, seja lá de qual área, sabem que têm de ir. Mas não quem vá.

O último parágrafo é a síntese do que se trata esse estrebuche todo.

Last edited 1 ano atrás by Frederick
Maurício.

É a FAB fazendo o que deve ser feito, se alguém não gostar, é só deitar em posição fetal e chorar, em 72 horas passa, e se não passar, um Lexotan na veia deve resolver…

Santamariense

Lexotan na veia? Não existe Lexotan injetável. Já um Valium, pode ser…

João Augusto

O MI-35 não seria um meio ideal para se utilizar nesse tipo de operação? Quer dizer: poderia deslocar pessoal para prender a tripulação das aeronaves interceptadas.

Santamariense

Tu sugere interceptar usando helicópteros? A velocidade máxima do Mi-35 é inferior à da maioria dos modelos que operam com o garimpo, sendo que em alguns casos apenas se iguala. O alcance dos aviões é muito maior que dos Mi-35. Essas interceptações devem ser feitas, como já são feitas há muito tempo, pelos A-29.

Krest

Acho que ele quis dizer para acompanhar o avião invasor e não interceptar. Acompanhar para capturar os bandidos após eles fazerem pouso forçado

João Augusto

Exatamente. Eles seriam desdobrados na região e acionados para acompanhar as interceptações, maximizando os resultados do ponto de vista da persecução judicial aos delinquentes.

Santamariense

Não é algo muito lógico e de fácil realização. A área é gigantesca. O raio de ação do Mi-35 é de aproximadamente 450 km. Numa área do tamanho desta em questão, não é suficiente. Enfim, esses helis já foram até desativados. Hem adiante discutirmos sobre ele.

Santamariense

Mas, acompanhar como? E se o avião suspeito/criminoso for mais veloz? E o alcance, que é muito maior nos aviões do que nestes helicópteros?

João Augusto

Conforme o Krest esclareceu, era pra usar para prender pilotos. Isso impactaria muito a operação.

Caio

O Mi – 35 supera a maioria dos aviōes do garimpo em velocidade, só um Neiva Carajá ou um Caravan pra superar. Mas se for pra usar helicóptero, vai de BlackHawk.

Ivan herrera

Mas foram desativadas.

TJLopes

Totalmente off topíc, mas quando vi a imagem do tucano essa pergunta me veio na cabeça:

Como se compara o super tucano aos caças da segunda guerra mundial(P-51, Spitfire, Fw-190, Me-109)? Ele teria alguma chance? Sei que são funções distintas (superioridade aérea x Ataque), mas podemos compará-lo também aos P-47.

TR xavante

Na verdade acho que o tucano humilharia, é mais rápido, tem mais alcance, mais tecnologia, mais blindagem e artilharia melhor.
É tipo você comparar um Ford T com um com um Ford Ka, um era carro de rico no seu tempo e outro carro de entrada, mas devido a diferença de tempo, as diferenças são colossais

Rinaldo Nery

Creio que não possui “artilharia melhor”. Tem um sistema de pontaria melhor. O A-29 só tem duas .50. O Bf-109 possuía, além de .50, um canhão de 20mm. O P-47 tinha oito .50.

Fagundes

Tenho a expectativa de no futuro lançarem o desafio aos engenheiros brasileiros de um novo avião para substituir o super tucanos com os aprendizados do gripen. Agora essa questão de artilharia, hj tem míssil guiado.

Rinaldo Nery

Sim. Vão lançar um Meteor num Cessna 172.

Leonardo

Depende, se o super tucano tiver um Sidewinder integrado fica difícil

Renato B.

Que eu sabia já teve estudo sobre isso e não compensava na relação custo x benefício.

Allan Lemos

Agora eles querem a presença do Estado lá. Por quê não lutaram contra os garimpeiros com seus arcos e flechas? Por quê querem uma terra se não têm capacidade de defendê-la?

Last edited 1 ano atrás by Allan Lemos
Maurício.

“Por quê não lutaram contra os garimpeiros com seus arcos e flechas? Por quê querem uma terra se não têm capacidade de defendê-la?”

Engraçado tu falando isso, tu vive de mimimi com a Rússia na Ucrânia, se tu for seguir essa mesma tua lógica, cada centímetro que a Rússia já ocupou na Ucrânia, já é território russo! Afinal, se a Rússia ainda continua na Ucrânia, significa que os ucrânianos não tem capacidade de defendê-la, não é mesmo?🤔

Renato B.

Eles tem que se defender sem auxílio do estado brasileiro? Que tal você recomendar logo uma bandeira própria e assento na ONU?

Allan Lemos

Lógico, se querem manter essa atitude de semi independência, então que não contem com a ajuda do dinheiro dos brasileiros para proteger o território.

Quem tem o bônus tem que ter o ônus.

João Augusto

Quem vê esse pulha falando isso pode acabar imaginando que ele tem condição de defender ao menos a própria residência sem a ajuda do estado.

Allan Lemos

Tente entrar aqui na minha propriedade sem a minha autorização para ver se não tenho condição de defendê-la sem a ajuda do Estado.

Garanto que com menos de 6 furos você não sai rsrs.

Velho Alfredo

Tive o privilégio de ter comandado o PEF de Auaris e, por pouco tempo, o de Surucucu. Esse região de difícil acesso tem surpresas pra todos. Fácil “jogar pedra” agora, sem nunca ter ido lá. Os índios de lá tem pouca comida na selva, pois o terreno acidentado montanhoso impede a mudança de local, normal entre os indígenas. Assim, a comida fica escassa rapidamente. Culturalmente, os índios priorizam q os caçadores comam, depois os velhos q conseguem trabalhar, depois as crianças ágeis e q interagem bem, depois os cães…. Sim, os cães…. Depois as mulheres. Velhos q não trabalham mais,… Read more »

Rinaldo Nery

Alfredo, 99% aqui NUNCA pisaram na Amazônia. Compram tudo o que sai na mídia, seja ela qual for. Muito”indigenista do Leblon”. Meu filho era do 1°/9° GAV. Pousou muito em Surucucu.

Rafael Oliveira

Assim como tem gente que compra tudo que lê no WhatsApp.
Mas acho que alguns fatos são incontroversos:
1 – Tem garimpo ilegal em terra indígena;
2 – Tem índios morrendo de fome;
3 – A pista de Surucucu, reformada em 2018, estava em condições ruins no final de 2022;
4 – Há voos irregulares que transportam ouro e garimpeiros nessa região;
5 – O governo anterior era, no mínimo, simpático com os garimpeiros ilegais.

Rinaldo Nery

Faltou o número 6: o problema existe há mais de 20 anos.

Rafael Oliveira

Ok, há esses problemas há mais de 20 anos.
Mas não me recordo de ter visto imagens tão chocantes de tantos corpos esquálidos antes. Parece a Somália dos anos 90.

Douglas Rodrigues

Há 20 anos a internet era a lenha e a mídia pouco se preocupava com os índios na Amazônia.
Mas com algum esforço dá para se pesquisar que o problema que continua afetando aquela região, também era existente décadas atrás:

Velho Alfredo

Pois é, Rafael
Ninguém vai lá.
Sabem do problema, e só apareceu pra incriminar adversário.
Procura qq Cmt PEF da região.
N fotos já foram enviadas.
Sempre q o EB podia, quando eu estava lá, ajudávamos, mas é crueeeel…..
Como eu disse, o menino q alimentamos e tratamos, meses depois estava igual…. era introvertido, a tribo deixava pra inanição.

Rinaldo Nery

Já havia sim. Você quem não viu.

Velho Alfredo

Põe 20 nisso….

Velho Alfredo

Prezado
1) Inclusive com índios garimpando
2) e ribeirinhos também
3) Mais ou menos
4) MUITOS!!! Infelizmente, vários e vários bancados, controlados e protegidos por ONG internacionais de proteção da Amazônia.
5) Não houve administração no Brasil que não apoiou alguém de alguma forma que não deu alteração na Amazônia.

Velho Alfredo

Prezado.
Exatamente!
Minha Continência e um vibrante brado de SELVA pro seu filho!!!!

GFC_RJ

Bem… Quem tem o mínimo de noção sabe que os Ianomâmis tem uma característica nômade. Por isso a reserva passa fronteira adentro. Só que… A tribo tem a menor noção do que é Westphalia. O que não impede de existir povoados mais, digamos, fixos. Vários desses em território nacional.  Se está em território nacional, conforme a constituição, é responsabilidade nossa, não importando se 99,9% da vida do indivíduo passou em território venezuelano. O que, inclusive para esse indivíduo, quer dizer nada. Mais uma vez… para eles, Wesphalia deve ser algo que se beba gelado. Em adição, alguns dos doentes e… Read more »

Velho Alfredo

Concordo parcialmente.

A Força não teve responsabilidade.

Se fosse fácil, a FAB não estaria lançando de paraquedas. O EB e a MB tava indo de barco ou caminhão.

Nilo

As Forças se calaram.
Mas não se calam quando é para denunciar comuna.
Foram lenientes com um governo de viés autoritário.
Certamente que mais um mandado de 4 anos e nada sobraria, ou teria uns poucos Yanomamis, que não contariam a história. Não dá para comparar com a situação de governos anteriores, neste houve deliberação, ordens, que culminaram com o estado de genocídio da população indígena de Roraima.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Velho Alfredo

Nunca se calaram sobre esse problema.
É rotina informar sobre isso.
Não politize, ou tu vai falar sobre os acordos do vencedor com as piores organizações criminosas do Brasil?

Renato B.

Mas essa conta também é das FA, o Mourão era responsável e a GLO na região foi um fracasso.

Rafael Oliveira

PF, FUNAI, IBAMA… participam das “jogadas” na região.”
Tanto quanto deve ter gente do EB, FAB e MB que também participa. Bandido tem em todos os órgãos.
Além disso tem o pessoal que é preguiçoso e/ou covarde que pode até não ganhar nada com o garimpo, mas também não se arrisca a enfrentá-lo.

Renato B.

Os conluios entre garimpo e quem lucra com ele, sejam militares ou civis, vem desde os tempos do Major Curió e provavelmente de antes disso. Nesses tempos de internet as narrativas mudam tão rápido que deixam rastro: Primeiro diziam que era mentira, depois disseram que eram venezuelanos e quando ficou inegável dizem que sempre foi assim. Ainda que os problemas da região tivessem seus altos e baixos, nunca chegaram à escala de descontrole dos últimos 4 anos. Já teve gente com movimentação na casa dos bilhões. Outros 4 anos desse jeito e provavelmente perderíamos nacos da Amazônia.

Last edited 1 ano atrás by Renato B.
Velame

Muito bem colocado Velho, a maioria das pessoas não tem noção do que é a Amazonia. Só estando la mesmo para entender que a amazonia não é feita só de arvores.

Velho Alfredo

Selva, Velame!

E os q foram, conheceram o Teatro de Manaus e a Ponta Negra.

A Selva mesmo, ninguém quer nem passar perto.

Douglas Rodrigues

Caro Velho, Acho incrível como mesmo tendo verdades expostas pelo senhor, uma cambada ainda tem a pachorra de discordar ou achar ruim e para tal negativar suas palavras. É o que penso, índio não tem fronteira, não vai prestar continência a uma bandeira a não ser que tenha a vontade de fazer isso e de estar inserido no país como tal, os Yanomamis tem uma cultura de características bem rígidas aos seus costumes que são direcionados ao espiritismo/xamanismo sob a liderança do pajé, não são apenas humanos que vivem seminus em uma aldeia, usando tinturas e ornamentos nos rostos, tem… Read more »

Jurandir

O problema já nasceu no conceito: Ideologia em antropologia foi executada de forma ampla e inquestionável pelo Estado décadas atrás, determinaram que índio deve viver na idade da pedra, era pré-colonial. Impôs a uma população e seus descendentes um modo de vida que é intolerável à sensibilidade moderna, em especial a sojados de cidade, em que a expectativa de vida é baixa, saúde precária e relações tribais “desumanas”, mas são as que funcionam pra viver na floresta que é rica em muita coisa, mas não em meios de subsistência baseada na caça, coleta e migração. Com base nesse estilo de… Read more »

Rinaldo Nery

Exatamente isso. A criação da reserva Raposa Serra do Sul (pelo atual presidente), expulsando os produtores de arroz, foi emblemática, e é um exemplo típico do que o amigo postou.

Claudio

Quanto dinheiro jogado fora com esse índios, índios que andam de Hilux , enquanto o pobre trabalhador que acorda as 5 da manhã não consegue compra um carro , quantos garimpeiros serão forcados a ir para o narcotráfico pra não passar fome por conta de meia dúzia de índio , triste a situação onde essa minoria estraga o futuro da maioria

Zorann

Exatamente.
São 35.000 yanomamis em um território que é o dobro do tamanho da Suiça

Last edited 1 ano atrás by Zorann
Claudio

35,000 índios fazendo a maioria, 600,000 garimpeiros passar fome e ir para o narcotráfico

Fagundes

A verdade é que em pleno 2023 é um absurdo qualquer pessoa achar que para ganhar dinheiro tem de subjugar outro povo.Os governos também deveriam investir em pesquisa de técnicas de mineiração menos impactantes ao meio ambiente.

Luis

Olhando somente para frente, já que o passado é imutável, tenho certeza que A FAB vai fazer um trabalho muito competente naquela região! Uma oportunidade para aplicar todos os recursos, demonstrando para o mundo a competencia da FA tanto no solo como no ar.

Gabriel

Inicialmente saúdo esse tipo de Operação. Que venham mais em toda área de fronteira. Ao mesmo tempo fico admirado como o brasileiro em geral tem memória curta e acredita em história reproduzida pela imprensa, cujo objetivo é apenas ganhos/perdas políticas. E estou falando dos dois lados. Outro ponto é que as Forças Armadas são Instituições de Estado e não de Governo, porém o Cmt é o Presidente, assim é óbvio que em todos governos houve orientações gerais, que tiveram que serem seguidas. Algumas boas outras nem tanto. Quanto as fronteiras do norte do Brasil, sempre ficaram em plano secundário, em… Read more »

Grifon Eagle

Game Over para quem apostou tanto nas FAAs.

Velho Alfredo

É ai q se engana muito.

Militares rodam constantemente. Além de serem fortemente fiscalizados.
Já os agentes das outras instituições……..

Frederick

Também são, Alfredo, e essa fiscalização também falha, assim como a dos militares.

Deixe de lado essa bobagem de achar que militar detém o monopólio da probidade. Não tem.

Há falcatrua em todo e qualquer lugar. E a caserna não é, nem de longe, excessão.

Zorann

O espaço aéreo brasileiro , principalmente na area de floresta amazonica, não deveria ser inteiramente “restrito” para voos ilicitos, incluindo-se aí principalmente o combate ao narcotráfico/tráfico de armas? Por que uma área indígena pode merecer mais atenção do que o combate ao tráfico? Não vejo ações tão incisivas da FAB no combate à estes ilícitos, prejudiciais à toda sociedade em um nível muito mais importante, como esta de proteger espaço aéreo para 35.000 yanomamis. E a proteção do espaço aéreo para os demais 200 milhões de brasileiros? Oque acontece com estes índios no meio da floresta não muda em nada… Read more »

Victor

Isso sim é defender a Amazônia! Diferentemente de bradar que “A Amazônia é nossa… A Europa desmatou todo seu meio ambiente, e blá blá blá”, enquanto internamente extraímos suas riquezas da forma mais impactante possível e sem pagar 1 real de imposto. Não que esses crimes tenham iniciado de 5 anos pra cá, mas é notório como foram facilitados. Parabéns ao comando da FAB e isso sim mostra pro mundo que cuidamos da Amazônia

wiliam

Operação totalmente midiática. só pra sair nos jornais “escudo yanomami” e vender a ideia .. Não tem efetividade alguma. O Brasil está sendo atacado pelos ares? Alguma tribo indígena invasora? kkk (modo sarcástico ON) – Só pra vender jornal mesmo

Mirão

Que coisa bonita, só falta criar um estado totalmente novo e batizado de “Yanomânia”

Quero ver como será o malabarismo mental que vai rolar quando isso de fato (e vai) acontecer.

Heitor

Seria sonhar demais alguns Ospreys que seriam perfeitos para uma missão dessas?

Jurandir

Militar passa a vida enchendo a boca pra falar de Amazonia, integridade territorial, ameaça externa na região pra agora servilmente prestar-se a capitão do mato contra brasileiros natos pra entregarem de bandeja área colossal pra administração/tutela internacional, o PM da Alemanha já veio cobrar a fatura essa semana da legitimação internacional ao que é o Brasil hoje em sua política interna. A farsa da tal “nação yanomami”, plantada nos anos 80 vai finalmente atingir seu fim com os que antes diziam combate-la lhe servindo de instrumental, essa geração de oficiais é uma vergonha, pingando o soldo não só garantem o… Read more »

Rinaldo Nery

O atual cmt ¨progressista¨ do EB vai baixar a cabeça, sim.