China realiza exercícios em torno de Taiwan para ‘ensaiar a operação de reunificação’ em meio à visita de Pelosi

110

Exercícios militares conjuntos em torno da ilha de Taiwan pelo Exército de Libertação Popular da China (PLA) continuaram na quarta-feira com um bloqueio conjunto, assalto marítimo e treinamentos de combate terrestre e aéreo, envolvendo o uso de armas avançadas, incluindo caças furtivos J-20 e mísseis hipersônicos DF-17. Os exercícios começaram na noite de terça-feira, quando a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, pousou na ilha, o que viola seriamente a soberania da China.

Os exercícios são sem precedentes, pois espera-se que os mísseis convencionais do PLA sobrevoem a ilha de Taiwan pela primeira vez. As forças do PLA entrarão na área dentro de 12 milhas náuticas da ilha e a chamada linha mediana deixará de existir, disseram especialistas, observando que, ao cercar totalmente Taiwan, o PLA está bloqueando completamente a ilha, demonstrando o controle absoluto do continente chinês sobre a questão de Taiwan.

O Comando de Teatro do Leste do PLA organizou na quarta-feira as unidades da Marinha, Força Aérea, Força de Foguetes, Força de Apoio Estratégico e Força de Apoio Logístico Conjunta e conduziu exercícios conjuntos orientados para o combate realista no espaço marítimo e aéreo ao norte, sudoeste e sudeste da ilha de Taiwan, informou o Comando do Teatro Oriental do PLA em um comunicado de imprensa.

Bloqueio conjunto, assalto marítimo, ataque terrestre e exercícios de combate aéreo foram o centro da operação, pois os exercícios testaram as capacidades operacionais conjuntas das tropas, disse o comunicado de imprensa.

Caças furtivos J-20, bombardeiros H-6K, caças J-11, destróieres Type 052D, corvetas Type 056A e mísseis balísticos de curto alcance DF-11 estão entre as armas utilizadas nos treinos.

Após o pouso do avião de Pelosi em Taipei, o Exército de Libertação Popular chinês anunciou a realização de importantes exercícios militares de tiro real em áreas nas águas e espaço aéreo ao redor de Taiwan de 4 a 7 de agosto, como mostra o gráfico

FONTE: Global Times – jornal apoiado pelo Partido Comunista Chinês, comentando questões internacionais de uma perspectiva nacionalista

LEIA TAMBÉM:

Tensão no Extremo Oriente

Subscribe
Notify of
guest

110 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jefferson Ferreira

Literalmente bloquearam o tráfego aéreo e marítimo de taiwan até sábado, ninguém entra ou sai da ilha…

ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR

A véia conseguiu furar o bloqueio

Luis Carlos

Só de volta.
De ida, não mais.

Luis Carlos

Parece que Taiwan pediu ajuda às Filipinas e Indonésia para rotas alternativas.
Algumas áreas foram realmente bloqueadas pelos chineses.
Eu particularmente acho isso uma bobeira, assim como a inútil viagem de Pelosi, a Louca.
As coisas estão tomando seu rumo normal, EUA e Europa entrando em uma crise sem precedentes e sendo derrotados na Ucrânia.
À China, cabe dar o empurrão final nessa situação manipulando os mercados internacionais com o peso de sua gigantesca economia e acelerando processo que se abaterá sobre o Ocidente.

kelson60

E você não acha que a Economia chinesa vai cair junto com a do Ocidente?

Luis Carlos

Certamente, muito menos.
Afinal, os laços econômicos chineses são muito mais amplos que os ocidentais.
Vai sofrer um pouco, mas quem está com sérios problemas são as economias do Ocidente

Chris

Se a briga é com EUA e Europa… Avisa o Putin que esta atacando o alvo errado… Nem na OTAN ou UE a Ucrania esta !

Fala pra atacar o alvo certo… Eu vou ate pegar a pipoca e o guarana, pra assistir se ele tem coragem !

Luis Carlos

Antes avisa para Peloso que a guerra é na Ucrânia.
Taiwan é um problema que será resolvido depois.

Chris

Eu nao sei se voce percebeu… Mas a China é altamente dependente de exportacoes para o ocidente… E tem um populacao de bilhoes pra alimentar ! Nao por acaso, so ficam na ameaça !

TAIWAN ja teve tantos donos… Que soa ridiculo dizer que é da China.

O que a China quer la… É o que lhe falta, e disto eles nao conseguem fazer engenharia reversa… Tecnologia (moderna) de semicondutores e chips (Sobretudo TSMC) !

Com as sancoes na Russia… Eles entenderam que precisam ser autosuficientes, se quiserem brincar de guerra… E agora realmente estao atras disto !

Last edited 1 ano atrás by Chris
Joao

Toinho imparável… após outra vergonha mudará de nick novamente… eis o tempo! kkkk

Jose Dasilva

Voce tambem faz parte do ocidente. A não ser que seja chinês de Macau que escreve em português.

Jagdverband#44

Acabo de entrar no flight radar e não confirmo essa tua frase.

Luis Carlos

O Globo – 04/08/22 – 12:30 h
‘China inicia exercícios militares inéditos em torno de Taiwan, bloqueando acesso à ilha.’

Joao

Globo? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fernando

Abra o marine traffic e o flight radar e descubra que belo mundo de fantasia você vive.

Chris

É que o vermelho é um tom que cega muita gente !

Joe

Fake News

Last edited 1 ano atrás by Joe
Gabriel ferraz

Duvido muito que tawain reivindique sua independência algum dia. Ali é um estado chinês que nem é reconhecido por seus aliados querendo botar as asas se fora. Mas a culpa é da própria China que deu asa a uma cobra e terá que tomar medidas drásticas daqui a algum tempo para que o mesmo não vá prejudicar a própria China. E para os sonhadores de plantão bora lá. Tawain se torna independente e no outro dia vai fazer que nem o Japão, deixar os EUA instalar uma base naval e aérea no mesmo. Sonhem bem muito que a China vai… Read more »

Antonio Cançado

Quem deu asa a cobra foi o Trump, deixando a China fazer o quê quisesse…

Carlos Campos

para, parece que você usou entorpecentes.

BraZil

Trump. Sério isso?

Chris

Ate a guerra… Os EUA (Via OTAN ou nao) nao possuiam uma unica arma perto da Russia (So a Europa), respeitando os acordos… Nem um unico e simples F-16 !

Eu fico besta em como vcs acreditam numa midia totalmente manipulada pelo governo, como a russa… A ponto de ignorar o que esta pra la de claro a esta altura… O Putin quer territorios… E a guerra comecou na Crimeia !

Last edited 1 ano atrás by Chris
L G

A China gastando dinheiro a toa. Esse dragão e só ameaça. Não tem coragem para nada. Foi humilhado pelos EUA. Deveria pegar esse dinheiro que está gastando com combustível nessas manobras sem propósito e comprar alimentos e enviar para os países pobres da África. Coitada da china Taiwan agora pode declarar independência que não acontecerá nada. Vamos estudar pessoal.

Icarus

Me diga qual foi a guerra que os americanos venceram sozinhos???
Tio Sam e Tio Jacó vão sumir do mapa.

Jagdverband#44

Guerra contra o México, guerra com a espanha.

Cristiano de Aquino Campos

As duas perto de casa r com vantagem do lado americano.

Red Pill - 红色药丸

Granada

Cristiano de Aquino Campos

Cachorro pequeno!

BraZil

Panamá…

Cristiano de Aquino Campos

Cachorro pequeno e morto!

Rui Chapéu

Taiwan é tipo o Stalingrado dos China…

Não serve pra nada geopoliticamente, só é orgulho ferido dos cara.

Luiz Trindade

Meu caro Rui… Por favor… Taiwan produz chips e todo maquinário eletrônico que o mundo precisa! Como não serve para nada?!?

Jefferson BA

Taiwan faz tudo isso justamente por causa da Europa e EUA. EUA e Europa investiram e desenvolvem a ilha. Graças a esses países a ilha hoje é aberta ai mundo e não uma ditadura como a China. Ali não é e não será da China. Assim como a Rússia não vai continuar roubando terra de outros povos. Alias, já chegou a hora da China devolver o tibet para os tibetanos, deixar aquele povo em paz. Infelizmente milhares já morreram e seu foi parte da cultura. O mundo precisa fretar as ditaduras da Rússia e China. Coreia do Norte é o… Read more »

Red Pill - 红色药丸

Verdadeiro xapéu de alumínio, com direito a diploma e tudo.

Sensato

Produziu até agora porque foi conveniente. Todos os players responsáveis estão se movimentando para diminuir essa dependência.

Carlos Campos

com tecnologia do exterior, aí quando se tornarem dispensáveis como faz?

Allan Lemos

Sem falar que também faz parte da first island chain.

Maurício.

Rui, mas território sempre será território, se não fosse assim os ingleses teriam deixado as Malvinas com os argentinos e Rússia e Japão não estariam de picuinhas por um punhado de pedregulho no meio do nada, assim como Espanha e Inglaterra já teriam resolvido a eterna ladainha por Gibraltar.

Sensato

Na verdade, frequentemente não é tanto pelo território em si mas muito mais pra não passar atestado de fraqueza.

WSilva

”Não serve pra nada geopoliticamente,”

Vixe… rs

Ramon

Caso vc tenha um telefone velho e tenha tempo para desmontar o mesmo, provavelmente vc vai achar a algum made in Taiwan em algum lugar se não tiver isso escrito pode ter certeza que é de 50% probabilidade de peças importantes do mesmo teve origem em Taiwan, e o Brasil tá uns 20-30 anos atrás deles no que se diz essas tecnologias.

Felipe Augusto Batista

Brasil 20 anos, ou mais, atrasado… E a conta está correta, o Pentium 4 foi lançado em 2000 em litografia de 180nm e esta litografia, 180nm, tambem foi a mais avançada produzida na Ceitec antes de encerrar, processadores hoje estão em 10nm. E com o fim da Ceitec imagino que o gap só vai aumentar.

sub urbano

Tem um PIB maior que o do estado de São Paulo. Considerando que SP tem uma economia maior que a da Argentina e da Polonia, é sim muito relevante.

Rodrigo

Poxa Rui.. Como não serve para nada geopoliticamente?
Olhe o mapa da região, o litoral da China é todo cercado por ilhas do Japão, Taiwan, Filipinas, Vietnam etc..
Ter o controle de Taiwan é ter um acesso livre ao oceano pacifico sem precisar passar por águas de outros países.
Isso para citar apenas um exemplo entre inúmeros outros.

Antonio Cançado

Essa China é patética…

RenanZ

Adjetivo questionável,
oriundo do anão diplomático da América “latrina”

Jefferson BA

Disse o cara com Z no nome e que mora no Brasil e nunca viu um russo na frente kkkkkkkkkk
É Zé puxa saco de ditadura.

Fernando

E você deve ser norueguês

Saldanha da Gama

Ia escrever sueco, mas é tudo nórdico mesmo….

Rodrigo-brasileiro

O mundo é gigante e deve existir algum lugar top para você meu caro vira latas.

Léo Neves

Taiwan deveria investir pesado em IA e drones. Tornar uma invasão chinesa algo difícil e custoso.
Milhares de drones kamikazes com IA para identificar alvos automaticamente atacar a centenas de KMs.
E também submarinos e submarinos autônomos para atacar a frota chinesa.
E também defesas AA modernas e integradas.
Mas aparentemente a invasão chinesa está próxima demais para Taiwan ter tempo de investir em tudo que precisa.

Neural

Taiwan tem F-16 moderno, e mísseis AA Patriot, fora que artilharia de tubo deve ter de monte também. Mas são fracos em Submarinos, tem uns 3-4 IKL e uns subs menores. Chinesada vai tratora lá. Estratégia Chinesa acredito que seja muito parecida com a Russa, caldeirão com artilharia e foguetes, mísseis de cruzeiro pra alvos de maior valor, e veículos anfíbios na cabeça de praia.

Melhor opção pra Taiwan são is Submarinos. Poderíamos vender o Riachuelo e os IKL com preço inflado pra eles, pra capitalizar a falida MB

Last edited 1 ano atrás by Neural
Maurício.

“Chinesada vai tratora lá”

Vai nessa, na minha opinião a China venceria, mas não seria esse passeio no parque não, Rússia e Ucrânia estão aí para provar que não é bem assim, se a China for com o ânimo que a Rússia foi para cima da Ucrânia, é melhor os chineses ficarem em casa, se bem que todos alí são chineses.

Sensato

Melhor cenário seria os países ocidentais investirem pra anular a dependência do que é produzido em Taiwan enquanto a China continuaria a apenas ameaçar como vem fazendo tem tempo. Eventualmente, a China faria uma proposta estilo dá ou desce e o governo de Taiwan, sabendo que não teria mais tanto apoio assim do ocidente, teria que aceitar a reunificação. A guerra ali não será boa pra ninguém nem segura pra nossa espécie…

Cristiano de Aquino Campos

Sim más com bloqueio aero-naval vão ficar sem munição e materia-primarápido, duvido alguém tentar furar o bloqueio. Não tem como fazer muito estoque pois serão os primeiros alvos dos mísseis de cruzeiro. Situação muito dificil.

Rodrigo-brasileiro

Pra Taiwan se defender de maneira eficiente, só com bastante caças, submarinos, lanchas rápidas de ataque e mísseis de longo alcance superfície superfície e muita garra.
Por que uma coisa é certa, mais dia ou menos dia vão acordar com o desembarque das forças armadas chinesas.

Sensato

O mar é raso demais em boa parte do canal que separa a ilha do continente. Mesmo submarinos convencionais não tem vida fácil ali. Minas seriam bem mais baratas, rápidas e eficientes ali conforme visto na excelente live do Galante com o Felipe Sales.

Cristiano de Aquino Campos

O problema e que como a China mostrou para lembrar o mundo, eles podem cercar a ilha ao contrário da Rússia na Ucrânia, Ai a ilha recebe apoio como?
Os Chinas podem fechar tudo, só entra e sai o que passar antes pela China continental e ai, o quê se faz sem desbancar para a guerra nuclear?

Red Pill - 红色药丸

Acorda.. hora de ir pra escola, a lancheira já está pronta.

Luiz Trindade

Esses exercícios são muito parecidos com exercícios que a Rússia fazia na fronteira da Ucrânia antes da invasão. Taiwan tem de apontar os misseis antinavio aonde os navios da China estarão mais próximos. Plotar e deixar a Marinha do Exército de Libertação Popular ciente que estão plotados e há um segundo de manda-los pelos ares! Esta mais que na hora de Taiwan levantar o tom!

Wagner

So fala assim quem nao está lá. São os corajosos de teclado, iguais àquele instrutor de tiro soldado feroz do instagram.

Silvano

Visita diversionista. Com o país em ruínas, sem nada para mostrar e com eleições legislativas no meio do mandato, estão desesperadamente tentando desviar a atenção do caos interno e externo, no atoleiro ucraniano.

Zorann

A China deveria é ter derrubado o avião da Nancy Pelosi. Só isso.

Luiz Trindade

Se tivesse acontecido Zorann, você nem teria tido a chance de escrever isso e nem eu! Acorda para realidade. O mundo real é mais duro e cruel que sua mesa de video-game!

Carlos Campos

vocês moram nos EUA?

Zorann

Resposta mais bonitinha;

Você realmente acredita que os EUA vão acabar com o mundo, por causa de uma congressista, 3° na linha de sucessão presidencial?

Aterrissaram em território chinês, sem a permissão chinesa.

Rogerio

Isso é grande verdade…

Sensato

Ainda bem que eles usam os neurônios melhor que você.

Ricardo Borges Gama Neto

Operação Especial de Desanizificação de Taiwan

Ricardo Borges Gama Neto

Depois da piada. Os chineses sabem que é uma operação muito complicada, que pode demorar vários meses, talvez anos, e que no final pode simplesmente quebrar a economia chinesa. O Vietnã quase faliu os EUA. Nixon teve de quebrar o padrão-ouro. O Afeganistão atolou de vez a economia russa. Guerra tem muitas consequências para além da contenda física.

Cristiano de Aquino Campos

O problema e que a economia Chinesa e tão grande e internacional que se ela for mal, todos vão mal, ate os EUA.

WSilva

A bruxa americana foi embora e deixou a Dilma chinesa do DPP isolada na ilha, agora é rezar para que a China não faça nada nos próximos…

Os EUA é uma escória. rs

Slow

Que a China pode bloquear totalmente Taiwan nós já sabemos mas e ai ?

Errou feio em ter ameaçado de não ter feito nada . Putin pelo jeito vai ter desenhar .. Mesmo que fizer algo depois que Xi for confirmado em um 3 mandato, por enquanto tomaram 7×1 ..

WSilva

Assim é a vida, os EUA tomaram 7×1 dos criadores de cabra também. rs

Não se pode agir no calor do momento. Lembre- se sempre disso.

Slow

Concordo, porem era só não ter ameaçado ..

Agora na cabeça dos americanos a China só ameaça, vamos ver no que vai dar .

WSilva

As ameaças foram mais para consumo interno, os EUA sabiam que Pelosi chegaria e sairia viva de Taiwan como aconteceu. Mao supostamente uma vez disse a Kissinger ”Por enquanto podemos nós virar sem Taiwan, daqui 100 anos conversamos”. A China precisa continuar a progredir, isso é muito mais importante para o pais e povo chinês do que capturar a ilha e do nada ser isolada do mundo sem estar preparado para isso. Só há um problema, a China terá que arrumar um jeito de evitar que isso aconteça de novo tão cedo ou que outros países copiem os EUA. Eu… Read more »

Silvano

Com certeza é seguidor daquele canal do cara que usa supositório atômico.

Carlos Campos

mas a reação foi fraca, pelo menos os criadores de cabra levaram chumbo, e Taiwan? e como fica agora CS e Japão vendo isso, devem estar mais felizes de verem que Taiwan sendo mais fraca não sofreu nada, imagina eles que são bem mais fortes.

WSilva

A reação foi fraca até agora, ninguém sabe o que está por vir, se a China vai apenas engolir sapo ou se tem uma carta na manga. Eu prefiro esperar, mas por enquanto segue 1×0 para os EUA.

Carlos Campos

pois é ela tem que fazer uma coisa, pelo menos até o momento a Rússia mostrou que é potência mesmo, invadiu a Ucrania e fds tá arcando com todo o ônus

WSilva

É importante lembrar que a China tem muito mais a perder do que a Russia, além disso China junto com a Índia estão ajudando a Rússia em relação ao seu isolamento.

Pelo tamanho da economia chinesa, ninguém pode ajudar os chineses em caso de isolamento, quer dizer, se o BRICs fosse algo mais coeso a China poderia invadir Taiwan amanhã mesmo.

Cristiano de Aquino Campos

Acho eu que justamente pelo tamanho da economia Chinesa eles não serão isolados do mundo. Ainda mais depois do quê esta acontecendo com a economia mundial ao se isolar. a Rússia que e fixinha econômica no mundo comparado a China.

Carlos Campos

todos nos BRICS querendo ou não estão amarrados, o Brasil não vive sem a China, mesmo a direi.t.a não gostando disso. o resto do mundo também precisa do mercado consumidor chinês, ou das coisas que são produzidas lá.

Scudafax

Mais um conflito potencial devidamente insuflado pelo Complexo Industrial Militar. Sem as guerras potenciais contratadas na Coréia, no Irã, na Ucrânia, em Cuba e etc, não há como justificar um orçamento de 800 bilhões de dólares anuais para a indústria de defesa. Além disso, as sanções econômicas tentam sempre atacar a população ordinária, gerando pobreza, desesperança, como relatado em vários estudos.

Jefferson BA

A China ameaçando invadir um país com 24 milhões de pessoas e a culpa é do complexo militar dos EUA.
A China produzindo armas igual água e ele falando dos EUA kkkkkkkkkk
Parece os doidos culpando zelensky pelo fato do putin invadir outro país e anexar terras com discursinhos neonazistas.
Que bela inversão ds realidade, chapéu de alumínio já!

naval762

Eles estão só esperando a véia sair da ilha. Se a China queria uma desculpa agora é a hora.

h.saito

Já saiu, está na Coreia do Sul.

Ivan herrera

Ela já saiu e não vai acontecer nada , pelo menos por enquanto , afinal os chineses são pacientes e calculistas.

Oseias

A unica coisa que posso escrever sobre isso é:
EITA!!!

Carlos Campos

Exercício kkkkkkkkkk fizeram nada, deviam ter derrubado algum avião de Taiwan, bombardeado alguma base militar, vergonhoso pra China

Nilton L Junior

Ponto para velha que vai ser a candidata dos demos, pt pra Rússia e Iran que não truca quando o gato não esta na mão, perdedor de ontem China e o Brics.

sub urbano

Taiwan é aquele filho que fugiu de casa a muito tempo atrás. A China é um pai responsável e o aceitará de braços abertos.

Carlos Campos

kkkkkkk da onde tu tirou essa comparação, a China quer botar Taiwan dentro de casa na base da porrada

Demolidor

Se a China quisesse conquistar Taiwan a força ela já teria feito isso a muito tempo, Taiwan não tem força para se defender da China.

Demolidor

EUA como sempre provocando outros países desnecessariamente.
Somente extremistas defendem este tipo de atitude dos EUA.

Paulo Brics

A coisa chegou a um status no qual a China tem obrigação de resolver esta situação de vez. Esta reação de cercar a ilha rebelde e ficar atirando para cima é patética. Deve ter muitos generais, almirantes e brigadeiros furiosos na China e querendo agir pra valer. Esta é a diferença entre a Rússia e a China. Quando os russos ameaçam, se não levarem a sério eles cumprem a promessa e partem para a porrada, independente de ameaças de eua e otan. E quanto mais ameaças mais eles batem. Slava Rossiya!!! Não estou querendo ver a morte de milhares de… Read more »

Demolidor

Errado, os EUA querem que os Chineses ataquem, se a China atacar a economia Chinesa vai ruir eles serão vítimas de sanções e não vão ultrapassar a economia dos EUA, a tendência é as provocações dos EUA aumentar conforme o PIB da China se aproxima do deles, se a China resistir as provocações ela vence se não resistir ela perde, é exatamente o mesmo método que os EUA usou contra Rússia jogando eles em guerra com a Ucrânia.
E além disso os EUA precisam justificar o orçamento militar deles eles precisam criar novos inimigos.

Last edited 1 ano atrás by Demolidor
Paulo Brics

A coisa chegou a um status no qual a China tem obrigação de resolver esta situação de vez. Esta reação de cercar a ilha rebelde e ficar atirando para cima é patética. Deve ter muitos generais, almirantes e brigadeiros furiosos na China e querendo agir pra valer. Esta é a diferença entre a Rússia e a China. Quando os russos ameaçam, se não levarem a sério eles cumprem a promessa e partem para a porrada, independente de ameaças de eua e otan. E quanto mais ameaças mais eles batem. Slava Rossiya!!! Não estou querendo ver a morte de milhares de… Read more »

L G

Todos que já viram deveriam rever o filme o livro de Eli e mad Max. Esse será o futuro que veremos na nossa geração. O Brasil será o quinto império de Daniel. Receberá os refugiados cientistas do hemisfério norte e recomecera o mundo. Vamos estudar e aguardar pessoal.

Chevalier

Operação de tentativa de colonização, escravização e “comunização” contra a vontade dos milhões de taiwaneses. Malditos sejam. Mas o “imperialismo” ianque que é o malvadão da história. Comunas do capeta..

Last edited 1 ano atrás by Chevalier
Silvano

Seu caso é mais grave do que parece. A inoculação propagandística foi muito bem executada.

Carvalho2008

Taiwan possui 3, 5 milhões de hectares E a fração capitalista que perdeu na revolução chinesa e refugiou-se alem mar na ilha numa época que a China não tinha marinha para ir até lá Reserva Raposa do Sol também é fronteiriça com metade do tamanho de Taiwan 1,7 milhões de hectares Se um movimento separatista ocorre e ao patrocínio externo para tal, o Brasil aceitaria? Muitos países têm situações similares….Espanha, Inglaterra, Turquia, etc Não é simples Apenas sei que a invasão será inevitável se Taiwan desejar demonstrar que a reunificação será impossível Já não cabe mais o que é o… Read more »

Heinz

Uma invasão chinesa a Taiwan seria uma operação muito complicada, mesmo para o poderoso exército chinês, provavelmente começaria com uma “chuva” de mísseis de cruzeiro e balísticos, contra alvos militares, e infraestruturas críticas, ao mesmo tempo forças aerotransportadas seriam enviadas para assegurar alguma região para um desembarque anfíbio, paralelo a isso a marinha chinesa e cercar a ilha, com a força aérea tentando ter superioridade aérea sobre a ilha e seu entorno. O uso de drones também seriam extensivos e o poder empregado seria muito grande. Taiwan possuem vantagens e desvantagens na sua defesa, a vantagem é que toda essa… Read more »

Scudafax

Trata-se de mais um conflito sustentado pelo Complexo Industrial Militar. Não fosse a intervenção americana, a ilha já teria sido tomada, aumentando sobremaneira a influência econômica e tecnológica da China. O ideal é que atuem prioritariamente no Soft Power, permitindo assim que toneladas de equipamentos militares sejam incorporados, ao invés de destruídos.

Rodrigo

Se fosse os EUA dava meia dúzia de Nike para Taiwan e Taiwan diria temos armas e tecnologia nuclear…acabou a frescura..entre os dois…quem tem Nuke não tem.

Cristiano de Aquino Campos

Verdade, mesmo abrindo precedentes para a Rússia ou China fazerem o mesmo para quem tem problemas com a OTAN. Imagina, EUA dá armas nucleares para Taiwan e a China dá armas para o Iran, Venezuela, Cuba e porquê não para o Brasil.