IAI entrega primeiros conjuntos de aeroestruturas de F-16 e 200ª asa de F-35 para a Lockheed Martin

3

Durante uma cerimônia realizada no dia 14 de junho na linha de montagem de asas da Israel Aerospace Industries (IAI), a empresa entregou à Lockheed Martin os primeiros conjuntos de aeroestruturas de F-16 fabricados na linha de montagem recentemente reaberta da IAI, incluindo os tanques de combustível conformais para F-16. Além disso, também foi entregue o 200º conjunto de asas do caça F-35, produzido pela IAI.

A IAI está programada para produzir um total de 811 pares de asas para o F-35A, com um valor potencial de mais de US$ 2 bilhões até 2034, seguindo um contrato assinado em 2011. A IAI está operando uma linha de produção de asas de F-35 de última geração, inaugurada em 2014, ao mesmo tempo em que investe continuamente em sistemas automatizados, infraestruturas avançadas e tecnologias necessárias para atender ao design inovador da aeronave. Os revestimentos superior e inferior das asas são feitos de materiais compósitos, exclusivos do F-35, também fabricados pela IAI como parte dos contratos de produção.

F-16 Block 70

A IAI fabrica aeroestruturas para a Lockheed Martin desde a década de 1980. Com a nova demanda das aeronaves F-16 Block 70/72, a IAI reabriu recentemente as linhas de montagem das Asas, Aletas Verticais e Tanques de Combustível do F-16. Antes de reabrir as linhas de montagem do F-16, a IAI investiu na modernização da infraestrutura, melhorando o ambiente de trabalho e introduzindo novas ferramentas para produzir aeroestruturas do F-16 totalmente compatíveis. A IAI também restabeleceu com sucesso a cadeia de suprimentos de fornecedores de hardware para apoiar as linhas de montagem, ferramentas verificadas e verificadas, realizou as inspeções necessárias do primeiro artigo e conduziu programas de treinamento para a equipe F-16.

Joshua Shani, CEO da Lockheed Martin Israel, compartilhou: “As vendas crescentes da Lockheed Martin de nossas plataformas mais avançadas nos permitem expandir ainda mais as parcerias industriais locais. A IAI é um parceiro valioso para as cadeias de suprimentos do F-35 e F-16, fabricando várias peças e tecnologias para a Lockheed Martin há mais de 40 anos. A Lockheed Martin valoriza muito nosso relacionamento de longa data com o estado de Israel e suas indústrias de defesa e espera expandir ainda mais nossas cooperações em todos os nossos principais programas”.

Boaz Levy, presidente e CEO da IAI, disse: “A entrega das aeroestruturas do F-16 e da 200ª asa do F-35 aos nossos parceiros da Lockheed Martin é uma prova da forte cooperação entre nossas empresas e da confiança que a Lockheed Martin nos deu. As linhas de produção de aeroestruturas da IAI utilizam tecnologias inovadoras que fornecem aos nossos clientes recursos avançados. Estamos ansiosos por muitos outros projetos com a Lockheed Martin e continuaremos fornecendo soluções líderes para o setor.”

FONTE: Israel Aerospace Industries (IAI)

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Heinz

A Industria de defesa Israelense é formidável, pode ser até achismo meu, mas os F35 Adir devem ser até mais modernos no quesito software do que os F35 Ingleses por exemplo.
Recentemente os Israelenses afirmaram que seus caças F35 estavam prontos para lançar um ataque a instalações iranianas que estão desenvolvendo armas nucleares.
Creio que no futuro, se a Ucrânia ainda existir como país independente, vão comprar F16.
Tenham um bom final de semana. caros leitores.

Salim

Otimo exemplo. Planejamento, visao de futuro…

Ramon

O que é impressionante é que a linha de produção do F-16 nunca morre, não ficaria surpreso se daqui alguns anos seja lançada alguma nova versão dele.