A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou na segunda-feira (19/12), na Base Aérea de Anápolis (BAAN), uma cerimônia que marcou o início das atividades operacionais dos caças F-39 Gripen (Saab Gripen E) pelo Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

As imagens deste post foram feitas por Juliano Lisboa, nosso correspondente em Anápolis-GO.

 

VEJA TAMBÉM:

Os principais marcos do Programa Gripen Brasileiro

Saab Press Trip 2022 – Palestra ‘As principais capacidades do Gripen E’

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ivan herrera

Belas imagens. Parabéns 👏👏

Gabriel

Deixando as polêmicas de lado, que momento marcante para a FAB.

Imagino a motivação dos atuais e futuros pilotos do Gripen para operar um avião “zerado”.

Efetivamente esses primeiros pilotos farão história.

Antonio Neto

E de uma indústria nacional que estará integrada ao ciclo de emprego deste avião na força aérea, em vários níveis de complexidade. Muito diferente de uma compra de prateleira.

Tomcat4,4

Pra mim este programa como um todo é um sucesso, parabéns aos envolvidos e agora é só colhermos(FAB, Embraer, Akaer, AEL) os frutos.

Wellington R. Soares

Enfim nossas forças armadas estão colhendo alguns bons frutos, mesmo que sejam em pequenas quantidades, principalmente os gripens e submarinos.
Parabéns a todos e torcendo para conseguirmos quantidades maiores, mesmo que seja difícil isso acontecer.

Bruno

Em condições normais a pintura fica tão reflexiva assim? Achei muito brilhante, me parece que algo mais “fosco” seria melhor, não seria?

Camargoer.

Ola Bruno. Fiquei com a impressão que o 03 e 04 tem os indicativos em cinza, enquanto que os 01 e 02 eram em preto. Teria sido apenas impressão minha?

Juliano Lisboa

São iguais.

Juliano Lisboa

Eu tirei as fotos, vi o avião de perto, afirmo que são iguais e o povo da dislike kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

BK117

Esquenta com isso não. Tem uma galera que tem prazer em dar deslike em tudo. Se os comentários não tiverem 1 ou 2 deslikes eu fico até preocupado se tá tudo bem com o “deslikeador em série” kkkkkkkk

Hugo Vigneron

Amigo parabéns pelo lindo trabalho e que belas fotos vc nos trouxe!

ROMMELQE

Belo trabalho Juliano. Obrigado!
Quanto à camuflagem, embora eu particularmente não goste de comentar a respeito, me parece que há uma tendência de utilizar superfícies reflexivas com o intuito de também tentar refletir os raios laser incidentes em direções aleatórias, para proteção contra a detecção por IRTS inimigos. Veja as últimas fotos divulgadas dos F22 e dos F35. Além disso para laser mais potentes é uma blindagem passiva necessária….

Camargoer.

Obriga Juliano. O povo gosta de negativar pergunta… Riso. Uma grande tolice esse campeonato de popularidade. Pessoal quer ser influencer..

BK117

Caro Camargoer, em algumas fotos parecem mesmo ser um cinza bem escuro, mas acho que é a mesma cor. Dá pra ver uma diferença de cor entre o “Força Aérea Brasileira” e o “04” na “frenteira“, mas acho que é a mesma cor dos 01 e 02.

Last edited 1 ano atrás by BK117
Camargoer.

Valeu. Obrigado.

Neto

Opa Bruno, o que tu vê Brilhando é o que em fotografia se chama de Luz de contorno, quando a incidência de uma luz é tão forte que aumenta muito o contraste com outras áreas do objeto em uma foto regulada, contornando o objeto. Isso acontece quando uma luz, muito forte, está acima ou atrás e acima de um objeto. Birlhoso, fosco, qualquer material “reflerirá” este efeito. . Note a diferença das cores/contraste entre a foto aqui presente com outra acima mais escura. Para se ver com mais detalhes a área inferior da aeronave aumenta-se a abertura do diafragma da… Read more »

Neto

Aqui a mais escura em, imagino, condição semelhante de iluminação.

Neto

Porém diferente configuração da câmera.

Nonato

São duas cores?
Nariz branco?

Neto

Não, o que muda é a configuração de captação da imagem.

Juliano Lisboa

Tempo estava muito feio nesse dia, abria e fechava na mesma hora, tanto que depois desse voo caiu o mundo. Podem ver a formação pesada atrás. Então configurar a luz foi terrível, preferi deixar em modo de velocidade pra garantir que não ia tremer e com ISO 400 e deixar a abertura automática. Assim teve essa variação de luz.

Camargoer.

Olá Juliano. Parabéns. As imagens ficaram show.

Neto

Excelente trabalho!

Avião a jato passando não tem tempo para fazer mudança rápida no manual. Obrigado pelo trabalho Juliano!

BK117

Fotos fantásticas!
Esse Gripen… Caça bonito… Caça bem-feito… Caça formoso…

Silvano

Na boa cara, é melhor o Brasil se envolver com a SAAB que com a Boeing ou a Dassault, pelo menos com esses aí dá para pescar alguma coisa aqui e ali. Com Boeing e Dassault nunca teríamos nada, só porta na cara. A Suécia é um país de altas capacidades tecnológicas…nível altíssimo de educação… a gente fica aqui com esse papo furado de futebol e a praga do samba e carnaval e esses caras estão estudando e criando coisas… O Brasil “inventou” o pandeiro com couro de gato do vizinho… eles criaram a tecnologia Bluetooth… não dá mermão…. não… Read more »

Jefferson Henrique

Falou muito bem Silvano, se me permitir eu assino embaixo.

737-800RJ

Carlos Chagas não ter recebido o Prêmio Nobel talvez seja uma das grandes injustiças já cometidas contra um brasileiro!
O cara simplesmente descobriu uma doença, identificou o protozoário, o vetor de transmissão, seus sintomas clínicos, como evitar a doença… Ou seja: roubou a bola, cruzou, cabeceou, fez o gol, chupou cana, assobiou e não levou o prêmio!

Será que seria assim se fosse europeu ou americano?

Underground

Bota o Lattes aí também!

Rafael Oliveira

Mesmo considerando os injustiçados Lattes e Chagas, são apenas dois nomes de 1900 e bolinha em mais de 100 anos de premiação. Pela quantidade de Doutores e pelo que se investe em ciência no Brasil era para ter muito mais prêmios ou injustiçados. Países desenvolvidos têm centenas de premiados.

Camargoer.

Olá Rafael. Além de Lattes e Chagas, tem a Johanna Döbereiner, Guimarães Rosa, Sarney e Alfonsin, ABACC, Há que diga que Machado de Assis também por Memórias Póstumas de Brás Cubas (absolutamente revolucionário). Minha lista de brasileiros que mereciam o Nobel ainda vivos é mais longa e também mais polêmica. Celso Furtado merecia o Nobel de Economia, mesmo tendo sido criado na década de 70, portanto sem qualquer relação com os cinco prêmios idealizados por Nobel.

André Macedo

Na verdade o que se investe no Brasil em ciência (per capita) é pífio.

Camargoer.

Olá André. A contribuição brasileira é de cerca de 3,4% dos artigos publicado anualmente, com um orçamento menor que 0,5% do valor total usado no mundo para financiar a ciência. Faz a conta.

ROMMELQE

Não é somente uma questão quantitativa, pois se investe muito em verdadeiras besteiras ideológicas. O montante de recursos disponíveis deveria ser destinado por meritocracia…vide a lei rouanet, que embora seja destinada as artes não resultou em um ganho efetivo em termos de incentivos a quem precisaria merecidamente.
.

Camargoer.

Caro Rommelq. Os recursos para pesquisa são obtidos após submissão de projetos, os quais são avaliados por assessores anônimos e depois revisados por um comitê superior. Quando os projetos envolvem animais ou seres humanos, também é preciso um parecer de um comitê de ética independente. Não existe isso de “pesquisa ideológica”. Caso a proposta tenha uma hipótese inconsistente ou uma metodologia inadequada, a proposta é rejeitada. Caso tenha um parecer favorável, ainda depende da decisão do comitê superior que pode negar a proposta na análise comparativa.

Camargoer.

Ola André. O que se investe em ciência em valores absolutos também é pouco e irregular, sem falar que de vez em quanto não pagam as bolsas de estudo.

Camargoer.

Olá 737. A lista de injustiças do Nobel é maior. Há quem diga que Machado de Assis deveria ter recebido o Nobel de Literatura. Eu não sei, mas tenho certeza que Guimarães Rosa deveria ter sido premiado. Sinto-me com muita sorte por ter conseguido ler Grande Sertão Veredas no original. Sarney e Alfonsin deveriam ter recebido o Nobel da Paz por encerrar uma corrida armamentista entre os dois países, assim como a ABACC também merece o Nobel da Paz. Johanna Döbereiner merecia o Nobel da Paz ou de Fisologia por sua descoberta relacionada com as rizobactérias, que revolucionou a agricultura… Read more »

Silvano

Prepara teu bolso parceiro, por um motivo simples, dinheiro não nasce em árvore.

Sabe por que o varejo brasileiro está indo a falência? estou dizendo falência mesmo, tem rede de loja gigantesca no vermelho de mais de um bilhão de reais… estão vendendo bem mas não cobre a despesa, o motivo é a taxa de juros, o problema é que esse custo está sendo calculado com aquela taxa de juros de um dígito que tivemos no passado, chegou a 6%, imagina quando essa coisa disparar de vez, o juro futuro já explodiu.

Camargoer.

Olá Silvano. Com exceção do governo central, que tem o monopólio da emissão de moeda, todos as pessoas, empresas, governos municipais e estaduais, ONG… todos sem exceção. dependem de renda recebida, seja por trabalho, rendimentos de investimentos ou arrecadação. Nos últimos anos, o país tem enfrentado uma longa crise econômica (os motivos podem ser discutidos, mas a crise é um fato). Os anos de crescimento são apenas a recuperação de quedas anteriores. A média de crescimento econômico médio foi inferior ao seu crescimento vegetativo do país, sem falar em um amplo processo de concentração de renda. Juros não é causa,… Read more »

Carvalho2008

CHICO Xavier para Nobel da Paz também….a obra é enorme

Camargoer.

Olá Carvalho. Pois é. A lista de brasileiros e brasileira que mereceram o Nobel é longa mas talvez seja preciso pensar agora nas pessoas vivas, porque o Nobel nunca será concedido postumamente. Chico Buarque sem dúvida.

Salomon

Meu Deus..onde a razão de negativar um texto desses? É vontade de encher o s…tirando Sarney e o hermano, trabalhei com o primeiro, assino embaixo.

Camargoer.

Olá Solomon. A premiação do Nobel é sempre polêmica. riso. Feliz 2023.

Camargoer.

Olá Silvano. Você menciona o Nobel… também não tem Oscar, mas teve uma Palma de Ouro “O pagador de promessas”, escrito por Dias Gomes (um comunista), dirigido por Anselmo Duarte (fundador do PCB), com Norma Bengel (comunista) e um monte de esquerdistas.. riso

ROMMELQE

Silvano, não esquecer que o Nobel era sueco e nasceu em Karlstad. Inventor da dinamite, o que na minha visão é muito emblemático. Este explosivo logicamente tem uma serventia bélica, mas também é indispensável em muitas atividades pasificas e de certa forma ilustra a estima que os suecos tem por sua liberdade ….

ROMMELQE

Pacíficas, claro…..

Jefferson Henrique

Tenho apenas 28 anos. Não entendia nada da vida quando o programa FX foi criado. Estava começando a me situar quando o primeiro F-5EM foi recebido e vi os Mirage 2000 darem baixa. Confesso que torci pelo F-18, mas hoje, gozando de certa maturidade e discernimento, entendo as enormes vantagens e os ganhos na FAB ter optado pelo Gripen. Só peço a Deus, a Deus mesmo, que ilumine esse caça, que seja atualizado durante sua vida útil e que se totalizarem 70/80/100 exemplares, eu ficarei muito satisfeito. Em relação as imagens, são incríveis, muito obrigado Juliano. Em relação ao caça,… Read more »

Neto

É isso Jefferson. As imagens estão incríveis Juliano!
.
Torço que nos últimos dias do F5-E/F eles sejam usados até o limite para treinarem a primeira e quem sabe a segunda geração do Jaguar.

Alex prado

Cadê o IRST? 🤔

Emmanuel

Tá na casa dele vendo novela.
Daqui a pouco chega.

Marcos Silva

Demorô…..

Fighter

Cara, apareceu mais um maníaco do IRST. Eles estão por todas as partes

Ivan herrera

😂😂😂😂😂

regis

O IRST aparece no quadro que estão segurando, então vai vir logo.

joão pedro

Primeiro parabéns para a FAB e o Brasil, depois, agora pra mim é a quantidade que se vai adquirir, espero independente de qualquer coisa que venham no mínimo uns 72 Gripens.

Sergio Cintra

O presidente / CEO /sei lá o q (Saab) mencionou em mais 26, então passando a régua a principio = 36 + 4 + 26 = 66.

Leonardo

Pra mim vai ficar nesses 66 mesmo, e mesmo não sendo o ideal, é um bom número

Felipe

Deve chegar a mais pois os AMX serão todos desativados até 2035.

Renan

Concordo Leonardo, até porque se for para investir mais daqui uns 15/20 anos que seja logo em um 5°G desenvolvido nacionalmente com ajuda da tal ToT prometida.
Por hora e para nossa realidade está de bom tamanho.

Felipe

Certamente esse contrato de 26 terá opção para mais algumas unidades extras, como foi no primeiro lote, por isso acredito que deveremos chegar a 70 unidades até 2030.

Camargoer.

Ola Felipe. Creio que os lotes adicionais serão apenas aditivos no contrato inicial. Estou muito curioso sobre o valor do aditivos das quatro aeronaves adicionais do primeiro lote. Provavelmente, será o preço pago pelas aeronaves adicionais daqui para frente..

Leonardo

Pode até chegar nas 70, mas em 2030 não kkk, os 36 ainda vão ser entregues até 2028

Peter Nine Nine

Amigo, repare que vamos em 2022 ª- ª. 70 até 2030, nunca.

Peter Nine Nine

A entrar em 2023

Neto

Tenho pra mim que o estado deveria comprar um terceiro lote sim. . Mesmo que seja para substituir os mais antigos (uns 12) e em um movimento de estado em prol das indústrias nacionais, atrelar em uma venda governo a governo uma modernização de meia vida. . Um grupo de caça da variante F em natal, pra lá de 2035 para interdição naval seria interessante. . Concordo que o próximo modelo a ser estudado pela FAB deva ser um 5ª ou 6ª geração, mas não acho que deva ser mais que 16 ou menos de 12. . Melhor que um… Read more »

Emmanuel

Saito, muito obrigado.
Sem você teriam enfiado o Rafale goela a baixo.

Emmanuel

goela abaixo*
retificando.

RENAN

Parabéns ao contribuinte que pagou essa maravilha, espero um dia a FAB receba a versão Full com os melhores sensores e que o planejamento não erre feio e treine equipe e pessoal nas quantidades certas e no momento correto.
Quem sabe veremos um dia está máquina equipada com o RBS 15,e outros dentes que coloca respeito.
Implorando para o segundo lote ser igual ao dos suecos em capacidade e sensores

Marcos Silva

Nem demorou tanto assim! O Gripen foi anunciado vencedor no dia 18 de dezembro e JÁ chegou no dia 19 de dezembro.
Foi de um dia pro outro. Somente que esse “dia” foi meio longo….

Johnny

Uééé… ninguém vai perguntar do IRST???

Ivan herrera

Já perguntaram aí pra cima 😂😂

Peter Nine Nine

Quem pergunta pelo IRST tem razão para o fazer.
O produto foi comercializado e mostrado por toda a parte com capacidades a serem entregues por tal sistema.

Bille

O início do fim dos F5 na FAB. Digo início porque tem muita água ainda pra passar por baixo dessa ponte: inclusive, usar a larga experiência operacional dos pilotos de F5 para treinar o pessoal do F39 (como OPFOR)

Camargoer.

Agora não é o fim, nem sequer o começo do fim, mas é, talvez, o fim do começo.

Peter Nine Nine

Para mim o começo do fim e o fim do começo é a mesma coisa, o começo do fim começa assim que se dá início ao início. :p eheh

Last edited 1 ano atrás by Peter Nine Nine
Camargoer.

Olá P99. Foi a frase de Churchil comentando a vitória aliada em El Alamein, que colocou fim a campanha alemã no norte da África.

Ivo

Dilmou hein?!

Camargoer.

Churchilizei

William

Parabéns pela nova aquisição e pelo novo programa, somente um detalhe na reportagem… a segunda foto junto a KC 390 ( segundo plano) no primeiro plano é um F5E Tiger II.

Ivan herrera

O 01 e o 02 estão na Embraer ainda ?

Guilherme Poggio

O 01 sim. O 02 estava no hangar do 2º/6º e aparece no vídeo que fizemos lá na base.

https://www.youtube.com/watch?v=SjsnoqrnoNI

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Camargoer.

Olá Poggio. O tradicional banho das aeronaves molhou os instrumentos da banda. Riso. Acho que teve músico ali que ficou “pistola”, como diria minha filha.

Ivan herrera

A sim obrigado 👍

alexandre

ta parecendo a gente quando compra carro novo, tão felizão, parabens aos aviadores…

sergio

A intuito de curiosidade Galante, poderia fazer uma simulação no Command: Modern Operations com o Gripem vs Rafale!!!!

Angelo

Belas imagens, mas e o restante deles, vem ou não vem????

Nunes-Neto

Vou comentar aqui o que iria fazer na “reportagem anterior” , o ritimo de entregas está batendo com o de qualificação de pilotos para o Gripen, não adianta receber 10 caças por ano ,se nao se forma pilotos na mesma velocidade, e possivelmente o número ideal seriam de pelo menos 2 ou pilotos por caça

Denis

Aquele senhor de cabelos brancos é o Brigadeiro Saito?

Rinaldo Nery

Se for o nissei é. Só havia um nissei lá.

Frederick

Confesso que é muito emocionante ver esse registro. Lembro-me do anuncio do F-X, seu cancelamento, e todos os desdobramentos disso até essas imagens. Que luta.

A FAB, seus homens e mulheres, de farda ou não, fizeram o melhor para que esse programa se materializasse.

Last edited 1 ano atrás by Frederick
Fabio Ribeiro

Que caça lindo!

Tutor

Já dá para a FAB incorporar esse sueco. Me refiro ao piloto de teste.

Rinaldo Nery

Futuro astronauta. Já selecionado pela Agência Espacial Européia.

Matheus R

Reserva

Magalhaes_RJ

Mas é…rs

Glauco Castanheira

👏👏👏👏👏👏👏

Matheus R

Agora que a Colômbia pré-selecionou o Rafale, vejo boatos sobre problemas e muita desconfiança pairando sobre o Gripen, tanto por parte deles como de outros países. Assim como comparações sem sentido, muitas vezes usando de parâmetro as versões antigas C/D. Enquanto o Gripen não participar de um exercício e demonstrar toda sua performance, essa desconfiança continuará e as vendas fracassarão. Que agilizem a certificação de reabastecimento pelo KC-390 e mandem todos, todos os Gripens operacionais para os próximos exercícios para que provem seu valor. Só assim essa desconfiança cessará, mesmo que a decisão da Colômbia tenha sido mais política do… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Matheus R
Carvalho2008

Mas no exercício conta mais é a estratégia, pois os sensores não são ativados em seu máximo justamente para não estragar o jogo….mas sim, haverá um diferencial absurdo.

Acho que o Gripen está no mesmo nível do Rafale, perdendo em alguns aspectos e ganhando em outros.

Num deles, tem a arquitetura eletrônica mais moderna pelo próprio fruto do ano do projeto….Isto já conta muito

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Sou mais Suécia…, acho a Suécia muito mais tecnológica que os Franceses, vide os caminhões da Suécia estão entre os mais tecnológicos e modernos do mundo (Scania e Volvo)…, o Rafale é maís encorpado na primeira impressão mete mais medo que o Gripen, más os Gripens são mais manobraveis, os Suecos querem que este caça se destaque mundialmente…, e o Brasil é o espelho do caças deles para o mundo…, vão querer que este caça se destaque mundialmente e nossos pilotos se destaquem em treinamentos mundo afora pois estão no produto que eles fabricam para o mundo… Ainda acho que… Read more »

olivete da silva

Parabens a Força Aerea Brasileira…apesar do maluco beleza no comando lá em Brasilia….Parabens…FAB..e seus pilotos…Feliz Natal e um Prospero Ano Novo..ok

Carvalho2008

Para que tenhamos uma entrada de Ano com sorrisos e felicidade a todos!
https://youtu.be/eGycGnBHlsc