Botucatu – SP, 17 de maio de 2022 – Ícone tecnológico da agricultura brasileira com cinco décadas de operação, o avião agrícola Ipanema, da Embraer, chegou à marca de 1.500 unidades entregues. A aeronave, que recebeu uma pintura comemorativa alusiva ao marco histórico e com referências ao agronegócio nacional, foi recebida ontem pela pecuarista Carla de Freitas, proprietária da Agropecuária Bela Vista, com sede em Vilhena, no Estado de Rondônia.

A pecuarista, que também é uma das fundadoras do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) e integrante do comitê de conteúdo do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, participou da cerimônia de entrega na Unidade da Embraer em Botucatu, interior de São Paulo, onde a aeronave Ipanema EMB 203 é fabricada.

“É uma honra receber o Ipanema número 1.500 de uma empresa genuinamente nacional como a Embraer, que desenvolve tecnologias para melhorar técnicas de produção da agricultura brasileira. A Embraer é uma companhia que demonstra seu compromisso com a agenda tecnológica, agrícola e ambiental do Brasil, com uma aeronave movida 100% a etanol”, disse Carla de Freitas. “Além disso, ser uma mulher recebendo a aeronave de uma pilota mulher demonstra o valor e cuidado da empresa com o tema da inclusão de gêneros”, completa a produtora.

A pecuarista Carla de Freitas

A celebração aconteceu em meio a mais um ano de vendas recordes da aeronave que, nos primeiros cinco meses de 2022, registrou 39 novos pedidos. O volume é 22% maior quando comparado com o mesmo período do ano passado. Somente na Agrishow Ribeirão Preto, realizada no fim de abril, foram vendidas 11 aeronaves do modelo 203, o mais moderno da série. O Ipanema 203 incorpora as mais recentes inovações tecnológicas do segmento e ultrapassa o número de 130 aeronaves em operação no país. A família de aeronaves Ipanema está em sua quinta geração.

A divisão de aviação agrícola da Embraer encerrou o ano de 2021 com 42 aeronaves Ipanema entregues, um aumento de 90% em comparação a 2020. Com os números de vendas nesse início de 2022, a empresa solidifica a posição de liderança do mercado, que encontra no Ipanema a eficiência, produtividade, economicidade e robustez que o transforma em uma ferramenta essencial para o agronegócio do País.

“O Ipanema é um grande aliado do agronegócio brasileiro e tem a confiança dos operadores de todo o país”, disse Sany Onofre, head de aviação agrícola da Embraer. “Diante do desempenho favorável do agronegócio, os clientes têm antecipado a demanda para safras futuras e estamos bastante satisfeitos com os crescentes resultados obtidos e entusiasmados com as projeções para 2023”.

O protagonismo do Ipanema na agricultura moderna combina alta tecnologia e tradição de uma aeronave que evolui continuamente, atendendo aos mais rigorosos requisitos de segurança, e entregando alta produtividade e baixo custo operacional, principalmente quando comparado a outros tipos de pulverizadores.

Movido a etanol desde 2005, o Ipanema se tornou o primeiro avião da Embraer certificado e produzido em série para voar com energia renovável, liderando uma ampla frente de atuação histórica da companhia em pesquisas e utilização de biocombustíveis na aviação. A aeronave é líder de mercado no segmento de pulverização aérea, com 60% de participação nacional.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves.

Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.

A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Para mais informações, visite www.embraer.com.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ORIVALDO APARECIDO SALVADOR JUNIOR

Muito boa aeronave. Uma pena que os agricultores Ucranianos prefiram os blindados e Su34 Russos

Marcos

Massa!

#OFF

A XMOBOTS vai integrar o míssil Enforcer no Nauru 1000C, o primeiro drone armado da América Latina

Fernando "Nunão" De Martini

Oi Marcos, logo mais vai sair matéria sobre o drone, vamos deixar esta aqui para o assunto do Ipanema.

Zé bombinha

O “1500” vem pra Rondônia…. Meu estado. Marca da Embraer. Um equipamento que apoia a agricultura de forma satisfatória e eficaz e compensatória quanto a custo e acima disso na velocidade do emprego e do trabalho.

Camargoer.

Olá. Quais são os modelos que competem com o Ipanema? E no mundo, qual seria a participação do Ipanema na frota de aviões de uso agrícola?

João

Ia fazer a mesma pergunta. Comparando com outros modelos, como ele se comporta? Sei de um que usa motor radial de T6, e outro turboélice

Palpiteiro

Olá. Meu palpite é que o glorioso Ipanema, por alguma limitação de certificação tem seu mercado limitado ao Brasil e alguns países que não exigem certificação. Os desenvolvimentos em drones devem aumentar bastante no agro, inclusive no Brasil.

LucianoSR71

Lembrando que o nome é uma homenagem a fazenda Ipanema, onde foi testado e não a praia carioca.

Sequim

Por onde andam os neoliberais mequetrefes brasileiros que provavam por A mais B que a única solução era vender a EMBRAER para a Boeing?

Palpiteiro

Meu palpite é que o Ipanema por ter sido desenvolvido no começo da década de 70, embora deva ser um produto lucrativo, não é ele que paga as contas na Embraer. Um EMB-190 deve ter um preço mais de 200 vezes maior que o do Ipanema. Se projeto e meios de produção estão disponíveis, enquanto tiver cliente, continua no catalogo de venda.

Camargoer

Olá Sequi. Suponho que estão no “forte” defendendo que nazismo é de esquerda.

Fernando EMB

Milestone importante no programa. A mais longeva aeronave Embraer em produção.
Parabéns a todos os envolvidos.
E este ano mais de trinta foram vendidos este ano, até agora.

EduardoSP

O mercado de aviação agrícola é aberto no Brasil? Isto é, é possível importar esse tipo de avião sem pagar tarifas escorchantes?