Taipei, 19 de maio (CNA) – Os militares de Taiwan aprovaram na quinta-feira (19) um projeto para instalar sistemas de defesa autóctones contra veículos aéreos não tripulados (UAV) em 45 bases em todo o país, para neutralizar incursões de drones hostis, se necessário, de acordo com uma fonte militar.

Sob o projeto de cinco anos que vai até 2026, o Ministério da Defesa gastará NT$ 4,3 bilhões (US$ 146 milhões) para comprar os sistemas de defesa anti-UAV, que foram projetados pelo Instituto Nacional Chung Shan de Ciência e Tecnologia de Taiwan (NCSIST), disse a fonte à CNA sob condição de anonimato.

Os sistemas de defesa anti-UAV serão instalados em 45 bases aéreas, navais e de mísseis em todo o país, incluindo aquelas em áreas montanhosas remotas e nas ilhas periféricas de Taiwan, disse a fonte.

O sistema foi projetado para interromper e neutralizar drones envolvidos em vigilância aérea hostil e outras atividades potencialmente maliciosas, de acordo com o NCSIST.

Ele é capaz de detectar, rastrear e classificar remotamente pequenos UAVs, antes de dar a opção de interromper suas atividades, disse o NCSIST.

O Instituto de Pesquisa de Defesa e Segurança Nacional de Taiwan (INDSR) alertou que os drones chineses podem representar uma ameaça significativa para os militares de Taiwan, no caso de uma guerra através do Estreito.

A China já está dominando o mercado global de consumidores e drones comerciais, disse recentemente o INDSR.

FONTE: Focus Taiwan

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bosco

O conceito de pequenos UAVs de combate (incluindo os pequenos drones de reconhecimento, os UCAVs pequenos e os kamikases – loitering munitions) terá que evoluir senão será um sistema natimorto.
A evolução lógica será em torná-los verdadeiramente stealths, mais autônomos e endurecidos contra PEM.

João Dotto

Bosco pelos teus comentarios na trilogia vi que tu tens bastante conhecimento tecnico. Tu saberia dizer se no futuro seria posivel usando um sinal constante e ininterrupto criar algo como uma zona livre de uavs.algo como um campo de força q desligue eles automaticamente quando entrem em uma determinada area?

Bosco

João, Se a gente imaginar os drones controlados remotamente até que seria possível, já que uma grande área pode estar sendo saturada de radiação EM em todas as bandas da RF, que interferiria na conexão, mas isso esbarra na prática porque iria causar uma perturbação também nos equipamentos de comunicação e radares de quem implementou essa contra medida. Para evitar isso o melhor é detectar a frequência de operação da ameaça e tentar neutralizá-la com uma interferência direcional. No caso do GPS aí sim pode ser feito (em que pese haver sistemas resistententes a spoofing) já que o sistema anti-GPS… Read more »

João Dotto

Obrigado pela resposta.

Heinz Guderian

É como eu venho falando Bosco, é bom aproveitar essa era dos drones, porque jaja, vai aparecer mais e mais armas antidrones, e ai a festa vai acabar, tal como foi com os blindados, se não forem usados em situações especificas, serão facilmente destruídos.

Jadson S. Cabral

Pois é… restará apenas jamaer através da quebra de códigos e tomar o controle, mas essa é uma tática ainda mais difícil e que evolui ainda mais rápido, com protocolos de comunicação cada vez mais avançados e criptografias impossíveis de se quebrar.
Eu vejo uma evolução rápida e lógica dos dois lados, de tal maneira que eu não sei dizer quem sairia na frente, com mais vantagens

Hcosta
Bosco

Pra isso estão desenvolvendo armas de pulso EM. Ela conseguiria lidar com uma grande quantidade de drones de uma vez.
Resta saber se tem como “blindar” os drones para não fritarem seus circuitos com esse tipo de arma.

Thiago A.

O risco de fogo amigo é plausível ? Se na aérea encontra-se um aeronave ( tripulada) amiga não correria o perigo ser atingida por esses pulsos ?

Bosco

Talvez sejam de curto alcance. Pouco foi divulgado a respeito.

Gabriel ferraz

Era da automação bélica, cada vez mais o uso da máquina em prol da preservação humana. Uso de drones já poupam uma vida e o uso de um anti uav já poupa um soldado com uma arma anti aérea no ombro pra tentar abater um drone.

Jadson S. Cabral

Me parece um bom sistema de defesa contra uma ameaça crescente. Não é nada complexo demais e que empresas brasileiras, a meu ver, conseguiriam desenvolver com pouco investimento, com a criatividade que temos para fazer as coisas funcionam com pouco dinheiro. Mas essa área e defesa cibernética é só mais uma para a quais o Brasil ainda não acordou.

Material arquivo

O Brasil precisa ter inicialmente apenas 1 grande empresa nacional de defesa que atuaria em diversas frentes, é preciso ser diversificada para ter receita de várias demandas e conseguir manter os quadros de engenheiro e técnicos em geral, manter a parte deficitária. Uma espécie de Leonardo (Itália). Enquanto não tiver isso aqui no Brasil estamos ferrados. Quem deveria coordenar a criação e fortalecimento dessa companhia seria o governo federal. O problema que só temos idiotas na sucessão dos governos do Brasil. É um pior que o outro, se somar os últimos 4 presidentes não da para “fazer uma fogueira no… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Material arquivo