NORTHCOM: mísseis hipersônicos russos têm baixo desempenho na Ucrânia

129

MiG-31 com míssil Kinzhal

Os sistemas de mísseis mais avançados do Kremlin não estão operando efetivamente no conflito da Rússia com a Ucrânia, disse o chefe do Comando Norte dos EUA, general da Força Aérea, Glen VanHerck, na quarta -feira, perante o comissão de forças estratégicas das Forças Armadas do Senado.

Os russos “tiveram desafios com alguns de seus mísseis hipersônicos no que diz respeito à precisão”. Ele julgou que os mísseis tiveram “baixo desempenho”.

Apesar da imprecisão geral da Rússia em disparar todos os seus mísseis, John Plumb, secretário assistente de defesa para a política espacial, disse que “a realidade preocupante” é que os cerca de 1.500 mísseis que a Rússia disparou desde a invasão de 24 de fevereiro tiveram como alvo civis ucranianos.

As testemunhas concordaram que foi o maior emprego de sistemas de mísseis desde a Segunda Guerra Mundial.

À medida que os combates na Ucrânia evoluíram, o tenente-general do Exército Daniel Karbler disse que Kiev precisa de sistemas de mísseis ofensivos e defensivos para uma defesa em camadas e para impedir manobras no solo. Entre os sistemas que ele mencionou estavam Patriot, Terminal High Altitude Area Defense (THAAD) e morteiros especializados.

Observando que a “ameaça só piora” no Indo-Pacífico, a senadora Deborah Fischer (R-Neb.), pressionou as testemunhas sobre como as defesas de Guam estão prontas contra ataques de mísseis balísticos e de cruzeiro da Coréia do Norte e/ou China.

Plumb disse: “Guam é inequivocamente parte da pátria” e será defendido como tal. O território insular do Pacífico abriga instalações de apoio à Marinha e uma base aérea capaz de sustentar bombardeiros estratégicos de longo alcance.

O vice-almirante John Hill, diretor da Agência de Defesa de Mísseis, disse que para Guam o Pentágono está “alavancando sistemas maduros”, com ênfase na mobilidade de suas baterias de mísseis e comando e controle. Para fornecer um aviso mais avançado, ele disse que “um navio [Aegis] está estacionado na frente”.

“Nós analisamos vários locais fixos” para os sistemas de defesa antimísseis e comando e controle, mas o terreno montanhoso da ilha limitaria a eficácia do Aegis Ashore, disse Hill. Em um briefing de orçamento em março, ele disse: “você verá um grande interesse em lançadores móveis, então quando falamos sobre sistemas distribuídos, trata-se de ser o mais móvel possível”.

Os sistemas THAAD e Patriot já foram implantados.

Kabler acrescentou que o campo do Exército testou o sistema Iron Dome de Israel, mas acabou rejeitando-o porque não atendia ao requisito.

Cerca de US$ 900 milhões foram solicitados para o ano fiscal de 2023 para integrar e expandir os sistemas de defesa antimísseis da Agência de Defesa contra Mísseis, do Exército e da Marinha em Guam. A solicitação de orçamento geral da agência é de US$ 9,6 bilhões.

No briefing do orçamento, Hill disse: “A arquitetura em Guam será uma mistura… então pense nisso como sistemas MDA, sistemas do Exército e sistemas da Marinha. Não será um Aegis Ashore. Pense nisso como um sistema distribuído porque o fazemos – vamos responder ao requisito número um de cobertura de 360 ​​graus contra ameaças balísticas, de cruzeiro e hipersônicas.”

Hill acrescentou no briefing: “Acho que o que fazemos em Guam informará o que fazemos para a defesa de mísseis de cruzeiro da pátria. Por exemplo, estamos usando a tecnologia de sensores existentes. Vamos vincular o gerenciamento de batalha de comando e controle aos ativos espaciais e outras capacidades de detecção.”

Sobre ameaças hipersônicas, o senador Angus King (I-Maine), presidente do subcomitê, disse na audiência que queria “um senso de urgência” do Pentágono sobre o que está fazendo nessa área.

Hill disse: “não estamos começando do zero”. Hoje, a melhor defesa contra a ameaça é baseada no mar, mas ele disse que “a [defesa] terminal não é suficiente” à medida que a ameaça evolui. Ele disse que o orçamento deste ano solicita fundos de investimento para o Glide Phase Interceptor para lidar com a ameaça da China e da Rússia.

“Estamos caminhando para uma demo” nos próximos anos. Mais cedo, ele disse para a Comissão de Serviços Armados da Câmara que a agência está se aproximando de decidir qual das três empresas que concorrem ao trabalho poderá prosseguir.

Em seu testemunho, Hill observou que “no ano fiscal de 2023, a MDA continuará a desenvolver e planejar uma demonstração do GPI e alavancar o Aegis Weapon System para fornecer as capacidades defensivas regionais cada vez mais capazes”.

FONTE: USNI

Subscribe
Notify of
guest

129 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronilson Nogueira costa

Kkkkk mais uma para os oreia seca e iludidos se deliciarem kkkkk

Palpiteiro

Meu palpite é que os EUA já aprovaram em valor mais recurso para ajudar a Ucrânia que todo o orçamento em defesa russo. Se os por volta de 10% do valor que já foram entregues mudaram o curso do conflito, o restante pode ser decisivo. Pois mesmo com 100% de precisão haverá mais alvo potencial do que munição para acertar.

Luppos Furius

Fanboy e delirante como tu esperava elogios da NORTHCOM 🙂 LOL

Slow

Fonte : Comando norte dos EUA

muito bom usar o ( inimigo) da Rússia como fonte confiável .. KKKKKKKKKKKK

Rodrigo Martins Ferreira

Na verdade os serviços americanos de inteligência sempre inflaram muito o desempenho dos sistemas russos em busca de orçamentos maiores.

Slow

não em tempos de guerra ..

Rodrigo Martins Ferreira

Os EUA estão em guerra com alguém ?

Cléber costa

Si vis pacem parabellus

Scudafax

Os fatos indicam que sim, uma vez que não estão neutros. Há disponibilidade de inteligência, armamento e recursos financeiros, se não é uma Proxy War…

suTerminator

sim, com o mundo todo

Slow

Indiretamente sim, afinal eles que estão bancando essa guerra estou mentindo ?

Neto

A China e seus istelfís e navios aerodromos serão o bixo papão da vez.
.
Sobre a Rússia, que lide com o Putin eles mesmos depois da guerra.

Luiz

Depois dos chips das máquinas de lavar e das geladeiras da Ucrânia servindo pra os tanques russos essa agora dos mísseis hipersonicos por baixo desempenho kkk.

Hank Voight

Cada vez mais a propaganda russa acerca da invencibilidade dos seus sistemas de armas vai virando poeira…kkkkk

Erick Barros

Ô HMS.
Os russos atacaram aviões israelenses em águas internacionais.
Algum abatido?:
Consulta aí suas fontes em Jerusalém.

Hank Voight

O desespero esta levando você a apelar cada vez mais para as fake news Xings…kkkk

oswaldo

E vc acreditando nos EUA… KKKKKKKKKKKKKK. Vc acredita na propaganda dos EUA… Os americanos nem tem esse tipo de arma…. KKK

Bosco

Oswaldo, A bem da verdade o Kinzhal não é um legítimo “míssil hipersônico” de fato. Esses são representados pelos mísseis tipo “boost-glide” dotados de um veículo HGV (veículo planador hipersônico) e pelo HCM (míssil de cruzeiro hipersônico) que utilizam motores “aspirados” (ex: scramjet). Os únicos legítimos mísseis hipersônicos russos são o veículo Avangard (nuclear, montando em ICBMs) e o míssil antinavio Zircon (ainda não operacional). O Kinzhal é um míssil semibalístico não diferente do Kh-22 (recentemente com artigo na Trilogia) , com a diferença que atinge um pico de velocidade na faixa hipersônica (acima de Mach 5) enquanto o Kh-22… Read more »

oswaldo

Os americanos tem algo proximo?

Bosco

Se vc se refere a terem um míssil eficiente que lançado do ar atinja consistentemente, com precisão, um alvo defendido a 2000 km , sim, têm.
No caso, se for com uma ogiva nuclear tem o ALCM AGM-86B com 2500/3000 km.
Se for com ogiva convencional tem o JASSM-ER com uma ogiva de 1000 lb e 1000 km de alcance e para o ano que vem terá a versão XR, com 2000 km de alcance e ogiva de 2000 lb.
Já se se refere a ter um míssil hipersônico , aí os americanos não têm nada parecido com o Kinzhal.

Bosco

Mísseis são iguais taxis, só que em vez de levarem passageiros do ponto A ao ponto B levam uma carga destrutiva. Os passageiros podem querer ir o mais rápido possível ao ponto B por terem algum compromisso, aí, no caso, o taxi vai ter que correr. *De preferência seria melhor fretar um helicóptero. Pra isso servem os mísseis hipersônicos na visão dos americanos. É um taxi rápido (helicóptero?) para levar passageiros com compromisso marcado. O compromisso marcado é o tal do “alvo de tempo crítico”, (TCT), que geralmente é um alvo “mole”, o que exige uma pequena ogiva. Por isso… Read more »

Bosco
Slow

Tem sim a imaginação ..

Cristiano de Aquino Campos

Ele disse que os misseis não são muito precisos e não que são interceptaveis. Ai depende de quão impreciso é, na visão dos americanos se a imprecisâo e de 1 metro já e muito más na visão de um russo se mesmo com 1 metro de erro o alvo e destruído esta bom.
Isso com ogivas comuns imagina as nucleares.

Cristiano de Aquino Campos

Outro detalhe, até agora pelo menos o ocidente não alardeou que um missil hiperssônico errou o alvo e o alvo continuou de pé. Só disse que não foram muito precisos.

Bosco

Cristiano,
Na verdade o título do artigo se equivoca dando ênfase nos “mísseis hipersônicos”, já que o texto diz “mísseis” de modo geral.
*E provavelmente por ‘hipersônicos” se entende além do Kinzhal, o Iskander M.

Gabriel ferraz

Mísseis russos tem baixo desempenho em guerra. Repare bem…. disse um general americano kkkkkkkkkk o título fala dos mísseis russos mais quase a matéria toda é falando de outra coisa. É muita falácia e pouco dado técnico e o pior que vai ter trouxa acreditando nisso. Pode até ser que esses mísseis tenham tido problemas, agora esse míssel podia ser o melhor da galáxia, nunca você vai ser a mídia ocidental elogiar o mesmo.

Erick Barros

Aquele depósito de armas e o quartel em Odessa demonstram bem o ‘baixo’ desempenho desses mísseis.

Hank Voight

De volta aos trabalhos Xings!?

Bosco

O Putin têm desprezo pelos ucranianos mas nem ele deve ser tão imbecil de gastar caríssimos mísseis em alvos civis.
Então, das duas, uma, ou o Putin é um grande imbecil e seus mísseis são altamente precisos e ele está cometendo assassinatos de civis de forma deliberada ou seus mísseis têm baixa precisão e estão atingindo alvis civis de forma não intencional.
Você decide!

Augusto

Vixe Bosco agora você bugou a mente de vários por aqui, sacanagem.

Vinicius Momesso

Nunca na história desde a criação da Trilogia, se viu uma audiência e interatividade tão grande como agora. Matérias pró Ocidente e seção aberta de comentários para o deleite dos seus amantes e para o ódio dos russófilos afirmando que se trata de propaganda.

Enzio

Verdade, leio matérias da trilogia há algum tempo. Não sou de comentar, porém nesses últimos dias a torcida está descarada. Se não fosse o Telegram só saberíamos das vitórias ucranianas

Cristiano de Aquino Campos

Se levar a sério, as únicas duas vezes em que a Rússia usou e filmou os impactos desses mísseis e eles acertaram os alvos em cheio, na verdade eles erraram e por isso acertaram. Kkk

Bosco

Pode ter sido as duas únicas vezes em que acertaram e aí divulgaram o vídeo. Gostaria de ver os vídeos das vezes wue erraram. Rsss

Slow

E vocÊ sabe se errou alguma vez na Ucrânia ?

Rodrigo Martins Ferreira

E vc tem certeza se acertaram todos ?

Slow

Olha os nem se ouve falar em mercenarios abrigados em ” galpão ” como alguns dias atrás .. e pelo tanto de armamentos que a ucrania pede e recebe dá pra ver que estão acertando sim ..

Bosco

Uma coisa a gente tem certeza, quando os acertam tem vídeo divulgado.
É o famoso método infalível de lançar as flechas primeiro e colocar os alvos depois.

Maurício.

Um americano falando mal das armas russas, que novidade, o interessante é que mesmo as armas russas não funcionando bem os americanos não vão lá ajudar os ucrânianos…🤷🏻‍♂️
Até o Iron Dome israelense entrou na jogada, sistema muito bom que se não fosse ele Israel seria atingido por vários e vários foguetes dos terroristas, e me fala em patriot, o sistema fodão que tem 30-40% de acerto, vai entender…

Erick Barros

Sistema que foi ‘vazado’ vários vezes por buscapés palestinos.

Maurício.

Kings, é claro que alguma coisa sempre vai passar, não tem sistema no mundo que seja 100%, mas vamos ser sinceros, o Iron Dome é um sistema muito bom, se não fosse ele vários civis poderiam ser mortos, você sabe disso.

Bosco

Vale salientar que o Iron Dome é de outro segmento, diferente do Patriot.
A intenção de instalá-lo em Guam tem a ver com sua capacidade ACM (contra mísseis de cruzeiro).
Contra esse tipo de ameaça o Iron Dome se mostra superior por conta do radar do Patriot ser direcional, não cobrindo 360 °, enquanto o do Iron Dome é rotacional.
Esse ano entra em operação o novo radar AESA 360 ° para o Patriot , que preencherá essa lacuna.
Outro fator é o custo do míssil Tamir, que é muitíssimo menor que o dos mísseis que compõem o sistema Patriot.

Maurício.

Bosco, o Iron Dome é de outro segmento mas mesmo assim os americanos testaram, então que nem perdessem tempo testando.

Bosco

Sei que você foi altamente eloquente e preciso e o fato de eu não entendê-lo se deve à deficiência de minha parte,
mas do que entendi devo dizer que é exatamente por serem de segmentos diferentes que os americanos testaram e implementaram o Iron Dome. Fosse igual o Patriot não o teriam feito.
O Iron Dome foi adotada de forma limitada (duas baterias) por conta dele não ser compatível com o radar Sentinel , adotado em quantidade pelos americanos e no lugar os americanos adotarão o sistema Enduring Shield, baseado no AIM-9X/2, que cumprirá a função ACM .

Last edited 1 ano atrás by Bosco
Curiango

A trilogia está cheia acredito de jovens de cabelo azul q namoram árvores e apontadores de lápis o lobinho sem noção a realização deles é pagar pau p os nortistas

Andre

Tem tbm os jovens sustentados pelos avós, criados a base de mingau de maisena que acham que todo o mau do mundo veio dos EUA e que tudo que se opõe aos EUA deve ser endeusado, nem que para isso precisem fugir da realidade e criar um mundo de fantasias.

Lucas

Mas é claro que esses admiradores de Coca cola e Cheetos não iriam ficar contra seus súditos do norte, afinal já estão adestrados, sim sinhô não sinhô, tudo aqui pró Rússia já recebe o deslike de olhos vendados. Pró América é o máximo… Ualll os defensores dos ralé !! (exclama duas) Libertadores dos excluídos, Filmes americanos fazendo a cabeça dos energuminos. Os fan boy se descabelam com notícias pró América, mesmo sendo fake news.

Andre

“não vão lá ajudar”

Os americanos não estão em guerra para irem lá. A Rússia tem 2 países da Otan com que faz fronteira, e logo terá mais um. Basta a Rússia atacar qualquer um deles que esse sonho de puntinzete será realizado.

Maurício.

Os americanos não vão lá ajudar porque assim como os russos eles só chutam cachorro morto, e isso é um fato!

Erick Barros

Nós vimos os vídeos do baixo desempenho.
E notícia importante.
Russos alvejaram aviões israelenses que tentavam atacar a Síria de águas internacionais.
Os israelenses furiram.
Não se sabe se algum avião foi abatido.
Parece que, finalmente, essa bizarra boa convivência entre russos e israelenses chegou ao fim.

Hank Voight

Você esta em modo permanente de negação da realidade Xings……rs!

Hank Voight

Nada de novo Xings, apenas Israel bombardeando e os sistemas russos se mostrando inefetivos

Kornet

Façam um favor a todos especialistas e torcidas pró e contra:entreguem aos ucranianos os Patriots e o THAAD.
Aí saberemos quem fala a verdade ,nessa que vai ficar conhecida na história das guerras,como a guerra mais fantasiosa,mentirosa,lacradora e hipócrita das guerras.

Maurício.

Se até os M777 que estão sendo doados estão indo na versão mais básica possível, acho muito difícil os americanos entregarem patriot e thaad, até porque teriam que inventar um xadrez 4d para explicarem se um desse sistemas forem destruídos.

gordo

Tai uma coisa bem interessante que em tese até derruba o que se lê no artigo. Presumo que antes do conflito a Ucrânia tinha artilharia, e o que aconteceu com ela? Quebrou tudo, estava sem manutenção ou foi em parte destruída ? O fato é que receberam doação de artilharia e pedem até caças. Bom, a Rússia reinvindica a destruição de muito material justamente com o uso de armas de precisão. A conta não fecha, se os mísseis não funcionam então os equipamentos Ucranianos deveriam estar mais preservados a ponto de não estarem recebendo doações do porte que estão recebendo.… Read more »

Maurício.

Gordo, eu também nunca neguei que a Rússia tem muita tranqueira, basta ver as centenas de tanques destruídos, fora as trapalhadas no decorrer da guerra, mas tem um pessoal que jura que as armas russas não funcionam ou são ruins, esse pessoal vive na terra plana, só pode! Eles não sabem separar seu amor platônico pelos EUA dessa guerra na Ucrânia, até os pró-EUA que tem conhecimento entram nas lenga-lenga de torcidas, fora os fakes de ambos os lados.

Andre

Se as armas e os equipamentos são bons então a culpa pela derrota em Kiev, Sumy e kharkiv, e pela estagnação em Donbass, é do operador??

Nascimento

Sim, é do comandante tático (oficial superior) ou do operador do sistema ou o sistema esta sendo empregado num contexto o qual ele não foi projetado pra operar.

A menos que você ache que os Patriots e os F-15s sauditas sejam ruins, o que evidentemente NÃO seria uma verdade.

O pessoal acha que é só entregar um IADS americano pra Ucrânia composto por C-RAM, NASAMS, Patriot e THAAD que tudo dará certo…

Maurício.

Nascimento, pela lógica dele o armamento americano usado pelos sauditas são todos ruins, esse “Andre” aka Tireless é um americanete, nada além disso.

Maurício.

Claro que é do operador, ou tu vai me dizer que as cidades ucrânianas destruídas e os equipamentos ucrânianos foram destruídos por quem? Pelos Aliens? 🤷🏻‍♂️

Fábio de Souza

Perfeita !!! A sua colocação com relação a matéria. Eu me pergunto a mesma coisa , se a Ucrânia está ganhando a Guerra , por que eles estão pedindo mais armas a OTAN ? Realmente a conta não fecha , em uma outra Matéria postada aqui em que dizia , que os Russos , estavam usando componentes de Maquinas de lavar em seu Tanques . Uma matéria tendenciosa , com o intuito de desmoralizar o exercito Russo , porém ao mesmo tempo ela é contraditória , porque todos nos sabemos , que são os Ucranianos , que estão pedindo armas… Read more »

Salim

A russia por incopetencia de seu material ou desespero esta atacando a estrutura civil a ermo, a efetividade e baixa, pois caso contrario nao existiria mais forcas defesa ucrania. Apos 3 meses a ucrania que tinha uma forca modesta e obsoleta, continua operando tanques, avioes e helicópteros. Vemos tambem a incapacidade e morosidade avanco russo, mesmo concentrando esforco em Dombass. A Ucrania sabe que com equipamento ocidental consegue virar a guerra, efetivamente so tem misseiis portateis e o drone russo. Para virar terão que aumentar negacao espaco aereo e ter capacidade ofensiva com mais artilharia e alguma capacidade bombardeio aereo… Read more »

Nelson Junior

O motivo de estarem mandando equipamento “desatualizado” é que com isso eles conseguem “armar” a Ucrânia e ao mesmo tempo atualizar seus estoques com equipamentos bem mais modernos, além de não correr risco de equipamento de “ponta” cair nas mão dos Russos…
É só ver o que estão mandando pra lá pra deduzir isso…
Até Leopard 1 e Guepard vão mandar pra lá, e digo que vão ajudar muuuito

Vitor

Até parece que os playboys vão colocar Patriots e o THAAD para fazer um teste de eficácia … eles querem vender …mesmo que não comprovem sua eficácia .

Bosco

Kornet, O Patriot não cobriria toda a Ucrânia. Teria que saber se a área em que ele atua, por exemplo, protegendo Kiev, seria alvejada pelo russos para se ter como aferir a proficiência dele contra mísseis como o Kinzhal, o Iskander , o Kh-22/32 e o Tochka. Contra os outros, que são subsônicos de cruzeiro, ele pode não ser o ideal tendo em vista uma série de fatores. Já o THAAD, não há nenhum míssil russo que entre no envelope de desempenho desse míssil que atua acima de 40 km e abaixo de 180 km de altura e visa basicamente… Read more »

Bosco

Vale salientar que o artigo cita o desempenho dos mísseis russos relativos à precisão, que alega ser precária, e não tem nada a ver com ele ser ou não passível de interceptação pelos sistemas defensivos americanos.
Há de se ter em mente que deixar a equipagem dos sistemas Patriot completamente treinada levaria mais de 2 anos, então, não há o que se falar em “entregar” os mísseis. Salvo se forem operados por equipagem americana.

rfeng

Acredito que se algum desses sistemas forem colocados na Ucrânia vão ser destruídos assim que chegarem, os americanos teriam que desfalcar bem o seu próprio exercito para enviar esses sistemas mais sofisticados já que eles não tem tantos assim disponiveis.

Hcosta

O que são morteiros especializados?

Maurício.

Hcosta, também fiquei na dúvida.

Fabio Jeffer

Toda vez que uma análise em relação a Ucrânia vem dos EUA não dá pra dar muita credibilidade. Acho que esses informes de deveriam deveriam passar por algum tipo de filtro porque todos sabemos de que lado jogam os EUA

oswaldo

KKKKKKK. Ah, mas se vc perguntar para um Americano é obvio que ele vai falar que as armas Russas sao ruins… KKKK . A grande potencia, os EUA nem possui esse tipo de missil…

YuriBfr

Dada a atual campanha do ocidente em atingir a imagem da Rússia, seria assustador se os oficiais americanos dissessem o contrário. Não que os mísseis russos não tenham o desempenho que foi aferido segundo eles, mas nessa guerra de informações é muito difícil crer em algum lado.

YuriBfr

Só pra finalizar, dados técnicos seriam ótimos pra acompanhar, falar de boca é mole.

Filipe Silva

Eu quero que a Rússia perca, mas sou um intusiasta do mundo militar, quando a Rússia disparou o calibr na Síria em 2014 disseram igual, ou seja, mentiram, é só propaganda. Nesta guerra da Ucrânia é só mentirosos e propaganda de parte a parte..

Vitor

Faz um teste como alvo um porta aviões da Nato no Mar Negro ? … para conferir a precisão … a galera ouvinte da Folha de São Paulo e da Globo News logo vão questionar… assim a roda gira .

Maurício.

A Globo é um caso para ser estudado, o lu la sempre culpava a Globo por tudo, uma das primeiras coisas que ele fez quando saiu da cadeia foi culpar a Globo, aí vem o atual presidente e também culpa a Globo por tudo, é globo lixo prá cá, globo lixo prá lá, vai entender esse pessoal…🤷🏻‍♂️😂

pangloss

A Globo é uma espécie de PMDB da imprensa. É grande o suficiente para abrigar diversas tendências diferentes e até opostas entre si, e desse modo sempre estar contra e a favor ao mesmo tempo.

Maurício.

Até que faz sentido, eu colocaria o PSDB também, se bem que o PSDB está se afundando a cada dia, a disputa interna pelo poder é grande.

Rodrigo Martins Ferreira

Eu já trabalhei em mídia grande…

Eles vão falar bem de quem anunciar pesadamente na empresa, diga-se pagar…

Quem n fizer isto vão pisar em cima sem dó.

Inimigo do Estado

E incomoda petistas e a gadolandia, para ver como a Globo é foda.

Eu amo essa emissora, incomodando sempre os canalhas.

Bosco

Pelo jeito você é um dos canalhas já que incomoda as putinetes também.

oswaldo

So me falta vc falar que a Globo e seria, honesta, imparcial e nao publica mentiras… 🙂

Maurício.

E tem alguma emissora que seja assim, seria, honesta, imparcial e que não pública mentiras? Eu não conheço nenhuma, nem as “evangélicas”…

Alexandre

Basta você, no ápice de sua honestidade intelectual, definir de fato a quem serve a narrativa dos últimos anos.

Maurício.

Quais últimos anos, os últimos 30 anos ou os últimos 3?

Leandro Costa

Oi dois tomam atitudes muito semelhantes em diversos campos.

Maurício.

Na minha opinião são quase gêmeos siameses.

Rodrigo Martins Ferreira

Só vocês do MBL gostam da Globo ops..Globe para não ofender.

Maurício.

Rodrigo, tu está de mãos dadas com o Valdemar Costa Neto, Arthur Lira, Augusto Aras, Roberto Jefferson, Willy Wonka, Carluxo, Ciro Nogueira entre outros. Tu acha que tu tem moral para falar dos outros? 😉

Augusto

Mesmo sendo contra esse governos lixo de esquerda, sempre fui contra os ataques descarados que a globo lixo (sim e lixo mesmo) faziam com o petralhada. Eles claramente tinham uma agenda de colocar o PSDB de volta ao planalto. Por infeliz coincidência o candidato que eles apoiavam agora e vice do que eles odiavam. A imprensa tem que ser imparcial e estar preocupada em entregar a verdade, não em querer manipular a opinião publica a favor de seus interesses. E durante anos foi justamente a imparcialidade que moldou o jornalismo da globo. Ele merece com toda certeza a alcunha de… Read more »

Renato de Mello Machado

E os EUA vão falar algo de bom? Claro que não.

oswaldo

Tem gente que acredita no que a terra de Biden diz… 🙂

Rodrigo Martins Ferreira

Tem gente que acredita no que o Putin diz

Augusto

tem idiotas pra todos os gostos.

leonidas

No meu ver misseis hipersônicos são uma novidade de certo modo. E seu uso em ambiente de guerra de forma reiterada obviamente tem seus prós e contras. O lado negativo é testar algo em ambiente real sempre mostrará eventuais deficiências porém é uma oportunidade única para aperfeiçoar qualquer equipamento bélico. Na minha visão eventuais falhas do equipamento são aceitáveis tanto pela expertise acumulada no trato com a arma como também pelo oponente em questão ser a Ucrânia. Ou seja na Ucrânia falhas de guiagem (estou especulando pois não sei exatamente o que esta falhando) é aceitável pois trata-se de uma… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Mirade1969

Mais uma vez um general americano falando, é mais que óbvio que ele nunca falará bem de um sistema do inimigo e mesmo que ele saiba que o missil é bom ele vai omitir pois a lógica e priveligiar a industria nacional. Mais do mesmo.

Antunes 1980

Tudo que vem da Rússia é uma grande FAKE NEWS !

Wilton Santos

Não entendo como a Ucrânia ainda não tomou Moscou!

pangloss

É que o ímpeto invasor vem do outro lado da fronteira.

Slow

Já tomou, inclusive Putin está nos últimos dias de vida com sua doença terminal .. KKKK

Andre

Agora, como a Rússia não tomou Kiev e teve sua coluna quilométrica de veículos destruída ao redor de Kiev, você entende?

Fandref

os mísseis russos devem ser ruins demais. Por isso os US pediram trégua para Rússia.

Fábio

Antes tudo que era chinês desconfie, agora são os Russos, que não metem medo em ninguém com sua velharia de guerra.. tá mais pro ferro velho isso sim.

Maurício.

“que não metem medo em ninguém”

Claro que não mete medo em ninguém, é por isso que a OTAN/EUA enviou suas tropas para combaterem os russos, confia! 🤭
Só vou acreditar nessas bravatas que as armas russas não funcionam e que não metem medo em ninguém quando a OTAN/EUA se meter, até isso acontecer eu fico com a minha opinião que a OTAN/EUA não tem coragem de enfrentar os russos, mesmo com suas armas não funcionando…

Leandro Costa

Ainda bem que os rumos da política externa não são decididas na base do coragem/covardia. Caso contrário provavelmente não existiríamos mais.

Maurício.

O interessante Leandro, é que quando é com algum país fraco aí a força resolve, aí a coragem vem, já quando é contra um país que tem capacidade nuclear aí a coragem some!

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
Nei

kkkk. Porque a Rússia não enfrenta quem ela realmente quer? Os países OTAN estão do lado, é só ele ir lá, mas não. Ele (Putin) vai no mais fraco.

Andre

A Otan/EUA não foram atacados pelos russos. Se a Rússia atacar qualquer membro da Otan,tropas serão enviadas.

Até lá, esse papinho de Otan/Eua não tem coragem de enfrentar os russos é desculpinha de puntinzete triste com o desempenho do “poderoso” exército russo.

Nascimento

Otan/EUA não foram atacados pelos russos”

Sim, mas a mesma OTAN interviu na Iugoslávia e na Líbia sem ser atacada…

Óbvio que há medo entre ambos. Idem pros russos que deixaram a Sérvia ser atacada nos anos 90. Grandes potências NUNCA irão se bater de frente.

Maurício.

Nascimento, espera o “Andre” aka Tireless te responder mas fica sentado para você não cansar…🤭 Ele não vai te responder, no máximo tentar passar uns panos.

Maurício.

“desculpinha de puntinzete”

Americanete/otanzete/Natozete explica aí então porque a OTAN se meteu na Líbia e na Servia, explica aí também por que os EUA atacaram o Iraque e a Síria, eles atacaram os EUA? Tu fica aí com vários nicks passando panos para a OTAN/EUA porque sabe que eles não tem coragem de enfrentar os russos, o resto é choro.

Last edited 1 ano atrás by Maurício.
Slow

Fonte : Instituto Naval dos Estados Unidos da América

Com todo respeito mas já está virando meme ..

sdds Galante

Eromaster

>>>”Os sistemas de mísseis mais avançados do Kremlin não estão operando efetivamente no conflito da Rússia com a Ucrânia, disse o chefe do Comando Norte dos EUA, general da Força Aérea, Glen VanHerck, na quarta -feira, perante o comissão de forças estratégicas das Forças Armadas do Senado”>>

Militar dos EUA falando mal do armamento russo, grande novidade….
Ele nem conseguiram colocar um míssil hipersônico operacional até hoje e ficam falando mal da Rússia que está pelo menos há uma geração à frente dos EUA nessa área.

Bosco

É grande novidade mesmo. Como norma os militares americanos sempre superestimaram a capacidade dos armamentos russos até a ficha cair nessa guerra do mafioso.

Rodrigo Martins Ferreira

Pois é…

Eles não iam conseguir orçamentos absurdamente altos falando que o equipamento russo é uma porcaria.

Pablo Maroka

Russia era um espantalho para o complexo militar americano tirar mais grana do contribuinte.

Com o advento da China agora sim eles terão motivos reais para voltar a corrida armamentista.

frapal

Militar americano diz que mísseis hipersônicos russos tiveram baixo desempenho….kkkkk Alguma surpresa nessa declaração? Surpresa seria se tivesse dito o contrário….kkkkkk.

Lucas

E se esse militar americano dissesse ao contrário ? já tinha teria ido pra guilhotina, A CIA não joga limpo.

Rodrigo Martins Ferreira

Mentira das fontes atlanticistas..

Maurício Veiga

Tá certo, eu não tenho televisão em casa sou surdo, cego e mudo, mas ainda consigo dar risada!!! KKKKKK

Scudafax

Sugiro que pesquisem a história de como Guam acabou sendo posse americana. Depois leiam novamente a frase “Guam é parte da pátria…”. Para finalizar, revejam como chamam o conflito atual. Só após, postem comentários.

Fábio de Souza

Infelizmente mais uma matéria, cheia de Falácias com o intuito de desmerecer os Russos. Cadê as Provas ? Do EUA ……

Antonio Cançado

A antes tão temida Rússia se provou um patético e lamentável fiasco.

Luiz

Fiasco porquê vive num mundinho ocidental de ver esse conflito. A metade da Ucrânia ficará com a Rússia e se não toda será anexada a Rússia.

Fernando

“Mísseis hipersônicos russos têm baixo desempenho na Ucrânia”. Fonte: chefe do Comando Norte dos EUA. Claro!!!!!! Vamos confiar no maior adversário geopolítico da Rússia. Afinal, os políticos e militares dos EUA não mentem e nunca mentiram.

Last edited 1 ano atrás by Fernando
Angelo

Esses misseis erraram os alvos ou miraram realmente nos civis?????

Nei

Quando o General dos EUA disse isso, ele está afirmando que os mísseis tiveram suas explosões contra alvos (prédios), com pouca precisão, alguns com até 5 à 6 metros ao lado do objetivo de causar completa destruição do alvo.

Mas também, usar GARMIN no míssil é complicado.

Felipe

Os EUA com dor de cotovelo, porque a Rússia lançou bem mais misseis que eles mesmos lançaram (Tomahawk) no Iraque, Libia, Iugoslavia e Siria